Mais uma bela arte do PAK-FA (T-50). A Força Aérea russa diz que até o ano 2020 pretende receber 96 caças Su-35 e 60 T-50.

LEI TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

89 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel T.

Que chance perdemos, que chance!!!

toni

pelo que andão falando as primeiras unidades viram com motor não stealth,provavelmente essas 60 aeronaves

ZE

Eu mudo o meu nome se os russos conseguirem ter o Pak-Fa operacionais antes de 2023/25

[ ]s

Baschera

toni disse:
3 de setembro de 2010 às 22:59

Motor não stealth ??? Você não quiz dizer “vetorado” ??

SDs.

toni

Baschera creio que deve ser isso mesmo que vc falou

Jacubão

e pensar que sonhei com esse caça com as cores da FAB…
http://www.aereo.jor.br/2010/03/25/pak-fa-nas-cores-da-fab/

Sonho meu…

Darkman

Que sonho que não se concretizou !!!
Perdemos a maior oportunidade de ter o que há de melhor no mercado de aviação militar.

Abs.

Paulo R.

Essa aeronave não é o que há de melhor no mercado. hoje, o F-22 esta bem a frente de qualquer aeronave russa existente.

Almeida

Ainda há tempo para entrar no projeto como parceiro. É só o GF querer.

Cor Tau

“Gabriel T. disse:
3 de setembro de 2010 às 22:38”

“Darkman disse:
4 de setembro de 2010 às 1:15”

POBRE É IGUAL A PAPEL HIGIENICO MESMO……QUANDO NÃO TA ENROLADO….TA NA M……..Deus dai-me sabedoria para tolerar meus “representantes” porque se eu pedir força…Eu darei porradas neles……..

Rodrigo

Até 2020 ainda não teremos recebido o primeiro lote do FX2.

E ainda tem gente que acha que vale a pena enfiar toda esta grana em um 4ºG.

luciano

Firefox ?? Ja vi alguma coisa parecida com Clint Eastwood http://pt.wikipedia.org/wiki/Firefox_(filme)

Nick

Caro Luciano,

Tem tudo a ver com esse filme, sobre espionagem na época da guerra fria.

Se não me engano era o MIG-31 codinome FIREFOX, design Stealth, SuperCruise, com sistema de interface por pensamento!!!

Poderia por o cocar da FAB ae heim Galante!

60 deles no GDA , como componente HI e 120 Gripens NG como LO… ta bom para vocês?

ps: Nossos pilotos brasucas teriam de aprender a pensar em russo?? 😀

[]’s

Bosco

E fazia Mach 5.

FelipeTP

Skarvurska!

rodrigo ds

É muito bonito mesmo!!!! Mas pelo tamanho deve ser a alegria dos radares, não??

Ivan

Nick, Pensar em Russo é ótimo. 🙂 Acredito que discutir se o Su-50 “FireFox” será melhor que os F-22 Raptor ou F-35 Lightning II é antecipar um debate sem conhecer o mínimo dos dados. Entretanto é um exercício muito divertido de diletantismo. De qualquer sorte, o empreendimento russo PAK-FA é uma enorme vitória para uma indústria aeronáutica (e uma nação) que sofreu enormes reveses econômico. Uma prova inequívoca da criatividade e capacidade russa na indústria aeronáutica. Muitos falam (eu mesmo incluído) que a Russia lança agora o seu 1º (primeiro) Stealth quando os EUA já estam no 4º (quarto). É… Read more »

Bosco

Ivan,
Nem tanto meu caro amigo. Não esqueça que os EUA sempre podem por a mão naquela incrível tecnologia dos super ultra hiper radares de baixa frequência que conseguem detectar um grelin de pulga a zentos quilômetros e por a perder a tecnologia stealth russa.
Não sei se você sabe mas um F-117 foi abatido com ajuda de um radar com tecnologia da década de 60. rsrsrsrsrs

Ivan

Bosco, Desta forma a recíproca seria potencialmente verdadeira. Os russos ou chineses podem estar investindo em “super ultra hiper radares de baixa frequência”, capaz de captar o pensamente de Paris Hilton em plena balada na Califórnia… 🙂 Mas não creio, e vc também não, que a tecnologia furtiva será superada tão rapidamente. Citando vc mesmo 🙂 em 1º de fevereiro de 2010 às 9:46: “Acho a tecnologia “stealth” fantástica e que veio para revolucionar e mudar paradigmas. Quando todos os lados a utilizarem em profusão, algumas das verdades atuais simplesmente irão por terra.” Quanto ao F-117 abatido é um caso… Read more »

Ivan

Em tempo.

“Us americanus” continuarão na vanguarda da tecnologia militar e ainda são a potência a ser superada.

Mas a cada dia que passa fica mais caro e eles sabem disso.

Esta é uma das razões do JSF.

Esta é uma das razões da participação Hindu no Pak-Fa.

