País do Sudeste Asiático fecha acordo para segundo lote

Agora é oficial. A Saab, empresa sueca fabricante do caça JAS Gripen, recebeu uma nova encomenda de seis  monoplaces (versão “C”) da Real Força Aérea Tailandesa (RTAF). A Saab atua neste caso como uma empresa fornecedora da agência sueca de administração de material de defesa (FMV), responsável pelo contrato com o governo tailandes. O negócio está avaliado em 2,2 bilhões de coroas suecas.

Além da nova encomenda de seis caças, a Saab também fará a atualização dos sistemas do radar Erieeye que equipa as aeronaves AEW Saab 340 da Tailândia.

Em 2008 a Tailândia havia escolhido o Gripen como o seu novo caça multimissão. No entanto, aquela encomenda era de apenas seis exemplares.

Além do Gripen, a RTAF possui 18 caças F-16 A/B Block 15 que deverão ser modernizados em breve. Recentemente a agência do ‘Pentágono’ DSCA informou sobre o programa de modernização destas aeronaves.

FONTE: Saab COLABOROU: DrCockroach 

LEIA TAMBEM:

Subscribe
Notify of
guest

72 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Ricardo

desculpa.. mas… e a jaca?? não resisti uhaUHAuha

Luiz

Poxa vida , até a Tailandia consegue decidir mais rapido que o Brasil , se continuar desse jeito vamos defender o espaço aereo de balão e zepelin , pois pior que ta fica sim caso não haja mais agilidade por parte do governo . A decisão de compra do Fx-2 esta pior que novela mexicana

Marcos Andrey

Enquanto isso no BRASIL ………!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Edu Nicácio

Parabéns à Tailândia. Daqui a pouco, estarão com 36 Gripens ZERO BALA…

RolandTFlackphayser

Mais uma no alvo para o Gripen, já o Rafale vai ficando para sucata de luxo.

Edcreek

Olá,

Vou levar para o lado de govero para governo, como um pais como a Tailandia com 65 milhões de habitantes e pib de 500-600 Bilhões consegue manter uma força com:

12-Gripens(incluindo os novos)
60-F-16 que teram up-grade
Fora os outros caças como alpha-jet, e L-39

Tem alguma coisa muito errada por aqui……….

Abraços,

Vader

Vende bem a SAAB hein? Vende bem o “cacinha” nénaum? 🙂

Gabriel T.

Mas esperem. Não era a Tailândia que estava insatisfeita com o gripen? LOL

Luis Alberto

Repassando. IGNÓBIL MUNDEIRO E O RAFALE. Se perguntássemos a qualquer aviador da Força Aérea Brasileira o que ele acha dos aviões : Rafale, da França – ele diria muito bom, uma máquina espetacular; F 18, dos EUA – ele diria muito bom, uma máquina espetacular; Gripen da Suécia – ele diria muito bom, uma máquina espetacular. Pois bem, os especialistas, os engenheiros, os aviadores, enfim a FAB, como um todo, já vem estudando, profundamente, há anos qual seria o avião que pudesse melhor atender à sua missão constitucional. No entanto, como a FAB raciocina em termos de Brasil pensa no… Read more »

Solskhaer

Gostei desse texto do Coronel!!

J. Claro

esse tal de luis alberto é de uma grosseria sem tamanho.
vivo vendo recomendação da moderação para que se evitem ataques pessoais mais a verdade é que a moderação deixa o pau comer solto quando o ataque é contra o presidente da republica.

isso é uma lástima. esse boca mole baixo nível deveria ter vergonha de escrever essas baixarias.
é muito fácil ficar com o rabo colado na cadeira e só teclando desaforos.
demotucanalha covarde.

MAC

Rapaz…

Justin Case

Amigos, Acho que o tal Engelberg fez uma análise EEM (Estudo de Estado-Maior) às avessas. Partiu da sua “solução” preferida e tentou justificá-la. Só alguns exemplos da precisão do “Estudo”: 1. Alguém viu ele citar que foi considerado o RISCO? 2. Alguém viu ele citar qual seria o problema a resolver ou a necessidade a ser atendida? 3. Alguém contou a quantidade de adjetivos grosseiros que inseriu na conclusão de sua “análise”? Por favor, não considerem o cidadão como representante da FAB. Abraços, Justin “Justin Case supports Rafale” ______________________________________ Prezado Justin Case, Devido a sistematicamente você escrever em seus comentários… Read more »

Fabio

O Brasil somente irá se mexer quando o pré-sal estiver seriamente ameaçado (o que não é nada difícil). DIVERSOS países não reconhecem o limite de 200 milhas. O Brasil é um país que tem uma filosofia antiga de somente se mexer depois que a porta foi arrombada. Nossos politicos vivem no mundo dos Teletubbies.

Paulo Silva

Falando agora sobre este tópico!Este seria o melhor caça para substituir os AMX e F5Ms!Seria um caça mais barato e tecnologicamente avançado para a nossa FAB.

abc

Paulo

Vader

Luis Alberto disse: 23 de novembro de 2010 às 15:20 Prezado Luis Alberto, para entender o FX2 o que temos que compreender é que nosso “Glorioso Sol da Humanidade” não é mau, intrinsecamente falando (dos outros adjetivos não sei): ele apenas segue a “agenda” que lhe determinam. Os bolivarianos querem a BA para poder entrar no CS da ONU e confrontar publicamente “usisteiti”. E não irão parar antes de conseguir tudo isso (a não ser que alguém os pare antes). Aliás, nada consegue parar um bolivariano, a não ser Mr. Colt (rs). 🙂 Mas cada povo tem o governo ou… Read more »

Ricardo_Mga

Ai ai a FAB ja ta perdendo até pra força aerea da Tailandia…

GSV

E o NG????? Não vende????

Marcos

Enquanto isso:

As rafaletes de plantão estão arrancando os cabelos (Ao menos, os que retam), mas não demora elas estarão por aqui, dizendo que isso é noticia plantada, e que a compra não existe, é só fruto da imaginação de algum Gripeiro.

Gripen Vende, está em uso em diversos Paises.
E o RaFAIL alguem usa (País)????
Ao menos lisem ???
Dado???
Há dado não, porque de Graça é Caro

Luiz ECB

Coronel, estamos em 2010! acorda! Caça aos comuna acabou a 30 anos.

Sabes o que é DEMOCRACIA?

Tambem discordo de um MONTE sobre o governo(seja lá qual for ele), mas não precisa da grosseria.

Será essa visão “miupe” deste Sr. a mesma da FAB?

Ou será desespero por quererem abrir os arquivos da Ditadura?

Ninguem merece…..

Observador

P/ J. Claro: Pior do que o coronel, que é apenas mais uma a jogar pedra na Geni (Lula), faz você, ofendendo-o pessoalmente. Você sim, deveria ser alvo da moderação do Blog. Não queira trazer as tuas discussõezinhas políticas bestas para este blog, que não é o lugar. O coronel, assim como muitos outros aqui, não é “tucano”, mas sim um brasileiro revoltado com a conduta daquele que deveria ser um exemplo para a nação. Sabe, eu também já votei no LULA. No tempo que eu acreditava no discurso de ética do PT. Deus, como fui otário. Se você acha… Read more »

Chico AMX

Isso não tinha sido exposto no início deste ano? onde conta que estes 6 Gripens C/D, inferiores aos novos F-16, que já contam com AESA, custaram 80 milhões de doletas cada? barato não é? rsrsrsrs

para os detratores, olhem como a “jaca” decola:
experimente por um SH fazio que seja e tente decolara ssim! e isso que o motor não presta! rtsrsrsrs
vamos ver se aparece um Gripen com seu super motor decolando desta forma! rsrsrs

http://www.youtube.com/watch?v=lWeiG52Q88w

Alex

impossível separa política desse assunto, quando um politco quer resolver sozinho esse assunto….

