Operação Gerônimo: para onde vão os destroços do helicóptero furtivo destruído?

2

Há preocupações de que os destroços do helicóptero stealth usado por soldados dos EUA, durante a Operação Gerônimo (morte do líder da Al Qaeda, Osama bin Laden) no Paquistão podem chegar a China.

Os comandos procuraram destruir o helicóptero, mas a  seção traseira, entretanto, foi deixada intacta e foi levada embora pelos militares paquistaneses.

Parece que o Paquistão se recusa retornar os destroços recolhidos para os EUA e o problema pode se transformar em uma crise diplomática.

O helicóptero stealth é provavelmente um Blackhawk modificado.

As capacidades do helicóptero stealth ficaram evidentes a partir do fato de que os vizinhos de Osama não ouviram os aparelhos até que os mesmos estivessem diretamente sobre eles.

A forma e o design do helicóptero guardam algumas semelhanças com o helicóptero Comanche RAH 66.

É possível que a tecnologia tenha sido adaptada e colocada em um Blackhawk. O boom de cauda modificado teria diminuído o ruído e parece estar coberto por um material usado ​​em caças stealth.

“Os americanos estão extremamente ansiosos para ter o destroços de volta, mas também haverá preocupações reais se a tecnologia encontrar o seu caminho para a China“, disse Peter Felstead, editor da revista Jane’s Defence Weekly.

“Esse tipo de tecnologia seria muito útil para eles neste momento.”

O Paquistão trabalha com a China no projeto do jato de combate JF17 Thunder.

FONTE: The Economic Times

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Aéreo

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Almeida

Agora que eles já conseguiram o que queriam dos paquistaneses, qualquer desculpa vai servir pra deixá-los pra lá com seus problemas internos.

Observador

Caro Almeida: Se você fala dos EUA, eles não deixarão o Paquistão entregue à própria sorte. Mas não vão mesmo. É o único país islâmico a possuir um arsenal nuclear. Imagine um regime radical (como o Taleban) no poder no Paquistão. Sem falar que, na verdade, é lá que está o coração da besta. Lá, nas escolas religiosas islãmicas, as Madraças, onde meninos são vítimas de lavagem cerebral desde a mais tenra idade, fica a fonte renovável do mal. De lá sempre sairão novos guerreiros para a causa. Lá está também a “intelectualidade” do terrorismo, os cérebros que teorizam sobre… Read more »