Embraer KC-390

Embraer C-390

Embraer KC-390
Embraer KC-390

O Brasil receberá 28 unidades do cargueiro a jato polivalente até 2024, que substituirá o turboélice C-130 Hercules

O primeiro Embraer KC-390 deve ser entregue à Força Aérea Brasileira em 4 de setembro, segundo o site Airway.

Se tudo correr como planejado, a cerimônia será realizada na ALA 2 em Anápolis (GO), que será responsável pela operação da nova aeronave. Desde 2018, o 1º Grupo de Transporte de Tropa tem trabalhado para se preparar para receber a nova aeronave. Em julho, a FAB começou a treinar as primeiras tripulações do KC-130.

O primeiro KC-390 do pedido de 28 unidades do Brasil foi concluído no final do ano passado e fez seu primeiro voo em outubro. A Embraer utilizou a aeronave nos testes finais de certificação e também participou do Paris Air Show na França em junho.

Anunciado em 2007, o programa KC-390 foi oficialmente lançado há 10 anos pela Embraer. Com a aprovação do governo brasileiro, que se comprometeu a ser cliente do jato para substituir o C-130 Hercules, o primeiro protótipo foi revelado em 21 de outubro de 2014. O primeiro voo ocorreu em 3 de fevereiro de 2015.

O segundo KC-390 só se juntou ao programa em abril do ano seguinte. Para viabilizar sua fabricação, a Embraer contou com a parceria de empresas na Argentina, Portugal e  República Tcheca.

Subscribe
Notify of
guest

90 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro Costa

Excelente notícia.

ROBERTO CAMPOS FREIRE

Com certeza estará no desfile aéreo do dia 7 de setembro.

Pablo

ano passado, se nao me falha a memória, já teve participação do KC-390.

Papan

Uma Pena o Gripen E ainda não está em fase de testes por aqui, senão veríamos os dois vetores juntos no próximo dia 08 de Setembro na ALA 2 em Anápolis Portões Abertos).

ALEXANDRE

Sei la viu,acho q vai ter gripen sim, talvez o ultimo protótipo…

Daniel

Esquece.
Gripen só daqui a uns dois anos.
O protótipo da FAB ficara na Suécia.

marcus

Serão 28 unidades mais os utilizados para testes? Ou serão 28 contando com os que foram utilizados para testes?

Minuteman

28 + os protótipos já em operação.

nonato

Acho que não…
A não ser devido aos acidentes…
Se não me engano, a encomenda já incluía os protótipos…

GFC_RJ

Vai tirar onda!!!

Pablo

Pra quem critica tanto nossa indústria, está ai mais uma obra prima!!

Helio Eduardo

Fico muito feliz com a notícia! Que tenha uma bela e honrada história nas cores da FAB e sob a nossa bandeira!

Willber Rodrigues

O KC saindo do forno no prazo….
O Gripen tambem saindo do forno no prazo….
O PROSUB caminhando bem e dentro do prazo….

Tô achando tudo isso ótimo.

Antonio Palhares

Wilber.
Isto é o Brasil sério que dá certo.
Não fosse a escumalha política. Seríamos um país mais respeitado.

Nilton Reis Jr

Não fosse a escumalha política, não haveria gripen, muitíssimo menos o prosub.
Imposto é roubo! Hahahahaahahahahaha

Camargoer

Caro Antonio. O que me preocupa é o Brasil que está dando errado. Aliás, O Brasil era país respeitado até há pouco tempo atrás.

MMerlin

Infelizmente o Brasil não soube administrar as oportunidades pós implementação do real, aonde uma moeda mais estável permitiria uma melhor previsão, analise e planejamento de investimentos
Acreditaram que se fossem levando só no papo, troca de favores e motivação da população (através da liberação desenfreada de créditos) tudo daria certo.

Pablo

Camargoer
Qual época que o Brasil era respeitado?

Tomcat4.0

Creio eu que no regime militar éramos respeitados e nos fios ser ao chutar os guerrilheiros pra fora daqui. Depois começou a desconstrução do país q veio até 2018.?
Agora estamos decolando novamente?

Pablo

pois estou esperando a tal “época”.

SILAS SILVEIRA MONTEIRO

No período Colonial,rsrs.

2Hard4U

Vou encarar seu comentário como gozação…

Diogo

Pois é, até 02 de dezembro de 2015 eramos um país de primeiro mundo, de lá para cá que a coisa piorou…. Brasil, o país do alzheimer…

Pablo

como é que é???? hahahahahahahahahahahahahahahahaha, tu tem que ir pra A praça é nossa ou zorra Total!!
Realmente, Alzheimer é o que tu tem!

