Nos próximos meses, Obama, Sarkozy e Medvedev deverão visitar a Índia

Empresas dos EUA, França e Rússia fizeram suas propostas para o programa MMRCA, que visa obter 126 aviões de combate de médio porte para a Força Aérea Indiana. Espera-se agora que os presidentes desses países, em suas próximas visitas à Índia, façam lobby para essas propostas. A visita do Presidente dos EUA, Barack Obama, está agendada para novembro, seguida da visita do Presidente da França, Nicolas Sarkozy, no início de dezembro e pela do Presidente da Rússia Dmitry Medvedev, no final do mesmo mês.

Fontes disseram ao Financial Express (FE), sob a condição de se manterem anônimas, que “os seis competidores ainda serão submetidos a uma shortlist (lista reduzida). O Ministro da Defesa só pode decidir em reduzir o  número de competidores após receber o relatório do comitê de avaliação das contrapartidas (offsets) técnicas, juntamente com o relatório dos testes de campo. Depois que o Comitê de Segurança do Gabinete fizer a decisão final, haverá negociações governo a governo, num esforço para se conseguir benefícios adicionais para a Índia.”

Das empresas em disputa (veja os links sobre o MMRCA ao final da matéria para mais detalhes), a Força Aérea Indiana já realizou encontros com a Lockheed Martin, dos EUA, e com a francesa Dassault. De acordo com fontes, as propostas que cumpram as regras, a política de compras de defesa e as contrapartidas técnicas serão levadas em consideração, e a proposta de menor valor, designada L1, será selecionada como o MMRCA (medium multi-role combat aircraft – avião de combate médio multitarefa).

Todo o procedimento deverá levar aproximadamente dois meses, quando então Obama visitará a Índia. Ainda segundo as fontes do FE, “o MMRCA deverá ser a prioridade da agenda, mas diversos outros acordos pendentes deverão ser tratados, o que inclui helicópteros de porte médio, cujo RFP (Request for Proposal) poderá ser descartado. Também espera-se que a Índia solicite tecnologia de criptografia para os EUA.”

Já Nicolas Sarkozy e sua esposa Carla Bruni visitarão a Índia de 6 a 7 de dezembro e, “definitivamente, o contrato do MMRCA será discutido. Eventualmente a seleção do MMRCA será uma decisão política”, disseram autoridades. Além de assinar o pacto para o fornecimento de dois reatores, Índia e França também deverão assinar um acordo de 2,2 bilhões de dólares para a modernização da frota de Mirage da Força Aérea Indiana. Segundo fontes do Ministério da Defesa, esse acordo de modernização, que esteve pendente nos últimos dois anos devido a diferenças em relaçaõ ao custo, está pronto para ser assinado.

A França também espera a aprovação da Índia para o Maitri, míssil ar-superfície* (sic) de baixa altitude e reação rápida (Low-Level Quick Reaction Missile – LLQRM), que vem sendo desenvolvido em conjunto com a MBDA.

Já sobre o MiG-35 oferecido pela Rússia, a reportagem do FE coloca como facilidade, para o cumprimento dos requerimentos de contrapartidas industriais, o fato de já haver uma infraestrutura implantada do MiG-29, assim como uma nova fábrica para fabricar, sob licença, os motores RD-33 Série III. A venda do MiG-35 provavelmente estará na agenda de conversações, levando-se em consideração também que Índia e Rússia estão implementando diversos programas militares conjuntos, entre os mais importantes, a produção e modernização do míssil BrahMos e caças supersônicos de quinta geração.

FONTE: Financial Express FOTO: AP

*o texto original do Financial Express descreve o míssil como ar-superfície mas, na verdade, trata-se de um míssil superfície-ar (SAM).

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

78 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto F Santana

O que um momento de uma foto não faz!?

