Rolls-Royce e Snecma, juntas, vão desenvolver motor de avião de combate

    339
    5

    Contrato para o início dos estudos foi assinado com o Ministério da Defesa do Reino Unido

    Na segunda-feira, 30 de julho, a Rolls-Royce britânica e a Snecma francesa (so Grupo Safran) divulgaram notas à imprensa sobre contrato assinado com o Ministério da Defesa do Reino Unido, com o objetivo de realizar estudos para uma nova geração de motores para aviões de combate do Reino Unido e da França. O desenvolvimento será realizado por meio da parceria (joint venture) 50:50 “Rolls-Royce Snecma Ltd” , estabelecida em 2001.

    Também foi anunciado um acordo de colaboração das empresas com a BAE Systems e a Dassault Aviation para trabalharem juntas na exploração de conceitos e tecnologias, como parte do contrato de fase preparatória do programa do demonstrador do futuro sistema de combate aéreo anglo-francês.

    Segundo Nick Durham, presidente de negócios ao cliente da área de defesa da Rolls-Royce, “este acordo de colaboração reconhece a necessidade de fornecedores de sistemas de propulsão, geração de energia e de célula trabalharem juntos, para desenvolver e otimizar soluções acessíveis para a nova geração de aviões de combate do Reino Unido e da França. Ele representa um importante passo adiante para a ampliação da colaboração e, pela combinação das experiências e conhecimentos práticos da Rolls-Royce e da Snecma, podemos contribuir bastante para esses estudos.”

    Por parte da Snecma, pronunciou-se Didier Desnoyer, vice-presidente e diretor geral da área de motores militares: “Essa parceria vai capitalizar sobre a colaboração de longa data entre a Safran e a Rolls-Royce em motores militares como o Adour e o  TP400. Levando à frente essa tradição de parcerias fechadas, a Rolls-Royce Snecma Ltd. dispõe de uma posição única no acesso aos conhecimentos práticos de propulsão militar avançada das duas empresas-mãe, baseada nos resultados comprovados de desenvolvimento bem-sucedido de motores de aviões de combate.”

    Ainda segundo a nota, esse acesso à base conjunta de conhecimento, tecnologia, infraestrutura, cadeia de fornecedores e instalações das duas empresas, líderes no setor na Europa, permite que a Rolls-Royce Snecma Ltd. ofereça uma gama de soluções em geração e propulsão para a próxima geração de veículos de combate aéreo, sejam elas baseadas em derivados de propulsores existentes ou desenvolvimento de novos conceitos em geração e propulsão.

    FONTES / FOTOS: Rolls-Royce e Snecma

    Subscribe
    Notify of
    guest
    5 Comentários
    oldest
    newest most voted
    Inline Feedbacks
    View all comments
    edurval
    edurval
    7 anos atrás

    Senhores,

    Alguém tem conhecimento se a evolução desses novos motores poderia ter utilidade para resolver o problema da “fraca” motorização reclamada por possíveis clientes do Rafale.

    Observador
    Observador
    7 anos atrás

    Será que vem um novo “SEPECAT Jaguar” por aí?

    Com certeza os indianos compram.

    Mauricio R.
    Mauricio R.
    7 anos atrás

    Pelo que está sendo publicado na mídia estrangeira, está mais p/ uma nova Adour,voltada p/ o mercado de UCAV’s.
    Desta vez c/ a Snecma no lugar da Turbomeca.

    Nick
    Nick
    7 anos atrás

    Já começaram mal ignorando a MTU, Volvo e a Avio.

    []’s