Diogo

Para a praça até que vai agora para o zorra não, lá tem vermelhinhos demais… srs., eu fui irônico…

Diogo

O pior Pablo é que até o envio dessa msg o meu primeiro comentário tinha 4 likes. Se foram likes dados pq entenderam a ironia tudo bem, agora se não entenderam e concordaram é muito preocupante..

Pablo

a sim, mas é de assustar

carvalho2008

Mestre Camargoer…sei não….achavamos que era respeitado…mas sinceramente nunca foi…. respeitado no quê? ….a diferença é que ao menos no estilo arroubos presidenciais ( sei que fala inumeras e enormes besteiras), mas ao menos não tem lero-lero de engana que eu gosto internacional. Investimentos Fundo Amazônia? Que raio de fundos é este que não se consegue auditar e saber no que é gasto? Inumeras ONG´s recebendo…não é estranho não??? perceba que criou-se sabe lá o que, tanto como contribuições sindicais obrigatorias, uma fonte fluida e constante de recursos sem rastreabilidade….isto não cheira bem….e sinceramente, não cheira bem mesmo até para Alemão….coisa… Read more »

Camargoer

Olá Carvalho. Considerando o desgaste que os debates tem provocado devido a partidarização, talvez seja razoável evitarmos avaliar os últimos anos. Senão a conversa não avança. Quando falo que o país era respeitado até pouco tempo, estou considerando todo o período do pós-guerra. Por exemplo, o Brasil é um dos países que mais participaram do Conselho de Segurança da ONU como membro eleito (são 20 anos de participação, atrás apenas do Japão com 22 anos). Desde a Rio92, a país assumiu um protagonismo na agenda ambiental (ocupando um vácuo político ignorado por várias países). A ausência de conflitos étnicos/religiosos em… Read more »

carvalho2008

talvez o soft já não seja necessario como prioridade….e falar mais grosso e claro…..

Viram o caso e história do Indio assassinado por invasores de garimpo? Ate a ONU se declarou,e na hora da verdade, parece que nem invasão teve…O Indio morreu assassinado sozinho quando voltava para casa de uma festa de sua filha em aldeia vizinha, os sinais seriam de vingança (varias perfurações e dilaceração genital) estão investigando, mas a aldeia confirmou que não houve invasão ou noticias de estranhos visto na região….mas lá fora….a historia não so correu como houve manifestação…estranho não?????

colombelli

repeitado? o anão diplomático metido com farc, venezuela e cuba? que defendia programa nuclear do irã?

Tomcat4.0

Falou tudo Antônio!!!

Leandro Costa

PROSUB não entra bem nessa conta de ‘dentro do prazo’ porque os prazos originais eram bem, mas bem diferentes. O programa ainda está passível de sofrer ajustes de cronograma devido à contingenciamento de verbas, assim como foi no passado.

João Souza

28 unidades são suficientes? Sei lá eu não entendo disso mas parece pouco…

Camargoer

Ola João. Eu acho que a FAB tem hoje cerca de 20 cargueiros C130, talvez nem todos operacionais. 28 KC390 novos será o dobro ou o triplo do que a FAB tem hoje disponível.

Gustavo

Acho que em operação não deve chegar a 10 C-130 nesse momento.. Sem mencionar que a disponibilidade dos KC-390 deverá sem maior.

João Souza

Valeu a resposta ?

João Souza

Entendi. Obrigado.

EduardoSP

28 deve ser mais do que suficiente, dada a quantidade de C-130 operacionais atualmente, considerando que o KC tem melhor desempenho (leva mais carga, mais rápido) e serão aparelhos novos.
Creio que 28 foi um número definido a partir de uma avaliação da Embraer sobre o mínimo necessário para se criar uma linha de montagem para o KC-390. Existem outros casos em que a FAB comprou mais aparelhos do que o necessário, a fim de viabilizar a produção da aeronave.

Camargoer

Caro Eduardo. São duas possibilidades. Ou a FAB comprou KC360 em excesso ou vem operando C130 no sacrifício (ou uma combinação das duas possibilidades)

Rinaldo Nery

Nada disso. 28 é quantidade para se desdobrar nossas Forças de Ação Rápida e GCC em 48 horas, considerando determinada disponibilidade. Quem define quantidade é o EMAER.

EduardoSP

Sim Cel., quem define a quantidade é o EMAER. Talvez não tenha sido claro, o que quis dizer é que a viabilidade econômica de se criar uma linha de montagem (avaliação que é feita pelo fabricante) deve ter influenciado a definição da quantidade a ser adquirida.

