Sukhoi Su-57
Sukhoi Su-57/Foto: Alexander Zemlianichenko-AP

A Rússia usou a Síria, devastada pela guerra, como plataforma de testes para seu caça stealth Su-57.

A aeronave fez dez ataques pela Síria, informou o Ministério da Defesa da Rússia na segunda-feira (19), em um comunicado que acompanha o primeiro vídeo oficial das atividades da aeronave na Síria.

O caça russo de quinta geração, que ainda está em desenvolvimento, deve rivalizar com os caças furtivos F-35 e F-22 dos EUA.

Imagens de satélite de primeiro de fevereiro indicaram que a Rússia tinha enviado caças Su-57 para a Base Aérea de Khmeimim, em Latakia, na Síria. O Ministério da Defesa confirmou posteriormente o desdobramento.

Os russos estão usando a sangrenta guerra civil na Síria para testar algumas de suas mais recentes armas. O avião tem uma “necessidade de ser testado em condições de combate, em condições de resistência”, explicaram autoridades russas.

O Ministério da Defesa disse que “os voos foram realizados para confirmar as capacidades declaradas do mais novo avião em um ambiente real de combate”.

Acredita-se que a aeronave tenha participado do bombardeio de rebeldes sírios e forças do Estado Islâmico em apoio à guerra terrestre do presidente sírio, Bashar al-Assad.

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leo Neves

Esses últimos protótipos do video já são bem mais bem feitos que os primeiros… Fora a pintura muito bonita.

Renato Carvalho

Foi dar um passeio, combate que é bom mesmo nem chegou perto, esses russos são uns fanfarrões.

Vinicius

Que eu saiba os insurgentes “ainda” não possuem caças ou baterias antiaéreas.

100nick-Elã

Ainda com medo dos S-300 implantados na Síria? cadê o ataque? cadê os F-35 destruindo os S-300 sírios?

Antoniokings

Para que colocar os Su-57 em ação se o Su-35 já foi capaz de enquadrar o F-22?
Essa é a questão. Os russos conseguem detectar e enquadrar qualquer coisa americana que voe.

Antunes1980

Por favor compartilhe a fonte que você obteve esta informação de um SU-35 travado no F-22. Difícil confiar nas informações que você publica aqui na trilogia.

JPC3

Enquadrou o f-22 no alcance visual.

Antoniokings

Essa foto correu o mundo inteiro. O Planeta todo sabe disso.
Vc está meio desatualizado.

JPC3

Foi no alcance visual, não é mérito nenhum para o sukhoi.

Alessandro

enquadrou o F-22 no alcance visual depois que ele cruzou a Síria, ae pra não não ficar muito feio para os russos, os americanos devem ter tido “deixa eles tirar uma foto pra moldurar e colocar na parede” rsrs…

JPC3

Que nada.

Só enquadraram o F-22 depois que ele entrou em alcance visual com outras aeronaves russas. O raptor poderia ter abatido todos. Na verdade o Su-35 chegou atrasado.

Defensor da liberdade

kkkkkkkk como se o F-35 fosse diferente! Atirando armas stand-off em barbudinhos de AK-47 kkkkkkk

Maurício.

Rafale, Gripen, Eurofighter, Su-35, F-18 Super Hornet, F-35 e F-22 conseguiram o selo “aprovado em combate” da mesma maneira.

Kelvin

Comentário mais honesto que já li em anos aqui no Poder Aéreo.

carcara_br

Esses 10 ataques ocorreram recentemente, ou foram realizados todos em fevereiro?
A calmaria na região (pelo menos de notícias) depois do abate do il-20 e envio dos S-300 tem sido uma surpresa de certa forma.
Talvez seja apenas a passagem do olho do furacão. Esperemos que seja duradoura e que se estabeleça um equilíbrio na região….

Vinicius Momesso

De acordo com imagens de satélite israelenses, as baterias S-300 ainda não estão operacionais. Então partindo dessa informação e, somando a declaração do Netanyahu, no qual o mesmo diz que Israel só não infligiu novos ataques à supostas posições iranianas na Síria, por que a Russia reabriu as negociações sobre a retirada do Iran da mesma que segundo ele, está gerando bons frutos.

carcara_br

Logo no inicio da implantação eu lembro de algumas notícias dizendo que nos primeiros meses os russos operariam as baterias p/ treinar os sírios e que elas não estariam “operacionais”. Mas o prazo deve está chegando perto do fim, por isso o interesse.
E como anda a suposta retirada de forças iranianas? Os russos teriam essa prerrogativa?
Tantos os EUA, em relação a Turquia e os Russos em relação ao Irã não parecem ter esse controle todo…

Ricardo Bigliazzi

E ainda tem gente que reclama do treinamento de combate assimétrico da Cruzex

Blackbird

É o mais bonito dos caças de quarta geração e meia…mas essa pintura dos russos é horrível.

