Dilma diz na França que decisão do FX-2 está suspensa

62

PARIS – A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira, em Paris, que o governo brasileiro resolveu adiar a decisão sobre a compra de 36 caças para a Força Aérea Brasileira (FAB). Segundo a presidente, o aguçamento da crise internacional motivou a suspensão das negociações e uma decisão a respeito poderá levar ainda “algum tempo”. “Extrema cautela para decidir gastos além do que necessitamos para combater a crise”, disse Dilma.

Entre as opções do governo brasileiro para reequipar a FAB estão os caças Rafale, da francesa Dassault; os F/A-18E/F Super Hornet, da americana Boeing; e os Gripen NG, da sueca Saab. Mas o processo de escolha ainda está indefinido.

Negociadores franceses e brasileiros esperavam que a compra dos caças estivesse entre os temas tratados pela presidente durante sua visita oficial à França. Dilma participou nesta terça, ao lado do presidente da França, François Hollanfe, do Fórum pelo Progresso Social – O Crescimento como Saída para a Crise, promovido pelo Instituto Lula e pela Fundação Jean-Jaurès. Em seguida, Dilma teve encontro com Hollande e ambos concederam entrevista coletiva.

Limites das políticas de austeridade

Na entrevista, a presidente afirmou que as políticas de austeridade utilizadas pelos países no combate à crise “mostram seus limites” e que países superavitários devem ampliar investimentos. Disse ainda que defende compromissos assumidos no G-20, de criar empregos e produzir crescimento.

Com a França, Dilma afirmou que vai ampliar a cooperação nas áreas espacial, de defesa, energia e de alimentos, além de ampliar o fluxo do comércio. A presidente também agradeceu o governo do país pelo apoio para que o país integre o Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), dizendo que o Brasil tem posição comum com a França no reconhecimento da Palestina como Estado observador da ONU.

Sobre o desempenho da economia brasileira, a presidente admitiu que houve desaceleração no terceiro trimestre deste ano, mas minimizou o resultado abaixo do previsto pelo mercado. “Chegamos a 0,6%, o que é significativo, considerando taxas trimestrais.”

FONTE: Valor Econômico

FOTOS (do alto e de baixo): Palácio do Planalto (R. Stuckert Filho)

COLABOROU: Augusto

NOTA DO EDITOR: pelo jeito, e já perto do final de 2012, ao invés de podermos cantar finalmente um “adeus caça velho, feliz caça novo”, teremos que nos contentar apenas com o tradicional “adeus ano velho, feliz ano novo” para o F-X2.

Subscribe
Notify of
guest

62 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Diegolatm

kkkkkkkk, Dilma deu um cala boca em todo mundo…

Rafale será passado?

….

Guilherme Poggio

Ela pode suspender o que bem entender, mas os Mirages param de voar daqui a um ano. E isso nem por decreto ela suspende. O problema do novo tampão já está na mesa faz tempo. Não se trata mais de saber quem vai ganhar o F-X2, mas sim saber quem vai substituir os F-2000 no curto prazo. Só lembrando: o Mirage para o ano que vem e F-5 a partir de 2017. O tempo de adiar as coisas já passou. Agora é tempo de decidir. Decidir qual será o substittuto dos caças, decidir se o Brasil vai querer continuar a… Read more »

Ozawa

Ela nem está aí pra isso Pogio… Se o GTE tem aeronaves suficientes e voando, pra ela é isso que interessa. O COMANDO DA FAB DEVERIA, POR QUESTÃO DE HONRA, SE ISSO AINDA EXISTE NA FAB, ENTREGAR SEU CARGO AGORA ! OU A FAB É ISSO AÍ MESMO: O 3ª MAIOR TRANSPORTADOR AÉREO DE PASSAGEIROS DO PAÍS ! E O 1º DO TRANSPORTE AÉREO VIP ! CAÇADORES ! ESTUDEM ! SAIAM DA FAB ! E MARINHA ? PAREM COM ESSA PALHAÇADA DE ASAS FIXAS ! SE A FAB NÃO AS TÊM VOCÊS TERÃO ?! Como eu disse aqui há algum… Read more »

