Caças Mirage 2000 e Sepecat Jaguar incorporados ao Musal - 25 abril 2014

As aeronaves Mirage M-2000 e SEPECAT Jaguar GR.1 foram incorporadas, nessa sexta-feira (25/04), à coleção do Museu Aeroespacial (MUSAL). O Jaguar, desativado pela Real Força Aérea Britânica, foi doado ao MUSAL em 2012, e o MIRAGE M-2000, do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), realizou seu último voo no dia 31 de dezembro do ano passado, quando pousou no lendário Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro, sede do museu.

O JAGUAR e o M-2000 compõem agora a coleção de mais de 120 aeronaves do MUSAL. Durante a cerimônia, a unidade também recebeu a doação de 50 telas com temática aviação, oferecidas por artistas plásticos da antiga Associação Brasileira da Aviation Art (ABRARTA).

Doação 50 telas de aviation art ao Musal - 25 abril 2014

Dentre as autoridades e convidados que participaram da cerimônia estavam o Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo Roberto Cardoso Vilarinho, Diretor do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araújo, o Comandante da Universidade da Força Aérea, Major-Brigadeiro do Ar Paulo João Cury, o Adido de Defesa do Reino Unido e o Adido Aeronáutico da França.

Exposição – O Museu Aeroespacial participou das comemorações do Dia da Aviação de Caça, celebrado no dia 22 de abril, na Base Aérea de Santa Cruz (BASC). A unidade promoveu uma exposição sobre o Patrono da Aviação de Caça, o Brigadeiro do Ar Nero Moura e a apresentação de uma maquete interativa da Aeronave P-47, com matrícula D-4, a mesma que o então Tenente Aviador Rui Moreira Lima operou na Itália, na Segunda Guerra Mundial.

Essa e outras exposições importantes para aviação no Brasil seguem disponíveis na sede do MUSAL. Mais informações no site www.musal.aer.mil.br

FONTE / FOTOS: FAB

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jean-Marc Jardino

Tristeza ver um Mirage 2000 no museo, sendo ele um caça altamente usado em outros paises………

Mauricio R.

Agradeça que esse aí está no museu, por mim entregaria-o aos pombos!!!

Iväny Junior

Não gosto de ver nenhum avião ao relento. O musal ficou com algum Mirage III?

Ao invés de deixar a familia delta apodrecendo no relento em brasilia, deveriam ter levado todos par ao musal.

Jean-Marc Jardino

Bem em homenagem a essa fantastica aeronve……..

http://youtu.be/ATAMJgRhTNc

Iväny Junior

Exatamente, Anápolis.

Não gosto de aviões apodrecendo ao ar livre em qualquer lugar.

Iväny Junior

E ao recém chegado Jean-Jac, minhas boas vindas. Só te digo que se o custo de modernização praticado pela dassault não fosse tão proibitivo, as peças tão caras e a burocracia tão lenta, eles poderiam estar operacionais ou passando por um processo de modernização. Na prática, ainda são os melhores aviões que o brasil já teve.

Aprendiz

Boa tarde para todos!
Gostei deste vídeo com esta música! viajei, fiquei mais relaxado, show de bola!
Obrigado!
Aprendiz

Edcarlos Prudente

A FAB já teve B-17 e não tem qualquer exemplar dessa aeronave no museu aeroespacial. Por que não há nenhum B-17 preservado no Brasil?

Iväny Junior

O B-17 em recife por trás do aeroporto estava bacana quando fui lá recentemente.

Rinaldo Nery

Infelizmente, em Anápolis não há local coberto para abrigar a todos. Agora, até a chegada dos GRIPEN acredito que dá pra guardar mais alguns.
No pátio de desfiles da BAAN, ao lado do museu da ALADA, há um F-103, abrigado, nas cores originais da 1a ALADA, com uma placa onde há o nome de todos os Jaguares.

juarezmartinez

Vamos ver M 2000 pendurado em bases e praças Brasil afora, pois nossos parceiros estratégicos bloquearam as duas tentativas de reapssar as células a outras forças aéreas, a versão que corrde nos corredores é que seria um castigo pelo FX 2. Isto teria deixado muita gente descontente na força, pois geeraria um dinheirinho extra no orçamento.

Grande abraço

Mauricio R.

Com parceiro assim, quem é que precisa de inimigo…

Iväny Junior

Se fosse repassado à Índia, o dinheiro ia servir pra financiar uma farra extra. Que se espetem então, e fiquem bem conservados. Só não vale deixar enferrujando no relento.

Almeida

Gostei dele no MUSAL! Um jaguar ao lado de outro jaguar! 🙂

Mayuan

Se não pode vender dá pra tentar permutar com outros museus mundo afora e trazer coisas legais para o Musal ou outros museus brasileiros. Pra mim, adorno de praça devia ser estátua de político que é pra pombo cagar em cima. Avião nunca. Esses foram feitos pra voar ou serem guardados como jóias. Avião em praça deveria ser de cimento pra criançada brincar e despertar neles a vocação aeronáutica. Se eu tivesse a grana que o Eike já teve aproveitava esses e outros e fazia uma Thunder City brasileira.

Fighting Falcon

Nunão,
Além do Mirage do VI COMAR, tem um na entrada da III FAE aqui em Brasília.

Hercules Araujo

Só uma foto e pequena?