Forças Armadas têm vulnerabilidades operacionais, diz ministro

85

Rio de Janeiro – O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse hoje (26) que há grandes vulnerabilidades nas operações de defesa das Forças Armadas brasileiras. A constatação foi feita durante acompanhamento dos exercícios militares da Operação Atlântico 2, que reúne Marinha, Exército e Aeronáutica desde o último dia 19 na costa brasileira.

O ministro pediu aos comandantes do exercício que preparem um relatório completo sobre as principais deficiências dos militares. “Nossas vulnerabilidades são grandes. Nós não podemos ter operações noturnas, por exemplo. Não temos mísseis antisubmarinos que possam ser lançados de aviões (sic). Há uma série de coisas”, disse o ministro, no Rio de Janeiro.

A Atlântico 2, que reúne 10 mil militares e se encerra no próximo dia 30, é uma das operações conjuntas rotineiras que as Forças Armadas fazem para preparar o emprego do Exército, da Marinha e Aeronáutica em caso de ameaças externas. Entre os exercícios realizados está a defesa de instalações estratégicas, como o Complexo Nuclear de Angra dos Reis.

Ainda durante a visita ao Rio de Janeiro, o ministro disse que conversará nesta semana com o presidente Luiz Inácio Lula da Lula sobre o programa de renovação da frota de caças da Força Aérea Brasileira (FAB), o chamado F-X2. Três tipos de aviões disputam a concorrência da FAB: o francês Rafale, o sueco Gripen NG e o americano F-18 Hornet.

Até o momento, o governo não anunciou o resultado da disputa. A Aeronáutica acredita que o anúncio da escolha só será feito depois das eleições de outubro.

FONTE: Agência Brasil / COLABOROU: Justin Case

Subscribe
Notify of
guest

85 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ZE

Resta pergunatar:

O Ministro Jobim vai conversar mais o quê ?????

Tudo isso é surreal.

Kafka ficaria orgulhoso de nós !!!!!!

[ ]s

Joker

Esse Nerson Jobim eh raFAKE!

tonho

Sem operação noturna????
Como assim???
Em caso de um conflito o inimigo será obrigado a esperar clarear o dia???

Vader

Missil anti-submarino de avião???????

AHAHAHAHAHAHAHA… Que burro, dá um Rafale pra ele!!!

Ou então avisa prele num se apoquentar não, porque a US Navy tb num tem (ainda), rsrsrs…

Ai ai, que lasquera é paisano tratando de tema militar… 🙂

Baschera

Lembro ao senhor ministro que também não temos “torpedos antiaéreos” em nossos paióis…… rssssss.

Mas estamos melhor que a Argentina, cujos analistas de lá divulgaram que as FFAAs argentinas podem aguentar um conflito bélico apenas por duas horas.

Sds.

Fox Bravo

O que ele (NJ) queria, depois de anos descaso, baixo investimento, deixaram que indústria bélica nacional ir a ruína, e sucateou o pouco que as forças armadas haviam conseguido, ele está de brincadeira. Ele como Ministro da Defesa, fez muito pouco, não são capazes nem de finalizar um programa de compras des caças (FX-2), que a FAB fez e entregou de bandeja eles querem melar o negócio e ainda contribuindo para sucateamento da FAB comprando sucata da Jordânia. Agora no final de mandato que ele vem dizer isso. É um fanfarrão.

Justin Case

Amigos,

Acho que Agência Brasil deveria ter mais cuidado ao escrever o nome do presidente. Lula da Lula é dose.
Abraços,

Justin

“Justin Case supports Rafale”

Pegasus

Deficiencias graves mas forças armadas??!! Dããã, so constatou agora, depois de , sei la, quanto tempo como ministro e não definiu o FX-2, ahhh, fala serio.

Alguem tambem avisa a ele que não temos misseis antiaereos que não sejam lançados de ombro, que para um pais com as ambições do Brasil, é ridico.

Vader

Agência Brasil? 🙂

Cabidão da empregos pros cumpañero e fonte de renda pra gente da laia de Tereza Cruvinel, Franklin Martins, Nassif, etc.

