São Paulo – SP, Brasil, 30 de dezembro de 2011 – A Força Aérea dos Estados Unidos anunciou hoje que selecionou o avião de combate Super Tucano, fabricado pela Embraer Defesa e Segurança, para o programa LAS (Light Air Support), ou Apoio Aéreo Leve. A aeronave, que será fornecida por meio de parceria com a Sierra Nevada Corporation, será utilizada para treinamento avançado em vôo, reconhecimento e operações de apoio aéreo.

“Estamos honrados com a oportunidade de oferecer ao governo norte-americano o melhor produto para a missão LAS, nesta parceria liderada pela Sierra Nevada Corporation”, disse Luiz Carlos Aguiar, CEO da Embraer Defesa e Segurança. “Nosso compromisso é avançar com nossa estratégia de investimentos nos Estados Unidos e entregar o Super Tucano no prazo e conforme o orçamento contratados.”

Como especificado pela Força Aérea dos Estados Unidos, trata-se de um contrato no valor de USD355 milhões para o fornecimento de vinte aeronaves, assim como apoio terrestre para treinamento de pilotos, manutenção e outros serviços requeridos.

“Nós nos sentimos honrados por esta decisão e pela oportunidade de servir nosso país,” disse Taco Gilbert, Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) da SNC. “Nós acreditamos nos objetivos da missão Apoio Aéreo Leve e temos orgulho de poder apoiar os Estados Unidos em suas iniciativas de construção de parcerias no Afeganistão e em outros países no mundo. Os soldados americanos, os trabalhadores americanos e todos nossos aliados ganham com esta decisão.”

Sobre o Programa LAS

A missão LAS exige uma solução já desenvolvida que ofereça versatilidade, capacidade e resistência operacionais necessárias em um ambiente de contra-insurgência, a um custo significativamente menor do que o dos jatos de caça. A aeronave deve oferecer ferramentas de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR); ter capacidade para uma grande variedade de munições (incluindo armas guiadas de precisão); e operar em terrenos com infraestrutura precária e em condições rigorosas.

Sobre o Super Tucano

O Super Tucano foi projetado especificamente para missões de contra-insurgência e atualmente é empregado por seis forças aéreas e possui encomendas de outras. A aeronave demonstrou ser extremamente capacitada para as missões LAS e ajudou o governo colombiano a combater as forças revolucionárias daquele país (FARC), além de iniciativas contra atividades ilegais em outros países. As mais de 150 aeronaves em operação no mundo acumularam 130 mil horas de vôo, incluindo mais de 18 mil horas de combate sem nenhuma perda.

Sobre a Sierra Nevada Corporation

A SNC (www.sncorp.com) é uma das companhias privadas dos Estados Unidos que cresce mais rapidamente, com base em sua reputação em desenvolver soluções tecnológicas ágeis, inovadoras e rápidas nos segmentos de eletrônica, aeroespacial, de aviônicos, espacial, propulsão, micro-satélites, aeronaves, sistemas de comunicação e energia solar. Sob a atual administração desde 1981, as sete áreas de negócios da SNC empregam mais de 2.100 pessoas em 27 localidades em 15 Estados norte-americanos – todos dedicados a fornecer soluções modernas para a dinâmica base de clientes da empresa. A SNC é o maior prestador de serviços para o governo dos Estados Unidos cuja proprietária é uma mulher.

Ao longo de aproximadamente 50 anos de história, a SNC manteve o foco em fornecer aos clientes o que há de melhor em tecnologia para atender às suas necessidades, obtendo um expressivo e comprovado histórico de sucesso. A empresa continua apoiando o seu crescimento no setor comercial, por meio de avanços internos e aquisições, incluindo participação nos mercados emergentes de energia renovável, telemedicina, nanotecnologia, cibernética e centros de operações de redes. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail generalinfo@sncorp.com ou pelo telefone +1 (775) 331-0222.

FONTE: Embraer

LEIA TAMBÉM:

BATE-PAPO ONLINE: Comemore com outros leitores sobre a vitória do Super Tucano no LAS no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

61 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Optimus

Parabéns a Embraer!!!

