Diante de um ministro enfraquecido, cortes no orçamento da Defesa geram atraso de projetos e criam divergências na Aeronáutica

Ana Clara Costa

Está em discussão no governo atualmente o programa de modernização operacional e tecnológica do setor de Defesa brasileiro, que tem entre os objetivos tornar mais eficiente o controle das fronteiras, combater o narcotráfico e vigiar a Amazônia. Exército, Marinha e Aeronáutica apresentaram ao Planalto suas demandas, que já totalizam 38 bilhões de reais para um período de cerca de doze anos. A despeito desta articulação bilionária, a realidade do segmento hoje é de penúria. O alto comando das Forças Armadas brasileiras atravessa uma crise interna, sobretudo na Aeronáutica. Os motivos são o corte de 4,3 bilhões de reais no orçamento de 2011 do Ministério da Defesa e a absoluta indefinição sobre se haverá ou não reversão de parte deste contingenciamento.

De acordo com fontes ligadas à Força Aérea Brasileira (FAB), o corte deste ano não tem precedentes históricos. “Todos os anos havia um determinado aperto monetário, mas, no final, as torneiras sempre se abriam”, afirmou um ex-comandante da Aeronáutica. Neste ano, no entanto, as “torneiras”, ao que parece, permanecerão fechadas, sem exceções. Os resultados serão o atraso de diversos projetos, inclusive a licitação dos caças, e prejuízos até para procedimentos rotineiros, como o treinamento de pilotos – já que estas dependem da verba de custeio, o principal foco dos cortes. Aos oficiais, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, já avisou: “Não contem com esse dinheiro”.

Procurada pelo site de VEJA, a FAB limitou-se a afirmar que é totalmente solidária ao esforço de consolidação fiscal e que irá promover todas as adequações que se fizerem necessárias. No entanto, o alto escalão se mobiliza para conseguir aprovar verbas para a manutenção dos projetos em curso. O quadro, por ora, é desanimador. Mesmo já na metade do ano, o Ministério da Defesa ainda não definiu quais programas receberão recursos. Em comunicado enviado ao site de VEJA, o órgão confirma a indefinição: “Ainda não é possível precisar quais projetos e ações das Forças Armadas serão afetados pelo corte”.

O fator Jobim – A situação é agravada pela baixa popularidade do ministro Jobim junto ao Palácio do Planalto. Do trânsito livre que gozava durante o governo Lula, ele enfrenta hoje um quase ostracismo, que o impede de tentar barganhar junto ao governo. As relações entre o ministro e a presidente Dilma se estremeceram logo no início da corrida eleitoral – quando Jobim chegou a flertar com a oposição, pedir neutralidade a Lula no apoio à candidata e fazer campanha interna no PMDB para que o partido tivesse seu próprio candidato à presidência. Sua permanência no cargo deve-se tão somente ao acordo tácito da “cota de Lula”, que prevê que determinados ministros apoiados pelo ex-presidente continuem no governo Dilma por, pelo menos, um ano.

Para não criar atritos com a presidente e, quem sabe, manter-se no cargo, Jobim tem procurado seguir a cartilha de bom ministro governista. Condecorou seu assessor, José Genoíno; além de Antonio Palocci, José Eduardo Cardozo e outros ministros da base; com a Medalha da Vitória – prêmio de honra dos brasileiros que lutaram na Segunda Guerra Mundial, e que condecora anualmente nomes escolhidos pelas Forças Armadas. Jobim também apoia o governo na criação da Comissão da Verdade – formada para esclarecer crimes da época da ditadura. Sobre o caso Palocci, o ministro da Defesa minimizou o problema e afirmou na última semana se tratar apenas de “fumaça”. Quando questionado sobre a formação do patrimônio milionário do ministro, disse à imprensa: “Sorte dele, né?”. Mesmo assim, o governo não dá sinais de que pretende melhorar o diálogo com o ministro.

Imagem enfraquecida no exterior – Enquanto os projetos militares sofrem congelamento, a imagem do Brasil perante o setor de defesa internacional se deteriora. Tudo porque, ao longo dos últimos anos do governo Lula, representantes das Forças Armadas percorreram inúmeros países convidando empresas do setor a investirem na indústria de defesa nacional. “As empresas acreditaram e se prepararam para isso, e agora não há mais avanço. O Brasil está levando um baque no exterior no que se refere a essa indústria”, afirma Salvador Raza, professor de Relações de Segurança Nacional da Universidade de Defesa Nacional, nos Estados Unidos. A atual descrença no desenvolvimento do setor não se deve propriamente ao contingenciamento de recursos, mas sim à ineficiente atuação das autoridades da Defesa para explicá-lo, na avaliação de Raza. “O ministro ficou em cima do muro. Não soube explicar o que aconteceu”, afirma o pesquisador. “Isso demonstra imaturidade no tratamento do tema e depõe contra a projeção do Brasil no exterior”, completa.

