Nesta última segunda-feira, 11 de outubro, a Sukhoi divulgou nota afirmando que completou a montagem geral de unidades do primeiro caça Su-35S de produção. O caça pertence a uma encomenda de 48 aeronaves do tipo, de um contrato assinado com o Ministério da Defesa da Rússia em 2009, durante o show aéreo MAKS. Os trabalhos para a o contrato foram iniciados no outono (do hemisfério Norte) de 2009, na fábrica KnAAPO do grupo Sukhoi em Komsomolsk-on-Amur.

Com o caça já no final da linha de montagem, as preparações para os voos de teste já estão em andamento. Segundo a empresa, este primeiro Su-35S de produção será entregue ao Ministério da Defesa Russo por volta do final do ano.

A Sukhoi também informou que está mantendo conversações com clientes no Sudeste Asiático, Oriente Médio e América do Sul, “ansiosos para rearmar suas forças aéreas com compras de Su-35.”

Ainda segundo a empresa, o Su-35 é um caça supermanobrável de 4ª++ geração, completamente modernizado. Ele emprega tecnologias de 5ª geração para assegurar superioridade sobre caças de classe similar.

Os destaques incluem uma nova suíte de aviônicos, baseada em um sistema digital de controle de informação que integra os sistemas embarcados, além de um novo radar de varredura eletrônica com maior alcance de detecção e com capacidade para acompanhar, e engajar, um maior número de alvos simultâneos: acompanhamento de 30 alvos aéreos, com engajamento de 8 deles, além de acompanhamento de 4 alvos no solo e engajamento de 2).

A empresa informa que o radar Irbis-E pode detectar alvos aéreos com uma 3m2 de “absolute cross section” a uma distância de até 400 km. O radar vem sendo desenvolvido desde 2004, com os primeiro testes de voo (laboratório voador) ocorrendo em 2007.

A Sukhoi também destaca os novos e aprimorados motores com vetoração de empuxo, assim como a variada suíte de armas de longo, médio e curto alcance: o avião pode carregar armas guiadas para ataques antiradar e antinavio, assim como bombas de uso geral, guiadas ou não guiadas. A carga máxima chega a 8.000 kg, para os quais estão disponíveis 12 estações de armas.

A assinatura do caça aos radares foi diminuída em várias vezes, quando comparada a caças de quarta geração. Segundo a empresa, isso foi conseguido com o emprego de componentes eletrocondutores no cockpit, a aplicação de cobertura que absorve sinais de radar e a diminuição do número de sensores protuberantes.  

Finalizando, o ciclo de vida para a aeronave é de 30 anos de operação, com uma vida útil da célula de 6.000 horas de voo, e de 4.000 horas para os motores.

FONTE / FOTOS: Sukhoi

Subscribe
Notify of
guest

145 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo

Showwwww……………….primerão!!!!

J. MessiaH

Até q não ia ficar feio uns destes por aqui…

M1

Baba muleque!!! baba!!!!!

Pegasus

“Televisão de cachorro” pra aviação brasileira, como diria Kely Key, “Bába baby, bába”.
Ah Vader, sera que venderiam esse a 2/3 do preço do gripen? Hummm!

Cláudio

Acima e entre as duas Turbinas está o tanque de combustível (me corrijam se estiver errado), mas é enorme…..!!!

Nick

Esses ae poderiam vir de prateleira mesmo… apenas devidamente adaptados para a realidade brasileira. 36 deles no GDA e 88 Gripen E/F nos demais esquadrões de caça…..

[]’s

MN-QS

Cláudio disse:
13 de outubro de 2010 às 21:25

Não é um tanque de combustível. É um RWR (Radar Warning Receiver).

Cláudio

É sem dúvida alguma uma grande aeronave, e creio que seja recheada da mais moderna tecnologia. Por favor, sem fanatismo…!!! Todavia, não devemos nos esquecer que no Red Fleg 2008 os Caças F5-EM tiraram coelhos da manga (ou melhor !!! das asas…) pois o indice de vitórias em alguns casos superou em 40% a 60% sobre os Caças de 4ª Geração, e lá estavam os “temidos” SU 30 MKI, do qual deriva o SU 35, o grandalhão ai acima. Tamanho hoje em dia não é nenhuma vantagem, pois o que manda é a tecnologia embarcada no Caça. É lógico que… Read more »

aquino

uma maquina para dar inveja a qualquer força aerea.