Não só uma grande vitória para a empresa, mas um orgulho para todos os brasileiros competentes que fazem esse país andar; com a certeza de saber que quando esse país quer, ninguém segura – apesar da corja de Brasília e dos que os colocam lá!!!

Sds.

Grifo

Senhores, hora de abrir a champagne. Parabéns ao pai da criança (FAB e Embraer), e meus pêsames à turna do Taliban. 😉

Nick

Maneira fantástica de fechar o ano 🙂

Que notícia!

Parabéns Embraer, por mais essa vitória. Realmente venceu o melhor!!

[]’s

Alexandre Galante

Parabéns, Embraer! Tô tomando uma gelada agora pra comemorar! 🙂

Nautilus

É óbvio que a Embraer nunca divulgaria a notícia (que está no site da Embraer também) sem que a coisa estivesse garantida. Também é óbvio que a Hawker vai espernear (é direito dela) mas não vai adiantar nada. A diferença entre os dois aviões é gritantemente favorável ao Super Tucano. Por último é também óbvio que a notícia tem diretas implicações no F-X2. Vamos de Super Hornet para a FAB e, depois, para a MB. Eu preferia o Gripen NG, mas o Super Hornet é um avião fantástico (era a minha segunda opção). Quanto ao Rafale, com certeza mais um… Read more »

Arlsan

Eu estou comemorando com uma Coca-Cola. Enjoy. 😀

Marcelo

ESPETACULAR !!! Os EUA irao usar material de combate brasileiro! Deve ser a 1a vez! Parabens a EMBRAER, orgulho de (quase) todos os brasileiros!

Daglian

Parabéns, Embraer!!

É nesses momentos que se sente orgulho de ser brasileiro, embora eu quisesse sentir isso a todo momento…

Venceu o melhor.

Dario

Lembro-me quando a EMBRAER vendeu os Tucanos para a Inglaterra. Foi a maior festa. Agora, chegou a vez do Super Tucano para os EUA. Parabéns ao corpo técnico da FAB e da EMBRAER por ter desenvolvido este grande avião. Que venha agora mais um grande sucesso brasileiro: KC 390

Rogério

Dario disse:
30 de dezembro de 2011 às 23:20

Já pensou o KC-390 substituindo Hercules na USAF????

Sonhar não custa nada.

Abraços e Feliz 2012 a todos

jacubao

Se os americanos se renderam ao charme do ST, imaginem os demais países do mundo? Eu acredito que esse fato irá fazer do ST a sensação mundial em aeronave COIN.

Parabens a EMBRAER, FAB e ao BRASIL

maxi47

Hip Hip hurra!

Ricardo Cascaldi

PARABÉNS EMBRAER!

Deu vida nova ao Super Tucano!
O KC-390 vai seguir os mesmos passo! ( assim espero! )

Presente de ano novo! 😀

Taz Miranda

Estava conversando recentemente com um cara da Embraer Defense e ele tinha dito que até o fim do ano ia acontecer algo muito bom pra Embraer, tipo uma revira-volta… Perguntei o que era e ele apenas sorriu… Insisti se era algo do FX-2 e ele continuou sem responder… Achei que ele tava viajando e resolvi não levar a sério… Agora entendi…

Aí Nunão, só de sacagem, se eu fosse você refazia essa matéria:

http://www.aereo.jor.br/2011/12/21/concorrencias-de-cacas-deste-final-de-ano-placar-de-vitorias-ate-o-momento/

Corsario137

DEUS SEJA LOUVADO!

Estou emocionado, é sério.

Nossa Embraer ganhando no mercado mais concorrido do mundo!

Que isso fique de exemplo para as empresas brasileiras que tem medo da competição internacional. Tornem-se competitivos!

