Home Aviação de Ataque O Dassault Super Mirage 4000

O Dassault Super Mirage 4000

7907
71
Dassault Super Mirage 4000 com camuflagem de deserto e configurado para missão de interceptação com 6 mísseis Matra Magic

Por Alexandre Galante

O Super Mirage 4000 nasceu como um empreendimento privado da Dassault, basicamente um Mirage 2000 bimotor ampliado com canards.

Seria um interceptador e um caça-bombardeiro da classe de 20 toneladas, muito capaz e com grande potencial no mercado internacional, mas que acabou não entrando em produção por causa do preço elevado.

Seu projeto recebeu influência do avião de ataque Mirage F2 cancelado. O projeto do Super Mirage 4000 recebeu fundos da Arábia Saudita, mas perdeu a concorrência para o F-15 Eagle e o Tornado.

O protótipo voou no dia 9 de março de 1979 e bateu a barreira do som atingindo Mach 1.2. Equipado com dois motores Snecma M.53, o Super Mirage 4000 atingiu Mach 2.2 facilmente no seu sexto voo, em abril de 1979.

Para ser mais leve, o avião foi construído com uso extensivo de fibra de carbono e boro. O controle de voo era fly-by-wire, como no Mirage 2000.

Comparável ao F-15 e ao Su-27

O Super Mirage 4000 era comparável em tamanhoe performance ao F-15 Eagle dos Estados Unidos e foi projetado para ser um interceptador de longo alcance e um caça-bombardeiro capaz.

Em autonomia e razão de subida do Super Mirage 4000 também era comparável ao Sukhoi Su-27 Flanker.

A capacidade de armas chegava a 8.000 kg e na função de interceptador podia levar até 14 mísseis ar-ar.

A Dassault esperava que o Armée de l´air comprasse o Super Mirage 4000 para substituir os bombardeiros Mirage IV, mas a encomenda não se materializou.

O único protótipo acabou sendo usado como demonstrador de tecnologia para o sistema de controle de voo do Rafale.

Super Mirage 4000 decolando para o primeiro voo
Super Mirage 4000 e Mirage 2000
Super Mirage 4000 decolando para demonstração
Super Mirage 4000 em aproximação para o pouso com os freios aerodinâmicos abertos
Super Mirage 4000 recolhendo o trens de pouso logo após a decolagem
Super Mirage 4000 e Mirage 2000
Outro ângulo do Super Mirage 4000 configurado para missões ar-ar
Super Mirage 4000 e o protótipo do Rafale
Super Mirage 4000 com dois tanques alijáveis sob as asas
Super Mirage 4000 configurado como caça-bombardeiro
Super Mirage 4000 e o protótipo do Rafale armados como mísseis ar-ar
Super Mirage 4000 decola para demonstração com seus mísseis ar-ar
Super Mirage 4000 decola para demonstração com armas ar-ar, ar-solo, casulos e tanques suplementares

Super Mirage 4000 no museu de Le Bourget

Subscribe
Notify of
guest
71 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eduardo Ramos
Eduardo Ramos
18 dias atrás

O governo francês sempre o primeiro a jogar a pá de terra nos projetos da Dassault

Fabio Araujo
Fabio Araujo
Reply to  Eduardo Ramos
18 dias atrás

Lembra o nosso governo, a Embraer ao longo dos anos deixou de lado bons projetos.

Last edited 18 dias atrás by Fabio Araujo
Karl Bonfim
Karl Bonfim
Reply to  Fabio Araujo
18 dias atrás

Verdade, no “desgoverno” FHC, no FX1 o mirage 2000-5 BR que seria feito em parceria com EMBRAER era um dos candidatos mais fortes para vencer a concorrência, mas sempre tem um governo para atrapalhar!
 

Last edited 18 dias atrás by Karl Bonfim
Camaergoer
Camaergoer
Reply to  Karl Bonfim
18 dias atrás

Caro Karl. A FAB tinha preferência pelo F39C/D oferecidos. A Embraer cometeu um grande erro ao se associar à Dassault no FX porque ela seria de qualquer modo escolhida para participar da licitação. De qualquer modo, não se muda o passado, apenas o futuro. Bola pra frente.

pampapoker
pampapoker
Reply to  Camaergoer
18 dias atrás

Não se esqueça de um detalhe, na época Dassault tinha ações da Embraer.

Camaergoer
Camaergoer
Reply to  pampapoker
18 dias atrás

Olá Pampa. Sim, você tem razão. Talvez (do verbo puroachismo) a FAB teria fechado a compra dos F39C/D que seriam montados e finalizados aqui). Às vezes tenho a impressão que a Embraer forçou a barra para a FAB adquirir os M2000-9 desnecessáriamente.

