A330neo

A330neo
  • Três aeronaves dedicadas de testes realizarão todos os testes de voo para as variantes A330-800 e A330-900;
  • O desenvolvimento está dentro do cronograma para o A330-900 entrar em serviço em meados de 2018.

São Paulo, 19 de outubro de 2017 – A primeira das três aeronaves de desenvolvimento da Família A330neo a voar – a MSN1795, uma variante A330-900 – pousou em Toulouse-Blagnac, na França, às 14h10, hora local, após concluir com sucesso seu primeiro voo, que durou 4 horas e 13 minutos. A aeronave estava equipada com os motores Rolls-Royce Trent 7000 turbofan com a tecnologia mais recente.

A tripulação da cabine de comando deste voo era formada pelos Pilotos de Teste Experimentais Thierry BOURGES e Thomas WILHELM e pelo Engenheiro de Voos de Teste Alain POURCHET. Enquanto isso, monitorando os sistemas da aeronave e o desempenho em tempo real na estação do piloto de voo de teste (FTE) estavam Jean-Philippe COTTET, Emiliano REQUENA ESTEBAN e Gert WUNDERLICH.

De acordo com Fabrice Brégier, COO da Airbus e Presidente da Airbus Commercial Aircraft, “O primeiro voo hoje do A330neo estabelece mais um marco na jornada de inovação contínua da Airbus”. Ele acrescentou: “Meus parabéns e agradecimentos a todas as equipes que contribuíram para fazer acontecer o voo de hoje, e também aos nossos clientes por escolherem esta aeronave muito eficiente e capacitada para proporcionar-lhes uma vantagem no mercado. Estamos ansiosos por uma bem-sucedida campanha de testes de voo e pela entrada em serviço do A330neo em 2018”.

A Airbus desenvolveu um programa de desenvolvimento acelerado do lançamento até a primeira entrega do A330neo. Isso incluirá 1.100 horas de voo para a campanha do A330-900 – para obter a sua Certificação de Tipo da EASA e da FAA em meados de 2018. Outras 300 horas de voo também estão alocadas para a campanha de teste de voo de certificação do próprio A330-800 – que começará no momento certo.

Estas respectivas campanhas serão realizadas em um ambiente do tipo “companhia aérea”, assegurando a máxima maturidade e confiabilidade da aeronave em sua entrada em serviço (EIS) com o operador de lançamento para o A330-900, que será a TAP Portugal. Esta fase também definirá a documentação madura da aeronave, que estará disponível para os operadores de companhias aéreas por ocasião da EIS.

Em geral, as campanhas completas de testes de voo para ambos os modelos serão realizadas por dois A330-900 e um A330-800, respectivamente. Para complementar esta série de aeronaves dedicadas de testes de voo, a primeira aeronave A330-900 de produção normal será encarregada de também validar a cabine de passageiros Airspace completa.

Lançado em julho de 2014, o A330neo é a última geração da linha de produtos A330 líder do mercado da Airbus, e possui duas versões: o A330-800 e o A330-900. Ambas as aeronaves widebody incorporam os novos motores Rolls-Royce Trent 7000, e as novas naceles, suportes de motor de titânio, novas asas, e uma Cabine de Passageiros Airspace by Airbus. As novas características mais visíveis do A330neo são as novas envergaduras de asa com um total de 64m (maior que a envergadura de 60,3m do CEO) e os especialmente desenvolvidos Sharklets de asa curvos – que se baseiam na tecnologia do A350 XWB.

Menos visível, mas igualmente importante, é a implementação de aprimoramentos aerodinâmicos aperfeiçoados em 3D ao longo do perfil geral da asa. Enquanto isso, os motores Trent 7000 oferecem melhorias de dois dígitos na queima de combustível e a operação mais silenciosa graças aos mais recentes componentes de tecnologia, materiais, nova entrada de ar “zero-splice” e nacele de materiais compósitos, o suporte de motor “fully-flared” e também o maior rotor dianteiro (112 polegadas de diâmetro) de rotação mais lenta, com uma razão de diluição de 10:1 – em comparação com a razão típica de 5:1 dos motores turbofan de gerações anteriores.

