DESTAQUES

  • No 2T21, a Embraer entregou 14 aeronaves comerciais e 20 executivas (12 jatos leves e oito grandes), totalizando 23 jatos comerciais e 33 executivos (22 jatos leves e 11 grandes) entregues no 1S21. Após uma sólida atividade comercial no período, em todos os segmentos de negócio, a carteira de pedidos firmes (backlog) encerrou o trimestre em US$ 15,9 bilhões;
  • A Receita líquida atingiu R$ 5.922,8 milhões no 2T21, representando aumento de 107% em relação ao 2T20 com crescimento de dois dígitos em todos os segmentos de negócio. No 1S21, a Receita líquida cresceu 81% em relação ao mesmo período de 2020;
  • No 2T21, excluindo-se os itens especiais, o EBIT[1] e EBITDA [2] ajustados foram de R$ 541,6 milhões e R$ 837,6 milhões, respectivamente, levando a margens ajustadas de 9,1% e 14,1%. No 1S21, a margem EBIT ajustada foi de 3,7% e a margem EBITDA ajustada foi de 9,0%;
  • No 2T21, a Embraer apresentou Lucro líquido ajustado (excluindo-se impostos diferidos e itens especiais) de R$ 212,8 milhões e Lucro por ação ajustado de R$ 0,29. Este é o primeiro Lucro líquido ajustado trimestral da Companhia relatado desde o primeiro trimestre de 2018;
  • No 2T21, a Embraer gerou Fluxo de caixa livre de R$ 215,7 milhões, resultando em um Uso de caixa livre de R$ (995,3 milhões) no 1S21. O Fluxo de caixa livre em ambos os períodos representou uma melhora significativa em relação ao 2T20 e ao 1S20, dada uma melhor rentabilidade e eficiência do capital de giro;
  • A Companhia encerrou o trimestre com caixa total de R$ 12,5 bilhões e dívida líquida de R$ 9,2 bilhões;
  • A Embraer está divulgando suas estimativas financeiras e de entregas para 2021. A Companhia estima que as entregas de jatos comerciais fiquem entre 45 e 50 aeronaves e a de jatos executivos entre 90 e 95 unidades. No ano, a Receita líquida consolidada deve ficar entre US$ 4,0 a US$ 4,5 bilhões, com margem EBIT ajustada de 3,0% a 4,0%, margem EBITDA ajustada de 8,5% a 9,5% e Fluxo de caixa livre entre US$ (150) milhões e zero, sem fusões e aquisições ou desinvestimentos. Para mais informações, consulte a página 10 deste comunicado.

PRINCIPAIS INDICADORES FINANCEIROS

1 EBIT corresponde ao resultado operacional.
2 EBITDA corresponde ao resultado operacional acrescido da depreciação e amortização.
3 Prejuízo líquido ajustado não é um parâmetro contábil e exclui o Imposto de renda e contribuição social diferidos no período. No IFRS, o Imposto de renda e contribuição social inclui uma parcela de impostos diferidos que resultam principalmente de ganhos não realizados provenientes dos impactos da variação cambial sobre os ativos não monetários (em especial Estoques, Imobilizado e Intangível). Os impostos resultantes de ganhos ou perdas em ativos não monetários são considerados impostos diferidos e contabilizados no Fluxo de Caixa consolidado sob a conta Imposto de renda e contribuição social diferidos. O Prejuízo líquido ajustado também exclui o impacto pós-imposto da provisão relacionada a itens especiais.

Baixa o release completo em PDF clicando aqui.

SOBRE A EMBRAER

E190-E2

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

Para mais informações, visite o site embraer.com

DIVULGAÇÃO: Embraer

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Vendéen

Bonjour le Brésil,

Mesmo que a situação econômica (forte competição e pandemia) seja muito difícil. A Embraer é uma grande empresa que obviamente e apesar de tudo consegue oferecer vários e variados aviões de grande qualidade.
Por diversão e por esta (reconhecidamente luxo) iniciativa de edição limitada original do Embraer X Porsche.
Como um fã da Porsche (infelizmente com olhos e ouvidos), esta aeronave tem um magnífico interior “híbrido Porsche”. Resumindo, gostei muito da ideia!
Você entendeu que não sou o cliente anônimo deste Phenom 300. Para entusiastas em potencial, ainda existem 9 disponíveis. Lol
https://actu-aero.fr/2021/07/05/premiere-livraison-de-ledition-limitee-dembraer-phenom-300e-et-porsche-911-turbo-s/

Luis

ué, mas pra mais da metades dos comentaristas daqui, um ano e meio atrás a embraer TINHA que ser vendida pra boeing, era a única opção, única saída pra ela não falir por causa da airbus etc.mais uma vez, pra variar tantos doutos comentaristas evaporam e depois de todo o escarcéu, ficam fingindo q nada foi dito

Fernando EMB

Fazer umas parceria na aviação comercial, na época, era sim uma saída necessária. Acredito que não da forma como seria. Mas que a empresa estava em situação muito complicada estava sim. Quem fala o contrário não sabe de nada e só comenta com base no achismo.
A Embraer está começando sua recuperação, mas provavelmente também estaria caso o contrato estivesse saído.
O mundo mudou muito por causa da pandemia, que afetou o mercado da aviação em cheio.
Mas os desafios ainda são enormes. A situação ainda é delicada. Esse resultado indica que os esforços estão surgindo efeito.