Instrutores franceses e seus Alphajets são recebidos em base na Espanha

0

Durante cinco dias, quatro aeronaves Alphajet da Força Aéra Francesa operaram a partir da base espanhola de Talavera la Real, de onde operam os treinadores F-5 espanhóis

Na semana passada, o Ejército del Aire (Força Aérea Espanhola) informou que foi realizado, entre os dias 13 e 17 de junho, um intercâmbio de experiências de instrutores de Alphajet, da Força Aérea Francesa, com suas contrapartes espanholas, que voam aeronaves F-5 B (na Espanha, denominados F-5M após terem sofrido modernização) a partir da base de Talavera la Real.

Os instrutores franceses, liderados pelo tenente coronel Pierre Queant, foram recebidos pelo chefe da unidade espanhola, o coronel Domingo Porras Antiller. Durante os cinco dias, foram trocadas experiências relativas à formação de alunos na fase avançada de voo, e realizadas missões de combate aéreo visual e navegação a baixa altitude, em formações mistas de F-5 e Alphajet, o que incluiu o habitual intercâmbio de pilotos dos dois países nos assentos traseiros.

No dia 17 de junho, os franceses voltaram para Tours, base da escola de caça da Força Aéra Francesa.

FONTE / FOTOS: Força Aérea Espanhola (Ejército del Aire)

NOTA DO EDITOR: no ano passado, publicamos matéria sobre o mesmo assunto aqui no Poder Aéreo: “Alphajets franceses e F-5M (B) espanhóis, lado a lado“, à qual acrescentamos um pouco da história das duas aeronaves em suas forças, seu emprego e convidamos os leitores a discutir sobre o futuro das mesmas.

Vale a pena ler novamente a matéria do ano passado, comentários e links, e prosseguir esse debate aqui, à luz de tudo o que também já se publicou sobre aeronaves “Lift” e congêneres de um ano pra cá. Afinal, para aviões que há tanto tempo operam em suas forças aéreas, em missões de considerável desgaste como as de treinamento de pilotos de caça, cada ano que passa as aproxima inexoravelmente da aposentadoria.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments