EUA planejaram ciberataque contra defesa aérea líbia

0

WASHINGTON — Os Estados Unidos planejaram lançar um ataque cibernético contra a defesa aérea da Líbia antes do início da revolta em março contra o regime de Muamar Kadhafi, informaram ensta terça-feira o The New York Times e o The Washington Post.

De acordo com os jornais americanos, que citam autoridades do governo de Barack Obama e oficiais da reserva do Exército, esta hipótese foi rejeitada para evitar abrir um precedente e para não atrasar o início das operações.
“As técnicas exatas que supostamente utilizariam permanecem em segredo, mas o objetivo da operação era superar as defesas da rede informática do governo da Líbia para cortar as comunicações militares e impedir os radares de receber informações e transmiti-las às baterias de mísseis que ameaçavam os aviões da Otan”, afirmou o The New York Times.

“Um ciberataque contra a Líbia, de acordo com ex e atuais altos funcionários do Estados Unidos, poderia afetar as defesas aéreas da Líbia, mas não as teria destruído. Para isso, as armas convencionais são mais rápidas e mais eficientes”, explicou o The Washington Post.

De acordo com o The New York Times, esta hipótese foi descartada por medo de abrir um precedente para outros países, “especialmente Rússia e China”, e por falta de tempo.

FONTE: AFP

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments