Chegada primeiro H225M do 3_8

3º/8º GAv recebeu primeiro helicóptero do modelo H225M na semana em que completou 35 anos de atuação

A Helibras participou da cerimônia de incorporação do primeiro H225M do Esquadrão Puma (3º/8º GAv) na Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro. O evento teve a presença de Comandantes Operacionais e Logísticos da Força Aérea e vários convidados tendo como fundo os helicópteros Super Puma operados pelo Esquadrão.

A cerimônia de entrega do primeiro H225M ao 3°/8° GAv marcou também os 35 anos de criação do Grupo de Aviação. Nascido em 1980, o Esquadrão Puma foi batizado com o nome dos helicópteros que operava naquela época. Seis anos depois, os antigos Puma foram substituídos pelos Super Puma na realização de missões de Busca e Salvamento, Transporte, Evacuação Aeromédica, SAR, dentre outras.

O mais moderno helicóptero da família, o H225M, irá operar dentro do mesmo leque de atividades do Esquadrão, além de estar preparado para atuar também em situações de catástrofes naturais e em grandes eventos que o país possa receber.

Essa aeronave oferece uma extensão operacional às atividades da Força, especialmente pela capacidade de voos durante o dia e a noite. E antes mesmo do recebimento, os tripulantes realizaram treinamentos para dominarem a nova máquina.

As aulas foram ministradas pelo Esquadrão Falcão (1º/8º GAv, de Belém), unidade que implantou o H225M no seu acervo em 2011. Foram realizados treinamentos em voos diurnos e noturnos básicos, IFR (Voo por Instrumentos), treinamento de situações de pane em um dos motores, resgate na água e demais usos das modernas tecnologias e sistemas do helicóptero. A formação ainda incluiu técnicas de manutenção e atividades com a equipe de resgate.

FONTEConvergência Comunicação Estratégica

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Washington Menezes

Parabéns a FAB

Douglas Schuindt

Alguém sabe o que será feito dos H-34?

Nazario

A FAB deveria criar mais esquadrões com H e usar os super pumas tipo em Florianópolis e na Amazonia

jJuarez

Os SP deverão ser vendidos.

Grande abraço

André Lourenço

Sei não, pela grana desse contrato poderia ter coisa melhor, acho esse modelo já obsoleto, o NH 90 já está um passo a frente na Europa operando na Itália, Portugal, Alemanha ente outros.

Jonas Baros

Recentemente tenho visto vários questionamentos sobre o exército ter aeronaves de asa fixa (transporte ou/e CAS). Muitos aqui afirmam que o exército não necessita dessas aeronaves e que se deveria haver maior integração entre as forças isso, segundo alguns, é uma forma eficiente de alocar os poucos recursos que as FAs recebem. Com isto em mente, quais as diferenças de emprego entre os H225M (e helicópteros de modo geral) do exército e da Aeronáutica? Se o pensamento para aeronaves de asa fixa é válido, porque a FAB não presta apoio logístico no transporte de tropas usando seu meios de asas… Read more »

jJuarez

André, Deus nos livre, já temos um manco, arrumar um firulex torto daqueles. Chega, da Airbus já tivemos que engolir todas as merd…..inoperáveis possíveis…

Grande abraço

Oganza

André Lourenço, vá saber mais sobre o NH-90… akilo não está operacional full em lugar algum… até o assoalho estava se desfazendo na Alemanha… na Austrália eles pedem penico acima de 30 ºC… a versão naval francesa inaugurou um novo e inédito problema: o acúmulo de sal e oxidação estavam impedindo as portas de fecharem… Então pare. A Airbus não sabe e nunca soube fazer um helo militar de nota… TODAS as suas versões mil são projetos anteriores a sua própria existência… inclusi ai a estrovenga gambiarra que é a nossa Kombi. Ps.: exeto o Tiger. Outra bomba diga-se de… Read more »

Jr

Não dá idéia André, a situação dos NH-90 é pior que a situação desses nossos H-225M.
Juarez, será que nosso amigos chilenos se interessariam pelos super pumas?

jJuarez

Os da MB talvez, claro que eles vão ter se acostumar a voar tortos e cabrados com aquelas merd…..

Grande abraço

Alfredo Araujo

“”Oganza
21 de setembro de 2015 at 21:42 #
André Lourenço,
vá saber mais sobre o NH-90…””
.
.
Ai é pedir de mais !!
Exigir pesquisa antes de postar ??? NUNCA !!!