FONTE: Veja.com

Subscribe
Notify of
guest

72 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Queria mesmo era ver a cara dos “Teóricos do Brasil-Potência”, aquela corja esquerdopata que, até ano passado (ano eleitoral), garantia que o Brasil seria a próxima potência bélica mundial. Cadê os “Ilhas”??? Os “Vespas”??? Os “Athalayos”??? Os “Muros”??? Os “Alfredos”??? Cadê toda a caterva esquerdista que pululava aqui igual mosca na carne podre, em ano pré-eleitoral??? 🙂 Sabem porque eles não estão por aqui??? Porq Está aí o “Brasil-sil-sil” do lulo-petralhismo: um Ministro que só está esquentando lugar, uma presidente fraca e indecisa, mera gerente de um cofre quebrado deixado pelo antecessor, e gente ainda delirando em comprar Rafale. Não… Read more »

Wagner

Bom Vader, como diria o brasileiro tipico ( o que é o grande problema desse país) :

” Não dá nada ”

Giordani RS

Já escrevi por aí escrevo aqui; Se nossos comandantes fossem realmente comprometidos, “groundeariam” tudo. Tudo. Principalmente o GTE. Mas o salário está em dia…mas a omissão de poucos vai chegar num extremo que até eles terão de agir como os bravos controladores de voo, terão de se rebelar para mostrar o absurdo do descaso. Brasil potência? O povo, que é gador, só se interessa se for no futebol, no resto, é “lei de gerson”… “O brasil não é um país sério…” – DeGaulle* – Quanta sabedoria…quanta sabedoria… Realmente as FFAA´s receberam uma END…THE END. * = A história diz que… Read more »

Vader

Complementando (apertei tab+enter)

Sabem porque eles não estão por aqui??? Porque eles só estavam aqui para fazer PROPAGANDA do governo do semi-analfabeto. Não tinham, como não tem, nenhuma credibilidade.

Sds.

Augusto

Está aí o país que quer fazer parte do Conselho de Segurança da ONU e ditar os rumos da segurança mundial.

Soyuz

Felizmente Dilma Rousseff ganhou as eleições. Tivesse sido José Serra o vitorioso, haveriam milhares de simpatizantes do PT dizendo que estes cortes não passa de coisa de “neoliberal reacionário”, “Capacho dos interesses americanos”. É bom cair na real durante a continuidade do mesmo governo para que seja feito o correto registro histórico de que o Brasil não é e no futuro previsível não será uma potência militar. E que nosso status de potência militar regional só é possível pela decadência acentuada de nossos vizinhos nos últimos 20 anos. Quando olhamos nos últimos 60 anos, defesa no Brasil sempre foi a… Read more »

Leonardo

Sinceramente, eu quero é novidades!!!!!!!

Alexandre Galante

Calma, pessoal! É só mais um contingenciamento. Já já acaba.

Nick

O tempo do Jobin já passou. Tem de sair e o mais rápido possível. Está atrapalhando e não ajudando. Não tem capacidade de conseguir mais recursos, ou pior, nem evitando que os cortes sejam menores.

Ou pior ainda, compactuando com a punição à FAB e a nação, por esta não ter feito uma melhor classificação do Rafale no relatório técnico.

Jobin faça um favor às FAs, SAIA. Elas agradecem.

[]’s

DrCockroach

Na verdade eh corte (nao contingenciamento), o $$ nao irah aparecer neste ano fiscal, e muito pouco provavel que nos proximos. – Como o NJ distribuiu os cortes? O que foi priorizado? Quais foram os criterios? Considerando os precedentes soh pode ter acontecido “lama”; – Quanto a importar equip. militar (inclusive jets…): em 2003 as reservas internacionais brasileiras eram, de memoria, cerca de 25 bilhoes de dolares, que mal porcamente pagariam qualquer emergencia, imagine-se entao adquirir cacas. Hoje as reservas sao de 335 bilhoes de dolares (http://www.bcb.gov.br/?RP20110603). Daria, tranquilamente, p/ modernizar os AMX (hey, eu acho eles bonitos!) e seguir… Read more »

DrCockroach

No mais, eh melhor relaxar que estah gente nao merece nossa stress, e tampouco nossos amigos e familiares; assim o Drcockroach recomenda “One bourbon, one scotch, one beer” ou uma caipirinha 🙂

http://www.youtube.com/watch?v=BIvka3SSv9Y

[]s!