Luis Alberto

Presado Vader, Como voce observa, eu apenas repassei o texto do coronel Engelberg, que conheco a muitos anos. O mesmo sempre foi muito ponderado e equilibrado. As coisas que o governo Lula fez em relacao a politica exterior e algumas em relacao a politica interior (MST, PNDH III, indenizacoes a guerrilheiros, etc e etc) o fizeram sentir uma profunda revolta, nao soh nele como em inumeros patriotas. Sabemos que a possivel escolha do Rafale causarah danos irreparaveis a FAB durante muitos anos em todos os aspectos jah abordados neste Blog. A FAB tem suas projecoes estrategicas em relacao ao Poder… Read more »

rodrigo ds

num é que vende ??!!

zmun

Chico, não dou a mínima para a decolagem disso.

O que importa é que um F-5 pegou ele de pau, custando uma fração do seu preço.

MAC

Sugiro um post com os 5 vídeos do YouTube que indiquei os links acima. A Jaca foi operacional por mais de 30 anos no Brasil.

grifo

Muito bom texto Luis Alberto, obrigado por compartilhar. O resumo feito pelo coronel é perfeito, com o uso de forma didática da metodologia APA muito comum na FAB.

Acho apenas os adjetivos ao presidente desnecessários, até porque a justificada indignação do coronel deveria ser direcionada a uma outra autoridade, ela sim responsável pelas trapalhadas no processo.

Galileu

Enquanto aqui vamos de sucata da Jordânia!!!! ahahahha

Luiz Ricardo

Sobre o video que o colega mostrou do Rafaele decolando… garanto que um Gripen é bem capaz de fazer o mesmo.. eles foram projetados para decolagem em pistas curtas e é um caça altamente manobrável.

http://www.youtube.com/watch?v=Ebt9KaK-Ts0&feature=related

Abraço

SCintra

GSV
E o NG????? Não vende????

Pensei o mesmo, estão se pegando ,mas NÃO ESTÃO LENDO, é uma falha nas avaliações dos estudantes brasileiros. Entendimento de texto.

rodrigo
num é que vende ??!!

Only Gripen, no Next/New sei lá o q (N)Gripen. FX-2 = NG.

Diego

O F-103 foi apelidado de “JACA”, essa eu não entendi por quê? O Mirage III foi uns dos melhores interceptadores do seu tempo e o maior carrasco dos aviões das forças aéreas inimigas de Israel durante a guerra dos seis dias, sendo até base para a fabricação do seu subistitudo o IAI Nesher, e também foi exportado para diversos paises. E agora é jaca?

fabio

A FAB está caminhando para ser única no mundo. UNICA força aérea “vintage”… F5 e AMX (o gripen da decada de 80) até pelo menos 2085… Sugiro “FX3 a volta dos que não foram” o FX vai virar filme do Jason… versão I,II, III, IV,, e por ai vai…

Asimov
fabio

Do jeito que a coisa caminha ou melhor “rasteja”, a Marinha comprará os Rafales para o porta aviões, e a FAB ainda estará no processo de escolha… bem-me-quer, mal-me-quer… Rafle,gripen hornet ? ó duvida cruel… Melhor deixar a Marinha cuidar de tudo.

Asimov

Link…

Lima

Legal o video que o Chico Amx postou sobre o Rafale……mas não é por nada não …..olha o SH……e armado com 06 misseis ou seja com muito mais arrasto aerodinamico……na apresentação do Rafale que repito, muito legal, o mesmo está o tempo todo com PC “ligado” já o SH….recomendo ver até o final….o toque e arremitida…..Detalhe o video é narrado em Frances…rsrsrs
Aproveito para dizer que acompanho o poder aereo ha algum tempo….sendo meu 1ºPost…..muito legal o blog

Lima
rodrigo ds

SCintra disse:
23 de novembro de 2010 às 17:02

SCintra eu não estava respondendo o GSV sobre o o NG, estava comentando sobre a venda do Gripen C, mas como já tocou no assunto, se a versão “C” já vende e agrada seus clientes imagina a versão “D ou NG”, agora alguém me diga se o Rafale já vendeu para alguém (fora da França, é claro!!), seja qual versão, F1, F2 ou F3.