Como a incompetência grassa entre a esquerdalha eles não conseguem acertar nem o apelido do “Grande Timoneiro” deles, rsrsrsrs…

São uns “lixo” mesmo, hehehe…

Nick

Cadê o anuncio Sr Ministro????

Nem vai mais dizer que vai ficar para o fim de agosto???

[]’s

Fox Bravo

kkkkkkkkk, o cara é daqueles que fica ouvido rodas de conversa a distância pra ver se pega alguma coisa, quando não entende nada, sai distorcendo o pouco que acha que entendeu, (kkk), o pior que ainda é mau assessorado.
Porque não vi um ministro falar tanta asneira.

thiago

ôô,não sabia,meu deus salve essa patria

Justin Case

Míssil antisubmarino lançado de avião?

Será que é um desses VLA?
http://www.lockheedmartin.com/farnborough/docs/VLA-productcard.pdf
Ou um russo semelhante?
Ou um torpedo?

Abraços,

Justin

“Justin Case supports Rafale”

J. Claro

Eu diria que o nosso NJ teve uma hemorragia bélica.
Agora falando sério, gente, vamos ter um pouco de paciência com o NJ, afinal e apesar de tudo trouce o assunto defesa à luz

Marine

Entao digam ao Sr. Ministro pra comprar uma escrivaninha mais forte porque esse relatorio vai ser longo e pesado!

Falta tudo!

Paulo Andrade

“Nossas vulnerabilidades são grandes. Nós não podemos ter operações noturnas, por exemplo. Não temos mísseis antisubmarinos que possam ser lançados de aviões (sic). Há uma série de coisas” Usando a frase do ministro, qual resposta abaixo seria a mais adequada? a) “Tudo bem excelência, isso os inimigos também não tem…” b) “Relaxa Jobim, nossos inimigos não tem submarinos” c) “Não temos mísseis? Pô Jobim, mal temos os aviões” d) “Mísseis? Aviões? Andou bebendo de novo Jobim?” e) “Sem operações noturnas? Nem um chopinho?” f) “Há uma série de coisas o escambau, FALTA uma série de coisas” g) “E tu só… Read more »

RJ

Vindo de onde veio, só acredito que o Ministro falou essas “palavras” se ouvir o áudio da declaração.

Não disse que não duvido que ele tenha dito (muito pelo contrário, dados os deslizes anteriores), mas também não duvido que o repórter tenha trocado algumas palavras por outras levemente parecidas.

Enfim: nenhum dos dois é especialista no assunto…

Paulo Andrade

E se perguntarmos aos candidatos à presidência o que acharam das observações do ministro, teríamos algo mais ou menos assim…

Marina: “O importante é despoluir o mar, assim poderemos observar melhor esse tal de submarino”

Serra: ” A culpa é do Lula, do Lula e do Lula. E, claro, do Chaves, do Morales e do Lula”

Dilma: “Darei continuidade ao que o Lula fez. E vou criar o bolsa-míssil”

Levir Fidelis: “Faço um aero-trem e jogo em cima do submarino”

Raptor

“ZE disse:
26 de julho de 2010 às 21:54
Resta pergunatar:

O Ministro Jobim vai conversar mais o quê ?????

Tudo isso é surreal.

Kafka ficaria orgulhoso de nós !!!!!!

[ ]s”

rrrrss…

Psiuuuu! Zé…

Vai ficar pior…

O que nós estamos vendo é o teatro do espanto em nível global.

Tu não imagina o do absurdo.

hihi…

Jakson Almeida

“Três tipos de aviões disputam a concorrência da FAB: o francês Rafale, o sueco Gripen NG e o americano F-18 Hornet

O Lobin substituiu o super hornet pela vespinha e nem comunicou aos gringos.Pelo jeito ele vai ficar sem o “presentinho” da “dAssault”.

Elizabeth

Parabéns ministro Jobim, esta é uma das poucas coisas que vossa excelência falou desde que assumiu o cargo em que concordamos. Sim nossas FA´s tem sérias deficiências operacionais. O senhor foi brilhante em falar o óbvio que muito pseudo-especialista em defesa no Brasil não ousa falar. Jornalistas Especializados: Não costumam falar sobre isto em suas revistas, porque não querem perder a chance de bater algumas fotos de aviões e navios. Bem como passam a vida toda sonhando em voar de saco em um caça ou passar uns dias embarcados em algum navio. Jamais vão descrever alguma FA brasileira com adjetivos… Read more »

Abimael

Elizabeth como sempre na mosca.

Raptor

Só espero que não chegue ao teatro dos horrores…

Cláudio

Tem Muita Gente Criticando Sem Nenhuma Razão o Ministro Nelson Jobim…!!! Amigo..!!! – O País está tentando criar um Paque Industrial Bélico, todos estamos de acordo, mas o Estado Democrático de Direito é “complexo”, enquanto um Ministro cria as bases, o posterior (Sucessor) dará continuídade. – Vocês estão achando que é qualquer Ministro que tem “peito” para chegar na mídia e dizer em plena “Operação Atlântico”, que o País não tem “mísseis antisubmarino”. Aos desavisados, essas declarações estão tendo repercussão Internacional. Brasil não tem “mísseis antisubmarinos” !!! isso é questão de Estado, e mesmo assim o Ministro jogou na mídia…é… Read more »

JapaMan

Ja entendi, vai rolar mais uma super, ultra, mega, compra de bilhões com os nossos irmãos queridos, amáveis, franceses, alguém aí quer apostar que vai rolar mais uma compra suspeita?

abraços

Cláudio

Pessoal….uma observação….

O Ministro Nelson Jobim, parece que não recebe salário, pois como ex-Ministro do STF já recebe o této máximo, ou seja, trabalha sem receber um único centavo.

Vamos pegar leve, pois Ele é melhor do que muitos que por lá passaram, mesmo sob críticas está lá trabalhando e não jogor a toalha.

Ricardo_Recife

Elizabeth, parabéns, muito bom. Como todos sabem nosso ministro é um excelente piloto de caça, e o maior especialista mundial em aviões de 4.5 geração. Sua fala também acrescenta algo a seu currículo: certamente ele deve ser um fantástico cientista militar, o mais brilhante de todos os tempos. Ele acabou de criar os misseis antisubmarinos e quem sabe, em um futuro muito próximo, teremos saindo das pranchetas cientista-ministro torpedos antiaéreos, submarinos voadores, marmotas robôs assassinas, etc… Nick Fury que se cuide, o novo porta-aviões voador brasileiro já está tendo seu relatório para ser apresentado ao presidente confeccionado pelo ministro-cientista-filosofo Nelson… Read more »

Raptor

Elizabeth, O problema fundamental, não é a aquisição, manutenção ou gestão das Forças Armadas ou até do Ministério da Defesa. O problema é mais embaixo, mais rasteiro, mais estrutural. Gestão de recursos humanos (o grande ralo da República), sendo a previdência não só a militar, mas em geral (incluindo privada) um ninho de vespeiro que ninguém mexe. Junto com a política, tributária, trabalhista e refinamento na administrativa (corrupção outro grande ralo), não houve ninguém até hoje com culhões o suficiente seja de qual partido for, de tocá-la adiante. Agora não tem jeito, ou faz, ou perde o bonde de vez.… Read more »

João Gabriel

Vulnerabilidades Operacionais?! Vou citar algumas apenas para começar…. Exército – Artilharia pesada,anti-aérea,faltam NVGs,faltam mais aeronaves Aeronáutica – Uma infantaria leve móvel, motorizada,sistemas anti-aéreos para defesa perimetral das bases,aviação de patrulha mais eficaz(cadê os P-3 que até hoje não vieram?) mais helicópteros e a unificação dos tipos(afinal de contas quase que cada esquadrão opera um tipo diferente)… Marinha – Aviação de caráter mais completo( pelo menos 3 esquadrões de caça,uma aviação de patrulha de asa fixa,uma avião de ataque e apoio aéreo para os FNs com aviões e helicópteros dedicados,uma aviação de transporte) Um porta-aviões que funcione,navios anfíbios tipo classe Tarawa… Read more »

