Ministro da Defesa da Índia confirma vitória da Boeing na escolha por novo helicóptero pesado

1

O site oficial do Governo da Índia divulgou uma nota informando que o Chinook foi declarado oficialmente como a oferta L1 para a concorrência que busca um helicóptero pesado de transporte para a Força Aérea da Índia. Veja tradução da nota abaixo.

Na concorrência lançada pela Força Aérea da Índia (IAF) para a aquisição de 15 helicópteros pesados de transporte, a Boeing com o seu modelo Chinook, foi declarada como ofertante L1. O valor do contrato dependerá das negociações que ocorrerão com o ofertante L1, que ainda não foram concluídas.

As avaliações das aeronaves, conduzidas pela IAF estão em acordo com os requerimentos vigentes (Air Staff Qualitative Requirements – ASQR). A divulgação de maiores detalhes sobre este tema pode não ir ao encontro da Segurança Nacional.

Esta informação foi dada pelo Ministro da Defesa AK Antony, por escrito para a parlamentar Shrimati Jaya Bachchan na câmara alta do Parlamento (Rajya Sabha).

FONTE: Birô de Informação da Índia

NOTA DO EDITOR: a vitória da Boeing nesta concorrência já era conhecida desde o final de outubro, mas rumores provenientes de fontes russas davam conta de que a concorrência ainda estava em aberto. O documento oficial, traduzido acima, coloca um fim nesta discussão. A Boeing não tem do que reclamar na Índia. Mesmo perdendo a concorrência pelo MMRCA, emplacou o C-17 e o P-8 e ainda pode firmar contratos para a venda de Chinooks e Apaches.

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

Este comunicado é anterior a notícia acima, que confirmou a seleção do CH-47 sobre o Mi-26:

“Rosoboronexport disproves media reports about Russia’s losing the above mentioned tenders and informs that such publications are not true. The results have not been announced yet and any early announcements mislead general public and professional community both in Russia and India.”

(http://www.defense-aerospace.com/article-view/release/140577/russia-denies-losing-indian-tenders%2C-touts-own-aircraft.html)