Grifo

Calma, pessoal! É só mais um contingenciamento. Já já acaba.

Deus te ouça, Galante. Porque a coisa está feíssima, existem várias manutenções que não estão sendo mais feitas e sem elas os aviões estão parando.

Alexandre Galante

Grifo, e o GTE, vai parar também?

Mauricio R.

Dr. Cockroach,

Com 10% das reservas, troca-se o inventário inteiro da FAB, sem a necessidade de remendar aeronaves mais antigas.

Dinho

Engraçado essa preocupação toda em comprar 3 dúzias de caças, como se isso fosse a salvação do Brasil.

O recado está sendo dado pelos políticos a muito tempo, e de forma claríssima:

– O Brasil não tem ameaça que justifique o investimento;
– Se houvesse uma ameaça séria, não seria esses caças que nos salvariam.

Os caças são para a BAAN, ou seja, para proteger a capital e os políticos, o que não justifica nossa preocupação, já que eles que são os “protegidos” não estão nem aí.

Wagner

Quem aqui viu startrek VI a terra desconhecida ? Se lembram que a chanceler klingon falou para um subordinado: ” Guerra é algo que está se tornando obsoleto, e nós estamos ficando igualmente obsoletos…” Quanto aqueles que querem insistir que precisamos torrar dinheiro em caças e outros, para deter os venezuelanos, outra frase : ” É inútil resistir, meu filho” ( Darth Vader). Não adianta, AL nao tem cultura para isso. O que é mais importante, tentar tirar os 16 milhoes da dilma da miseria ou manter 444 caças altamente equipados prontos para lutar contra um inimigo que não existe… Read more »

Alexandre Galante

Prezado Wagner, nesse momento no mundo ocorrem dezenas de conflitos armados e a OTAN está realizando uma campanha aérea na Líbia.

Na América do Sul temos a questão do narcotráfico e problemas fronteiriços entre vários países.

Infelizmente o mundo real é bem diferente da ficção científica. No final da aparente paz atual, existe uma guerra nos esperando.

Dinho

Complementando: Para frear as pretenções de nossos inimigos latinoamericanos, precisamos apenas de uma canetada, e não de caças. Nenhum desses nanicos teria coragem de peitar o Brasil, sob risco de voltar à Idade Média, como um feudo isolado e falido. Já contra as grantes potências (5 do CS), nós é que não teríamos chance alguma, com FX-2 ou não, pelo simples fato de estarmos subordinados a regras diferentes. Eles tem armas nucleares, mísseis de longo alcançe, e nós, não podemos nem cogitar querer produzir tais armas. Nosso principal problema é político e não militar, e enquanto não resolver isso o… Read more »

Vader

Wagner disse:
8 de junho de 2011 às 15:34

“temos que reformar a sociedade e o capitalismo e parar de viver na década de 70”

Ahahahahaha… e isso é “parar de viver na década de 70”??? 🙂

Vader

Dinho disse:
8 de junho de 2011 às 16:14

“Nosso principal problema é político e não militar, e enquanto não resolver isso o melhor mesmo é investir em educação e distribuição de renda, para dar uma chance para as novas gerações”

Olha só, não concordo integralmente com sua conclusão, mas a frase acima é a mais pura verdade.

Temos mesmo é de dar educação à próxima geração, pois a nossa mesmo já foi perdida.

Sds.

Wagner

Narcotrafico o super tucano serve. Ja estamos muito bem. Os conflitos armados são menores, decadentes, miseraveis x miseraveis. Palestino jogando pedra em judeu. A Otan, para atuar na Libia, está forçando a barra e é apenas um exercício de tiro. Os efetivos das forças armadas não precisam mais serem gigantes como na Guerra Fria. Haverão guerras no futuro, mas serão menores, locais, filosoficamente insignificantes. As potencias nucleares não podem ser invadidas, e ninguém mais tem dinheiro para gastos tão exorbitantes. Sem a URSS, não existe mais um confronto entre modos de vida, o que existe é disputas fronteiriças; babaquice populista,… Read more »

Wagner

Nao entendi, Vader… vc fala por causa dos movimentos sociais da decada de 70 ??

