segunda-feira, novembro 29, 2021

Gripen para o Brasil

Prossegue a atualização dos MiG-21 croatas na Ucrânia

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

MiG-21 da Croácia - reparo e atualização na Ucrânia - foto MD Croácia

A Ukroboronprom State Concern informou nesta quarta-feira, 7 de maio, que as instalações aeronáuticas de Odessa, na Ucrânia continuam realizando os serviços de reparo e atualização dos caças MiG-21 da Croácia, conforme contratado e dentro dos prazos estabelecidos pelo Ministério da Defesa da Croácia. 

Segundo o executivo Oleksandr Stecenko da Ukroboronprom, conglomerado que reúne diversos empreendimentos de defesa da Ucrânia, foram resolvidos todos os problemas técnicos para se chegar ao cronograma de trabalhos, permitindo que três aeronaves MiG-21 BIS estejam  na fase de montagem e finalização.

MiG-21 croata - foto MD Croácia
MiG-21 da Croácia com padrão de pintura antigo. Comparar com o padrão das aeronaves que passam por reparo e atualização na Ucrânia, da foto do alto – foto Min. Def. da Croácia

Outras três aeronaves já foram testadas após o reparo, das quais uma (MiG-21 UMD) se encontra na fase de pintura e duas (MiG-21 BIS) estão preparadas para transporte. A imagem acima, de um MiG-21 com a camuflagem em uso na Croácia, pode ser comparada com a nova pintura da foto do alto.

O reparo e atualização de outras aeronaves (três MiG-21BIS e três MiG-21UMD) estão sendo realizados nas instalações de Odessa, conforme a nota divulgada.

Chegada do primeiro MiG-21 croata modernizado na Ucrânia por via terrestre - foto 2 MD CroáciaSobre os testes de voo das primeiras aeronaves após a realização dos trabalhos, estes já haviam sido noticiados no início de abril pelo Ministério da Defesa da Croácia. Os dois primeiros MIG-21 BIS foram testados e inspecionados com sucesso por uma equipe do ministério, que realizou a recepção preliminar e revisão da documentação. Os voos foram realizados pelo coronel Ivan Selak em 31 de março, e permitiram constatar que os problemas anteriores com o equipamento de navegação foram resolvidos.

A entrega à Croácia do primeiro de cinco jatos MiG-21 que passaram pelos trabalhos em Odessa foi feita em 12 de abril, por caminhões (passando pela Hugria) que trouxeram a aeronave à Base Aérea de Pleso, como mostram as fotos ao lado e abaixo.

Chegada do primeiro MiG-21 croata modernizado na Ucrânia por via terrestre - foto MD Croácia

FONTES / FOTOS: Ukroboronprom State Concern e Ministério da Defesa da Croácia (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em inglês)

NOTA DO EDITOR: os números da nota da Ukroboronprom são confusos, e as notas do Ministério da Defesa da Croácia não ajudam muito. Porém, o site Flightglobal, recentemente (veja primeira matéria dos links a seguir) informou que “o projeto inclui a revisão de sete aeronaves e o fornecimento de cinco exemplares monopostos adicionais que estão sendo modernizados e equipados segundo as especificações da Força Aérea Croata.”

VEJA TAMBÉM:

- Advertisement -

8 Comments

Subscribe
Notify of
guest
8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Iväny Junior

Ainda é um belo avião.

eduardo pereira

Bela aeronave, acho bonitao o Mig 21 ( o Fiat Uno da aviaçao, pois vai ter versoes e quantidade assim la na casa do titio Putin ,rs).

Bacana de + a revista ( a minha ja chegou ontem),parabens a todos .

Abraços

Flighting Falcon

Um clássico da aviação de combate mundial.

Quanto a revista, recebi a minha hoje, a noite promete kkkkkkk

Lyw

Tão com medo dos aviões serem derrubados pelos russos 😛

Clésio Luiz

Eu tenho o ETS2. Depois de entregar as cargas e tentar colocar o bruto nas vagas, passei a respeitar mais os caminhoneiros. É mais fácil pousar o F4U Corsair com vento cruzado num PA do que colocar uma carreta na vaga…

Vassili

Caro amigo Roberto F Santana,

A categoria “D” da nossa saudosa CNH é destinada à motoristas de veículos de transporte coletivo com mais de 8 lugares, ou seja, vans, microônibus e ônibus.

Para veículos dito de passeio que excedam os 3500kg de PBT é exigido a categoria “C”, porem ninguem mais gasta o suado din din com ela, preferindo pular direto para a “Delta”.

Abraços.

Vassili

mas voltando ao tópico do post, eu nunca fui fã do desenho do Mig-21. Mesmo ambos usando asas em formato delta, sou muito mais o Mirage III.

Este sim tem cara de interceptador de verdade……….

Últimas Notícias

Rússia testa caça MiG-31 com sistema ‘fly-by-wire’

Moscou, 26 de novembro./TASS/. A atualização dos caças-interceptadores de alta altitude MiG-31 aumentará a eficiência de suas missões, em...
- Advertisement -
- Advertisement -