Ozawa

Vem com essa palhaçada de transferência de tecnolgia ! Que colocar a mão aonde não alcança ! Come “tiras de fígado” e quer arrotar caviar ? Tem é que comprar de prateleira mesmo e dar graças a Deus ! Já debvia, há muito, ter adquirido uns bons lotes de F16 Block 30/40/50 e equipar uns 4 esquadrões da FAB. Preço acessível, manutenção justa, peças de reposição a rodo, isso seria um bom tampão… Mas não, fica com blá, blá, blá de “transferência de tecnologia”, isso e aquilo, querendo dar uma de “player” mundial, de pais de 1º mundo, e “na-hora-do-vamô-vê”,… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Pelo jeito, os futuros substitutos do F-2000 já estão praticamente prontos para seguir do PAMA-SP para Gavião Peixoto e de lá para Anápolis. http://www.aereo.jor.br/2012/12/05/f-5f-ex-jordanianos-vao-deixando-o-pama-sp-rumo-a-gaviao-peixoto/ Tudo indica que o problema de ter caças no Planalto Central a partir de 2014 será resolvido assim. Mas, com o desgaste da frota devido também a ter mais um esquadrão voando F-5M, além do esforço em voos para a defesa do espaço aéreo na Copa (2014) e nas Olimpíadas (2016), o problema é que 2017 provavelmente vai ter mais F-5M precisando dar baixa do que o esperado. Atualmente voa-se pouco nos esquadrões, mas isso vai… Read more »

Ricardo Santos

Impressionante a cara-de-pau! Chega deste assunto, cada país tem o quê merece! E nosso fardo é pesado!

Diegolatm

Nunão, depois que cair algum bicudo em brasilia, eles pensam duas vezes sobre deixar células usadas na mão dos aviadores da FAB.

Quem sabe um canopy mesmo kkkkkkkkk, já era alguma coisa para os ladrõ…digo…politicos de brasilia olharem pro céu preocupados.

Nick

Propostas de 2008, sendo revalidadas ad infinitum. Tudo bem que nesse meio tempo, as concorrentes ofereceram alguns atrativos extras, mas mesmo assim.

Seria melhor a Dilma cancelar de vez e deixar a FAB livre para buscar um vetor usado, mas superior ao F-5EM como caça principal.

Concorrentes:

F-16 C/D “Desert”
Gripen A/B “Cavern”
SU-27 “Siberia”
M-2000 C/D “Museum” da AdlA

Todos a preço de banana, e todos atualizados pela PAMA/AEL/Embraer.

Até 2013…(ou 21/12/2012)

[]’s

Observador

Senhores, Bom todo mundo estava careca de saber que esta viagem ia dar em nada. Como sempre disse, não sai anúncio se a situação econômica não melhorar. Não tem clima político para isto. E ano que vem, pelo andar da carruagem, a atividade econômica vai continuar no andar de caranguejo. Então, tome adiar, tome embarrigar o assunto. Isto porque o GF acha que o problema não é dele, mas apenas da FAB. “O Brasil não está em guerra, para quê comprar avião então?”, é o que pensa toda a vermelhuxada em Brasília. A única possibilidade que vislumbro é fazerem esta… Read more »

Guilherme Poggio

O (eventual) reaparelhamento do GDA com F-5J (de jordaniano) traz dois problemas. O GDA ficará com menos aeronaves (são apenas oito monoplaces) e o avião, na função de interceptador, é inferior ao Mirage 2000. Se esta solução for verdadeira, cometemos um erro enorme se avaliarmos o passado. Gastamos 60 milhões de euros para comprar os Mirage e outros 20 milhões em peças e outros e agora eles serão aposentados. Poderíamos ter gasto muito menos comprando mais F-5 (como aqueles que a Suíça colocou a venda) e modernizando-os. Em resumo, o Tesouro foi lesado. Decisões erradas (ou a falta delas) levou… Read more »

nunes neto

Sem pressa, os F5 da ex Jordânia, depois de reformados e modernizados vão durar mais 15 – 20 anos 🙂 , alguém tem dúvidas de quem será o Tampão?Com certeza algum biplace vai ficar por lá tb, do mais, são sempre dois que ficam de alerta !