Crusader

Eu ainda sonho com algumas dúzias desses para a nossa FAB… Ô se sonho…

Cláudio

MN-QS disse:
13 de outubro de 2010 às 21:41

Obrigado, Eu não sabia.

Eu não tenho conchecimento técnico no assunto, apenas gosto do assunto.

tonyrs

Tenho Sérias duvidas, quanto a TODA essa tecnologia que a empresa informa, Radar de 400Km? manda a embraer para de fabrica o awacs e vamo compra sukoi pra fazer isso.

Vejam bem, não estou desmerecendo o produtos, o avião é lindo, mas duvido que tenha 2/3 da funcionalidade indicada!

Patriota

Faz igual o MI 35…….e manda 12 desses tb rsrs

Black Hawk

putz o bichao e lindao!!!
nussa parece ser bem poderoso !!!
vamo ver se ele e oq que dizem se e isso tudo!!!
mas de uma coisa nao posso negar:
ELE EBEM IMPONENTE!!!
da pra dar medo nos paises da america do sul….

Black Hawk

ele na cor da fab deve ficar lindo demais!!!
me lembra quando vi um a materia dele com o cocar da fab!!!
tava lindo demais!!!!

Vader

Pegasus disse:
13 de outubro de 2010 às 21:22

“Ah Vader, sera que venderiam esse a 2/3 do preço do gripen?”

Se rolasse poderia até ser uma boa.

É bonito mesmo o bicho hein? 🙂

Vader

Ah sim, quanto ao informe da Sukhoi: papel aceita tudo… 🙂

Sopa

Bonito é apelido !!!

E aquele probe de reabastecimento aparente, teve RCS diminuído tb ???

SDs.

Junior

Pensando alto………..
E se ele tivesse uma eletronica israelense……… motorização ocidental……….
O perfil é lindo.

Cláudio

Vader disse:
13 de outubro de 2010 às 22:09

Excelente Vader, “papel” aceita de tudo !!! No meio jurídico também constumo dizer o mesmo. O problemão é provar o que está no papel. Eu até diria que o Caça tenta fazer o que está no papel, porém é sabido que a tecnologia Russa não está desenvolvida a tal ponto.

E realmente, se esse Caça enxergar a 400 km, a EMBRAER tem que urgentemente se aproximar dos Russos e tentar “parceria” para aqueles lados (Ahhh….aposentem os R-99 pois estão absurdamente defasados).

Nick

Caro Vader,

Que tal 12 deles voando como “amostra grátis” durante 2 anos ?? acho que seria o ideal para se tirar as desconfianças ou confirmar as mesmas … 😉

[]’s

Jose

estou muito triste da venezuela ter SU-35 e a gente naom, eu tive um trabalho sobre como investir o dinheiro publico, eu disse que devia investir em saude, educação e etc, mas bombardiei a folha sobre segurança nacional e segurança publica (foi trabalho escolar e teho 13 aos) e falei que deveria cancelar o FX-2 e comprar SU-50 para a FAB e MB, e comprar caças SU-35 p/ a FAB!!!

JOSEF SIMAS Jr.

Eta aviaozao ! Temos agora uma grande chance de comprar um aviao de alta performance e enorme alcance que pode operar desde Anapolis e cobrir quase todo o Brasil e ate mesmo o Pre-Sal, dotado com sistemas de armas anti-navio e anti-submarino . Seria o ideal para uma combinacao com o Gripen em bases nas fronteiras do Sul, Centro-Oeste e Norte. O importante seria a integracao com os nossos futuros misseis, sistemas de armas e eletronica da FAB. Isto seria um fator de dissuasao fantastico para o Brasil. Qualquer ameaca a nossa territorialidade teria de pensal 3 vezes. Apostemos nessa… Read more »

jakson almeida

Imaginem a estrutura e as potentes turbinas do bicho “recheadas” de eletrônica israelense , como os indianos fizeram!

Gabriel T.