Bispo

Seria lega SU-57 e F-22 voando lado a lado na Síria ??

Marcelo Andrade

Se funciona bem, não sei, mas que o bicho é bonito é! É maior que o F-22 tb.

Agora, como ainda tem ocidental com mentalidade de Guerra Fria, pois acham que tudo do lado de lá é ruim e mal projetado.

Temos que ficar de olho…..

Chico Novato

Aí entra a tal da experiência que eu tanto falo… Por pior que o Su-57 seja pior tecnicamente que o J-20, os russos já estão operando, acumulando dados e experiência para planejar melhorias e práticas.

Jmgboston

E considero teste em combate algo como os F-117 fizeram durante a primeira guerra do golfo, atacando Bagdad mais do que protegida com defesas anti aérea. Nenhuma aeronave furtiva foi testada nesse nível até hoje.

Nilton L Junior

Os Russo viram uma oportunidade não desperdiçaram uso desta aeronave para aperfeiçoamento de doutrina, mesmo nesse cenário onde o Daesh não conta com um sistema de defesa anti aéreo sofisticado, testar suas capacidade ofensivas.

André

No outro posto, em que alguém compartilhou o link do sputinick com essa notícia, eu fiquei na dúvida: alguém reconheceu pelas imagens que era na Síria? Porque na matéria do sputinick não falava que era…

Além disso, naquela materia, falava que eram 4 su57. Se for isso mesmo, parabéns a sukoi, que depois de 30 anos consegui entregar a incrível quantidade de 33% do total do pedido inicial da força aérea russa.

Ainda bem que a China está tocando o J20 de vento em popa, prq se fosse esperar algo da Rússia para opor-se ao ocidente…

Michel Lineker

Alguém avisa o Rustam pra ele falar pro pessoal de lá que tem gente aqui no Brasil que gostaria de ver mais fotos do SU-57 em tamanho grande.

Ele tem que ser invisível para os radares e não para os nossos olhos 😀

Defensor da liberdade

Por que todo caça russo parece uma garça gigante? Desde o MIG-23 que são todos assim….

Antunes 1980

Será que estes vetores russos já estão configurados para lançar mísseis nucleares!?

Edcarlos Santos

Como os Russos são atrasados. Até hj seu aviãozinho fracassado de 5ª geração que é uma falsificação do F-22 americano que já tá pronto há quase 20 anos o su-57 russo ainda se encontra em tentativas de testes enquanto isso os americanos já estão desenvolvendo um caça alienígena de 6ª geração.. os caras são fodasticos. Daqui há uns 50 anos talvez esse su 57 vai tá rodando pelos céus de algum país árabe do eixo do mal.

Antonio Palhares

Renato.
Somente analisando.
Quando os Russos entraram nesta guerra o governo Sírio estava perdendo para os terroristas apoiados pela comunidade internacional ocidental. O Assad teria o mesmo destino do Sadam Hussein e o Kadaf, e seu país dividido. Pragmaticamente falando, os Russos foram competentes ao não esticar demais o elástico e não causar uma guerra maior e sem controle. Além de possuírem uma indústria bélica de primeira linha, que atende as demandas do país sem dependência externa.

Sergio

Governo sírio contra terroristas? Tu é muito desinformado cara. Ali é uma situação de guerra civil, de um povo que queria um mínimo de liberdade e menos opressão e foi às ruas enfrentar um tirano. O estado islâmico sim, aproveitou o caos dessa guerra e entrou em cena, sendo combatido por Rússia e americanos. O apoio russo a Assad se deve ao fato da Síria ser um dos últimos países da região pró Moscou, além do Irã. Tu fala de Hussein e Kadhafi como se eles fossem algo de bom nesse mundo.

Alex

Sergio, quem esta desinformado e voce. A Siria era um dos paises mais modernos da regiao, com muculmanos e cristaos vivendo lado a lado, educacao e liberdade de expressao. Depois que Obama e Hilary comecaram com a palhacada deles de desestabilizar o mundo arabe, virou um caos. Nao e guerra civil, e interferencia alheia e terroristas sim.