Daglian

É senhores… vamos voltar a discutir tampões. Pelo visto serão eles ou nada.

A Boeing, Dassault e SAAB deveriam, na minha opinião, não renovar as propostas. Não entendo como ainda levam este país a sério.

mmls10

to vendo a cena nos ceus e em terra em certa data de 2014 “os dispositivos de defesa AA e Aerea estão prontos certo Herr President (FIFA) “Que po…. é essa (Deuma) ” Relaxa Presidentonatissimameretrissa (Aceçor da Deuma) “O Braseu nunca vai entrar em guerra mesmo, ninguem iria atacar nois, pois nois é bonzinho com todo mundo (corolario do mané do PT) Vc quiz dizer “Otarios”: (Google sobre quem acreditava nisto) Vc quiz dizer “F5MBR Highlander ad eternum” (Google sobre tampão FX) ” Nunca vi aeronave no basil mais moderna e poderosa que o FX que vi voando por lá”… Read more »

nunes neto

Tem tb os F5 do Chile,kkkk , F5Eternun

Gilberto Rezende

Vão pedir oficialmente aos finalistas mais algum prolongamento das propostas para o FX-2 que terminam em dezembro/ 2012 ???

Ou vão cancelar de vez oficialmente???

A situação da FAB está militarmente insustentável.

mmls10

fx2 ?? ja nao eh 2 faz tempo … reze pelo 4 agora …

joseboscojr

Pelo menos os habitantes de Pandora podem ficar tranquilos já que o fato da aquisição de Banshees não ser prioridade da Assembléia de Anciões sinaliza que o o Império Terrestre não tem planos de invasão e conquista a curto prazo. Menos mal, já que há algum tempo alguns Na’vis pulavam lá nas alturas brandindo seus tacapes e gritando palavras de ordem contra os terráqueos imperialistas por estarem prestes a encampar a Grande Floresta Esmeralda e o Infinito Mar da Escuridão, e de quebra iriam ligar uma mangueira gigante espacial pra sugar toda a água potável do aquífero que fica bem… Read more »

mmls10

carai Bosco, isso ai eh a estoria do Acre ? … rsssssssssssssssss

Marcos

Todos sabem da fineza e delicadeza de nossa Presidenta, uma verdadeira lady. Assim, muito que educadamente, ela não disse na cara do francês que vai comprar o avião americano.

Ozawa

Como dá nojo olhar pra cara dessa gente… Essa agora com cara de múmia bolachuda com batom e botox… O outro tb, e o outro antes tb… Por eles nem existia FFAA no Brasil. Querem acabar com elas de mansinho, na surdina, sucaterando lentamente, “secando no pé”…, sem arrancar, pra não dá na pinta o revanchismo… Já servem pra invadir morro, resgatar desabrigado em enchente e transportar as bundas sujas e gordas dessas autoridades de Brasília ! Pra quê mais ? FX2, PAEMB, FTXXI ! Tudo balela ! Tá lá o Chile, com uma ditadura muito mais virulenta em seu… Read more »

Groo

Até Uganda comprou caças…

Guilherme Poggio

Groo disse:

Até Uganda comprou caças…

Verdade Groo. Está lá na Revista Forças de Defesa número 4.