Bosco

Cláudio, No país do “jeitinho” você acha mesmo que o Ministro NJ não recebe nada pelos serviços que presta como ministro? Me engana que eu “gosssstio”. Ele, como milhares de outros cidadãos de nosso querido país, com certeza tem sua “persona” unida ao Estado de forma tão visceral quanto gêmios siamêses unidos pelo fígado, ou seja, faz parte da mais alta casta brasileira. Na outra ponta estão os que vivem sem sorver leite dos fartos úberes do Estado Brasileiro e têm que matar um leão por dia pra sobreviver. Não precisa ter dó dele não que ele com certeza tá… Read more »

Luiz Ricardo

Unica pergunta:

Quando ele sai desse cargo? Acho que pra um país que quer ser potência um dos primeiros passos é trocar o fusquinha por algo mais atual, alguem que pensa no futuro e realmente toma medidas para melhorar a situação.

Obs: Eu ri muito com o texto do nosso amigo>
Paulo Andrade disse:
26 de julho de 2010 às 22:46

Grande Abraço

kaleu

Não temos mísseis antisubmarinos que possam ser lançados de aviões (sic).

Isso nem a USAF tem ! … então tamu bem na foto !! 😀

Esse sujeito entende de “misseis” tanto quanto entende de avião … ou seja … nadica de nada … 😀

abc
kaleu

kaleu

Paulo Andrade disse:
26 de julho de 2010 às 22:46

a) “Tudo bem excelência, isso os inimigos também não tem…”
g) “E tu só percebeu isso agora?”
h) “Jobim, tive uma idéia, em caso de guerra atacaremos o inimigo usando RELATÓRIOS! Temos milhões deles em estoque”

Boa Paulo … 😀 😀 😀 😀 😀 😀

abc
kaleu

Groo

Vunerabilidade na gestão….

Mauricio R.

E ainda temos um ministro de estado que joga contra.

luciano35

Senhor Jobin,me desculpe mais como brasileiro senti vergonha do senhor nestas declarações!!!como pode um ministro da defesa,após tanto tento no cargo vir a público dar declarações de algo que todos,por mais sem informação já sabe,que nossas forças estão despreparadas materialmente,isso foi de uma infelicidade sem tamanho!!!ele como ministro fez pouco pra mudar isso,e com certeza não fará nada em relação ao FX-2 pois as eleições vem por ai e com certeza o senhor Lula não baterá martelo!!!siceramente poderia ter falado de várias coisas,do céu azul(sem rafale e gripen) mais infelismente falou do que não compreendia!!!

Robson

Paulo Andrade disse:
26 de julho de 2010 às 22:46

h) “Jobim, tive uma idéia, em caso de guerra atacaremos o inimigo usando RELATÓRIOS! Temos milhões deles em estoque”

Boa! kkkk

e digo mais se jogarmos os relatorios no mar, toda frota americana ficara .

Bueno

Não temos um ministro da defesa que entende de armamentos, só isto! rsrsrs
Ele até tenta demonstrar boa intenção.

robert

“Fala que eu NÃO te escuto!”

Edcreek

Olá,

É facil criticar, mas basta lembrar dos governos passados e a quantos anos não temos compra de equipamentos novos e avançados como está ocorrendo agora(NBR(Scorpene), SUBNuc, Mi-35, ECs, Blindados, H-60, Base de Submarinos, Aumento de contigente nas três forças)

Olhem para trás, e tenho certeza que concordarão que o Nelson Jobim foi o que consegui modernizar mais as Forças desde o fim da ditatura militar.

Ah problemas claro que há, mas ele está dandos os primeiros passos e podendo errar ou acertas, mas ao menos está se mexendo coisa que ninguem tinha feito desde o fim da ditadura…

Abraços,

Giordani RS

…“Nossas vulnerabilidades são grandes. Nós não podemos ter operações noturnas, por exemplo. Não temos mísseis antisubmarinos que possam ser lançados de aviões (sic)… Prezado Excelentíssimo ministro da Defesa, para que conste e , não vos atormentais o céfalo, a US NAVY, também não tem. Podes dormir tranquilamente, ops, isso vossa excelência já faz. Mas não se preocupe, neste país ainda hão pessoas de bem, que não se vendem por um emprego de meio neurônio e altíssimos salários, como nesta seríssima empresa pública chamada de agência brasil(?!)… Quanto a vulnerabilidade de nossas FFAA´s, só tenho uma coisa a lhe dizer, ou… Read more »

Antonio

Vulnerabilidades operacionais …. essa é boa . …

E a falta de rancho decente nos quartéis? e os maus tratos, humilhações e tortura praticadas contra soldados conscritos?

Se o nobre ministro se desse ao trabalho de ler jornais e assistir à televisão, ele notaria que há outras “vulnerabilidades”, mais embaixo, que minam os alicerces das nossas forças armadas!

Antonio M

Concordando com tudo o que foi citado acima, ainda há a escolha errada de equipamentos.

Se formos de Rafale a U$26000 hora/voô será outro problema pois estarão mais no hangar do que voando e a polêmica do artigo anterior que envolve o EC725 que poderia ter sido muito bem o NH90. E são apenas dois exemplos que podem manter ou até criar mais vulnerabilidades……

Vader

O pior de tudo é saber que, vença quem vencer o pleito de outubro, essa coisa continuará no Min Def.

João Gabriel

Estamos longe ainda….enquanto muitos países aí já estão substituindo seus veículos tripulados por robôs,ainda usamos um fuzil automático de primeira geração cujo o único melhoramento que fizeram foi a troca da coronha e do cano…enquanto estão testando laser como arma,não o temos nem para guiar nossos armamentos…enquanto desenvolve-se blindagem líquida,nossos coletes ainda são aqueles pesados de 12kg e em algumas unidades o capacete M1 ainda é usado….enquanto a tecnologia furtiva já uma realidade,mal mal temos NVGs de primeira geração( não sei ao certo a proporção ao qual são distribuídos,mas acho que é um por GC) e ainda tem gente,tanto paisano… Read more »

Leonardo

Concordo com a visão do colega Edcreek, por mais que estejamos bastante longe do ideal, algo tem sido feito, nos aqui entusiastas às vezes nos agarramos somente ao FX-2, questionamos a negociação com os franceses a respeito dos sub’s, mas aos poucos este governo mesmo que timidamente iniciou o processo de reformulação de parte do inventário nas nossas forças armadas, é pouco? Com todo certeza sim, mas e os governos anteriores? O pessoal questiona até hoje o “aerolula” como se o Lula ao entregar a presidência em 31 de Dezembro de 2010 o levasse para casa, imagine se estivesse utilizando… Read more »

Biel

Acordamos tarde, mas ainda sim acordamos !

Agora sim vamos as compras de verdade , veremos nosso ministro ir a Paris , Roma, Estocolmo , Moscou , Leste Europeu para adquirir armas em numero decente.

Espero que desta vez se fale em artilharia antiaérea , viaturas equipadas
com sistemas de visão noturna , peças de artilharia modernas, novos fuzis , helicópteros de ataque para o EB e o FX2 termine de vez.

Edu Nicácio

“Paulo Andrade disse:
26 de julho de 2010 às 22:46”

Vale “Todas as anteriores”???

Abraço.

Antonio M

“…veremos nosso ministro ir a Paris , Roma, Estocolmo , Moscou , Leste Europeu …”

Se for para comprar mísseis antisubmarinos lançados de avião, ele percorrerá bem mais do que isso e não encontrará.

E convenhamos, pelas visitas que fez e fazendo pelas cidades citadas acima, ele e sua comitiva e familiarares estarão preocupados muitos mais com os passeios, baladas e compras particulares do que qualquer outra coisa…..

Marcos T

Alguns criticos mais “otimistas” dizem que se não ouver sérias mudanças nas politicas atuais, em 10 anos as FAs brasileiras estarão comendo M….
Já os “pessimistas” falam que não vai ter M…. para todo mundo