Empresa aérea dos Correios custará R$ 800 milhões ou mais

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Segundo anunciado, parceria com a Embraer reduziria custos, incentivaria indústria nacional

 

KC-390 Correios

Os Correios investirão entre R$ 800 milhões e R$ 1 bilhão na criação de sua empresa aérea de transporte de carga, já batizada de CorreiosLog. Já está certo que a estatal vai comprar aviões da Embraer, com prazo de dois anos para entrega, para fazer a subsidiária decolar. A frota está estimada em 15 aeronaves.

O objetivo da parceria dos Correios com a Embraer é reduzir custos, incentivar a indústria nacional e gerar empregos. A logística de transporte é um dos problemas mais graves dos Correios. Estudos da estatal indicam que sua capacidade de entregar as correspondências dentro do prazo se esgotará em um ano e meio.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, deu prazo de seis meses para que a direção dos Correios defina o modelo pelo qual deverá colocar a CorreiosLog no ar – se pela compra de empresa já existente ou criação de uma nova empresa – e aprove o plano de negócios, de forma que a subsidiária comece a operar até o primeiro semestre de 2012.

FONTE: Correio

NOTA DOS CORREIOS:

Com relação à matéria “Correios investirão até R$ 1 bi para criar aérea com aviões da Embraer”, publicada pelo jornal O Globo na sexta-feira, dia 20 de maio, os Correios esclarecem que não houve ainda nenhuma decisão, por parte da empresa, sobre a compra de aviões e tampouco sobre o valor que será investido ou o fornecedor. A ECT, inclusive, continua realizando normalmente e com sucesso as licitações para contratação de linhas da Rede Postal Noturna, para transporte aéreo de carga. Como empresa pública e transparente, os Correios divulgarão à imprensa e à sociedade brasileira informações sobre o assunto quando realmente houver definição.

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DrCockroach

O objetivo da parceria dos Correios com a Embraer é reduzir custos, incentivar a indústria nacional e gerar empregos. ???? deu prazo de seis meses para que a direção dos Correios defina o modelo pelo qual deverá colocar a CorreiosLog no ar – se pela compra de empresa já existente ou criação de uma nova empresa – e aprove o plano de negócios Dois ministros influentes (AP e FP), com suas respectivas empresas de “consultoria”, jah se colocaram a disposicao p/ “acelerar” o processo das empresas interessadas. Eh o despachante.**express: “Cansados de burocracia? Cansados da competicao? Cansados de se preocuparem… Read more »

edcreek

Olá,

A principio pareçe uma otima ideia, com a criação de empregos tanto na empresa nova como na Embraer em um seguimento com crescimento consistente, favorecendo as ambas as partes e desenvolvendo a industria local.

Mas se tratando do Brasil, não se tem o beneficio da duvida, é preciso acompanhar de muito perto tudo isso.

Mas teoricamente as coisas parecem ter sido feitas da melhor forma, vamos aguardar.

Abraços,

Giordani RS

Eu acredito que há muito, mas muito tempo a EBCT já devia ter a sua própria empresa aérea, ainda mais em se tratando das dimensões desse país. Se está no caminho certo? Sim, está, ainda mais depois da última gestão, que só serviu para o eterno aparelhamento dos partidos políticos… Duas coisas é preciso que a sociedade civil observe bem; 1º – O C-390 não deverá estar pronto em 2012; Daí vão continuar os contratos com cias aéreas? As mesmas que nem sobre o burundi ou zamunda poderíam voar? 2º – O eterno aparelhamento pelo estado. Tudo o que a… Read more »

Mauricio R.

“Já está certo que a estatal vai comprar aviões da Embraer, com prazo de dois anos para entrega, para fazer a subsidiária decolar.” Não há versão cargueira de nenhuma das aeronaves da Embraer, como é de praxe nesse mercado. Entre outros motivos, p/ aproveitar a economia de escala proporcionada pela comunalidade da logística, c/ as aeronaves transportadoras de passageiros. “O objetivo da parceria dos Correios com a Embraer é reduzir custos, incentivar a indústria nacional e gerar empregos.” Vc não reduz custo algum, adquirirndo uma aeronave sem escala e que necessitará de infra-estrutura diferente, daquela já usada pelo mercado. Acho… Read more »

Nick

Para o KC-390 é uma boa noticia, se vier mais encomendas.
Para os Correios, uma empresa de entregas nos moldes de uma UPS pode ser uma boa, se for gerida profissionalmente. E isso significa não operar com custos maiores que seus concorrentes. Se a Embraer conseguir fazer desse KC-390 um cargo com custos competitivos aos convertidos de passageiros, ae sim seria uma boa aquisição.

[]’s

Antonio M

Em outras épocas, como foi feito com o CAN tudo bem mas hoje em dia e para os grandes centros e cidades acho desenecessário.

Uma licitação para estimular a concorrência e conseguir os melhores preços/serviços usando frotas terceirizadas seria melhor.

Problemas de regiões pouco habitadas onde não há viabilidade econônomica é outra estória, teria outro tratamento; mesmo assim pelo que sei no Brasil não há cidades que não são atendidas pelos Correios.

Prefiro, a princípio, ver o sucesso do KC390 como uso militar e depois o desdobramento de versões civis.

Observador

Pois eu creio que a grande perdedora desta aventura política – além do povo, é claro – que é montar uma empresa de cargas áereas para a ECT, será a EMBRAER. Além de ter seu nome ligado as maracutaias do partido aliado encastelado nos Correios, a EMBRAER se arrisca a perder um bom dinheiro na conversão de um cargueiro militar em uma cargueiro civil. Sim, porque não vai bastar pintar o avião de azul e amarelo, não? E tudo para 15 aeronaves? Onde ficaria a economia de escala? Ou a versão civil do KC-390 sairá muito cara, prejudicando a ECT… Read more »

Mauricio R.

“Se a Embraer conseguir fazer desse KC-390 um cargo com custos competitivos aos convertidos de passageiros, ae…”

Mais fácil seria fazer um competidor p/ o A-320Neo, o 757 ou até p/ o novo ac da Boeing, que sucederá ao 737.
Pq usar cargueiros derivados dos transportadores de passageiros, é justamento a batida que o mercado toca.

RRN

Boa sorte a Embraer.
Vai entrar numa fria.