Demonstrador A-29B Super Tucano - 1

Nas imagens de divulgação, o Demonstrador Embraer A-29B Super Tucano que está presente no Dubai Airshow. O avião, que acaba de ter confirmada a encomenda de 6 unidades para o Líbano, está sendo apresentado com um esquema de cores especial.

A venda para o Líbano é a segunda dentro do escopo do programa LAS (Light Air Support) da USAF, em parceria com a Sierra Nevada Corporation dos EUA. A primeira compreende a entrega de 20 aeronaves para o Afeganistão.

A venda para a Força Aérea Libanesa abre as portas do Oriente Médio para o Super Tucano, considerado o melhor avião de ataque leve e apoio aéreo aproximado da atualidade.

Demonstrador A-29B Super Tucano - 2

Demonstrador A-29B Super Tucano - 3

Demonstrador A-29B Super Tucano - 4

Demonstrador A-29B Super Tucano - 5

Demonstrador A-29B Super Tucano - 6

Demonstrador A-29B Super Tucano - 7

Demonstrador A-29B Super Tucano - 8

Demonstrador A-29B Super Tucano - 9

Demonstrador A-29B Super Tucano - 10

Demonstrador A-29B Super Tucano - 11

Demonstrador A-29B Super Tucano - 12

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio Veiga

Sinceramente, não gostei deste esquema de pintura, não combinou com a “alma’ militar da aeronave …

Abraço.

Wesley

Fotos belíssimas!!

Robson Bandeira

Muito frufru pra um matador!!!

Paula Tejando

Pintura horrível!!!

Tiago Silva

Para um demonstrador gostei da pintura tomara que seja o prenuncio de mais vendas do pequeno notável.

Adam

Pelo jeito as .50 nas asas ficaram no passado. Ou será que alguém ainda faz uma encomenda com elas.

Claudio Moreno

Olá Senhores!

Notei a ausência das .50 na raiz das asas. Quanto ao esquema da cores na fuselagem, trata-se de uma estratégia de marketing, uma forma de gravar o nome da aeronave.
Notem os senhores que o Gripen NG ou o futuro F-39E/F da FAB, tem a imagem de uma ave nórdica de rapina pintado na fuselagem…

Alem

Um avião lindo desse e esse povo “autentico” preocupado com pintura?

Carlos

Adam, as .50 são essenciais no A-29, já que uma de suas principais funções é do de interceptar pequenas aeronaves em baixa velocidade.

No caso de um demonstrador, não é necessário.

JT8D

Dá pra ver os orifícios tapados nas asas nas posições das .50. Imagino que elas apenas tenham sido removidas, o que é normal em grandes translados

Alexandre Samir Maziz

Bela aeronave orgulho nacional , ai lanço uma pergunta no ar todos nos sabemos que a Embraer é competente será com os devidos investimentos e incentivos pontuais será que ela não teria condições de desenvolver um bom Caça nacional de superioridade aérea ??

Doug Rodrigues

Acho que o armamento não foi contemplado na montagem do demonstrador, por isso a falta inclusive das .50.
Quem sabe um outro demonstrador com armas também possa ser feito para demonstrar a capacidade do ST, igual ao mock-up do NG.

JT8D

Alexandre, um caça de superioridade aérea é um projeto caríssimo. Quem faz geralmente conta com subsídios estatais diretos ou indiretos, incluindo encomendas significativas da Força Aérea do país do fabricante. Assim, com a capacidade atual de investimento do governo brasileiro, um desenvolvimento desse tipo seria impensável. Vamos é torcer para que o governo consiga pagar o que já deve à Embraer

Alexandre Galante

As ponto 50 foram reinstaladas para a exposição estática.

A-29B Abu Dhabi

Carlos

Aproveitando o espaço, alguém sabe informar sobre os voos de testes do KC-390? seria o máximo se o nosso verdão marrento estivesse nessa feira.

Cássio

Fotos muito bonitas

Engenheiro

Correto, a metralhadora é retirada para os translados. Além de diminuir arrasto, vc não pode voar com avião armado em muitos países…

Ramon Grigio

Nunca havia visto esses tanques de translado para o A-29. O que impede um operador de usá-los no lugar dos tanques convencionais? Para patrulhas de longa duração não seriam úteis?

Vader

Prezados Editores, parabéns pelo novo formato, mas tem como re-instalar o gadget da coluna de comentários dos leitores? De preferência com a primeira/segunda linha do comentário em questão?