Melhor notícia do ano chegou no último dia mas chegou. Mal posso esperar pra ver o preço das ações quando o mercado reabrir 🙂

CHUPA BEECHCRAFT!!! KKKKK

Feliz 2012 amigos do poder aéreo!

ivanildotavares

Quando se trata de qualidade, os americanos não vacilam. Escolhem o melhor.
Parabéns EMBRAER.

jacubao

Só falta agora a FAB comprar o SH como super tampão e engajar no F-35.
Sonho meu, sonho meu…

Nautilus

SH acredito que sim, Jacubao. Mas F-35, sei não… Acho que ele tá com pé na cova. Vão surgir outros programas de caças de 5ª Geração mais atraentes, com certeza. Quem sabe a gente não entra num desses…
Vejam o artigo do Bill Sweetman no blog da Aviation Week, sobre os programas do F-22 e do F-35. Muito revelador…

http://www.aviationweek.com/aw/blogs/defense/index.jsp?plckController=Blog&plckBlogPage=BlogViewPost&newspaperUserId=27ec4a53-dcc8-42d0-bd3a-01329aef79a7&plckPostId=Blog%3a27ec4a53-dcc8-42d0-bd3a-01329aef79a7Post%3a277e386a-3eb3-4c06-8990-b2afc232d4e6&plckScript=blogScript&plckElementId=blogDest

Antonio M

Parabéns a Embraer !!! Engraçado os esquerdopatas deste país que sempe lembram da Vale e pedem sua reestatização mas nunca declararam isso no que se refere à Embraer, pois acreditam que é uma empresa menor e que não vale a pena. E se não fosse a privatização, a Vale não seria uma das maiores do mundo e a Embraer teria falido. Isso deveria servir de alerta ao GF, que deveria parar de emperrar o FX2 e fechar logo com a SAAB para produzirmos o Gripen NG naval, no intuito de baixar seus custos e gerar escala equipando FAB e MB… Read more »

Antonio M

correção: “… gerar escala para baixar seus custos …”

Nesse caso a ordem dos fatores altera o produto! rsrsr!!!

Uitinã

Bela venda sem duvida

Uitinã

Bela venda para a Embraer

Latino dark

Agora sim ,as portas para o super tucano em varios paises da OTAN estarão abertas ;;;

Isso que é jeito bom de começar 2012 ..

É nois na fita …..

Latino dark

Video da Sierra Nevada Corporation comemorando a vitoria ..

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=81691fbpFKk

Marcos

Como se vê, todos estão definindo as suas compras, com crise ou sem crise. Já na Patacolândia, super potência mundial, nada!!!!

Requena

Que notícia maravilhosa!
Quanto orgulho da EMBRAER!
Os yankees puxaram a fila, que venha o resto da OTAN!

E que venham os SH!!!

Baschera

Realmente, nunca duvidei que um dia o ST venceria.

Dois anos atráz, quando eu e mais outros colegas aqui do Poder Aéreo colocamos a notícia, então ainda desconhecida, foi um auê….. e agora está aí, o ST venceu.

Claro que a notícia da época era para pelo menos 100 unidades…. podendo até chegar a 200…. mas 20 já é um começo !!

Para mim, fecho o ano com a melhor e mais importante notícia de defesa.

Sds.

Mauricio R.

Não consta haver na OTAN a necessidade de uma aeronave nessa categoria, boa parte de seus membros já opera algum UAS, Itália e Grã Bretanha já operam Reaper, ou devem faze-lo em breve. Os operadores europeus de “Tucano”, França e Grã Bretanha, já vem se desfazendo de suas frotas a algum tempo. A lógica por trás da LAS é fornecer meios, que não o Predator ou o Reaper, a nações amigas que careçam deles p/ enfrentar a Al Qaeda, Al Shabbab e afins. Concluída a Camapanha do Iraque e c/ o término da campanha afegã se aproximando, sobrariam o combate… Read more »

Darkman

Uma ótima noticia começando o ano em alta.
Mas imaginava uma encomenda maior além dos 20, mas com certeza vai bater a casa dos 100.
Agora vamos ver se essa decisão vai influenciar na decisão real do FX2 ou não, pq 20 ST é muita pouca coisa em relação aos caças.

Feliz Ano Novo a todos !!!!!

Vinicius Donadio

Inclivel!! Parabéns a Embraer, essa é a prova de que o armamento brasileiro tem qualidade!!

Vinicius Donadio

Inclivel!! Parabéns a Embraer, essa é a prova de que o armamento brasileiro tem qualidade!!