Wagner

“”Para as FAs, basta aparatos policiais, como Super Tucano e MI-35, para correr atrás de teco-teco desarmado, já que essa é a atribuição que estão lhes delegando.””

Perfeito.

Wagner

Sugestão aos militares: Construam um milhão de casas nos proximos 5 anos. Utilizem sua habilidade e mão de obra, ( que já está sendo paga de qualquer maneira) e façam algo util: ajudem a reduzir o déficit habitacional brasileiro.

Pronto. Já ajuda a situação social do país. Uma gigantesca mão de obra relativamente qualificada, permanentemente inerte, se fazer nada…

Alexandre Galante

Wagner, o Exército Brasileiro já está tocando as obras do PAC. Deixe a FAB cumprir sua missão constitucional, por favor.

Giordani RS

“Wagner disse: 8 de junho de 2011 às 15:34 Quem aqui viu startrek VI a terra desconhecida ? Se lembram que a chanceler klingon falou para um subordinado: ” Guerra é algo que está se tornando obsoleto, e nós estamos ficando igualmente obsoletos…” Eu, como Trekker assumido, vi o filme e qual foi a maior lição? Que para se Ter a Paz é preciso estar preparado para a guerra; “Não adianta, AL nao tem cultura para isso.” O amigo simplesmente passou a vida sem ler um único livro de História e de como a AL foi formada…Só falta acreditar em… Read more »

Vader

Eu de minha parte nunca acreditei serem necessários os 120 caças que uma turma por aí apregoava, e que é o sonho utópico de consumo da FAB. Sempre achei que uns 5 ou 6 esquadrões de bons e modernos multiroles no estado-da-arte, pilotados por uma força de pilotos competentes e com treinamento de ponta (leia-se: número de horas de vôo no padrão OTAN), já seria mais que suficiente para deter quaisquer ameaças plausíveis. Substituiria com folga nossos cansados F-5 e AMX, e permitiria à FAB atirar à lata do lixo os “empurrados” F-2000C. Mais do que isso seria desnecessário para… Read more »

Mauricio R.

“E a tendência é que a Polícia Federal e outros…”

Não conte c/ a PF, pois já estão terceirizando mtas de suas próprias atribuições.

Wagner

Giordani RS disse: 8 de junho de 2011 às 16:49 Não, a maior lição daquele filme é : SEMPRE É POSSIVEL O DIALOGO !! Se vc entendeu que Startrek VI traz uma lição belicista, nossa, acho que vc entendeu tudo errado, serio mesmo. Acredite já li muuitos livros de historia da AL, e a formação da AL não reflete sua atual conjuntura : Países que não tem mais ideais ou Bolivars de verdade os guiando, nem forças armadas poderosas, mas apenas narco-terrorismo e incompetencia militar. Digo bolivar como sentido de historia normal e nada de propaganda ” bolivariana” , não… Read more »

Observador

Senhores, Eu nunca me enganei sobre esta situação. Sempre disse que, passadas as eleições, as prioridades seriam bem outras. Só lançaram a ideia da “Brasil-Potência” que todo mundo engoliu, só para ganhar voto. Hoje, a minha dúvida já não é sobre o FX-2; é se a FAB (e as demais forças) continuarão com um papel dissuasório, mínimo que seja ou se vamos caminhar para nos tornarmos um México, cujas forças armadas existem apenas para combater o narcotráfico. Ao contrário do Vader, eu nem acredito em revanchismo: eu acredito é em incompetência, falta de visão e compromisso da classe política. Me… Read more »

Wagner

Basta ver a guerra do chaco: morreu mais gente de fome do que nas batalhas. Os generais eram estrangeiros… Chile e Peru lutaram por bosta de passaro Argentina foi valente mas sua tecnica deixou a desejar nas malvinas… Brasil precisou de escravos para vencer o Paraguai, ninguem os reconheceu e hoje ninguem liga aqui para essa guerra. Peru e Equador lutando por um insignificante pedaço amazonico. Venezuela sem comentarios. Narcotraficante por tudo… mais mortes em transito e segurança publica do que todos os confrontos militares. É nossa realidade… O inimigo está dentro de cada país e nao fora dele. Acreditar… Read more »