Eu não entendo. Vocês não querem o RAFALE mas querem o SU-35? O sukhoi 35 vem de um projeto dos anos 70…

anticomunista

Se fosse adquirir isso aí dava para pechinchar bastante.
A Rússia deve estar desesperada para vender, tendo em vista a fragilidade de sua economia e a grande dependência da comercialização de material bélico.

JOSEF SIMAS Jr.

Gabriel, seria uma combinacao do S-35 com Gripen NG. E bem mais flexivel e eficiente que apenas Rafales (120 ao todo). Ademais seria certamente mais economico.

JOSEF SIMAS Jr.

Combinacao de 36 SU-35 + 90 Gripen NG (made in Brazil). Comecariamos com apenas 12 SU-35…

Galileu

Sonho meu…..

Até o Vietnã vai comprar ahah e nóis, bem nóis…..ahahah

Mauricio R.

“Não é um tanque de combustível. É um RWR (Radar Warning Receiver).”

No T-10S e nos primeiros Su-27, eram lançadores de chaff/flare.
Depois foram mudados mais p/ a frente, bem ao lado do escape das turbinas, disparando p/ cima.
Continuaram nessa posição no Su-34, mas no Su-33 foram mais p/ a frente ainda na fuselagem superior.
As antenas do RWR devem estar no bordo de fugas dos lemes.

Fonte: Word Air Power Journal Aerospace Super Profile

Vader

Nick disse:
13 de outubro de 2010 às 22:36

“Que tal 12 deles voando como “amostra grátis” durante 2 anos ?? acho que seria o ideal para se tirar as desconfianças ou confirmar as mesmas”

Nick, concordo. Só precisaria, como diria Mané Garrincha, “combinar com os russos”… 🙂

Abs.

A7X

Interessante.

Será que aqui na AS os venezuelanos vão adquirir mais Sukhois?

Um outro ponto, será que o radar Irbis-E é tudo isso que os russos dizem?

E por fim, em que proporções as soluções para diminuiçaõ dos RCS tiveram sucesso?

Abs.

Luiz Eduardo

O Bicho é Bonito e Imponente mesmo… Agora, caro Josef Simas – se me permite discordar do SU-35 na sua proposta! Nesse caso acharia muito mais interessante ter os 120 Grifos BR para caças de 4,5G e apartir daí se é pra comprar um caça russo para configuração High – que seja o PAK-FA, ao invés do Super Flanker – Daí vou admitir, o PAK-FA recheado da avançada Eletrônica do Gripen E/F (Data-link, aviônicos, etc.) é até uma idéia que me agrada… Dai (hipotéticamente falando…) seria uns 120 Grifos BR como Low + uns 48 Pak-fa’s como High – e… Read more »

ozi

creio q o su 35 ainda esta na disputa desde q haja tranferencia de tecnologia mas sem duvida q en tecnologia o aviao esta repleto de
tecnologia de 5 geracao amigos quem derroto a alemanha nazis
o caso de cuba cade os americanos la a poderosa uniao suvietica ainda
manda na asia se eles quiser

anticomunista

A derrota alemã na 2ª GM teve dois componentes fundamentais: a entrada dos EUA na guerra, que, entre outras coisas, forneceu meios para a URSS combater a Alemanha, e a burrice do führer.
Essa história de que a URSS derrotou sozinha o império alemão é mais uma invencione dos professores e “intelequituais” marxistas-esquerdistas-antiamericanos-e-antiocidente.
Sem a ajuda dos EUA, a URSS, caso Hitler não fizesse besteiras, seria trucidada pelo exército alemão.

Francisco AMX

Gostaria de saber o que os descrentes nos russos poderiam dizer, não do SU-35, pois já cansamos de saber, mas do caminhão laranja parado na frente do SU… é lixo também? pois é… para quem acha que Lada é o único veículo russo e acha que os americanos estão 150 anos a frente… saibam que vcs observam, uma das melhores, senão a melhor marca de veículos/caminhões 4×4 do mundo! tecnologia esta presente em vários veículos sobre rodas 4×4, 6×6, 8×8…

Vejam se estes 2 não são perfeitos para estar na “mesma foto”!
SU-35BM TVC e KAMAZ Truck! únicos!

http://www.youtube.com/watch?v=H-B_eI53zV0&feature=related

Sds!

