Alunos de SC terão bolsas de 75% da ANAC em cursos mecânica de aviação

7

Os cursos técnicos de mecânica de aviação do SENAI na Grande Florianópolis foram contemplados com R$ 1,2 milhão em bolsas de estudos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Com isso, até julho de 2012, os estudantes pagarão apenas 25% da mensalidade. O valor destinado a Santa Catarina corresponde a 68% do edital e beneficiará mais de 350 estudantes.

A Agência liberou R$ 1,7 milhão por meio do edital, ao qual concorreram mais de 30 instituições de ensino de todo o país, mas apenas três foram aprovadas. A formalização do acordo entre o SENAI e a ANAC ocorre na manhã da próxima sexta-feira, dia 22, durante a reunião da Diretoria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis. O evento contará com a presença do astronauta brasileiro Marcos Pontes, que às 14 horas do mesmo dia ministrará palestra aos alunos do curso. Na quinta (21), às 19 horas, técnicos da ANAC explicam aos estudantes o funcionamento do edital.

“Temos os cursos de mecânica de aviação com a melhor estrutura no país”, afirma o empresário César Olsen, diretor da FIESC, idealizador e um dos principais articuladores da formação de mecânica de aviação no SENAI da Grande Florianópolis. “Os cursos do SENAI se tornaram referência para a ANAC”, afirma o empresário. Segundo Olsen, iniciativas como o comitê técnico setorial para a definição do perfil de saída dos profissionais são determinantes para que os cursos obtenham esses reconhecimentos. Realizado em agosto, o comitê técnico de mecânica de aviação contou com a participação de representantes das companhias aéreas, da ANAC e do astronauta brasileiro Marcos Pontes, que também é ex-aluno do SENAI, a exemplo de Olsen.

O programa de capacitação de mecânicos de aviação do SENAI foi criado em meados de 2009, em São José, na Grande Florianópolis, e forma profissionais em três cursos técnicos – aviônicos (que cuida da parte eletrônica), célula (que cuida da fuselagem) e motopropulsão (especializado em motores aeronáuticos). Em breve, as aulas serão transferidas para a unidade do SENAI no município de Palhoça.

Os cursos têm duração de dois anos. O primeiro ano é comum às três formações e, no segundo, os alunos se especializam em uma das áreas. Os alunos podem, se quiserem, obter as três formações num total de quatro anos de estudos. Com ampla estrutura laboratorial, a escola é dotada de componentes aeronáuticos para as aulas práticas. Entre os equipamentos, está um avião Bandeirante EMB-110. Fabricado pela Embraer, é um modelo de produção inicial para transporte militar com doze lugares e que teve o primeiro vôo em agosto de 1972.

FONTE/FOTO:
Portal FIESC

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giordani RS

Parabéns pela iniciativa.
Uma grande deficiência das escolas técnicas neste segmento são as aulas de inglês…junto com o curso é preciso buscar aulas externas, por que se aprende o básico do básico…

GSV

Boa iniciativa, quais outras instituições foram beneficiadas? Alguém sabe…

Abraço.

celso

Parabens por esta iniciativa do SENAI e ANAC. Ai esta a prova do que funciona neste pais qdo certos interesses (nefastos) sao colocados de lado.
Esta instituiçao e um exemplo da boa associaçao entre a iniciativa privada e subsidios governamentais q lhe sao alocados, mas que voltam em proveito da populaçao, das empresas e de nosso pais.

Sds

Rodrigo

Giordani RS disse:
19 de outubro de 2010 às 15:31

Você já escutou uma AFA que todo o ATC nacional vai só falar inglês ?

Aqui em SP tem uma escola especializada em inglês de aviação e para o piloto acostumar com a diferença da pronúncia no rádio.

Esdras

Parabens ao SENAI pela otima iniciativa para gerar frutos para nosso brasil. Isso e plantar boas sementes.

Roni

Bom seria se esse benefício chegasse aqui na escola onde estudo também.
O curso é gratuito, assim no final das contas nós receberiamos para estudar hehehehe.

GSV

Apenas um adendo a reportagem, descobri que existe tb o programa de formação de tripulação Civil com bolsa de 75% para as horas de necessarias.