Marco Antônio

Observador disse: 8 de junho de 2011 às 17:41 Te apoio nesta, Observador. “Ao contrário do Vader, eu nem acredito em revanchismo: eu acredito é em incompetência, falta de visão e compromisso da classe política.” Isso não é questão partidária ou ideológica; toda a classe política não enxerga a defesa com a prioridade que lhe é devida. Não conseguem entender o potencial multiplicador que tem o investimento neste setor. É um burrice crônica pq até votos ganhariam aqueles que dessem importância para a defesa. Tecnologia, geração de trabalho, balança comercial, matriz industrial desenvolvida, etc…..são inúmeros fatores que trariam enormes dividendos… Read more »

Observador

Caro Wagner: Você está parecendo Francis Fukuyama, que escreveu o livro “O fim da história e o Último Homem”. Este autor também considerava que não haveria mais grandes mudanças ou grandes conflitos, e que o sistema capitalista e democrático seria terminaria por ser abraçado por todos os povos. Ledo engano. E ele já reconheceu isto. O mundo caminha para uma época de escassez de recursos (energia, combustíveis, água, alimento, matérias-primas). Se alguém acha que nesta situação vai se respeitar o direito alheio está bem enganado. Quando os preços destes itens subirem a preços impagáveis, quem não tiver, vai pegar de… Read more »

Tadeu Mendes

Caro Wagner, Voce acha mesmo que o Brasil nao necessita de investir em defesa??? Sao pessoas como voce e alguns la no governo, que postulam essa mesma visao, estao fora, totalmente fora do contato com a realidade. Nesse grupo estao os ingenuos e os traidores. Sinceramente nao sei a qual dos dois voce pertence. Mas uma coisa te digo: a voce e aos miopes do governo; uma grande guerra se aproxima, e muito rapidamente. O que ira comecar como um conflito localizado, ira se alastrar pelo mundo, e o seu despreparado e desarmado pais (Brasil), ira ser arrastado para o… Read more »

Tadeu Mendes

Vader,

A qual guerrileiro o NJ condecorou????

Parece que isso nao e novidade no Brasil. O comunista Janio Quadros condecorou o Che Guevara com a Ordem do Merito do Cruzeiro do Sul.

Mas nao tem problema nao; porque o Brasil ira pagar caro (infelizmente os inocentes sao que mais sofrerao) por suas negligencias para com a defesa.

Soft Power nao e suficiente para te manter vivo. Quando o caos tomar conta do mundo, vai ser um salve-se quem puder.

Esepero que o povo brasileiro saiba cobrar aos responsaveis por esse descaso o custo do sangue derramado.

Darkman

E o Vader voltou com tudo em cima !!!!

kkkkkkkkkkkkkkk

Abs.

Almeida

“O Estado Brasileiro virou um CÂNCER: não faz mais parte do corpo (Brasil); é um parasita que suga todos os recursos e que cresce sem parar.”

Perfeito. Obrigado O Observador!

Almeida

Observador, o Wagner não só perdeu o “End Of History” do Francis Fukuyama e sua posterior retratação, como também passou longe do “The Clash of Civilizations and the Remaking of World Order” do Samuel Huntington.

Ou então ele se acha superior à toda comunidade acadêmica de Relações Exteriores e Ciência Política.

DrCockroach

Estah dificil acompanhar tantos comentarios, estah na hora do tour das noticias; evidentemente existem comentarios que concordo ou discordo integralmente/parcialmente, mas tb destaco o mesmo que o Almeida, a conclusao do Observador:

O Estado Brasileiro virou um CÂNCER: não faz mais parte do corpo (Brasil); é um parasita que suga todos os recursos e que cresce sem parar.

Yeap, recursos existem, p/ o parasita que volta a soltar as manguinhas e encher a barriguinha…

[]s!

P.S.: O Battisti tb tem cidadania brasileira? Pergunto porque receio que o NJ acaba condecorando ele tb…

Vader

Observador disse:
8 de junho de 2011 às 17:41

“O Estado Brasileiro virou um CÂNCER: não faz mais parte do corpo (Brasil); é um parasita que suga todos os recursos e que cresce sem parar.”

Brilhante. Mas explica isso pra PeTralhada.

Tadeu, o NJ condecorou o Genoíno.

Sds.