Mauricio R.

“Se o pensamento para aeronaves de asa fixa é válido, porque a FAB não presta apoio logístico no transporte de tropas usando seu meios de asas rotativas, liberando…” Veja aqui um pouco da integração EB/FAB: (http://www.forte.jor.br/2015/09/01/1a-brigada-de-infantaria-de-selva-rodizio-dos-4o-e-5o-pelotoes-especiais-de-fronteira/) O “melhor dos mundos” seria a FAB operando helicópteros tipo “Chinook”, “Halo” ou “King Stallion”, uns poucos BH e algumas poucas “Kombís”. Ficando a maioria da “Kombís” p/ o EB e a MB. Infelizmente não é assim. A RAF é praticamente mobiliada somente de “Chinooks”, em alguns anos devem chegar a 70 células apesar de uns poucos “Pumas HC-2”, pois os “Merlin HC-3/3A” estão… Read more »

Rinaldo Nery

Os heli do EB executam, prioritariamente, assalto helitransportado, carregando suas próprias tropas. Até porque lançamento aeroterrestre, como na invasão da França no Dia D, quase não existe mais devido à vulnerabilidade das aeronaves de transporte.
Os heli da FAB, prioritariamente, realizam busca e salvamento em tempo de paz, e resgate SAR em combate.
As duas Forças tem sua doutrina própria, e não dá pra misturar as coisas.

André Lourenço

Pode ser outro modelo, o que estou dizendo é que essa parceria Franco Brasileira nunca pesa mais para o nosso lado, me refiro aos custos em relação ao Black Halk por exemplo, que me parece ser uma boa opção, quanto realmente estamos pagando por cada helicóptero ! O LULA fez maior besteira em trazer o Miragem 2000 CB, na verdade, tinha que ter trazido era o 2000-5 que ainda estaria operacional e impondo algum respeito apesar dos altos custos de operação. poderia ter batido o pé porque somos grandes clientes dos Franceses, caso contrários temos N opções no mercado para… Read more »

André Gomide

Repetindo…fechem os comentários.

Wellington Góes

Alguém ai em cima escreveu NH-90 e Tiger?!?!

Não, por favor não!!!

Danilo José

Quero saber mesmo é quando vai chegar os Chinook´s do BavEx ???

Esses sim fazem toda diferença para transporte de tropas e cargas !!!

Juarez

Nas atuais CNTPs só quando a galinha criar dente. Dólar a 4,15, há,há, de graças a Deus se o EB conseguir manter um terco da frota voando. Vai faltar hangar para guardar células……
G abraço

Mauricio R.

OFF TOPIC…

…mas nem tanto!!!

Não é pq o helicóptero é grande, que ele faz de tdo, o diabo como diz o ditado, está nos detalhes:

(http://www.livefistdefence.com/2009/01/boeing-presentation-to-iaf-comparing.html)

PS: Chora FAB; chora BavEx!!!

Narciso Moura

Esses helicópteros deveriam estar com o exército, eles não são importantes para missão da FAB, mas como todo o resto nesse país, todas coisas estão fora de seus lugares.

Pedro

Tem mais uma coisa em relação ao NH90, Portugal nao chegou a completar a sua presença no densenvolvimento e saiu depois de ter gasto cerca de 130/150 milhões de euros… No entanto discordo da imagem que teem dele, ele é muito belo e eficaz, mas cada Força tem de o adaptar às suas necessidades, exemplo do EH101, alguns clientes reclamaram, inclusive Portugal, mas no final, todos concordam que o escolheram porque era o melhor no seu trabalho… Agora se o NH90 acumula sal nas portas, isso é simples, troquem lhes as portas, nao esquecer que este heli é bem mais… Read more »

Mauricio R.

OFF TOPIC…
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…mas nem tanto!!!
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Entre a cruz e a espada: CH-47F X CH-53K, mas é lá na Alemanha:
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(http://snafu-solomon.blogspot.com.br/2016/01/ch-47f-or-ch-53kgermany-soon-to-decide.html)
.
PS: Chora FAB; chora BavEx!!!

Iväny Junior

A “kombi” é Lixo.
O Tiger é um bom heli de ataque, mas a missão aí é outra.
Nesse nível, existe o Merlin, que é realmente muito bom, ou o velho Super Puma (que ainda sai novo, AS 532).