Sérgio Luís

Para quedas de freio encardidos!
Motores expostos!
Gigantismo do Mig35!
Furtividade só radome!
Tá com nada não!

Antunes 1980

A minha impressão é de que os vetores russos sempre são mal acabados, com partes com encaixe mal feito, rebites expostos e pintura de gosto duvidoso.
Tanto os vetores americanos como europeus possuem uma aparente melhor qualidade de montagem, aparentando uma tecnologia superior; assim como pintura mais elegante, mostrando ser um “produto de altíssima qualidade.

Observador

O mais legal dos comentários é ver os torcedores, de um lado os pró-EUA, que tentam rebaixar tudo que é de procedência russa e chinesa; do outro lado lado estão os anti-americanos, que exaltam tudo que é Made in Russia, e estão vibrantes com a acensão chinesa. Eu me divirto lendo os comentários, mas acho que foco deveria ser uma discussão sobre os equipamentos (todos lindos por sinal), e sem a questão ideológica.

R_Cordeiro

Exatamente. Quem derruba quem é quem enquadrou quem, não diz nada sobre o equipamento, ainda mais sendo em tempo de paz. Na guerra, tudo eh diferente e garfo na mão de soldado é arma.

R_Cordeiro

Pelas palavras do pessoal aqui só caça só vai ser bom a contento quando ganhar um dogfight. Lamento informá-los que 99% dos caças da atualidade entraram em serviço e baixarão dele sem saber o q é isso. Graças ao bom Deus, vivemos hj somente na base do super trunfo.

CRSOV

Fiquei decepcionado com o vídeo pois esperava muito mais ação !! Decolar, voar e pousar qualquer teco teco faz !!

RL

Adoraram o procedimento VLAEJV.

Ultimamente muito utilizada pela aviação Russa.

Vinicius Momesso

Desde de 1999 não há mais embates entre cacas5 fora do virtual. Todo o argumento tentando sobrepujar um equipamento sobre o outro não passa de “pura especulação.” SUPERTRUNFO” wins!

Sergio

Só especialistas em SU 57, F-22 e F-35 aqui. Desperdício de talentos, pois deveriam ser contratados como engenheiros das respectivas fábricas e apresentarem todo o seu conhecimento de projetos e problemas dos caças, levando à demissão em massa dos engenheiros incompetentes que os projetaram, inclusive trocando todos os computadores que fizeram cálculos errados, por seus smartphones super mega hiper potentes ou seus PC’s rodando Celeron de primeira geração com super memórias de 512.

Tomcat4.0

Irretocável o seu comentário!!!
Tem uma turma que não amadurece ! Trágico!!!

Bruno w Basillio

Correto Sergio …, se o pessoal da LM e Sukhoi acompanhasse o blog ,com certeza estaríamos sem comentaristas….

Este canal no YouTube Russo ,tem alguns videos do Su 57…
https://youtu.be/Zvy9yXxI6U4

Carlos Campos

sou totalmente pro Russia no conflito da Siria, os EUA e a Europa só levaram ao caos naquela região. fica difícil defender a ação deles nesse país já que só levou ao caos e desencadeou a crise migratória. se não fosse esse apoio aos terroristas rebeldes a guerra já teria acabado, vi os moderados dos EUA destruindo helicópteros russos e matando um piloto russo indefeso, ou seja crime de guerra, acredito que os devia parar de gastar nesse conflito e se ligar na China, a China é a ameaça, não a Rússia e a Síria.

Mr. White

Senhores,

Pergunta de amador, mas porque ainda os russos usam para-quedas para frear seus avioes? Isso implica em alguma economia no quesito estrutural dos trem de pouso frontal e/ou todos?
Continuando, como aviao de 5 geracao como tem sido divulgado, a parte de suas turbinas que nao existe pintura (quase 35% da extencao do motor), qual a porcentagem (%) isso aumenta no seu RCS?

Obrigado!

Heli

O para-quedas ajuda a economizar freios, um item bem caro, tanto na aviação comercial (eles usam o reverso) quanto na militar.
Quanto ao RCS deixo para os especialistas comentarem, mas se voce for ao site Sistemas de Armas há um otimo material sobre Stealth lá.

Delfim

“Russia usou a Síria, devastada pela guerra, como plataforma de testes para seu caça stealth Su-57”
Sim, mas só a Rússia ? F-22 da USAF e F-35 da IDF não contam ?