Gilberto Rezende

Só uma observação, fui ao blog do planalto e assisti a declaração completa da Presidenta que o post se refere, quando ela fala da decisão de suspensão do FX-2 ela se refere ao passado em 2010. Ela explica o que já estamos CARECAS de saber, que em virtude da crise o governo dela suspendeu por dois anos a decisão dos caças. O QUE ela falou em relação a situação atual é que neste último trimestre (jul/ago/set) com crescimento do PIB de 0,6 % aparentemente indica que o Brasil já estaria iniciando um processo de saída da crise que se confirmado… Read more »

Guilherme Poggio

Gilberto Rezende disse: se confirmado nos dados do último trimestre de 2012 e primeiros de 2013 permitirá criar receitas ao governo que permitam, na visão dela, que o assunto dos caças volte ao status de assunto prioritário para resolução Caro Gilberto Rezende, qual a relação entre o atual momento político-econômico do país/mundo com o F-X2? Nenhuma. Se o vencedor for decidido amanhã, só daqui a um ano teremos um contrato final. Recebimento e pagamento então … Se usarmos o exemplo da proposta da Saab, há uma carência de OITO anos para início do pagamento dos caças. E isso com um… Read more »

Gilberto Rezende

2012 e não 20512… he he

juarezmartinez

A conversa de “corredor” nas bases aéreas é a seguinte:

A FAB começa já a separar algumas células de Mike que deverão voar o mínimo possível, para atender uma possível demanda de alerta na BAAN, ao mesmo tempo estuda-se para o GDA duas opções:
1 Reequipa temporariamente com Super Tucano
2 Solução Inglesa: Fecha temporariamente o esquadrão.

Grande abraço

Gilberto Rezende

ou 25012…

Giordani

Ozawa disse: 11 de dezembro de 2012 às 21:22 “…Por eles nem existia FFAA no Brasil. Querem acabar com elas de mansinho, na surdina, sucaterando lentamente,” O plano dele$ é aparelhar as FFAAs, mas não com o intuito de criar uma “guarda revolucionária” ou “guardiães bolivarianos”…é só para manter o fluxo de $$$$ para…bom, vocês já sabem… Aqui no Sul, o presidente Tar$o nomeou um monte de coronéis para a Brigada Militar, fiéis aos ideiai$ da cumpañerada e furando a fila das promoções na maior cara de pau! Mas tem um detalhe, nenhum deles atuam em quartéis, estão todos cedidos… Read more »

Diegolatm

Ozawa disse: 11 de dezembro de 2012 às 21:22 “Pede pra sair Saito. Saito, pede pra sair !” Ozawa, você falou uma coisa que eu já tinha vontade de falar a muito tempo. Está na hora de muito milico na FAB tomar vergonha na cara e pedir para sair…a única coisa que vemos é a cara de “zumbi dorminhoco” do Saito nas fotos do eventos políticos e celebrações. Atitude para lutar pela força ou para divulgar o estado que a mesma se encontra para a sociedade brasileira ninguém toma…”OBRIGAÇÃO” que eles os comandantes deveriam expor ao invés de colocar os… Read more »

Gilberto Rezende

Poggio CONCORDO contigo, como ex-militar também tenho a visão que as prioridades de Defesa não podem ficar ao sabor das imprevisibilidades do “tempo” econômico e de mercado. Mas a opinião que CONTA é a da Dilma Roussef… Mas no post apenas constato que, pelo que foi por ela declarado e como as palavras foram entoadas pela Presidente, na visão DELA me pareceu que as necessidades de se “atacar os gargalos da infra-estrutura (aeroportos e portos), programas de intercâmbio de estudantes, os programas de defesa já em curso como o Prosub e o KC-390 e outras ações em geral tomam um… Read more »

Guilherme Poggio

Gilberto Rezende disse: a Aeronáutica NÃO QUIS abrir mão da sua opção pela aeronave americana pela escolha política pela aeronave francesa. A turma do Saito não queria o Rafale e forçou o adiamento do FX-2 para o sucessor do Lula apostando na vitória do Serra e Caro Gilberto Rezende, se esta sua história for verdade (aguardo comprovações) estamos diante de um caso de insubordinação. Onde já se viu um presidente eleito democraticamente aceitar que o comandante da Aeronáutica (seu subordinado direto) possa querer ou não querer algo? Isso é caso para exoneração ou até cadeia. Das duas uma. Ou o… Read more »

Augusto

HAHAHAHAHAHAHAHA
Com todo o respeito, mas Saito “zumbi dorminhoco” foi sensacional!