Sds,
Ivan.

aquino

também acho que os russos tem meios para detectar os f-22 eles posuem radares de baixa frequencia estaõ estudando na maximo a tecnologia stealth naõ si esquençam do f-117 taõ famoso na midia foi abatido por misseis russos da década de 60 mesmo si moscou sabe como detectar os f-22 naõ vai revelar pra ningue´m ou seja um secredo militar so deles…

IVAN

Aquino,

Devemos ter em mente que stealth quer dizer furtivo, não é invisível, então sempre será detectado.
A questão é a degradação do alcance dos radares contra eles.

Os radares de baixa frequência para detectar aeronaves stealth são uma possibilidade, mas com dificuldade de travamento.

A tecnologia stealth é uma realidade.

Quanto ao F-117 abatido, como já escrevi acima, foi um ponto fora da curva, uma tremenda estupidez e arrogância do comando da US Air Force no teatro de operações.

Abç,
Ivan.

Bosco

Aquino, Minha referência ao F-117 abatido foi puramente irônica. Também foi irônica minha referência a radares anti-furitivos. Não tenho motivos nenhum para achar que a tecnologia stealth seja de algum modo um fiasco, muito pelo contrário. Quanto à lenda dos radares de baixa frequência serem capazes de detectar aeronaves stealths não passa disso, lenda. Não existem dados oficiais a respeito. Mesmo que existissem tais radares não seriam eficientes e como disse o Ivan, não poderiam travar no alvo de modo a dirigir mísseis a ele. No máximo seria capaz de vetorar caças. Também temos que levar em consideração que na… Read more »

celso

So para exclarecer, ao que sei e tbm pelo que li a respeito, este caça ainda esta em fase de prototipo e melhoramentos. Li tbm q as turbinas ora colocadas tbm nao definitivas e q as mesmas estao longe de proporcionar o resultado Stealth desejado. Novas turbinas adequadas ainda levarao cerca de 5/10 anos para serem colocadas, por isso esta previsao de compra e uso para ate depois de 2020. Qto a radares……sou leigo neste assunto, porem qto mais leio mais aprendo….rsrsrsrrsrsrsrsrr PS; estas entradas de ar estao mais para o padrao do SU 30 ate pqe as turbinas sao… Read more »

celso

Ivan,

correta sua interpretaçao…..Stealth quer dizer mesmo furtivo e nao invisivel………o resto sao e sempre serao suposiçoes. Cada um vende seu peixe da melhor forma possivel.(fabricantes e governos)….certo …?

SDS

DrEngAir

Nada que um EDT FILA tenha problema.

Leandro Requena

O Japão tinha um projeto de caça stealth em conjunto com a Lockheed Martin, o Mitsubishi ATD-X.

Fizeram até um mock up do bicho:http://www.youtube.com/watch?v=495b5SVXJUA

Só que como os americanos vão vender o F35 pra eles, acho que vai ficar só no mock up mesmo…

Joao Carlos

Dizem que o Bill Gates ofereceu uma grana para mudarem o nome do aviao para “internet explorer”

Vai adiantar em muito o projeto, rs,rs,rs

jeferson

pelo que li sobre este projeto,o Brasil desistiu de participar motivado pela não transferencia de tecnologia na fabricaçao do mesmo… alguem no blog teria como afirmar isso ou a escusão do governo por parte do governo federal ficou sem explicaçao? desde ja agradeço.

aquino

a verdade é que recente exercicio no orinta médio os americanos pediram para que os franceses naõ ligarem seus spectra fontes citam que rafales conseguiram abater em alguns saidas os f-22 agora voltando no assunto dos radares eu naõ acho que um iquivoco da us ai force foi merito do servios mas que ficou feio pra os americanos abatidos por misseis da década de 60 é horrivel…..

SABRE

Paulo R. ,como o F-22 não está a venda o Su-50 é o melhor que há no mercado,o F35 é de ataque!Esse nome FireFox, não colou está muito fraquinho!Tem que ser algo mais agressivo, raposa de fogo é nome de personagem de mangá!

Nick

Caro Sabre,

FireFox cairia muito bem no SU-50…. Mas, pela tradição dos caças Sukhoi seria um codinome com F ( Flanker, Fencer, Fitter, Flagon, Frogfoot) apesar que FireFox é double F 😀

[]’s

Nick

Só um adendo:

Pensando bem, os MIG também tem codinomes que começam com F(Foxbat,FoxHound,Flogger,Fishbed,Fulcrum)… deve ser alguma convenção da Otan??

[]’s

Biel

Eis ai o sonho de muitos brasileiros !
boa noite galera

IVAN

Nick,

F de Fighter.

Certamente uma convenção da Otan.

Abç,
Ivan.

Vader

Nick disse:
4 de setembro de 2010 às 19:24

“deve ser alguma convenção da Otan??”

Sim, tudo começando com “F” de “foe” (inimigo).

Abs.

