quarta-feira, outubro 20, 2021

Gripen para o Brasil

Croácia avalia ofertas de caças de Israel e Suécia

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

MiG-21 da Croácia

O Ministério da Defesa da Croácia avalia duas ofertas em sua concorrência para comprar 18 aviões de combate para a Força Aérea do país. Estas incluem a oferta de Israel para fornecer o avião F-16D Barak e a proposta da Suécia de entregar caças JAS 39 Gripen, disse uma importante fonte do governo à emissora local RTL Televizija.

O ministério croata disse no mês passado que recebeu quatro ofertas, incluindo as apresentadas pelos EUA, Israel, Suécia e Grécia. O último desenvolvimento significa que as ofertas americanas e gregas para fornecer Lockheed Martin F-16 novos ou usados ​​foram descartadas.

O governo croata vem estudando planos de compra de Lockheed Martin F-16, novos ou de segunda mão, oferecidos pelos EUA, Israel e Grécia, ou a compra de caças Saab JAS 39 Gripens da Suécia. Espera-se que o ministério tome uma decisão até o final deste ano.

Um funcionário do governo não identificado disse que os novos F-16, com um preço de cerca de US$ 120 milhões por aeronave, foram avaliados como muito caros pelo governo croata. O valor de aquisição é estimado entre 500 milhões de euros (US$ 596 milhões) e 1 bilhão de euros.

A Croácia planeja substituir os jatos de combate Mikoyan MiG-21 antigos e com base em soviéticos com novas aeronaves. Os primeiros jatos devem ser entregues à Força Aérea do país no final de 2020.

FONTE: Defense News

- Advertisement -

21 Comments

Subscribe
Notify of
guest
21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
R.Bittencourt

Ja que os Croatas tem pouco em caixa, vai de JAS 39 Gripen que vai ser de um custo beneficio imenso pra força aérea deles… Pagar mais de U$ 100 milhões por F 16 seria dispendioso pra eles

Nonato

Mais caro que um F35. 🤔

luiz antonio

MIG-21 e Phanton II F-4, na minha opinião os caças mais belos ja produzidos. Hoje, com alguns “up grades” eletrônicos dariam muito “calor” em muitas arenas de combate.
Era o tempo das “máquinas maravilhosas” que mesmo com algumas restrições tinham muito “charme”. Os chamados “aviões de combate”. Um deles virou até um modelo jamais produzido por ser tão famoso e despertar os sonhos de jovens: O “Phantom F-5” daquele garotinho do comercial do Danoninho.
Putz..to véio kkkkkk

Gunter Vand

Concordo que o MIG21 é bonito, mas o Mirage é o mais bonito de todos. Dentre os caças grandes, o F-14 é imbatível.

JT8D

Gosto não se discute, então para mim os caças mais bonitos foram, pela ordem, o Viggen e o Draken

Papan

Gripen na Cabeça e no Bolso dos Croatas, custo beneficio, a SAAB tem tudo para conquistar um grande mercado de países com aeronaves antigas e ultrapassadas do leste Europeu, entre outros países no mundo.

Marcos

Indian Air force refueling Embraer jet
https://youtu.be/e4sMBySB7Ag

Rinaldo Nery

Os pilotos desse REVO eram os Coronéis Jordão e Pirk, pilotos de ensaio da EMBRAER. Disseram que não foi fácil!

Marcos

Boa noite, Cel!
Então foi uma equipe daqui que foi fazer o teste de REVO?
O sistema de lança deve ser mais fácil.

Rinaldo Nery

O sistema fly boom é mais fácil.

Luiz Trindade

Se a Croácia pedisse um orçamento do Gripen NG seria ótimo para Saab e pra Força Aérea Croata que daria um salto para lá de estratosférico de qualidade em termos de capacidade.

hammadjr

Não sei se existe lógica m se tratando de aquisição de aramamento, mas porque comprar um caça como F-16 se pode ter JAS-39, ou mesmo a opção Chinesa.

Alfredo Araujo

“Nonato 30 de novembro de 2017 at 16:53
Mais caro que um F35. 🤔”
.
Uma coisa é o preço do F-35 para os EUA, ou para os parceiros financiadores do projeto… Outra coisa é o preço de mercado…

Melky Cavalcante

F-16 na cabeça, não que seja melhor que o saab, mas para uma força aérea com baixo orçamento e pouca exigência operacional, que pretende operar o novo vetor por décadas a fio é melhor escolher uma aeronave que foi priduzida aos milhares e que peças sobressalentes em todo buraco têm.

Daniel

MIG 21 é feio demais, principalmente a entrada de ar em formato de cone.
Na minha opinião, o mais bonito de todos são os da famílias Flanker, tanto em estrutura como nas camuflagens.

Roberto Dias

… a beleza do Mig 21 está exatamente no fato dele ser feio, kkkkk.

Christian F. Santos

Feio era ver aquele cone em posição de 06 hs!!

Ramon Grigio

“Feio era ver aquele cone em posição de 06 hs!!”

Imagine se com um R-60m pendurado no pilone então ;D

Mas se a croacia busca um avião ocidental e só tem recursos para manter mig-21, deverá buscar por algo compatível.

Gripen C financiado poderia ser uma opção bem sensata.

Fligth

“R.Bittencourt 30 de novembro de 2017 at 16:34

Ja que os Croatas tem pouco em caixa, vai de JAS 39 Gripen que vai ser de um custo beneficio imenso pra força aérea deles… Pagar mais de U$ 100 milhões por F 16 seria dispendioso pra eles”

Nossos Gripens sairam em torno de U$ 150 milhões a unidade.

Talvez dependendo do contrato e o que querem pode reduzir custos (nossos tem o F, transferência, inclusão de itens exclusivos, etc etc)

Alex

luiz antonio 30 de novembro de 2017 at 16:55
“MIG-21 e Phanton II F-4, na minha opinião os caças mais belos já produzidos.”

Descobri que temos gostos estéticos completamente diferentes. O Mig-21 é uma das aeronaves mais escabrosas que já vi.

André Lourenço

Faz um bem bolado e negocia um empréstimo de alguns Gripens C usados como parte de um contrato para aeronaves zero !

Acho que o Gripen é mais negócio porque faz parte de uma nova geração de caças e tem espaço para se desenvolver ainda mais.

Últimas Notícias

Acompanhe a estreia do 1º episódio da websérie Colaboração Real 4 no YouTube

Em 21 de outubro, às 11h, estreia o primeiro episódio da quarta temporada da websérie Colaboração Real no canal...
- Advertisement -
- Advertisement -