Luiz Paulo

Dinho disse: 8 de junho de 2011 às 16:14 “Nosso principal problema é político e não militar, e enquanto não resolver isso o melhor mesmo é investir em educação e distribuição de renda, para dar uma chance para as novas gerações” Amigo com todo respeito, educação no país é: – 10-7=4, livro de matemática do MEC – “o livro usados é legal” – está certo -, livro de português do MEC – menino com menina é aberração e se seu filho gostar dos dois, ele tem 50% a mais de chance de achar um amor (exatamente com essas palavras), ou… Read more »

Wagner

Não perdi nada não. E eu nao disse que nao devemos investir em defesa, disse que deveriamos mudar o foco. devemos aproveitar os militares para fazer coisas mais uteis do que, bom, ja falei bem falado. LEIAM BEM O QUE EU ESCREVI. Eu disse que o mundo mudou mas não disse que deveriamos jogar as defesas fora. Bom, já expliquei tudo bem detalhadamente aí em cima… mas se querem sonhar com a China malvada e o BR super potencia, a vontade… To esperando faz vinte anos essas guerras teoricas que não acontecem mais… e vou esperar mais vinte e não… Read more »

Antonio M

E isso das FAs fazerem assitência social é muito engraçado. Salvo excessões como os riberinhos da região amzônica e congêneres, isso deve ser função dos políticos locais. Se elegem e ganham salário para quê ?!?!? Só falta fazer como o Huogo Chaves e mandar soldados cortare o cabelo da população de graça. E quem sabe obrigar a darem seu soldo também como esmolas nenão?!?!!? E ainda tem gente analisando a Guerra do Paraguai nos termos dos historiadores esquerdopatas? Já está comprovado que haviam escravos de ambos os lados e no máximo eram 10% da tropa brasileira, que Solano Lopes era… Read more »

Antonio M

E basta melhorarem, aumentarem a demanda etc do modelo de usinas para dessalinização da água do mar, ou mesmo um novo método, e a tal guerra pela água será outro factóide….

Investir em tecnologia, e não em ideologia ….

Wagner

Não sei quem aqui é militar da ativa, mas ficar falando que vai ter guerra mundial em 2030 que justifique contingesntes enormes nas FAs é caudilho de gente que quer justificar o proprio cargo, não os de hierarquia inferior, mas os tais Almirantes e bam bam bans das nossas FAs e de outras do mundo, falam qualquer coisa e usam qualquer autor de meia tijela para justificar o proprio cargo e as despesas militares exorbitantes ( EUA nesse ultimo caso) . Ficar falando de China malvada em 2030 enquanto que os verdadeiros inimigos estão aqui dentro do país !! Ou… Read more »

Antonio M

Wagner disse:
9 de junho de 2011 às 11:54

Precisa dizer isso para o Hugo Chavez ….

DrCockroach

Live:
http://www.c-span.org/Events/Confirmation-Hearing-for-Leon-Panetta/10737422113-1/

[]s!

P.S.: F-35 talvez entre na navalha novamente…, talvez

Observador

Caro Wagner: Investir em forças armadas é como investir em um seguro; você faz e torçe para nunca ter que usar. Estamos vivendo o começo do século XXI da mesma forma que o começo do século XX: temos a promessa de grandes avanços científicos que vão proporcionar a melhoria de vida para todos. Achamos que os países tem laços tão fortes entre si que impedem a eclosão de uma guerra. Igual há cem anos atrás. Daí veio uma guerra como nunca se viu antes. E foram justamente aquelas alianças entre os países que lançaram todos na Primeira Guerra Mundial. Você… Read more »

DrCockroach

Yeap, o Panetta, novo Secretario de Defesa estah muito P*** com a Lockheed Martin e a teta que o F-35 foi ateh agora.

No mais, eh interessante assistir a discussao da Defesa e do orcamento conjuntamente. O deficit eh prioridade p/ o novo secretario, pelo menos eh o que ele diz.

[]s!

Luiz Paulo

Wagner disse: 9 de junho de 2011 às 11:45 “A China não vai brigar com ningume, ela vai fazer acordos politicos econômicos, TAL COMO JA ESTÁ FAZENDO. Alguem aqui ta vendo frota chinesa patrulhando a Africa ???? A Visao de mundo chinesa não é igual a visão norte-americana. ” 1 A CHina não briga com ninguém porque não tem como, hoje, e porque os EUA ainda estão lá ao redor deles. Tendo meios e não tendo a ‘polícia’ vc acha mesmo que eles não poriam as garrinhas de fora? 2 Ela não patrulha a Africa, ela já se encontra lá… Read more »

Antonio M

A China afirmou que sendo reconhecida como economia de mercado pelo Brasil (vide LuLLa e Celso Amorin) apoiaria o Brasil para uma vaga no CS da ONU.

O Brasil reconheceu oficialmente e a China…….Bem…a Cniha além de não apoiar o Brasil até hoje, ainda manobra para que não a tenha tão cedo.

Chinês é tão bonzinho …….