É que fica mais fácil acompanhar o andamento das conversas…

ALFON

Caros editores, parabéns pelo novo layout da página do site. Muito bom,
Aproveitando a oportunidade e o tema ST, não vejo o dia em que nosso caça de superioridade aérea terá um nome mais nacionalizado como Harpia, em ato contínuo ao seu precursor, o Gripen que é o herdeiro mitológico das aves de rapina também. Assim fica tudo em família.

Rinaldo Nery

Claudio, a “ave nórdica” na deriva do Gripen é o Grifo, ser mitológico corpo de leão, asas e cabeça e águia. É o guardião dos templos. Gripen=Grifo. Esse é também o código de chamada do 2°/3° GAV, pois na sua bolacha há um Grifo. Eu sugeri esse código em 1995.

hamadjr

Este é sem dúvida um projeto de êxito de nossa indústria assim como será o KC-390, quanto ás cores é uma questão de opinião e ficou muito bom a interface do site, parabéns.

Luiz

Linda pintura… visto de perto, ao vivo, é mais belo ainda.

Alex

Quantos A29 temos no inventario da FAB.

Rommelqe

Lembrando que o A29 tem tambem a função de treinador, a bela pintura do tucano não distoa. Mas considerando que sua principal finalidade é bélica, acho que poderia ser divulgada uma imagem mais agressiva, com camuflagem digital,

Jesus R. Ribeiro

Alex, se não me falha amemória, a FAB fez a encomenda de 99 A-29 ST. Todos entregues.

marlon

bela aeronave e a melhor na sua categoria………

Mauricio R.

OFF TOPIC…

…mas nem tanto!!!

Marcando território.

“The United Arab Emirates (UAE) in particular has led the way in fielding this kind of capability in the Middle East, having introduced the IOMAX AT-802 Border Patrol Aircraft (BPA) into service some years back. The UAE has since donated a number of these aircraft to Jordan and Egypt, which is in the process of replacing the Archangel.”

(http://www.janes.com/article/55875/dubai-airshow-2015-light-strike-turboprops-centre-stage-in-the-uae)

Delfim

Vendo a aeronave sem as .50 e sem pintura militar, imagino que a Embraer poderia vender versões desmilitarizadas dos AT-27 e A-29 pra particulares, em uso esportivo.

Acredito que faturaria um bom trocado.

vmax

Prezados editores, o novo visual do site ficou muito bacana. Parabéns pelo sucesso.

Achei a pintura do demonstrador bonita.
Uma coisa que eu sempre me perguntei foi o porque escolher o nome “Tucano” para uma aeronave.
Homenagem à ave? Poxa, existem tantos pássaros mais malvados na nossa fauna. Eles são ótimos saqueadores e sempre estão sendo perseguidos por aves menores mas se alimentam basicamente de frutas.

Kratos

Legal o esquema de pintura alguém saberia dizer qual vai ser a do gripen ng?

joseboscojr

Vmax,
O Super Tucano é um tucano vindo de Krypton.

vmax

joseboscojr 11 de novembro de 2015 at 11:09

Vmax,
“O Super Tucano é um tucano vindo de Krypton.”

Hehehehe Bosco, ainda não me convenceu.
Até um quero-quero e coruja-buraqueira mete mais medo. Eu mesmo já levei rasantes incontáveis vezes apenas por chegar perto de ninhos.

Flanker

O nome Tucano, ou Super Tucano agora, deve-se ao tamanho e formato do bico da aeronave, que lembra o bico de um tucano, ave característica da fauna brasileira. O nome foi escolhido à época em um concurso realizado pela Embraer e FAB entre os cadetes da AFA.

carlos alberto soares

The Best, simples assim. Depois que começarem a atuar no Afeganistão e no Líbano as encomendas vão disparar e os USA ou sobre influência dos Âmis serão os maiores compradores felizmente. VIVA A EMBRAER !

carlos alberto soares

Aliás teremos novidades em breve sobre os ST, aguardem ….. ótimas novidades !

carlos alberto soares

Sobre essa Pintura, foi feito uma pesquisa na casa e chegou-se a conclusão que essa é a mais adequada a esse evento e por sua localização. Concordo em gênero e grau com ela, pintura linda, melhor impossível !

Rinaldo Nery

O nome Tucano foi escolhido por um Cadete Intendente chamado Panissa.

Luiz

Coisa linda esta pintura…

ALFON

Sr. Rinaldo Neri, muito coerente o nome Grifo escolhido para o 2º ao 3º GAV. Parabéns pela autoria e obrigado por compartilhar a origem do código.