MiG-21UM

MiG-21UM da Sérvia

Segundo o Jane’s, a Força Aérea da República da Sérvia e a Defesa Aérea recentemente groundearam seus últimos caças operacionais MiG-29 devido a um incidente de ingestão de pássaros, fato revelado durante uma sessão do comitê de segurança e assuntos internos da Assembléia Nacional da Sérvia, em 12 de setembro.

A missão de alerta de reação rápida (QRA) da nação é agora conduzida por um par de treinadores a jato “Mongol-B” MiG-21UM obsoletos e modificados para levar mísseis ar-ar curta alcance R-60, guiados por infravermelho.

O deputado Miroslav Lazanski disse ao comitê que a missão do QRA sérvio será ineficaz, já que o MiG-21UM não tem canhões e que a Sérvia precisa urgentemente dos seis MiG-29 anunciados como doação pela Rússia em 2016.

O governo sérvio informou em abril que fez economias orçamentárias de cerca de 480 milhões de euros (US$ 516 milhões) no primeiro trimestre de 2017 e quer injetar quase 10% dessa soma na indústria da defesa, segundo o primeiro-ministro Aleksandar Vucic.

A Sérvia exporta armas pequenas, sistemas de artilharia, mísseis, munições e vários equipamentos através de 173 empresas licenciadas para dezenas de países, incluindo os Estados Unidos, Israel, Canadá, Mianmar e Arábia Saudita.

O orçamento militar da Sérvia para 2017 representa 1,39% do PIB, ou cerca de US$ 503 milhões. O país é militarmente neutro e tenta equilibrar-se entre a OTAN e a Rússia, o aliado tradicional eslavo e ortodoxo cristão.

MiG-21UM armado com mísseis R-60
Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bosco

Não tem canhões ou não tem radar?

Tallguiese

Calma sem drama, é um caça march 2 tem misseis de curto alcance e não tem canhões ok! Instala um pod ventral e deixa o controle radar orientalo ate o local da interceptação. Assim pelo menos se mantem a prontidão até resolver os MIGs-29. Claro nao é o ideal mas o que tem pra hoje mas dá pra fazer. Não tá fácil pra ninguém, eita por…..

Robson

Os argentinos poderiam comprar alguns Mig 21 modernizados para quebrar o galho por enquanto…

Clésio Luiz

É, perto deles nós estamos arrotando caviar.

Caerthal

Parece que muitos pequenos países gostariam de algo bastante basico: Interceptador subsonico, treinamento avançado. Sem PC, turbinas de jato executico, armamemto .50, mísseis de curto alcance.

Rodrigo M

Impressionante como em toda matéria, sempre aparece algum estrategista militar de plantão elucubrando alguma solução mágica para a argentina..
Acho que eu sou o único brasileiro no mundo que quer mais é que os “hermanos” se F…..
Pronto, falei.
Agora é aguentar a turma politicamente certinha.

helio

Rodrigo M,

Eu só me preocuparia com a Argentina se não tivesse que me preocupar com mais nada… Mas que a piada é pronta, isso lá é…..

claudio

RODRIGO M reitero as suas palavras kkkk

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
Corsario137

A Servia já passou da hora de deixar de ser neutra e vir logo pro lado bom da força ?

Rafael_PP

Corsario137 21 de setembro de 2017 at 6:32 :
“A Servia já passou da hora de deixar de ser neutra e vir logo pro lado bom da força ”
.
O bombardeio de Belgrado – e outras áreas importantes do território – pela OTAN ainda reverbera em importante parcela da população/eleitorado sérvio. Irão mais alguns anos, até sua classe política conseguir unir o país em um projeto maior de integração com o ocidente.

André Luiz.'.

Corsario137 21 de setembro de 2017 at 6:32
A Servia já passou da hora de deixar de ser neutra e vir logo pro lado bom da força ” —
Lorde Vader não endossaria suas palavras…! 😛

Luiz Trindade

Bosco 20 de setembro de 2017 at 19:23
Não tem canhões ou não tem radar?

Bosco,

O radar é um antigo, talvez melhorado num aperfeiçoamento feita talvez por Israel e metralhadoras são casulos na asas.

Robson

Uma pessoa que deseja mal aos outros diz muito sobre si mesma… Talvez um sentimento de inferioridade, talvez uma perversão psiquica ou moral… uma enfermidade afeminativa de recalque… Voltando ao tema… A FAA precisa de uma aeronave barata de adquirir, operar, que possa realizar interceptações de voos ilícitos realizado por aeronaves rapidas e manter a doutrina de combate da Faa. O Mig 21 não é o ideal, mais nesse momento de vacas magras seria uma alternativa. uma solução bem simples, mais que quebraria o galho… A Servia, que enfrentou a Otan sozinha está indo nesse caminho até colocar as coisas… Read more »