Lima

ops!!!…leia-se arremetida

Francisco AMX

Luiz Ricardo e Lima, observem que o Gripen chega perto… o SH não! na verdade o vídeo do SH foi cortado, e mesmo assim, percebe-se que precisou de mais pista…
mas a questão que coloquei sobre o Rafale, é que tem muita gente criticando os motores… que são fracos… e isso e aquilo… como pode ser fraco e fazer isso que vcs viram? amigos o Rafale poderia estar vazio que seria considerado algo notório! quase uma catapultagem sem catapulta!

Sds!

Francisco AMX

Rodrigo DS,

tu já se perguntou se os compradores de Gripen tem necessidade e “culhão” para comprar um F-15? pois amigo, o Rafale está para F-15 na mesma medida que o Gripen está para o F-16B50… com pontos para o F-16…!

Sds!

Luiz ECB

Disse tudo. * Eduardo Siqueira Brick O Brasil está por fazer um investimento de grande porte em 36 aeronaves de combate para a FAB. Trata-se de uma aquisição que comprometerá, por um longo tempo, sua capacidade aeroespacial, tanto operacional, quanto produtiva. Apesar de ser assunto de grande relevância, o mesmo não tem sido adequadamente debatido, principalmente no que diz respeito à identificação dos objetivos prioritários, aos critérios de decisão mais adequados a esses objetivos e à análise das várias soluções de compromisso possíveis. Em primeiro lugar cabe a seguinte questão: Qual é o maior benefício que o Brasil deveria esperar… Read more »

rodrigo ds

Francisco AMX disse: 23 de novembro de 2010 às 18:02 Mercado é mercado, o pequeno fabricante tem que achar as brechas e oferecer aquilo que o comprador quer e pode pagar esse é o mérito da SAAB e no caso da Embraer (área civil), não peita diretamente as lideres do mercado e com isso aos poucos vão ganhando músculos e gordura para um futuro ter condições de conquistar um naco (%) das grandes. Vc parece ter dito que é proprietário de uma gráfica (me corrija se tiver errado), vc sabe do que estou falando, no seu caso por exemplo, talvez… Read more »

Paulo Andrade

Boa notícia para a a SAAB.

Compensa um pouco a notícia de que a República Tcheca vai devolver os Gripen no fim do contrato em 2014.

A propósito, a notícia é de 16 de novembro. Mas aqui ainda não saiu nada. Quem sabe não podemos vê-la publicada como contraponto?

Obs. A notícia deve ser falsa, afinal fala em corrupção e como todos sabem os suecos são perfeitos demais para se meterem com isso, não é mesmo?

Vader

grifo disse:
23 de novembro de 2010 às 16:54

“Acho apenas os adjetivos ao presidente desnecessários, até porque a justificada indignação do coronel deveria ser direcionada a uma outra autoridade, ela sim responsável pelas trapalhadas no processo.”

É mesmo Grifo? Será que, mais uma vez, “o cara não sabia de nada”?

Sds.

Vader

Paulo Andrade disse:
23 de novembro de 2010 às 20:00

Ah sim, o atual governo tcheco, que era oposição ao que adquiriu os Gripen, diz que a SAAB só participa da licitação se ajudar a esclarecer a “provável” suspeita de corrupção… Isso em 2015…

Ah, então tá né?

Lembrando que em 2014 muda o governo de novo… como em todas as eleições na República Tcheca até hoje, após sua separação da Eslováquia…

Cada uma… Pô cara, inventa alguma coisa menos incrível pra tentar desaqualificar o Gripen né? 😉

william

Venderam o Gripado ng ???
A não…..ok…rs 🙂

Vader

E o queijo? Já conseguiram tirar o mofo dele?

Ah tá. Só pra saber, rs… 🙂