Justin Case

Amigos, Hoje (amanhã, rs) o editor do site indiano LiveFist publicou interessante análise sobre uma possível parceria com os americanos: “MMRCA BUZZ: What Makes The IAF Nervous About The Americans Wednesday, September 01, 2010 An IAF officer I spoke to six months ago to get a sense of how the Indian Air Force perceives partnerships with the United States as a potential outcome of the MMRCA competition, used a simple but strange metaphor to illustrate his opinion. Imagine India on the one side of a deep and wide ravine. Across this wide ravine is a gleaming suspension bridge. It looks… Read more »

luiz otavio

porém o F16 é utilizado pelos paquistaneses.

ouragan

Amigo Justin muito difícil isso acontecer… o mais provavel é a parceria com a Russia mesmo… já que eles já trabalham com o projeto Sukhoi e PAK-FA e eles jáse conhecem de anos. A india não abrirá mão de uma parceria tão longa por pouco… bem como os EUA não querem irritar o Paquistão atual aliado seu. Isso é jogo de peixe grande. O Sarkozy então só vai lá fazer uma moral mesmo já que é praticamente improvavel a vitória do Rafale lá, diferente do Brasil que ele já levou faz tempo. Agora eu só quero ver quando a comitiva… Read more »

Galileu

Creio eu que quem levá lá, é os EUA.

Mas como tem muita gente na briga, to achando que a decisão vai demorar…..

Nick

Vida de camelô é difícil , é difícil, é difícil…..

Se bobear eles assinam o contrato do MMRCA antes do FX-2… =/

Interessante o texto que o Justin postou, onde eu vejo a questão para os Indianos : Os americanos são parceiros confiáveis? Mas ao mesmo tempo só os americanos tem o que eles querem….

[]’s

Justin Case

Amigos, Sobre os possíveis embargos, este é um trecho interessante do artigo: “A related aspect is operational flexibility. During Kargil, the IAF reportedly did things to some of its Mirage-2000s that would have amounted to serious violations of the Indian government’s contract with Dassault. It is understood, but not confirmed, that the French government was quietly engaged after the war and the two sides were able to agree that it was not a problem, and that no penalties would be slapped on the Indian government for what were, in reality, war exegencies, even though it was clear that there had… Read more »

grifo

Durante Kargil, a IAF supostamente fez coisas (modificações) em alguns de seus Mirage-2000 que teriam significado graves violações de contrato do governo indiano com a Dassault.

Caro Justin, que coisas seriam estas que são consideradas graves violações de contrato? E que tipo de sanções poderiam ter sido aplicadas pela França?

Eu pensava que após comprar um vetor como o MIrage 2000 o governo indiano pudesse fazer o que quisesse com ele. Pelo jeito não.

Justin Case

Grifo,

Não tenho menor idéia do que prevê ou previa o contrato entre as partes.

Normalmente existem cláusulas que definem qual empresa detém a condição de SDR – “Systems Design Responsibility” (responsabilidade técnica sobre o projeto) do projeto inteiro ou de sistemas específicos.

Isso, entre outros fatores, tem ligação com o assuntos de certificação, segurança e também garantia.

Mas isto é só uma abstração. Continuo sem ter idéia.

No entando, deve ser algo importante, uma vez que foi citado como exemplo relativo à FLEXIBILIDADE OPERACIONAL.

Abraço,

Justin

“Justin Case supports Rafale”

Leandro

Acredito seriamente que os russos levarão essa parada!

grifo

Normalmente existem cláusulas que definem qual empresa detém a condição de SDR – “Systems Design Responsibility” (responsabilidade técnica sobre o projeto) do projeto inteiro ou de sistemas específicos. Isso, entre outros fatores, tem ligação com o assuntos de certificação, segurança e também garantia. Caro Justin Case, nenhum destes assuntos se aplica à operação em combate de um vetor, como os indianos fizeram em Cargil. Para mim me parece muito preocupante que ao usar um vetor em guerra a Índia tenha que se sujeitar a cláusulas e a potenciais sanções da França. Me parece a tal “coleira” que diziam só existia… Read more »

Rodrigo

Grifo, não teriam sido as bombas indianas adaptadas ao M2000 ?

Bosco

EXTRA! EXTRA! Furo de reportagem! Fizeram leitura labial no Medvedev na hora da foto e ele tava convidando o Obama pra assistir “O Segredo de Brokeback Mountain” junto com o Sarkozy la no Kremlin. A foto foi no exato momento do “ai, vamo!” do Medvedev, enquanto o Obama fazia beicinho e falava que não ia porque tinha vergonha de ver filme saliente e além do mais não dormia sem seu ursinho de pelúcia. Já o Sarkozy tinha acabado de falar que podia ir sem medo que lá no Kremlin o que mais tem é ursinho de pelúcia e além do… Read more »

Justin Case

Grifo,

O artigo que transcrevi tem três páginas focadas nos pontos fracos da possível opção por uma aeronave americana.

