A Força Aérea da Indonésia (TNI-AU) e a Real Força Aérea Australiana (RAAF) realizaram em setembro o exercício Elang Ausindo 2011, na Base Aérea de Ngurah Rai, em Bali.

A Austrália enviou seu Esquadrão 77 (77SQN) com oito caças F/A-18 Hornet e 80 militares. O exercício teve como objetivo melhorar a coordenação tática entre a RAAF e TNI-AU e o relacionamento entre os dois países.

FOTOS: Ministério da Defesa da Austrália

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
tiagobap

Amigos, fiquei curioso: a cor amarela do canopi do F16 indonésio é normal? Parece “plástico queimado de sol”…

jacubao

Off topic.
Uns F/A-18 desses iriam cair como uma luva no Opalão. 😉

Vader

Até onde sei o amarelado, ou melhor, o dourado do canopi é proposital. Assim como também é o prateado (já vi fotos de alguns F-16 assim).

Mas não sei exatamente para que serve, se não é para proteger do sol.

Belas imagens.

tiagobap

Pois então, eu tambem acreditava que era para proteção do sol, mas percebe-se uma grande variedade de cor entre as coberturas dos F16 das fotos, inclusive entre partes da mesma aeronave.
Nas fotos da matéria sobre a Indonésia procurando F16 usados para comprar, percebesse o cuidado com a proteção do canopi dos aviões estocados.
Estas diferenças “de cor” nos caças Indonésios me deram uma tremenda impressão de desleixo com a manutenção dos mesmos…

Fernando "Nunão" De Martini

Já li que coberturas desse tipo visam diminuir a penetração de ondas de radar no cockpit, visando assim diminuir a assinatura da aeronave aos radares.

Mauricio R.

Na 2ª foto aparecem 3 F-16 e somente 1 deles, está c/ o canopy amarelado, então parece haver realmente algum problema de conservação.
A função “stealth” do canopy do F-16, é real, há uma malha em ouro finíssima no canopy, cuja função é “matar” o retorno de RF; causados pelo HUD e pelo acento ejetor.