FernandoEMB

28 foi a quantidade definida pela FAB depois de um estudo de suas necessidades de transporte e desdobramento de forças.
A FAB tem operado seus C-130 no sacrifício… ou seja missões simplesmente não são efetuadas por falta de equipamento e necessidade de se priorizar as missões mais importantes.

Matheus

O KC-390 estará no Domingo Aéreo novamente em Outubro?

Gustavo

parece que sim.

Fabio

Tomara que ele esteja em Pirassununga no dia 15!

Joelson

E o irmãozinho mais novo – F39, quando virá??

Leandro Costa

O prazo de chegada dos Gripen já foi divulgado e publicado N vezes, e pode encontrar essa informação aqui mesmo no Poder Aéreo utilizando o campo de busca do site.

Alcy Junior

O cara não pode mais perguntar? O que custa responder com educação? Nem todo mundo está bem informado.

Fernando "Nunão" De Martini

Ué, claro que pode. E recebeu resposta adequada de onde procurar mais detalhes, sem falta de educação, a meu ver.

BILL27

2021

Saldanha da Gama

Resposta sucinta

ELTON R

tomara que os KC390 tambem no futuro sejam substitutos dos C105 ,C98 e C95 para uma maior mobilidade das forças terrestres

Leandro Costa

Errr… não. Eu sinceramente espero que não, até porque são aeronaves de categorias e características bem diferentes. Aonde pousa um C-105, um C-98 ou um C-95 não significa que um KC-390 possa pousar também. É a garantia de flexibilidade da Força.

Pablo

sem contar que se um C-105 po aviãode fazer um transporte de carga pra que utilizar um avião com um custo maior? é a mesma coisa que tu usar uma carreta pra fazer a entrega que uma fiorino pode muito bem fazer.

Walfrido Strobel

Um KC-390 nunca substituirá um C-98 ou C-95, não tem bolso que aguente.
No max. substitui o C-295(C-105) do Arara em Manaus o que já parece um exagero.
O certo seria só substituir o C-130M da mesma categoria.

peter nine nine

Mas o c295, para além de ser classe diferente e portanto, desenhado para outro propósito, também tem ainda longos anos de serviço pela frente, desactiva-los seria pura estupidez.

Q.b

Já pensou no dia 07 de setembro agente olha para o céu e ver voando ao lado do kc-390 um caça Gripen
Tudo é possível !!!!

Leandro Costa

Seria legal se um dos protótipos fizesse uma aparição por aqui sim, mas acho que em setembro desse ano ainda estará muito em cima.

marcus

Serão 28 unidades mais os utilizados para testes? Ou serão 28 contando com os que foram utilizados para testes?

Fernando "Nunão" De Martini

A FAB pagou por 28 de série + 2 protótipos.

Um protótipo se acidentou, o primeiro dos 28 de série tomou seu lugar na fase final da campanha de certificação.

Então serão 29 oficialmente pertencentes à FAB. Mas um deles, o protótipo restante, provavelmente continuará sendo utilizado para certificar novas capacidades ao longo da sua vida útil restante.

Jcsleao

Sabe alguma coisa de testes em pista não pavimentadas e de operação na Antártida?

Rafael Oliveira

Nunão,
No balanço da Embraer consta que ela “comprou” a 1a aeronave da FAB para que se tornasse protótipo.
Acredito que a FAB receberá apenas os 28 operacionais.

Fernando "Nunão" De Martini

Faz sentido.

Camargoer

Olá Rafael. Lembro de alguma coisa que um dos aviões da FAB ficará como plataforma de testes, substituindo o protótipo acidentado… nesse caso, a FAB irá operar uma frota de 27, pelo menos nesse momento. Talvez os colegas lembrem de algo sobre isso.

Rafael Oliveira

Camargoer, ela lançou no balanço do ano passado um gasto adicional de R$ 300/400 milhões (não lembro exatamente) com a fabricação de um KC-390, assumindo o prejuízo da perda de um protótipo.
A FAB receberá os 28 que pagou, todos 0km.
Inclusive dá para dizer que há 36 aeronaves “vendidas”. 3 protótipos, 28 da FAB e 5 da FAP.

Camargoer

Olá Rafael.Obrigado pelo esclarecimento. Se eu entendi, o 03 fica na Embraer para desenvolvimento e o 29 vai para a FAB. È isso?

Rafael Oliveira

Exato!

Rafael Oliveira

Caro Camargoer,
Tem um comentário meu preso.
Basicamente: a Embraer assumiu a culpa pela perda de 1 protótipo e vai fabricar mais 1 KC-390 para compensar a FAB. Serão 31 “brasileiros”: 3 protótipos e 28 para a FAB.