Tanto o A330-800 como o A330-900 acomodarão até 10 passageiros a mais do que seus respectivos antecessores, graças aos seus novos interiores Airspace, que apresentam diversos viabilizadores na cabine para liberar um espaço mais útil de cabine – garantindo assim que cada passageiro possa se beneficiar de um nível de conforto real e de uma experiência em voo significativamente melhores em comparação com o que é oferecido por qualquer aeronave concorrente do mercado em sua categoria. O A330-900 maior acomodará até 287 assentos em um layout típico de três classes, enquanto o A330-800 normalmente acomodará 257 passageiros em três classes.

Até o momento, 12 clientes fizeram encomendas totalizando 212 A330neos.

DIVULGAÇÃO: Airbus

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Mauricio_Silva

Olá.
O A-350 deveria ser o substituto “natural” da família A-330/340. Para quê o desenvolvimento de uma versão “neo” do A-330?
Estranho…
SDS.

Nonato

Isso já foi amplamente debatido em revistas do ramo.
Se não me engano preço…

EduardoSP

A versão encurtada do A350, o A350-800 vendeu muito pouco. Ao reduzir uma aeronave ela fica mais ineficiente, pois sua estrutura básica foi calculada para um peso maior. Isso ocorre porque ao reduzir o tamanho da aeronave a redução de peso daí decorrente não é proporcional à redução da quantidade de passageiros que podem ser transportados. A relação massa/número de passageiros aumenta. A Airbus então achou que para competir com o 787 na faixa de 250/300 passageiros poderia utilizar uma versão modernizada do A330. Embora a nova versão do A330 deva ter um custo operacional maior do que o 787,… Read more »

Nonato

Eduardo, você fez um bom resumo do que li há uns 2, 3 anos na avião Revue… Interessante essa critica inicial ao A330 modernizado, a criação de uma aeronave nova (A350), e depois a volta para o A330 neo. E pelo menos por enquanto mantêm também o ceo, aparentemente, mais barato ainda… Três opções: A330 neo e CEO e o A350. Você ou alguém poderia resumir mais ou menos as características e faixas de mercado (alcance e Pax) dos principais aviões da Boeing e da Airbus? Tipo 737 e A320 (famílias) mais vôos nacionais e, se não me engano, numa… Read more »

Mauricio_Silva

Olá.
É verdade, a versão 800 do A-350 foi cancelada pela “pequena” demanda. Mas o desenvolvimento da versão “neo” do A-330 não foi assim “uma pechincha” também.
Sei lá, parece que faltou “paciência” da AIRBUS com o A-350-800. Essa versão poderia substituir o A-330 com vantagens. E “economizar” na logística de fabricação da empresa.
Mercado de aviação é uma coisa “estranha”…
SDS.

Nonato

Maurício.
Realmente é uma confusão só. RS.
A 330 e A340 derivados do A 300.
Uns que compartilham fuselagem e asas mas não motor.
Se não me engano, consta da versão em inglês da Wikipédia que uma companhia aérea específica pediu a remotorizacao do A330.
De qualquer forma acho salutar atirar para todos os lados.
Você ter opções para os clientes.
Ao que parece o A 330 neo terá os mesmos custos operacionais dos 787 mas com valor de aquisição 25% mais baixo…
Do jeito que o setor aéreo se preocupa com custos..

EduardoSP

Essa página da Wiki em inglês tem muitos dados comparativos de aparelhos da Airbus e Boeing. O rextô também é interessante.
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Competition_between_Airbus_and_Boeing

EduardoSP

…texto também é interessante.

Rinaldo Nery

A Azul adquiriu 5 unidades.

Carlos Alberto Soares

Caro Cel R. Nery,
e os A 350 ?
_________________________

Vou ter muitas saudades dos quadrijatos, 747 e 340,
dos Tri-Jatos DC 10, MD 11 e o Tristar L-1011(TAP e Air Marroc).
_________________________

Fim do Glamour.

Cada vez mais teremos mais Bi !