Dalton

Nick…

basicamente…

F para “fighters”

B para “Bombers” como o Bear, o Bison, etc

abs

SABRE

Como um companheiro falou Firefox é o inimigo natural do Internet explorer,hahhahaha, eu acho horrivel esse nome,coloca o nome de um predador daqueles bem malvados!Agora Firefox parece coisa do Mario brothers

Alex

Os radares russos Especula-se que os russos possuem um radar que utilizaria de um metodo diferente de detectação de aeronaves. Aeronaves como o F-117 ou F-22 Raptor não tem mais livre acesso na ex-URSS. Os Russos realmente nunca se importaram com a vertente estadunidense de tentar tornar suas aeronaves invisíveis ao radar(apesar que esse era um sonho de ambos lados). A escola russa nunca deu enfase na invisibilidade pois haviam escolhido o caminho de produzir aviôes de soberba aerodinamica capazes de fazer manobras que nenhum avião do Tio Sam jamais havia sonhado. Isso tornaria a tecnologia stealth obsoleta e a… Read more »

Cláudio

Tem gente falando besteira.

Em 2020 o F-22 Raptor já estará ultrapassado, e os EUA terão “Disco Voador”. Se essa Caça, PAK-FA T-50, for bom para 2020 ou 2025 irá nascer desatualizado em relação aos Caças Americanos.

Em determinado ramo da Ciência, os Russos estão 10 ou 15 anos atrasados em relação aos Americanos.

Max

Cláudio ,
segundo um artigo de um jornal Russo na área militar a defasagem é de 25 a 30 anos!!
http://english.pravda.ru/russia/politics/31-05-2010/113587-russia_weakness-0/

Max

Isso em algumas áreas , não em todas é claro.

X-nobe

Essa sim foi á grande e verdadeira oportunidade perdida, diferente do Gripen NG que não passa de uma piada. Uma força aérea com caças russos PAK FA T-50, empunharia respeito em todas as outras forças aéreas do mundo, mais como o governo pensa pequeno, ficamos com os caças franceses. Uma pena.

Bosco

Max,

São poucos os sistemas russos mais letais que os equivalentes ocidentais.
Ao meu ver são:
Sistema antiaéreo TOR (míssil SA-15)
Sistema antiaéreo Pantsir (míssil SA-22)
Míssil antinavio SS-N-27
Míssil antinavio SS-N-26

OU seja, dois sistemas antiaéreos autopropulsados de média altitude e dois mísseis antinavios.

E só!

Alguns outros são equivalentes, mas a grande maioria é de nível tecnológico um pouco inferior.

Um abraço.

Ivan

Bosco, Durante a Guerra Fria havia um mundo bipolar. De um lado a URSS e o Pacto de Varsóvia. Do outro os EUA e a Otan. Com a queda do muro de Berlim e o esfacelamento da URSS, o mundo ficou temporariamente unipolar e, para preocupação de muitos, com republicanos na Casa Branca como os Bush. Mas com as mudanças políticas ocorridas e principalmente as mudanças econômicas, notadamente a União Européia (política) e o BRIC (econômica), o mundo tende a ficar multilateral ou multipolar. A América do Norte ainda é a maior potência econômica e militar do planeta, mas não… Read more »

Bosco

Ivan,

Concordo plenamente contigo.
Fiz referência aos 4 itens que acho que os russos têm de melhor sem estar imbuído de nenhum crítica desfavorável a eles.
Como disse, em muitos itens eles se equivalem e naturalmente estão defasados tecnologicamente em relação a outros.

Um abraço.

ricardo

A onde eu posso encontrar imagens deste tipo com todos os angulos do objeto?

Sou modelador 3D e tenho prazer em ficar modelando aeronaves, blindados etc.
Gostaria de saber eu posso achar!

Nick

Nick, Ivan, Dalton,

Valeu pelos esclarecimentos, 🙂

[]’s

Wagner

Ivan e Alex, perfeitos comentários !!! Nota 10 !!! Nem tem quase nada para eu acrescentar. exceto um detalhe a se ressaltar: É óbvio que uma nação que gasta 600 bilhões de dólares ao ano em armas ( e deixa metade do povo sem acesso a um SUS basico, coisa que até a Russia e Brasil tem) não será alcançada agora, facilmente, pelos russos ou chineses e quem sabe indianos. A Russia já cometeu a besteira de inflar seu orçamento militar e capotar nessa manobra, com resultados desastrosos. Agora farão tudo com mais calma. Quem disse que eles precisam sair… Read more »

aquino

essa hiistoria de disco voador é um pouco ezagerado mas gente tém qui levar em conta que o f-22 ainda naõ testado com sistemas bem treinados o radar do su-30 indiano no exercicio que ocorreu nos eua operaram meia boca só e no orienta médio naõ sabe muitas informações sobre os f-22 agora naõ bosco com quatro item que voç~e sitou o grande plobrema que moscou infrentou foi a falta de verba e naõ de engenheiros e cientista isso muita gente ve ..