Maurício Veiga
Reply to  pampapoker
17 dias atrás

Compra de ações oportunista com o intuito de influenciar politicamente a concorrência do FX-1, não deu certo…

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  Karl Bonfim
18 dias atrás

Na verdade a Dassault, junto com a Embraer, quis dar um golpe na FAB. Comprou ações da Embraer e passou a divulgar o Mirage 2000BR como a “solução nacional”. Fez um lobby danado, teve até frente parlamentar em defesa dessa “solução nacional”. E, na verdade, a Embraer seria parceira de qualquer fabricante escolhido pela FAB. Quando o F-X foi engavetado a Dassault rapidinho vendeu sua participação acionária na Embraer, e pouco depois encerrou a produção do Mirage 2000 na França. Ficou claro que se a FAB embarcasse no Mirage 2000, a linha de produção da aeronave, já em final de… Read more »

Marcos10
Marcos10
Reply to  EduardoSP
18 dias atrás

A Embraer, recém privatizada, tinha em seu portfólio uma última entrega do AMX e o ERJ145, com cadência de produção de uma unidade por mês e dinheiro em caixa até o final do mês. Só! A Embraer era algo que ninguém queria. Em entrevista ao Roda Viva, o então presidente da Embraer, Maurício Botelho, ao ser questionado pela escolha da Dassault, respondeu o seguinte: era muito mais vantajoso a Embraer impor a sua contra parte condições no início do processo do que aguardar a FAB decidir alguma coisa e ela simplesmente ter de acatar as condições oferecidas. Segundo o alto… Read more »

Lucianno
Lucianno
Reply to  Marcos10
17 dias atrás

Foi uma grande oportunidade desperdiçada pelo Brasil. Apesar do Mirage 2000 não ser mais um caça “de ponta” na ocasião do FX1, a linha de produção sabidamente seria encerrada na França e transferida para EMBRAER com transferência de tecnologia.

Cla
Cla
Reply to  Marcos10
17 dias atrás

Olá Marcos. O FX focava a aquisição de um esquadrão de caças para o GDA. Claro que ele determinaria as compras sucessivas da FAB até a padronização da frota. O M2000-9 era um excelente caça, contudo a Dassault escolheu (corretamente) priorizar o Rafale. Fico pensando se a Ìndia ou o Egito teriam adquirido o Rafale se eles pudessem adquirir o M2000. O que a FAB pedia desde o FX era acesso ao código fonte. De qualquer modo, olhando retrospectivamente, a escolha do F39E/F foi a melhor solução para a FAB, que teria sido o caminho natural caso a FAB tivesse… Read more »

Marcos10
Marcos10
Reply to  Karl Bonfim
18 dias atrás

A decisão pelo cancelamento do FX1 deu-se no governo seguinte.

m. wolf
m. wolf
Reply to  Karl Bonfim
18 dias atrás

foi a melhor coisa que aconteceu caso tivesse ido em frente hoje estaríamos com um caça mirage 2000 que já estaria quase ultrapassado.

J R
J R
Reply to  m. wolf
17 dias atrás

Sim, afinal já teriam praticamente 20 anos de bons serviços (os primeiros) e quem sabe já teríamos toda uma frota padronizada, desenvolvido hardware como tanques conformais, uma linha de produção nacional e até fornecendo serviços para Índia, Peru, Egito, a Embraer é boa em ganhar dinheiro…

Luiz Trindade
Luiz Trindade
Reply to  Eduardo Ramos
18 dias atrás

Não é rapaz… Kkkkkkkkkkkkkk

Roberto
Roberto
Reply to  Eduardo Ramos
18 dias atrás

Como pode os mirages 2000-5 de Taiwan já estarem quase aposentados ? foram comprados no final da década de 90 ?

Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
Reply to  Roberto
17 dias atrás

Anos atrás, li em uma matéria sobre os Mirage de Taiwan… A materia citava o ar de Taiwan, que é rico em um tipo de mineral, q acentua o desgaste de tudo o q voa, principalmente as turbinas. A matéria citava a dificuldade da Dassault, e da FA local, em resolver esses problemas…

J R
J R
Reply to  Roberto
17 dias atrás

A última notícia que lí era que estavam contentes com o avião e que não tinham planos para aposentadoria…

EBS75
EBS75
18 dias atrás

Se tem alguém que sabe fazer avião bonito é essa Dassault !!

