Su-27UB_Belarus

As Forças Armadas da Bielorrússia irão substituir uma estação de radar russa por uma constrída localmente, além de aposentar seus caças de origem soviética, Sukhoi Su-27, informou o ministro da Defesa bielorrusso Yury Zhadobin nesta terça-feira.

A estação de radar russa P-18 será substituída pelo radar de fabricação nacional Vostok (Oriente), disse ele.

“Os testes de campo serão concluídos no primeiro semestre do ano. No segundo semestre, vamos colocá-la em funcionamento “, disse ele.

Anteriormente, as Forças Armadas da Bielorrússia colocaram em funcionamento o radar “Rosa”, construído localmente, em funcionamento, disse o ministro.

Ele não especificou qualquer razão por trás da substituição.

Zhadobin também disse que Belarus aposentará em breve seus caças Sukhoi Su-27 Flanker.

Todos os Su-27 da Bielorrússia já foram “groundeados”. A nação pós-soviética já havia aposentado seus caças-bombardeiros Su-24.

“A Su-24 é um sistema ofensivo. Quem é que eu vou atacar e onde? Além disso, esta aeronave perdeu sua utilidade. E decidiu-se retirá-los de serviço”, disse Zhadobin.

Ele disse que a decisão sobre o Su-27 ainda não era final.

“Eu acredito que vai ser finalizado, apesar de tudo,” ele disse.

As Forças Armadas da Bielorrússia vão continuar usando o seu Sukhoi Su-25 Frogfoot e o MiG-29 Fulcrum, acrescentou.

“Este ano [dois] MiG 29 serão modernizados”, disse o ministro.

Embora ele tenha afirmando que a Rússia é o principal parceiro estratégico da Bielorrússia, ele disse que a China é o seu segundo parceiro mais importante do setor de defesa e tecnologia.

“Bons negócios tem sido feito nos últimos anos sobre questões relacionadas com a cooperação na defesa e setores de tecnologia, treinamento de pessoal e exercícios conjuntos [com a China]”, disse o ministro.

FONTE: RIA Novosti (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giordani

“O Su-24 é um sistema ofensivo. Quem é que eu vou atacar e onde?”

Esse pensamento não se aplica ao AMX????

No mais, fora a Ucrânia, o resto das repúblicas socialistas soviéticas eram apenas fonte de matéria prima…a Rússia sofreu com a perda dos cérebros ucranianos…

Alfredo Araujo

Giordani…

Eu acho q ele quis dizer q para a Bielorrússia, o Su-24 seria mais estratégico do q tático… Pode ver q o Su-25, outro avião de ataque, porém com perfil de missão diferente, permanece nas filas bielorrussas…

edurval

Su27 Aposentado = Possível Tampax ? 🙂

Uma pena que não temos como comprá-los

Fiz a comparação do A-1 com o SU 35 da coleção da D’Agostini e meus amigos o A-1 tem praticamente a metade do tamanho do Su35.

Imagino como deve ser impressionante para nossos aviadores ficar ao lado de um avião desse porte.

Baschera

Bom…se o político ucraniano pensa assim… problema deles…. então elimine as FFAAs e pronto…. depois… se a corda apertar…chamem os russos ou os chineses !

O AMX tem funções semelhantes ao Su-25 …apoio cerrado e ataque ao solo…em velocidades sub-sônicas.

O Su-24 é uma aeronave supersônica de funções um pouco diferentes…. ataque estratégico ou tático, e deve estar custando caro mante-los em funcionamento.

Mas, aposentar Su-27…. acho temerário e precoce…. visto inclusive ainda serem fabricados e seu último cliente foi o Vietnã recentemente.

Sds.

Edcarlos Prudente

Novo radar, modernizando MIG-25 e aposentando aeronaves caras de manter, porem ainda utilizáveis! Isso é uma customização dos recursos, vai reduzir a força que contará com equipamentos mais modernos e em menor quantidade.

Esses SU-27 podem virar SU-30?

Mayuan

Minha dúvida é parecida com a do EdCarlos. Aposentar o Su-24 eu entendi. Manter os Su-25 mais baratos de manutenção também entendi. Agora, aposentar os Su-27 e manter os Mig 29? Os custos do Mig 29 são tão menores assim? As capacidades são maiores que dos Su-27? Se as duas perguntas tiverem respostas não, a única teoria que vejo é terem uma frota grande de Mig e pequena de Su-27 assim modernizariam o que tem mais pra uniformizar e ter algo que preste por algum tempo. É isso?

Vader

Su-27 = beberrão defasado. Um verdadeiro dinossauro da era soviética indo pra vala.

Alfredo Araujo

Para esses países pequenos, nada melhor q um F-16 ou Gripen…
Aviões muito capazes, multifuncionais e muito mais em conta q esses dinossauros…

Soyuz

Me parece coerente sim estas “aposentadorias”. O que esta se renunciando é a capacidade de ataque e interdição a longa distância, coisa que a Bielorrússia não vai fazer contra a OTAN nem contra a Rússia e a capacidade de superioridade aérea, novamente coisa que não terá contra nenhum destes dois atores. Não esta se renunciando a capacidade de interceptação de aviões não identificados, como UAV´s, aviões de inteligencia de sinais, violações do espaço aéreo por vôos de transporte não autorizados, invasão de espaço aéreo por ativistas políticos (como no celebre caso dos lançamentos dos ursinhos de pelúcia com propaganda politica)… Read more »

eduardo pereira

Sei nao isso pode virar tampax sim, e dizerem aos berros que foi compra de oportunidade enfiando os SU-27 guela abaixo na FAB.