A imagem acima é de uma proposta de um helicóptero de ataque da Coréia do Sul. O novo helicóptero é baseado no projeto Surion que por sua vez é baseado no Puma francês. O Puma parece ser um helicóptero de ataque enrustido visto que a Romênia e a África do sul os artilharam Puma para serem usados em missões de ataque. O IAR 330 romeno entrou em operação. O XPT-1 Beta sul africano não foi considerado adequado e a África do Sul desenvolveu o AH-2 Rooivalk, mas usando sistemas do Super Puma. No filme Rambo III um helicóptero Hind russo na verdade era um Puma disfarçado. A imagem abaixo é de um XPT-1 Beta sul africano artilhado.

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
sergiocintra

Todos podem e nós não!
Nós não, por incopetência, por falta de visão, por falta de tesão, por falta de “meio$” ou por tranca de contrato.
6a. economia do mundo e nenhuma fabrica nacional de automovel. O único dos BRIC’s.
Não fazemos nem “proposta”, é brincadeira. Continuamos ..deitado em berço esplêndido..
Tô revoltado!

jacubao

Posso me juntar a sua revolta amigo????

Ivan

Idem, idem… faz muito tempo… 🙂

Control

Senhores Como temos meio$ e temos competência técnica, é por falta de tesão, mesmo. Nossa cultura tupiniquim é contra qualquer desenvolvimento local e produtos made in Brazil. É certo que nossos políticos não são nenhuma boa referência quanto a competência, muito menos em se falando na defesa dos interesses de nosso país, mas eles refletem nossa população e, particularmente nossa elite que, infelizmente, tem como base uma visão da época do Brasil Colônia, onde o que é bom vem de fora. Basta ver nos fóruns, onde cada vez que um pobre otimista sugere que devêssemos fazer o desenvolvimento local de… Read more »

Nick

É curioso comparar essa notícia, com a de cima onde se fala dos planos da EADS para sua filial brasileira.

Aqui, se comemora, a “fabricação” local de um heli defasado tecnologicamente. isso depois de 30 anos apertando parafusos do Esquilo, que tem seu mercado ameaçado pelo clone argentino/chinês (provavelmente bem mais barato).

Na Coréia, a KAI conseguiu a partir do PUMA desenvolver sua própria variante de transporte tático, e agora apresenta uma variante de ataque.

É revoltante mesmo. 🙁

[]’s

Mauricio R.

O Surion é somente parecido c/ o Puma, a tecnologia envolvida, é mais atual que isso.
Mesmo pq, qual a vantagem em se replicar alguma tecnologia, de mais de 35 anos atrás???
No mais enquanto no Brasil, a Eurocopter ainda requenta as mesmas mentiras de 30 e tantos anos, na Coréia do Sul ou forneciam a tecnologia ou assistiam uma empresa americana abicanhando o contrato.

Mauricio R.

Correção:

Aonde se lê:

“…uma empresa americana abicanhando o contrato.”

Leia-se:

“…uma empresa americana abocanhando o contrato.”

juarezmartinez

Pois é, mas o problemas de se produzir aqui no Brasil são basicamaente:

1 Falta de massa critica( gente especializada, industrias capaciatas como fornecedores e apoio técnico de universidades)
2. Falata de escala de produção, pois de nada adianta fazer um AH 64 aqui custando 50% mais caro que um similar, vamos enfiar todos no rabo…TEM QUE TER ENCOMENDAS DO GOVERNO QUE iniciem um processo de escala de produção.

Grande abraço

joseboscojr

Senhores, Não podemos nos dar ao luxo de misturar alhos com bugalhos. Tudo bem que a grande massa seja enganada com essa estória de que somos a 6ª economia do mundo, mas nós, com um melhor nível de discernimento no máximo podemos aceitar que somos o 6º maior PIB. Quando falamos de “economia” fica parecendo uma coisa mais ampla,que engloba uma série de fatores que o senso comum relaciona com qualidade de vida, instituições sólidas, respeito ao cidadão, etc. Estamos longe de ser uma potência e nem em sonhos somos uma “economia” mais robusta que a de países com BIP… Read more »