Penguin

E ainda mais estranho se a 1a hipótese fosse verdadeira, é a manutenção do CA por Dilma. Se ele fosse insubordinado, simplesmente seria substituído.

helder junior

Desculpe. Mas isso ja virou filha da pu… gem
O dinheiro gasto pra porcaria de copa e olimpiada dava pra ter comprado logo esses avioes.

ci_pin_ha
Vader

Ahahahaha, eu avisei que não sairia nada.

A FAB deveria fechar o GDA. E deixar Brasília sem defesa aérea.

Nick

Concordo com o fechamento do GDA, e abrir um corredor sem radar até Brasília.

[]’s

Nick

E desenhar um ALVO em cima do Palácio do Planalto.

[]’s

thomas_dw

A compra de um lote de cacas usados para substituir os Mirage 2000 e´ o mais provável, os EUA com certeza podem fazer isto – não havia nenhuma vontade politica antes, não ha agora – e não haverá amanha, o destino da FAB sera se re-equipar com 50-70 cacas usados.

Fernando "Nunão" De Martini

“Gilberto Rezende disse: 11 de dezembro de 2012 às 21:33 Só uma observação, fui ao blog do planalto e assisti a declaração completa da Presidenta que o post se refere, quando ela fala da decisão de suspensão do FX-2 ela se refere ao passado em 2010. Ela explica o que já estamos CARECAS de saber, que em virtude da crise o governo dela suspendeu por dois anos a decisão dos caças.” Gilberto, vi o vídeo agora. A presidente trata do passado e da discussão ao longo de 2009 e 2010, diz que Governo recuou desde então de uma decisão e,… Read more »

Nick

Caro Nunão,

Suspender é pior que cancelar. Deixa tudo no limbo. Imobilizado. Mas os caças da FAB continuam voando. Pouco, mas continuam. Até caiu um AMX esses dias. E logo não vai ter retrofit que dê jeito, terão de dar baixa. E quando isso acontecer, não vai ter nada para por no lugar, graças à essa suspensão.

E o pior, se depender da economia mundial, já que o “bem-estar” da economia brasileira depende muito de comodities, podemos projetar uma melhora interna só depois de 2016. Até lá vai piorar, e muito.

[]’s

Carcará

Como eu disse em outro post e repito aqui, os maiores vencedores dessa novela mexicana foram justamente os russos e os europeus do consórcio Eurofigther. Que fizeram um investimento baixo no início do processo, foram preteridos logo na primeira etapa e com isso economizaram rios de $$$$ em lobistas, publicidade, divulgação, etc…além do tempo e paciência deles!!! Realmente os maiores vencedores. Devem estar dando gargalhadas dos seus parceiros, principalmente dos franceses da Dassault!!!

E não, não a outro tampão. Que faça defesa aérea com os Mirage, depois com F-5, com A-1, e por fim com A-29!!

Fernando "Nunão" De Martini

“Guilherme Poggio disse: 11 de dezembro de 2012 às 19:00 O (eventual) reaparelhamento do GDA com F-5J (de jordaniano) traz dois problemas. O GDA ficará com menos aeronaves (são apenas oito monoplaces) e o avião, na função de interceptador, é inferior ao Mirage 2000.” Poggio, quanto ao segundo problema, eu penso um pouco diferente. Não vejo (e talvez a FAB também) essa questão específica do lote ter oito monopostos, e sim a frota como um todo. Se a modernização do lote não atrasar e a baixa dos F-5M mais desgastados não adiantar, por alguns anos (talvez bem poucos, uns dois…)… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Nick disse:
12 de dezembro de 2012 às 8:35
Caro Nunão,
Suspender é pior que cancelar.”

Concordo, porque realmente prejudica outras soluções, no caso de uma decisão final acabar sendo o cancelamento, como ocorreu no caso do primeiro F-X.