Francisco AMX

Mais um vídeozinho….

http://www.youtube.com/watch?v=4gUMFN8JPpU&feature=related

Desculpe o off-topic editores… mas é que a foto me instigou…

Sds!

Luis

Olhando a primeira foto, lembra um pouco o F-14 com derivas de F15.

Bruno Rocha

VADER

Achei que ia esculachar o bicho.

Aceitaria material russo aqui?

O mundo acaba hoje. :S

Leandro Requena

Tomara que o novo governo permita que o SU35s participe do no novo FX3 que será lançado no começo do ano. Prefiro ele do que o Rafale.

Pronto, irritei metade do blog 🙂

ZE

OFF TOPIC: “Futuro da fabricante do Rafale depende de contrato com Brasil, diz Le Monde: O contrato brasileiro será determinante para a Dassault, que mais que nunca depende do Estado A Dassault realmente precisa vender aviões de combate para exportação? A pergunta se coloca depois da decisão do Estado de compensar a ausência de vendas no estrangeiro por uma aceleração de seu programa de compras de Rafales. Ao confirmar a aquisição suplementar de 11 aeronaves de combate até 2013, no valor de 800 milhões de euros, o Ministério da Defesa apenas aplicou os dispositivos previstos na Lei de Programação Militar… Read more »

Regis Campos

Os pilotos de Rafales e Gripens _____________nas calças se tivessem que ver uma esquadra destes apontados na sua direção com o radar dando os nick´s dos terminator´s.
_((((((((skreeek))))))))))) Tango Alfa Zulu para Fox Trote Delta…. TAMÚ FERRADO MERMÃO!!!!!!!

HUASHUASHUASHUASHUASHUASHUASHUASHUASHUAS

Bruno Rocha

MN-QS disse:
13 de outubro de 2010 às 21:41

MN, ele está falando da parte do “pescoço”, de trás da cabine até o radar traseiro.

_______________________________

Claudio, os Sukhoi levam bastente combustível mesmo.

Cor Tau

O mal da ignorância é que vai adquirindo confiança à medida que se prolonga………Uma nação não oferece/anuncia a outras nações seus produtos de exportação com falsas informações ou promessas………Isto resultaria em serias consequencias para a mesma……… http://www.youtube.com/watch?v=CCue5ioB8CA “Lembra que sou apenas um critico dos erros americanos, mas sou fã deste país como um todo, e se tivesse que escolher, na marra, um “dono do mundo”… ,e não pudesse votar no Brasil, muito provavelmente votaria neles…” “Já falei em outras ocasiões e volto a dizer não sou anti-americano, bato palma para está grande nação, agora se devido a isto eu tenha… Read more »

Marco Antonio Lins

Acorda meu Brasil!!!….

O avião ideal esta perto nós! Basta 12…..Para tomar conta da Amazonia Azul !

Samuel

Pelo visto este é um verdadeiro caça geração 4,5, multifuncional e bastante letal. Deve ter também diversas soluções pensadas para os próximos caças russos. Com um preço que é apenas uma fração de um F-35, tem um poder bastante considerável, e um oponente que não seja stelth vai pro chão. Em conjunto com o Su-50 fará um grande trabalho na VVS.

kaleu

ZE disse:
14 de outubro de 2010 às 1:37

link … link … link !!!!!!!!!!!!

abc
kaleu

Giordani RS

Interessante como os projetistas soviéticos(russos hoje) usam e abusam de um modelo de configuração, assim como foi com a esguia silhueta do MiG-21, Su-20/22, Yak…e desde o final dos Anos 70 do Século passado estão com esta configuração de tomada de ar de alto AOA e carliga sobre asa, e tanto o escritório de Sukhoi quanto o escritório de projetos de MiG… O MiG-25/31 e os belos MiG-23/27 também, mas não foram tão explorados. Uma aeronave que considero interessante no arsenal russo(e que talvez os post pudesse “homenageá-la” um dia com uma matéria) foi o incrível e belo YAK-28, algo… Read more »

raul

e bom que ela nao de um fiasco como o mig-29

Guilherme Poggio

raul disse:

e bom que ela nao de um fiasco como o mig-29

Fiasco?

Como um caça que teve mais de 1500 exemplares construídos pode ser um fiasco?