Entre os parágrafos, há um específico para apresentar um exemplo do que seria um relacionamento adequado. Há menção amplamente favorável à postura dos franceses (Dassault) no ambiente da última guerra que tiveram, com participação efetiva dos Mirage 2000.

Parece que você tem intenção de transformar esse artigo em argumento anti-Rafale e/ou pró-Gripen.

Se conseguir, volto aqui depois para te dar parabéns.

Abraço,

Justin

Bosco

O Low-Level Quick Reaction Missile (LLQRM) será um míssil superfície-ar e não ar-superfície.

Joker

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/08/Sarkozy-Medvedev-Obama-foto-AP-580×422.jpg

Muito tensa essa foto o.O
Pra quem tem paciencia dá um otimo .GIF!!!

Rodrigo

Justin Case disse: 31 de agosto de 2010 às 19:59 Eu li o texto e a conclusão que eu chego é a mesma que desconfiança que temos dos russos, obviamente por razões distintas, sobre um fornecedor que não se tem experiência em lidar. O texto foi bem claro ao afirmar que meter armas nucleares no Rafale, como eles querem fazer com o F16 e F18, trará sérios problemas igualmente. É bom lembrar que os indianos já sofreram sanções por terem um programa clandestino de armas nucleares, hoje em dia isto já foi deixado de lado. Do jeito que os indianos… Read more »

Vader

Justin Case disse: 31 de agosto de 2010 às 17:54 “No entando, deve ser algo importante, uma vez que foi citado como exemplo relativo à FLEXIBILIDADE OPERACIONAL.” Prezado Justin, vejo de maneira completamente diversa da sua: existiam amarras no contrato com os franceses. FATO. Os indianos, pressionados pela necessidade do conflito, quebraram o tal contrato. Os franceses deixaram quieto. Porque? Será que é porque francês é bonzinho e compreensivo? 🙂 Ou será que porque integrar um armamento qualquer indígena ao Mirage-2000-H “Vajra” de 1985, ou usar neste algum material de guerra não-francês, significava BEM POUCA PORCARIA para a França e… Read more »

Sérgio Araújo

Na foto o Obama está rezando e fazendo orações.

grifo

O artigo que transcrevi tem três páginas focadas nos pontos fracos da possível opção por uma aeronave americana. Caro Justin Case, você primeiro transcreveu três páginas de um artigo focado nos pontos fracos de uma opção americana, quando poderia ter simplesmente colocado o link. Não satisfeito porque o artigo foi ignorado, você comentou de novo reforçando um ponto que era francamente favorável ao Rafale. E ainda não satisfeito, traduziu este trecho para português. Você parece claramente querer transformar qualquer tópico em propaganda do Rafale. Tudo bem, direito seu. Pelo jeito as minhas perguntas te incomodam porque atrapalham a sua propaganda.… Read more »

grifo

Prezado Justin, vejo de maneira completamente diversa da sua: existiam amarras no contrato com os franceses. FATO.

Caro Vader, exatamente. O que ficou claro é que os franceses tem a mesma “coleira” que os americanos, só que no Kargill os franceses resolveram relevar.

Drcockroach

Enquanto isto os suecos continuam deixando muito boas impressoes: “Gripen fighter programme has boosted SA’s radar expertise” …It was this existing expertise which allowed the CSIR to extract maximum benefit for the country and the SAAF from the acquisition of the PS-05A: the South African specialists knew the right questions to ask the Swedes and knew the kind of information to ask for. And, because the CSIR experts were involved in the acquisition programme from the very beginning, including during the contract negotiations, they were able to persuade the Swedes to provide all the information the South Africans desired. …… Read more »

ouragan

Boa impressão não ganha contrato… O arenque mofado está é encalhado mesmo…

Rodrigo

ouragan disse:
1 de setembro de 2010 às 10:03

Nisto você tem razão, porque mais boa impressão que os franceses causam e não conseguem desencalhar o AMX deles.

ouragan

Ao que eu saiba no Brasil eles já levaram. Só falta o anuncio oficial que depois da vitória da _____ será feito. O resto é choro de criança pequena.

Rogério

Pega leve Rodrigo, rsss, AMX não, pois o AMX é operado em 2 FA diferentes e teve mais de 200 un produzidas, já o queijo caro só 82 un. e até chegar a 180un., a uma cadencia de 11/ano…… vai muito tempo, heehhehehe

[]s

Rodrigo

Só ganhou porque entraram pela porta de trás e ainda acho difícil levar de verdade no fim.