Luiz Trindade

Excelente notícia. Tomara que venha outros logo na esteira para tomar lugar dos C-130 Hércules restantes da FAB. Operando aqui outros clientes se animarão a realizar encomendas.

André Luis Santos de Oliveira

Acredito que o substituto dos C-95 e C-98 seja mesmo o ATL-100 da Desaer mas com cortes na área militar de 44% e em outras áreas da sociedade brasileira, não se leva nada a sério neste país, mas se permite aumento de salários e privilégios de deputados e senadores sem consulta pública e aprovadas como corridas de cavalos enquanto a sociedade é tratada à merce de sua própria sorte, classe médias como robôs e pobres como lixo ou indiferença, esta classe politica brasileira e uma vergonha, Parabéns a Força Aérea Brasileira pelo futuro presente o presente para o futuro K-390… Read more »

Eron

Eba. Irei ver direto ele voando aqui no RJ. Certamente fará vários pousos nos Afonsos para adestramento das tropas da Brigada PQD.

Rinaldo Nery

Já passou da hora de a Brigada Pqdt sair do Rio…

Flanker

Os planos do EB são de levar a Bda Pqdt para o centro-oeste. A transferência do GTT pra Anápolis talvez tenha a ver com isso. “Só” falta o dinheiro.

LUIZ CARLOS - PARÁ DE MINAS - MG

FAB KC-390 BRUTUS.

Camargoer

Caro Luiz. O problema é se o “Gripen” virar “Popeye” ou “Olivia”…. ou pior, “Dudu” que com certeza ficara feliz em pagar-lha na terça… já pensou?

Allan Lemos

Só espero que a Embraer não tire a linha de produção do KC 390 do Brasil,como fizeram com a do ST.

Leandro Costa

Allan, não sei de onde tirou essa informação, porque a EMBRAER ainda fabrica o Super Tucano aqui no Brasil. O fato de terem aberto uma linha de montagem do Super Tucano nos EUA não teve qualquer detrimento em relação às aeronaves feitas aqui. A EMBRAER ainda fabrica as partes do avião aqui no Brasil e envia para os EUA para serem montados lá.

EduardoSP

Leandro, veja que o Allan começa a frase com “eu espero”, que denota um desejo e não uma “informação”.

LucianoSR71

Amigo, leia direito o Allan disse ‘como fizeram com a do ST’, ou seja ele afirmou que retiraram a linha do ST do Brasil, o comentário do Leandro está correto.

frapal

Grata notícia, tudo que peço é que se concretize e os demais aparelhos sejam entregues no prazo previsto.

Fabio Mayer

São poucos os países que podem se orgulhar de dizer que sua força aérea tem aviões de treinamento, treinamento avançado, patrulha, caça e transporte em várias categorias, todos produzidos nacionalmente.

A FAB tem o Neiva Universal, o Tucano, o Super Tucano, o AMX, o Bandeirante, Bandeirulha, diversos Embraer e agora, o KC 390.

Certo que sempre queremos mais, que por amar o país somos exigentes, mas isto não é pouco, é coisa para no máximo, 6 nações do planeta.

Nessas horas o Brasil precisa ser parabenizado!

Space jockey

Eu, no governo, teria re-estatizado a EMB e não deixaria vende-la, se o Brasil quiser ser grande tem que começar a pensar diferente. podem negativar a vontade e sem dó.

Fabio Mayer

Se re-estatizar a EMBRAER, em 6 meses ela terá 6 diretores para cada 10 funcionários e provavelmente nunca mais conseguirá produzir uma aeronave sequer!

LucianoSR71

Além disso, uma estatal sofre de outros males: – A burocracia que torna lenta tomadas de decisões, compras de equipamentos ( lembro de que um engenheiro da Embraer disse que levavam tanto tempo p/ comprar um computador, que quando este chegava já estava umas 2 gerações defasados, ou ainda um engenheiro do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) que desenvolve o 14-X quando receberam uma impressora 3D revelou que todas as vezes que precisavam testar uma configuração nova, tinha que realizar uma licitação p/ confecção do modelo e esse processo durava meses ), entre outras coisas. – A influencia política do… Read more »

Peterson Fortes

Eu vi um operando hj na bas aérea de Canoas RS

Entusiasta Militar

A FAB encomendou 30 ao todo, mas espero que depois do ultimo seja entregue possamos ter alguma outras unidades adicionais especializadas compradas …

João Alves

Só falta Portugal!

Osvaldo serigy

Orgulho nacional!!

Solskhaer

https://www.flightradar24.com/FAB2853/21f44c94
Sobrevoando a tempos sobre a região da Ala 2