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  EBS75
18 dias atrás

E o mais legal: tudo tecnologia nacional! Se for para não ser assim, é melhor fazer iagual aos israelenses, comprar pronto, mudando apenas a avionica.

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  EBS75
18 dias atrás

Verdade!!! O que os engenheiros aeronáuticos franceses esbanjaram em charme os automobilísticos eram um desespero de feio.,, engraçado isto!!! Aviões lindos, carros horríveis

J R
J R
Reply to  Carvalho2008
18 dias atrás

Nunca vi um Bugatti feio…

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  J R
17 dias atrás

claro que não…olha o nome…pronuncie…Bugatti….Ettore Bugatti…design Italiano….rzrzrz

J R
J R
Reply to  carvalho2008
17 dias atrás

amigo, o fundador sim, mas jovem foi para a França, a Bugatti é tão francesa quanto o croissant.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
Reply to  EBS75
18 dias atrás

Bonitos, de bons desempenhos, mas caros comparados com os similares.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Fabio Araujo
18 dias atrás

Esse conceito de caro é relativo, uma aeronave de última geração com toda tecnologia embarcada para mais de uma função nunca vai ser “barato” de operar, ou seja não existe material bélico ótimo e de custo baixo.
 

Last edited 18 dias atrás by Nilton L Junior
Karl Bonfim
Karl Bonfim
Reply to  EBS75
18 dias atrás

Bonitos, bons e “baratos”, basta ver os nossos velhos mirage III, usados até o osso pela FAB. E os nossos ex os miragens 2000, poderiam estar voando até hoje e muito bem, mas………..! Complicado!
 

Last edited 18 dias atrás by Karl Bonfim
Rico Zoho
Rico Zoho
Reply to  Karl Bonfim
18 dias atrás

Não foram “usados até o osso”. Na realidade nossos Mirage III foram até pouco usados. O problema é que a manutenção era complicada, a Dassault cobrava uma fortuna pelas peças e demorava muito para entrega-las para a FAB. Além disso as possíveis modernizações custariam muito caro. Foi mais barato deixar de voar os Mirage III e modernizar os F-5.

Lucianno
Lucianno
Reply to  Rico Zoho
18 dias atrás

A FAB usou o Mirage lll por longos 33 anos (até o osso!) o que atesta a qualidade do projeto. Os caças da década de 60 não foram planejados para durarem tanto tempo, os caças contemporâneos ao Mirage lll já tinham virado sucata enquanto o mesmo ainda estava ativo na FAB e em outras forças aéreas.
 

pampapoker
pampapoker
Reply to  Lucianno
17 dias atrás

Os miragens eram aeronaves com idade avançadas,mas com estrutura com médio uso.

J R
J R
Reply to  Rico Zoho
17 dias atrás

A aposentadoria do Mirage III foi mais para pressionar um desfecho rápido do FX-1, é um caça tão capaz que ainda hoje voa nas cores do Paquistão, caso tivesse recebido a mesma atenção dos F-5 (um caça realmente mais barato, mas ainda sim muito mais limitado) ainda hoje estaria prestando serviços no GDA a espera do Gripen.

Luiz Antonio
Luiz Antonio
18 dias atrás

O Delta mais bonito já construído na minha opinião. Uma tremenda nave. Seria um páreo duro para qualquer atacante.

Carvalho2008
Carvalho2008
18 dias atrás

Ja este modelo eu acho lógico que o Rafale tenha preenchido a lacuna.

O Mirage 2000 é que não deveria ter parado

J R
J R
Reply to  Carvalho2008
18 dias atrás

Concordo o Mirage-2000 era para ter percorrido o mesmo caminho que o F-16 percorreu até hoje, por fim, esse mercado caiu no colo da SAAB com o Gripen…

Camaergoer
Camaergoer
Reply to  J R
18 dias atrás

Olá JR. Durante o FX, ainda durante FHC, a FAB iria adquiri um esquadrão de caças para o GDA (no teto de US$ 700 milhõs). Os candidatos mais fortes eram o F16, o M2000 e o F39C. A Dassault fez um acordo com a Embraer para montar o M2000 no Brasil. Naquela licitação, eu torcia pelo F39C, apesar de achar o M2000-9 muito mais bonito. No FX2, eu torcia pelo Rafale, mas sabia que o F39E/F seria mais adequado para a FAB. Eu lembro de falarem sobre uma triangulação com os Emirados, de tal modo que a Dassault fornceria os… Read more »

JS666
JS666
Reply to  Camaergoer
18 dias atrás

Camaergoer, só para enriquecer o debate:
 
Na época circulava nas revistas especializadas que o Su-35 era o preferido da FAB, a Sukhoi inclusive havia se associado a Avibras. Creio que ele o Mirage 2000 eram os favoritos, com o Gripen C correndo por fora.

