Mirage F1 no Báltico: primeiro desdobramento de Siauliai para Kaunas

1

Jatos Mirage F1CR franceses em voo - foto MD França

Segundo nota divulgada pelo Ministério da Defesa da França nesta sexta-feira, 17 de maio, jatos Mirage F1CR da Força Aérea Francesa realizaram seu primeiro desdobramento da base de Siauliai para o aeroporto de Kaunas, ambos na Lituânia. A missão, realizada no dia 9, faz parte da operação “Air Baltic 2013” do destacamento francês, que cumpre um rodízio de forças aéreas da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para proteção do espaço aéreo dos três países bálticos, Letônia, Lituânia e Estônia.

A missão faz parte da manutenção em condições operacionais do destacamento francês, consistindo no desdobramento de dois aviões de caça para uma outra localidade. Participaram duas tripulações de Mirage F1CR, acompanhadas de uma dezena de mecânicos e militares dos serviços essenciais, no aeroporto de Kaunas.

Desde 26 de abril os pilotos já haviam se familiarizados com aquela região, para o caso de ser necessária uma missão de interceptação de aviões não-identificados que se comportem como intrusos do espaço aéreo dos países bálticos. E, a partir de 30 de abril, o destacamento francês composto de 90 militares e 4 jatos Mirage F1CR assumiu a missão, com duração de quatro meses.

Jatos Mirage F1CR franceses desdobram-se no aeroporto de Kaunas na Lituânia - foto MD França

FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da França (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

NOTA DO EDITOR: reparar nas cores das faixas dos mísseis de guiamento infravermelho Magic II das pontas das asas das aeronaves, em tons de marrom ou alaranjados, que indicam serem artefatos ativos, para uso real. Caso fossem mísseis de treinamento, as cores seriam azuis conforme a parte do míssil que estivesse inativa (ogiva, motor ou sensor). Clique nas imagens para ampliar.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Andrade

Este avião, apesar de ser já ultrapassado, é um dos mais lindos já projetados. A dinastia Dassault realmente fez história. Como dizia Marcel Dassault: ” Se o avião é bonito, voa bem!!!”