LAAD 2013: notas da Embraer sobre contratos com a FAB para manutenção do Super Tucano e venda ao Senegal

0

A-29B  - foto Nunão - Poder Aéreo

As notícias  já foram dadas aqui no Poder Aéreo – reproduzimos trechos das notas da Embraer, abaixo, para complementar as informações já veiculadas com mais detalhes fornecidos pela empresa e declarações de autoridades da Força Aérea Brasileira sobre os contratos.

 –

Embraer Defesa & Segurança fornecerá apoio logístico para a frota de A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira

 –

A Embraer Defesa & Segurança e a Força Aérea Brasileira (FAB) assinaram em 10 de abril de 2013, na LAAD Defence & Security, um contrato para fornecimento de suporte logístico e serviços para a frota de 92 aeronaves A-29 Super Tucano operadas pela FAB. O Programa de Suporte Logístico Integrado (PSLI) contempla o provimento de materiais de consumo para atendimento às manutenções programadas e não programadas, reparo e revisão geral de componentes, suporte aos conjuntos de trem de pouso e hélice, suporte técnico especializado, bem como a logística integrada de movimentação de materiais e planejamento.

O contrato, no valor total de 252 milhões de reais, inclui um pacote de serviços básicos que somam 223 milhões de reais e a cobertura de serviços extraordinários, no valor de 29 milhões de reais, por um período de cinco anos.

O PSLI é uma solução integrada que aumenta a capacidade e a prontidão da frota para realização de missões, com preço fixo e requisitos de desempenho definidos. O programa é baseado em um modelo de negócios de planejamento de longo prazo, com integração de uma ampla rede de parceiros e fornecedores e por meio de uma gestão centralizada com significativa redução dos custos operacionais e de suporte.

“Estamos confiantes de que a solução apresentada pela Embraer Defesa & Segurança contribuirá para garantir a operação destas aeronaves em condições de excelência” disse o Tenente-Brigadeiro do Ar Helio Paes de Barros Junior, Comandante-Geral de Apoio da FAB. “Além de permitir à FAB uma utilização eficiente e econômica de sua frota.”

Embraer Defesa & Segurança fará conversão dos Super Tucanos da Esquadrilha da Fumaça

 –

A Embraer Defesa & Segurança e a Força Aérea Brasileira assinaram em 10 de abril, na LAAD Defence & Security, um contrato para prestação de serviços aeronáuticos de engenharia, projeto, pintura, modificação e reconfiguração, entre outros, para adequação e operacionalização de 12 aeronaves A-29 Super Tucano, do acervo do Comando da Aeronáutica, no perfil de emprego do Esquadrão de Demonstração Aérea, também conhecido como “Esquadrilha da Fumaça”.

Este contrato, no valor total de 16 milhões de reais, inclui um pacote de serviços aeronáuticos que somam 10,1 milhões de reais e a opção para o fornecimento de equipamentos de apoio no solo e de serviços adicionais que somam 5,9 milhões de reais.

troca de comando no EDA - AFA DEZ2013 - foto Forcas de Defesa - Guilherme Poggio 7

“O ingresso do A-29 Super Tucano nas cores da Esquadrilha da Fumaça é motivo de orgulho para a FAB, pois representa uma oportunidade ímpar de divulgar um produto concebido em conjunto com a indústria aeronáutica brasileira pelo mundo e também a sua marca tecnológica”, disse o Tenente-Brigadeiro do Ar Helio Paes de Barros Júnior, Comandante-Geral de Apoio da FAB. “O Super Tucano adicionará potência e robustez às demonstrações do EDA.”

Embraer Defesa & Segurança assina contrato comercial para venda de Super Tucanos com a Força Aérea do Senegal

A Força Aérea do Senegal assinou em 10 de abril, na LAAD Defence & Security, contrato comercial para aquisição de três aviões turboélice de ataque leve e treinamento avançado A-29 Super Tucano, da Embraer Defesa & Segurança. O evento contou com a participação do Ministro da Defesa do Brasil, Celso Amorim, o Ministro da Defesa do Senegal, Augustin Tine, o Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro Juniti Saito, e o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea do Senegal, Ousmane Kane, entre outras autoridades.

O pedido inclui apoio logístico à operação e a instalação de um sistema treinamento para pilotos e mecânicos (TOSS) no Senegal, tornando a Força Aérea daquele país autonôma na formação de pessoal qualificado. As aeronaves serão empregadas em missões de vigilância de fronteira e segurança interna. Com esta encomenda, o Senegal se torna o quarto cliente de Super Tucano no continente africano. O financiamento será feito pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Treze clientes já selecionaram o A-29 Super Tucano no mundo todo. O modelo, que está em operação em nove forças aéreas na América Latina, na África e na Ásia, já superou a marca de 180 mil horas de voo e 28 mil horas de combate. Com mais de 210 encomendas e mais de 170 unidades em operação, o Super Tucano é capaz de executar uma ampla gama de missões, que incluem ataque leve, vigilância, interceptação aérea e contra-insurgência.

FONTE: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments