Intercâmbio entre operadores de Super Tucano

12

O 2°/5° GAV, Esquadrão Joker, recebeu dois instrutores do Grupo de Aviacion Nº1, esquadrão responsável pela formação dos pilotos de caça da Força Aérea Chilena, entre os dias 2 e 8 de agosto. A comitiva, composta pelos Tenentes-Aviadores Jorquera e Mella, realizou no período um intercâmbio com os pilotos do Esquadrão.

Durante uma semana, os pilotos chilenos se familiarizaram com a sistemática de formação dos Pilotos de Caça da Força Aérea Brasileira (FAB) e cumpriram um programa de, aproximadamente, 5 horas de voo na aeronave A-29B. As missões realizadas englobaram todo o curso operacional realizado pelo 2°/5° GAV, proporcionando uma visão geral do Curso de Especialização Operacional da Aviação de Caça, desde o voo básico até as fases avançadas de emprego do A-29 como plataforma de armas.

Este tipo de intercâmbio visa promover a integração entre as Forças Aéreas Chilena e Brasileira, além de buscar a melhoria da qualidade de instrução de Caça na FAB advinda com a troca de experiências.

Como parte do intercâmbio, a Força Aérea Brasileira enviou dois Instrutores do 2°/5° GAV, entre o período de 9 a 13 de agosto, para a Escola de formação de pilotos de caça da Força Aérea Chilena, localizada na Base Aérea de Iquique e, assim, efetivar a troca de experiências entre os Instrutores das duas forças.

O Esquadrão Joker é subordinado operacionalmente à I FAE e administrativamente à BANT e tem a missão de formar os Pilotos de Caça para a FAB.

FONTE: FAB

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Edcreek

Olá,

Sem duvida uma boa noticia. Seria interessante criar um integração operacional entre todos operadores de Supertucanos afim de criar melhorias e manter o projeto atualizado já que muitos paises tem um numero consideravel de unidades.

Em especial uma integração com a Colombia seria fantastica já que ela que opera o Supertucano em cenario real e com capaçidades ampliadas.

Abraços,

Klevston kstonboner

O Super Tucano é muito feio….Parabéns a FAB por usar isso….

Raptor

Parabéns aos Profissionais! No futuro, as ações de defesa do Brasil, deve ser pensadas em termos de defesa continental. É um grande passo, mas com a ajuda e seriedade de todos, conseguiremos efetuar tal empreitada. SDS. Ps. Madame, preciso me abster dos comentários sérios. Fico muito feliz por terem encontrado a solução, mesmo após 30 anos de indecisões. Meu agradecimento pessoal a sua pessoa e a todos que ajudaram, e me coloco a disposição de ti e de sua família caso exista algo em que possa ajudar e estiver em meu alcance. O mundo todo agradece e dorme mais tranqüilo.… Read more »

Pedro

Tsc… nem comento o rapazinho aí de cima. Viva ao melhor turboélice de todos os tenpos. E é nosso!!! e todos querem!!!

Abraços.

CAL

Seria possivél criar um turboélice invisivél como o F35 e 22?

CAL

Eu falo em modificações aerodinâmicas para dar mais furtividade a eles, pois tornariam-se bastante eficiêntes se não podessem ser detectados por radares no que se referem a ataques táticos, ainda mais em grande número.

Rodrigo

Quando vi esta notícia tomei um susto, pensei que tivesse sido reveledo outra coisa..

Com os chilenos tudo certo!

RtadeuR
relampago

Quando eu vejo ST,AMX tenho muito orgulho dos nossos tec,eng,e
vou mais alem ja pensaram em um AMX-2,so´com tecnologia de quinta
geraçao incluindo radar aesa,furtividade,bombas smk2,missel a-darter,
meteor,nossa pareçe sonho mais temos condiçoes e´so´questao de
investimento.

Giordani RS

Eu queria ver essa bela máquina armada com mísseis anti-tanque hellfire!!!

CAL

Tem razão Giordane, acha que seriam ótimos caça tamques também!

J. Claro

Se as forças da OTAN operassem o a-29, certamente teriam gasto muito menos do que gastaram e estão gastando nas campanhas do Iraque e Afeganistão. Está pra surgir outro turboelices tão capaz para a missão a que são destinados quanto o ST. Aproveitando o gancho, e o Departamento
de Defesa americano, vai ou não adquirir as 200 unidades?

Abraço a todos