Apenas deixo claro mais uma vez, como havia feito em outro comentário em que conversamos: estou tentando interpretar / explicar / compreender o que é dito, e não justificar / defender.

champs

Também concordo com os colegas que são contra outro tampão, joga os F-5 lá em Anápolis, é bom que acaba a vida útil dos F-5 também, quando eles resolverem comprar já não vão precisar de 36 mas sim de 72 porque os F-5 também já estarão esgotados.

Esta economia burra custará mais caro daqui a uns 5 anos…

Fernando "Nunão" De Martini

Champs, quanto a tampão, concordo com o Justin Case “tampax nunca mais”. Porém… Lá na comitiva está o atual ministro da Defesa, Celso Amorim, que quando ministro das Relações Exteriores do Governo Lula (que também está em Paris) foi justamente a autoridade que assinou o acordo para a compra dos 12 caças Mirage 2000 usados, os atuais “caças-tampão”: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u98239.shtml Nunca se sabe. Sempre existe a pulga atrás da orelha de um novo tampão ser negociado com a França. Afinal, existe o histórico recente, de 2005, e o anterior, de sucessivas compras de Mirage IIIE/B excedentes dos estoques franceses para recompletamento… Read more »

Grifo

F-16 C/D “Desert”
Gripen A/B “Cavern”
SU-27 “Siberia”
M-2000 C/D “Museum” da AdlA

🙂 🙂 🙂

Senhores, o F-5M vai fazer o seu papel no GDA, como já estava previsto desde o início do FX-2. Só vai ficar lá mais tempo do que se antecipava inicialmente.

A Presidente simplemente deixou claro que é ela quem decide, na hora e do jeito que ela quiser. Se vai ser Gripen NG ou Super Hornet ou tampax, a bola está com ela.

Vader

Gilberto Rezende disse: 11 de dezembro de 2012 às 23:31 “a Aeronáutica NÃO QUIS abrir mão da sua opção pela aeronave americana pela escolha política pela aeronave francesa. A turma do Saito não queria o Rafale e forçou o adiamento do FX-2 para o sucessor do Lula apostando na vitória do Serra e em poder “virar o jogo” para o Super Hornet. SE QUEBRARAM a Dilma ganhou, ela não tem a mesma atenção (ou tesão) nos assuntos militares que o Lula tinha. Resultado acabaram ter de esperar mais 2 ou 3 anos e podem ter de eventualmente ter de engolir… Read more »

Justin Case

Fernando “Nunão” De Martini disse: 12 de dezembro de 2012 às 9:53 Nunão, boa tarde. É certo que temos toda a infraestrutura para operar os Mirage 2000. Continuar voando os nossos é apenas uma questão de decisão. Por outro, se alguém decidir comprar mais/outros Mirage ou qualquer outra coisa que se assemelhe a um caça, isso significa sepultar o F-X2 e empurrar o F-X (por mais dez anos). O Governo iria dizer que a necessidade urgente foi atendida. Então não seriam mais 36 aviões no pacote inicial do próximo F-X, mas toda a frota de caças. Haja dinheiro (não haverá)!… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Isso mesmo, Justin. Questão de decisão, com os custos decorrentes etc. E, de fato, sepultar o F-X2 e empurrar novos F-X para a frente significa deixar de tomar hoje (curto prazo) uma decisão que é possível e viável de um programa urgente de 36 caças, para ter que tomar amanhã (médio prazo) uma decisão impossível e inviável de um programa que terá que atender urgentemente ‘à substituição de uma frota total 112 caças a jato / jatos de ataque (soma de 43 futuros A-1M – embora um tenha caído, com 57 F-5M – incluindo os ex-jordanianos e com 12 F-2000).… Read more »

Vader

Fernando “Nunão” De Martini disse:
12 de dezembro de 2012 às 12:00

Pois pra mim a FAB precisava é de apenas 5 esquadrões de um multirole, desde que fosse um 5a geração no estado da arte. E só existe um disponível para aquisição hoje em dia: o LM F-35 JSF.

Com isso se poderia diminuir a Força e empregar esquadrões para outras missões.

Mas rá… mais fácil que acabe ficando mesmo é com 5 esq