Antonio M

E que o GF, amiguinho dos Ahmadinejad e Gadaffis da vida, se esses aviões forem usado em ações que matem membros importantes da Al-Qaeda e esses terroristas entenderem que o Brasil colabora com o grande satã do norte e entrarmos definitivamente na mira desses fundamentalistas …….

Antonio M

“…E que no GF, amiguinho dos Ahmadinejad e Gadaffis da vida, alguém abra os olhos se ….”

Desculpem.

Ricardo Jr.

Presente de Natal atrasado pra Embraer !!!
Parabéns Super Tucano, por mais essa conquista, que venham muitas encomendas pela frente !!!
Que o FX-2 venha logo de Super Hornet !!!

juarezmartinez

Primeiro veio a queda das barreiras ao etanol, agora oST, falta a queda do visto e o FX 2…..
Jesus contínua vendo tudo….

grande abraço

Quero ver a turma dos experts cobrar os tots para o tio Sam

Marcos

2012 (Minha opinião):
1) India irá cancelar o MMRCA;
2) EAU irá de Lockheed Martins.
3) Brasil, diante da crise que assola o Mundo, irá prorrogar a compra
de caças pra 2013.

Lyw

E sobre a venda dos Super Tucanos ao Peru, algum novidade? A última vez que vi tocar no assunto foi no discurso de um deputado da câmara em março deste ano:
http://www.zarattinipt.com.br/sobre-a-venda-de-aeronaves-modelo-super-tucano-para-o-peru/

Lyw

Correção: NA* câmara.

Giordani RS

Parabéns a EMBRAER e a indústria nacional, tão sobrecarregada de impostos, mas capaz de levar a Nação a histórias de sucesso como esta e transformar um país sem rumo na 6a economia do mundo!!! Que venhão os Super Hornets! Que a FAB volte a ser grande! Tampax 2 = F/A-18C/D!!!!

Vader

Parabéns a Embraer, FAB e SN. Venceu o melhor.

Essa compra mostra que o Brasil mudou e os EUA mudaram com relação a gente. Hora da esquerdopatia e antiamericanalha começarem a rever seus estúpidos conceitos dos anos 60.

Que venha logo o SH.

Vader

A sim, não vai aparecer nenhum vermelhinho pra reclamar do veto americano a venda de STs pra Venefavela do Hugo Chavez???

Pois e, q coisa não? 🙂

Vader

A rafalechada sumiu ahahaha…

Leonardo

Parabéns a Embraer

Vender equipamento militar no maior mercado do mundo é para ser mesmo comemorado, em termos de números a venda não é nada surpreendente, embora o número de aeronaves possa a chegar a 55 unidades ou mais no futuro, mas a visibilidade que a Embraer irá adquirir no mercado de defesa a partir de agora será fantástica.

ivanildotavares

Vader,

E se as próximas encomendas de ST forem aos EUA? Ainda assim, é “jogo” pra(o) EMBRAER/Brasil ?

Abraços e Feliz 2012!

RA5_Vigilante

Parabéns a tds profissionais envolvidos no projeto:

mostraram competência!

E feliz 2012.

Vader

Ivanildo, não consta ter havido compartilhamento de patentes, patentes estas que pertencem a Embraer e smj a FAB. A SN terá de ter autorização da Embraer para vender STs para outro cliente que não a USAF.

Renato Oliveira

Finalmente uma boa notícia para a Defesa do BR em 2011!!!

ivanildotavares

Ok, Vader.
Thanks e Feliz 2012.

Clésio Luiz

A Hawker já entrou com um processo para paralisar a compra: http://www.key.aero/view_news.asp?ID=4706&thisSection=military “Following the official announcement that the Super Tucano had been selected, Hawker Beechcraft confirmed on December 30 that, during an initial status conference in the Court of Federal Claims on December 28, it was informed by the Government that the contract award had already been made to Sierra Nevada Corporation on December 22, but not made public until over a week later. During the hearing, the company requested that the court grant a temporary restraining order to preclude the USAF from moving forward in the contract process, The… Read more »

Daglian

Na minha opinião, a HB vai tomar um “NÃO” na cara… precisam de um produto já pronto e de qualidade. O único exemplar que preenche esses requisitos é o Super Tucano, atualmente, não tem jeito.