J R
J R
Reply to  JS666
18 dias atrás

O que se comentava na época era que o Su-35 era o favorito dos pilotos e o Gripen dos brigadeiros, só acho.que se tudo tivesse se resolvido no Fx-1 o Brasil poderia estar recebendo já um segundo.lote só vencedor…

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  JS666
17 dias atrás

Foi divulgado o seguinte sobre os favoritos da FAB no FX1: 1) Su-35 2) Gripen C 3) F-16 4) Mirage 2000-5 BR 5) MiG-29   Ou seja, o Mirage não era favorito coisa nenhuma. Ficou em penúltimo lugar. A Dassault e a Thales compraram uma fatia na Embraer e a Embraer fazia lobby pelo Mirage 2000 porque tinham um acordo com a Dassault para a montagem dos caças aqui, nas instalações da Embraer.   A FAB não gostou. A FAB queria escolher o seu caça e DEPOIS a Embraer faria uma parceria para produção aqui. A Embraer foi convencida a… Read more »

Lucianno
Lucianno
Reply to  Camaergoer
17 dias atrás

O Mirage 2000-9 é uma versão customizada dos Emirados com parte dos equipamentos eletrônicos sendo fornecidos por uma empresa italiana conforme desejo do cliente.
O Mirage 2000 oferecido ao Brasil era a versão Mk.2 semelhante aos Mirage 2000-5 gregos.
Tanto o 2000-9 quanto o Mk.2 estão no mesmo patamar tecnológico.

Lucianno
Lucianno
Reply to  J R
17 dias atrás

A Dassault deveria ter continuado com o Mirage 2000. Poucos países conseguem comprar e manter um Rafale. Deixou todo um nicho de mercado para o F-16 que continua forte até hoje. Não dá para dizer que esse mercado caiu no colo da SAAB porque o Gripen simplesmente não vende!

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  Lucianno
17 dias atrás

Não vejo assim Lucianno. Seu raciocínio seria válido caso o M2000 fosse barato, mas não é. Um M2000 hoje custaria quase o mesmo que um Rafale.   O F-16 evoluiu e custa quase o mesmo que um Rafale. Vende por causa da influência americana que é bem maior que a francesa.   O Rafale tem a garantia de compra de 11 unidades por ano do governo francês, caso não consiga exportação. Fazer o mesmo com o M2000 o governo francês não aceitaria.   O M2000 não é tão barato. Aliás, não tem nada de barato. É caro. Quase o mesmo… Read more »

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  Luís Henrique
17 dias atrás

FX1 12 caças:
Mirage 2000 = 1,07 BI (1,259 bi com armas)
Gripen C = U$ 950
F-16 C = U$ 909 depois caiu para U$ 800 mi
MiG-29 = U$ 750 depois caiu para U$ 700 mi
Su-35 = U$ 800 mi depois caiu para U$ 680 mi

Luiz Antonio
Luiz Antonio
18 dias atrás
Clésio Luiz
Clésio Luiz
18 dias atrás

Interessante notar como o nariz, fuselagem dianteira e canopi do M4000 são semelhantes a do F-15.
 
A quarta imagem mostra um dos protótipos do Mirage 2000. As primeiras unidades possuiam uma deriva de aparência mais alta e o contorno da união asa/fuselagem diferente.

Carvalho2008
Carvalho2008
18 dias atrás

Mestre Galante, monta uma materia sobre o Folland Gnat!!!

Rico Zoho
Rico Zoho
Reply to  Carvalho2008
18 dias atrás

O AlfaJet antes do Alfajet.

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Rico Zoho
17 dias atrás

isto…rzrzrz…do Gnat antes do Alphajet….kkk…
 
Mas se fizer do Alphajet, faz junto num mix o Pampa….são primos…

J R
J R
18 dias atrás

Fico imaginando o nível das propinas que chegaram nesse concorrência da Arábia Saudita, americanos e ingleses foram de uma eficiência impar, deve ter acontecido até um fundo próprio combinando as duas nações para dar conta…

Camargoer
Camargoer
18 dias atrás

Olá a todos. Acho o M2000 o caça mais lindo já construído, mas fico impressionado com as proporções do M4000. Há quem não goste, mas sou fã também do Lightining inglês, do Victor.. aliás, o carro mais lindo construído foi o Citroen DS da década de 50. O clássico seria azul claro, teto branco com os faróis amarelos.