Se dependesse da capacidade técnica, custo e benefício, estariam na roça.

Só não entendo o apoio cego a entrarmos em um programa com tantos problemas de viabilidade futura.

ouragan

“Se dependesse da capacidade técnica, custo e benefício, estariam na roça.”

Então o Arenque é técnicamente superior ao RAFALE? PROVAS? Existem? ops, o gripen NG existes?

“Só ganhou porque entraram pela porta de trás e ainda acho difícil levar de verdade no fim.”

PROVAS?

cp gaspar netto

e o brasil a 10 anos mendingando por 36 sucatas que nem chegarão ainda e nem vão chegar tão cedo. que poca vergonha y falta de interesse com as forças armadas

Vader

Caro Rodrigo: lembre-se da máxima de ouro da internet:

Don´t feed the trolls. 🙂

Abs.

Drcockroach

ou…

vuuch vuuch! vuuch vuuch!

Som do trollicida…

[]s!

Rodrigo

ouragan disse:
1 de setembro de 2010 às 10:37

Eu falei de Gripen ? Vocês Governistas devem ter pesadelos com a SAAB.

Tecnicamente o nosso amado Ministro da Justiça, um grande conhecedor de aeronaves, fez o que pode para desclassificar qualquer ameaça ao Rafale, que é um contumaz perdedor de concorrências internacionais.

Por que aqui ele seria superior aos outros ?

ouragan

Kakaka seria risível se não fosse rídiculo… falam falam e falam… dai quando alguem questiona se esquivam…
E assim caminha o Brasil…

O bom é que mesmo que falem e falem, as coisas já estão encaminhadas. Os homens e bem e de ação trabalham enquanto a platéia dos incrédulos da boa nova vaiam. Nada de novo na terra encantada.

” a caravana passa e os cães ladram.”

Vader

Rodrigo disse:
1 de setembro de 2010 às 10:46

Rodrigão, pára velho, discutir com gente assim é o velho “complexo do pombo enxadrista”: ele faz no tabuleiro, derruba as peças e ainda sai voando cantando vitória…

Não perca seu tempo, pois só tem uma coisa que mata o Troll: morrer de “fome”…

Rodrigo

ouragan disse:
1 de setembro de 2010 às 10:49

Terra encantada é onde você vive, eu moro no Brasil com problemas reais, que precisam de soluções reais

ahahahaah

ouragan

Soluções essas que estão sendo tomadas! vide a marinha! quer melhor exemplo que esse?
Agora parece que existem pessoas que pararam no tempo. Ainda vivem nos anos 70 e ainda procuram os “inimigos do estado”.
Acordem! vivemos em plena revolução do conhecimento! vocês ainda vivem no paradigma esquerda/direita, quanto o mundo pensa em cooperativismo.
Mas como eu disse: os homens que bem não cruzaram seus braços. o trabalho está ai, para todos verem.

CAL

Esse tal de ouragan deve ser um árduo defensor da estrelinha e viver de bolsa esmola! Não dá pra discutir com esse tipo de gente!

Rodrigo

Tirando o estaleiro, o que a Marinha conseguiu de concreto até agora fora 16 helicópteros que eles não pediram ?

O que foi pago do sub até agora saiu do bolso da Força e tem colocado uma série de outros equipamentos fora de ação.

Se for para entrar na questão do estaleiro, eu aposto com quem quiser que os recursos só estarão disponíveis sem falta até a parte da Odebrecht estar 100% quitada.

De boas intenções o inferno está cheio e o MD transbordando.

Acorda cara!

Pesquisa um pouco antes de sair repetindo esta ladainha aos quatro ventos.

Justin Case

Amigos, bom dia. Sobre Justin Case e Grifo, minha opinião: 1. Os dois têm características semelhantes, deixando clara sua preferência no F-X2. O Grifo no nickname e o Justin na assinatura. – Isto é muito importante para os outros que acompanham o blog, pois alerta para a necessidade de utilizar o espírito crítico e tentar entender a eventual existência de um “objetivo por trás da notícia”. 2. Os dois têm bom conhecimento técnico e operacional sobre o assunto, bem como uma afinidade com os processos de seleção e assuntos estratégicos. – Isto permite que suas posições sejam consideradas quase como… Read more »

ouragan

Enfim, como falei: “os cães ladram e a caravana passa!
Nada de novo.
E a platéia de incrédulos: segue o enterro!

Abs.

