O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente eleita, Dilma Rousseff, querem discutir a escolha de novos caças para a aviação de combate e, assim, acabar com um impasse do governo federal que se alonga por 15 anos. Segundo revelou ao jornal O Estado de S. Paulo um integrante da equipe de transição, o tema está na agenda das prioridades estratégicas ainda pendentes – que não devem chegar ao dia 31 sem definição.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, que em 20 de novembro previu a possibilidade de haver uma resolução até hoje, disse na segunda-feira que a situação está seguindo a liturgia exigida: “Reunidos, o presidente Lula e a presidente Dilma vão tomar uma decisão.” Outro adiamento da escolha do projeto F-X2 para depois da posse da presidente eleita só seria justificado por motivos políticos. Dilma não estaria convencida das vantagens oferecidas pela proposta considerada favorita, a da francesa Dassault, com seu supersônico Rafale. Pediu mais detalhes à Defesa e já recebeu as informações.

A questão técnica do F-X2 foi resolvida. A conclusão do time de peritos é de que os três finalistas podem cumprir a missão pretendida pela Aeronáutica, de acordo com a peculiaridade de cada um dos projetos. O americano F-18 E/F é o mais provado em batalha. O sueco Gripen traz a possibilidade do desenvolvimento de uma aeronave de combate em grande parte brasileira. O francês Rafale oferece entrega irrestrita de tecnologia, a cláusula fundamental das consultas feitas pela FAB.

A França mantém uma parceria estratégica e militar com o Brasil por meio de ampla cooperação no campo nuclear. O resultado desse acordo é o desenvolvimento de uma família de submarinos de propulsão atômica, armados com torpedos e mísseis. O primeiro vai para o mar em 2021. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

FONTE: Estadão  ILUSTRAÇÃO: Paulo Pedott

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tadeu Mendes

O F/A-18E/F Super Hornet e um upgrade dos F-18 C/D. E um caca projetado para a US NAVY e portanto e um caca robusto, de alta performance, duravel, testado em combate e bem mais barato que o delicado Rafale. Poderiamos atrelar a compra dos SH, a uma parceria com a Boeing no desenvolvimento do F-15SE, alem da proposta ja feita pela mesma compania para o caso do SH. O que nao podemos fazer e afundar orcamento da FAB para salvar a Dassault. Comprar Rafales para mante-los em solo (custo operacional proibitivo) e o mesmo que seguir o exemplo de Chavez… Read more »

pjmsvolei

Comparando os tres caças, em qualidade, acredito que o Rafale e o F-18 SH são os melhores, mas o Rafale infelizmente é muito caro para nossa FAB.No meu modo de pensar, teriamos que ter dois caças, e aí eu ficaria com o F-18 como caças HI e empregaria o Gripen NG, além como um caça low, uma forma de adquirir tecnologia avançada.

Abc

Paulo

Charleston

Porque sempre comprar 10, 20, 39? Os americanos adquiriram apenas um Super Tucano e estão estudando-o. Esse anos todos nos poderiamos ter adquirido via leasing (como os britanicos fazem) um de cada e ver qual o melhor. Os chineses e judeus desmontam os cacas adquiridos para melhor estudar, copiar e aprimorar.