A DARPA vai lançar nesta quarta-feira (10/8) o segundo Falcon Hypersonic Technology Vehicle 2, cujo objetivo é atingir uma velocidade 20 vezes maior que a do som.

O HTV-2 visa dar ao Pentágono a capacidade de ataque contra alvos localizados em qualquer lugar do planeta (Prompt Global Strike), em apenas uma hora de voo. O primeiro HTV-2, lançado em abril de 2010, desapareceu no Pacífico após 9 minutos de voo e nunca foi encontrado.

O lançamento do segundo HTV-2 será feito da base aérea de Vandenberg na Califórnia, a bordo de um foguete Minotaur IV Lite. Ele vai atravessar a atmosfera e depois liberará o veículo, que voltará para a Terra à velocidade Mach 20 (mais de 20.000km/h), caindo no mar próximo do Atol de Kwajalein, no Pacífico, a uma distância de 4.100 milhas. Tempo de voo previsto: 30 minutos.

BATE-PAPO ONLINE: Converse sobre este e outros temas com outros leitores no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joseboscojr

Os americanos estão mesmo apostando na velocidade hipersônica para o futuro a médio prazo. Testes com propulsores scramjets e esse que visa desenvolver a aerodinâmica e os controles de vôo em velocidade hipersônica de um veículo de reentrada, sendo feitos em plena “criiiise” é muito sugestivo da credibilidade da tecnologia. Tomara que o Brasil siga adiante com seu programa 14-X e com o túnel de vento hipersônico e que possamos aproveitar desse pioneirismo e que não repitamos os erros do passado, onde um brasileiro foi um dos primeiros a desenvolver uma aeronave mais pesada que o ar e o primeiro… Read more »

Edgar

Como bem disse o Bosco, isso é o que eu chamo de crise.