A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou no sábado, 18 de maio, vídeo com as aeronaves empregadas na operação Ágata 7, que mobiliza os militares das Forças Armadas no reforço da vigilância e monitoramento de 16,8 mil Km de fronteira seca.

Segundo a FAB, serão empregadas aproximadamente 70 aeronaves, entre turboélices A-29 Super Tucano, caças de alta performance F-5, aviões radar, aeronaves remotamente pilotadas (ARP), aeronaves de transporte e helicópteros.

Ainda segundo a FAB, a Operação Ágata 7 foi iniciada na manhã do sábado pelas Forças Armadas em toda extensão da fronteira brasileira com os dez países sul-americanos. Com o emprego de 25 mil militares e a participação de agentes das polícias federal, rodoviária federal, militar e de agências governamentais, esta edição é a maior mobilização realizada pelo governo brasileiro no combate aos ilícitos entre Oiapoque (AP) e Chuí (RS).

Veja abaixo mais um vídeo sobre a Ágata 7, e clique nos links da lista abaixo para saber mais sobre edições anteriores da operação:


FONTE: FAB

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wagner

Vamos patriotas, nenhum parabéns pela Operação Agata ??

Ahh mas se é para malhar o Ministro nossa, vem até o papagaio do cara, mas na hora de dar um pensamento positivo, não aparece um…

Pois eu digo : parabéns aos que atuaram na Agata !! Continuem assim !

Justin Case

Wagner, boa noite. No meu entender (e acho que também da nossa Constituição), esse tipo de operação é obrigação de Polícia Federal e Receita Federal. É evidente que o apoio das Forças Armadas é importante, mas eu não gosto de ver essas Forças assumindo responsabilidades na missão de polícia de fronteira. Essa não é a sua missão principal. Como também não é construir estradas federais, agir como empreiteira em aeroportos, substituir os órgãos de saúde na Amazônia, distribuir água no Nordeste com uma grande frota de caminhões pipa. E a Defesa Nacional, como fica? Sucateada? Para as Forças, no entanto,… Read more »

Justin Case

Amigos,

Só para dar foco no que eu comentei, vejam o segundo vídeo no tempo 44s, quando são citados os objetivos da operação.
Depois podem checar a Constituição, as Missões das Forças Armadas, da Polícia Federal, da Receita Federal e até do Ibama.

Justin

Colombelli

Justin, eu trabalho na área jurídica, e assino embaixo do que vc disse. Teve de ser criada uma lei para conferir poder de polícias para as forças armadas, que atuam em situação anômala. Quem tinha de fazer isso, e constantemente, são as polícias, ou até uma “guarda nacional”.´Se esta missão é cumprida sem prejuízo da missão constitucional, de defesa, não há problema, mas se começar a tirar o foco, ai há um problema e sério. Forças armadas são feitas pra guerra, e as pessoas tem que entender que o lugar delas não é nas ruas. A doutrina e o treinamento… Read more »