No próximo sábado, dia 17 de setembro, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizará um evento alusivo aos 70 anos da Base Aérea de São Paulo (BASP). Todos estão convidados para o “portões abertos”, que ocorrerá entre às 9:00h e às 16:00h.

A BASP localiza-se no município de Guarulhos, no lado oposto do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – Governador André Franco Montoro. O acesso, para quem estiver de carro, será feito pelo Portão 3 – Rod. Hélio Smith, S/N (atrás do Hotel Caesers Park). Para os pedestres o acesso será pelo portão 1 – Av. Monteiro Lobato, 6365 – Cumbica.

Segundo a programação divulgada, haverá:

  • exposição de aeronaves
  • palestras
  • gincanas
  • aeromodelismo
  • balonismo
  • desfile de viaturas antigas

A BASP é sede do 4° Esquadrão de Transporte Aéreo (4° ETA), o Esquadrão Carajá. Atualmente o 4º ETA conta com aeronaves C-95 Bandeirante e C-97 Brasília (foto acima).

Agradecemos ao nosso leitor Rodrigo Schimidt Miranda pela informação passada.

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Taz Miranda

Apenas uma homenagem à esta setentona: Após o início da Segunda Guerra Mundial em 20/janeiro/1941 foi criado o Ministério da Aeronáutica, tendo como primeiro Ministro o Dr. Joaquim Pedro Salgado Filho. Devido às suas dimensões continentais, o território Brasileiro foi dividido, na época, em cinco zonas aéreas. Dessa forma, um ano e três meses após a criação do Ministério da Aeronáutica, a 27/março/1942, nascia a “4ª Zona Aérea”, hoje denominada IV COMAR. Instalou-se provisoriamente no Campo de Marte, tendo sob sua jurisdição os estados de São Paulo e Mato Grosso. No mesmo ano, sua sede foi transferida para um velho… Read more »

Taz Miranda

Já a minha “história” com a BASP, remonta desde a minha infância, visto que fui criado às margens da base. Adorava ver a passagem dos Xavantes e o barulho do seu motor. Meu pai, também amante da aviação, me contava de “uns tais Mirage” que ficavam em Brasília e protegiam a sede do governo. Entendam que ele explicava isso para uma criança de mesmo de 10 anos. Em 1997 tive o privilégio de prestar serviços ao AISP e à BASP; sem dúvida uma época maravilhosa onde tive meu primeiro contato com um piloto caçador e um F5. Nesta mesma época,… Read more »