Mirage 2000 D francês e F-15 saudita colidem em exercício – pilotos ejetaram

6

Um Mirage da Força Aérea Francesa e um F-15 da Força Aérea Real Saudita colidiram neste sábado (14 de janeiro) em um exercício realizado no norte do reino, região de Tabuk, sem casualidades, segundo informes da AFP, Arabianbusiness e Daily Air Force – este último indicou, no título da notícia, que a aeronave francesa era do tipo Mirage 2000.

Informe do Ministério da Defesa da França confirmou de que se trata de um Mirage 2000D, modelo biplace cuja missão principal é o ataque ao solo.

Pronunciamento de fonte oficial do Ministério da Defesa da Arábia Saudita à  SPA (Saudi Press Agency) disse que “durante um exercício conjunto com combate aéreo, um Mirage francês  colidiu com um F-15 saudita. O piloto saudita e os dois pilotos franceses ejetaram-se com segurança e foram resgatados no Setor do Comando do Norte. Investigações estão em curso para determinar as circunstâncias do incidente.”

No último mês de maio, um F-15 saudita caiu no leste do reino, com a morte do piloto, durante uma missão de treinamento. A menos de um mês, na mesma província do norte onde ocorreu o acidente deste sábado, um jato de treinamento Hawk caiu após colidir com um pássaro, e o piloto se ejetou.

Informe do Ministério da Defesa da França traz também as informações de que os três tripulantes das aeronaves (dois franceses e um saudita), após a ejeção, foram rapidamente recuperados por um helicóptero da Força Aérea Real Saudita e transferidos para um hospital militar do país. Todos sofreram apenas leves escoriações. As aeronaves caíram numa área de deserto, sem causar danos colaterais

Ainda segundo o MD Francês, o exercício conjunto sendo realizado na Arábia Saudita é o Greenshield, para o qual os franceses deslocaram três aeronaves Mirage 2000D, três caças Rafale e uma centena de militares, que estão no reino Saudita desde 11 de janeiro.

FONTES: Ministério da Defesa da França (também foto de baixo), Arabianbusiness, SPA, AFP via Yahoo e Daily Air Force (também foto do alto)

Colaboraram: Justin Case e Giordani RS

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joseboscojr

isso é o que eu chamo de dogfight.

Marcos

Quando acontece essas coisas, como é o acerto de contas?
É cada por si, ou vão levantar quem foi o culpado e depois
mandam a conta?

E aproveitando: sei que é o site errado, mas os hermanos argentinos
pagaram a conta depois que em um exercício conjunto uma fragata
deles abriu fogo contra a nossa provocando consideráveis danos?

Marcos

Nunão, essa foi muito boa: “via uma miragem e colidiu com a realidade”.

Vader

Hehehehe Nunão, piada boa é piada ruim, rsrsrs…

edcreek

OLá,

Para quem nunca viu um Mirage-2000 sendo derrubado por um F-15 ou versa…

Brincadeiras a parte o bom é que ninguem saiu ferido, o unico preju foi material, e que preju!

Abraços,