Rodrigo

Me metendo no debate de vocês dois.. Aqui não é tribunal para defender isto ou aquilo ou tentarmos convencer outros que determinada solução é melhor ou pior. Aqui é um lugar para defendermos o melhor para o país, discutir Defesa Nacional abertamente e de preferência sem os delírios do Brasil potência que eu tenho lido por aí. Entendo que nem todos tem o devido conhecimento prático sobre tecnologia, ToT, aviação, etc.. O desconhecimento prático de determinada área leva a generalização e a simplificação dos problemas e soluções. Nem todos tem fontes de cocheira e a grande maioria tem notícias através… Read more »

CAL

Concordo Rodrigo, acho que seria interessante que os editores do blog entrevistarem os candidatos a presidência de alguma forma sobre o tema.
Talvez poderiam começar pelos candidatos menores, como os considerados candidatos nanicos que pouco aparecem na luta pelo planalto, pois o tema caso fosse comentado por eles poderia respingar nos principais candidatos ou até mesmo entrar em algum debate.

humberto

Caro ouragan,
Moro em Curitiba, uma cidade que muitos dizem ser uma cidade de primeiro mundo. Sinceramente não enxergo o que vc posta.. Tomara que vc esteja certo e eu errado..
Quanto a MB, a coisa vai de ruim para pior..
[]

Nick

Caro ouragan

Enquanto não houver um LEI que dedique um % do PIB ou um valor fixo/atualizado) às FAs, que impeça CORTES e CONTIGENCIAMENTOS, os discursos continuarão nos discursos. A MB tem planos, mas quem garante que serão concluídos. Um próximo governo pode engavetar/postergar/paralisar TUDO o que está sendo feito nesse. Não há segurança. Portanto, sonhar é bom, mas ter os pés no chão é melhor ainda. Quando houver uma LEI que por exemplo permita investimentos de forma continuada, e manutenção de FAs modernas, ae sim, vamos sonhar.

[]’s

ouragan

Nick concordo com você. Essa lei é de suma importância. Porém, se nego já mete o pau quando uma família de miseráveis recebe R$60,00 que dirá essa lei! acho ela fundamental tal qual o programa social de distribuiçã ode renda claro. Quanto a marinha, ela está dando um SHOW nas outras forças, seja de planejamento, de uso de verbas e de equipamentos. É sempre muito bom conversar com o pessoal da marinha. Muito realistas, abertos e flexiveis. E não devemos nos esquecer do pré-sal, talves o grande ás na manga da Marinha. Fora isso, vejo muito murro em ponta de… Read more »

Rodrigo

O pessoal da MB realmente é mais aberto a opiniões de leigos. Deve ser a lentidão dos navios, que dá mais paciência para eles. Só não entendi ainda o show do uso verbas e planejamento! A verba continua faltando desesperadamente. A MB deu a sorte que as empreeiteiras descobriram o saco sem fundo que serão as obras dos estaleiros! Se a FAB fosse abrir novas bases aéreas, ao invés de fechar algumas ia sobrar recurso! Se o EB precisar construir novos quartéis, vai sobrar dinheiro para estas horas. Fora isto a MB tem um monte de projetos, que não são… Read more »

ouragan

Toleimas e mais toleimas… e ainda desfazem dos profissionais da Marinha… é a platéia dos incrédulos mesmo…
Enfim, mais do mesmo. Sem mais nem menos.

“O Brasil é assim mesmo, enquanto os atentos questionam e são criticados.

Os apreciadores do pão e circo só batem palmas!”

Pena que o circo e pão que vocês querem acabou. Que vocês se acostumem com isso. Logo, façam por merecer.

ouragan

Nick:

“O Brasil é assim mesmo, enquanto os atentos questionam e são criticados.

Os apreciadores do pão e circo só batem palmas!”

Percebeu porque a lei ainda não saiu? O que diriam os Au au?

Rodrigo

Ouragan, eu já percebi de onde você vem.

Deixo você ai com este papo pseudo-intelectual do fórum oficioso do MD.

O mundo prático é diferente do mundo de vocês.

Mais uma vez vamos dar tempo ao tempo, pena que a hora que as fantasias começam a cair vocês costumam sumir e usar outros nicks.

ouragan

Não colega… Não se preocupe com isso. Não sumirei e nem assumirei outro nickname não. No final das contas todos veremos quem é quem.
“Existem os que choram e os que vendem lenços…” eu jáescolhi a minha função e você?

Abs.