Gabriel BR
Gabriel BR
18 dias atrás

Lindo demais!!!!!

Ivo
Ivo
18 dias atrás

No mínimo curioso ver um M2000 com pintura parecida com a do Mirage 3.Inclusive acho q renderia uma matéria interessante umas fotos dos Mirage 2000 configurados para missões Ar Solo. Não dos 2000D ou N e sim dos 2000C.

Ricardo Barbosa
Ricardo Barbosa
18 dias atrás

Para mim o mais bonito caça já projetado. Seria o F-15 francês.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
18 dias atrás

Bonitão o menino! Certamente o Rafale foi uma evolução.

J R
J R
Reply to  Ricardo Bigliazzi
18 dias atrás

Só acho que o radome do 4000 comportaria uma antena de radar bem maior e eficiênciente

josué de arimatéia
josué de arimatéia
18 dias atrás

Seria Mirage 4000 ou Rafale Beta?

TJLopes
TJLopes
18 dias atrás

Esse filho de F15 com o Mirage 2000 é uma das coisas mais belas a desafiar a gravidade, uma pena não ter tido sucesso.

DSC
DSC
Reply to  TJLopes
18 dias atrás

Como assim filho de F-15 [com Mirage 2000]?🤔
 
https://www.boeing.com/resources/boeingdotcom/defense/f-15_strike_eagle/images/f15-infographic.pdf
 comment image
 comment image
 comment image
 comment image
 
 
(F-15SA nas fotos)
 

Last edited 18 dias atrás by DSC
TJLopes
TJLopes
Reply to  DSC
17 dias atrás

A porção frontal do 4000 é praticamente idêntica a versão monoposto do F-15.

IMG_20200615_235918.jpg
Maurício.
Maurício.
18 dias atrás

Na minha opinião, no quesito beleza, o mirage 2000 é mais bonito, a fuselagem do 4000 atrás do piloto poderia ir até a divisão que fica mais próximo do assento, tipo é no 2000, mas acho que deixaram com o canopi mais prolongado para melhorar a visão do piloto.
Enfim, acho o canopy dele feio, e diferente do 2000, o 4000 abria para a lateral.comment image

Dexter
Dexter
Reply to  Maurício.
14 dias atrás

Gambiarra, longe de F15, SU27,etc…
Gambiarra linda mas… gambiarra…
Preço altíssimo (provável) , sem resultado!!!
Bibelô Francês!!!

Lucianno
Lucianno
Reply to  Dexter
13 dias atrás

Quanta inveja!

Jonata Noll
Jonata Noll
18 dias atrás

Legal.. mas, como as jacas francesas são caras hein!?

Luiz
Luiz
18 dias atrás

Off topic:
F-15 americano caiu na costa inglesa do Mar do Norte durante treinamento esta manhã

https://www.theguardian.com/uk-news/2020/jun/15/us-air-force-jet-crashes-into-north-sea-during-training-mission

Argos
Argos
Reply to  Luiz
17 dias atrás

Infelizmente o piloto morreu…

Teropode
18 dias atrás

Falando em Delta lembrei do YF108 destinado a abater bombardeiros , máquina formidável .

Jad Bal Ja
Jad Bal Ja
Reply to  Teropode
12 dias atrás

Vc deve estar se referindo ao XF-108 Rapier.

Ricardo da Silva
Ricardo da Silva
18 dias atrás

Na minha humilde opinião, o mais bonito avião de toda história.
Um dos poucos casos em que o “mundo da aviação” ficou “menos bonito” com sua ausência.
Teriam sido uma bela dupla 4000/2000. . . .

Welt
Welt
17 dias atrás

Obrigado pela matéria.
Não conhecia esse.
Somente o IV de bireator, das épocas de supertrunfo.Que também vale uma materia.
Ficou uma mistura de bico de F15 com jeitão de Rafale.

JuggerBR
JuggerBR
17 dias atrás

Que deriva gigante…

Eliakim
Eliakim
16 dias atrás

O ápice do design aeronáutico da Dassault!
 
Tanto o Mirage 2000 quanto o Mirage 4000 são belíssimos!
 
Elegantes e esbeltos.
 
 
É uma pena que o Rafale tenha ficado tão esquisito…

Jad Bal Ja
Jad Bal Ja
12 dias atrás

O próximo poderia ser o Atlas Carver, um projeto muito interessante, mas que não chegou à fase de protótipo.