Rafale 03

Uma delegação do Ministério da Defesa francês esteve na última semana em Bagdá e encontrou-se com o primeiro-ministro iraquiano Nouri Al-Maliki segundo o site Tactical Report. A conversa entre os dois lados visou o estabelecimento de cooperação na área militar.

A França durante a “era Saddam Hussein” foi um importante parceiro militar do Iraque. Agora ela busca restabelecer essa parceria, mesmo com o grande suporte militar norte-americano. Uma das ofertas seria a venda de caças Dassault Rafale para o país árabe que, no passado, foi um importante usuário do Mirage F.1.

Uma outra possibilidade seria a aquisição de caças Mirage 2000-9 usados, envolvendo uma triangulação com EAU. Os Mirage seriam devolvidos à França como parte do pagamento em uma eventual compra de Rafale pelo EAU. De qualquer forma, não há nada de concreto até o momento.

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wilson Giordani de Souza

Acho brabo.

Vader

Rafale no Iraque? Ahahahahahahaha… 🙂

Diegao

Vixi,e o Iraque tem grana pra isso ???
Se o Brasil tah chorando pq dizem q a hora/voo custa USD 15000,00,imagine se eles vao ter condições de bancar a aeronave,e sem contar os custos de aquisição da mesma e do restante q vai nela…
Acho q seria uma boa eles comprarem os M2000-9 dos EAU,e que eles fiquem lah mesmo….

Tito

Rafale no Iraque? Ahahahahahahaha… 🙂 (2)

Ivan

Rafale para o Iraque?

Brincadeira ‘né’ Poggio?

Já uma triangulação com os Emirados Árabes Unidos, pode até ser possível, pero no mucho.
O Iraque fica com umas 3 (três) dúzias de Mirage 2000;
Os EAU compram cerca de 28 (vinte e oito) Rafale F-4;
E Sarkozy fica bem na foto com a Dassault.

Mas em clima de futebol, cabe a pergunta:
– Será que os franceses combinaram com o goleiro yankee?

Abç,
Ivan.

Tito

E agora com a aprovação da nova rodada de sanções contra o Irão o Lulinha vai ficar “dodoi” com os Gauleses.

Então:

Rafale no Brasil? Ahahahahahahaha… 🙂

Vader

De fato, após o final da pantomima do Irão (o maior mico da diplomacia brasileira em toda a nossa história), agora o Jobim finalmente vai poder decidir, rsrsrsrs…

grifo

A propósito: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/06/conselho-de-seguranca-da-onu-aprova-nova-rodada-de-sancoes-ao-ira.html

Os “professores de geopolítica” aqui do blog diziam que a parceria estratégica com a França ia muito além dos submarinos e dos caças, envolvia altíssimos interesses nacionais, posicionamento estratégico do país no mundo, etc. etc.

Agora que o país levou um pé-na-bunda histórico do Conselho de Segurança da ONU, com o aval e o empenho pessoal do Sarkozy, como é que fica?

É bom a França tentar vender mesmo o Rafale para o Iraque porque aqui a coisa já era…

Wilson Giordani de Souza

grifo disse:
9 de junho de 2010 às 16:27

Pois é. Sem pontos na política externa, restará ao governo angariar pontos na interna.

Qual caça representa um maior número de pontos na política interna?

Vader

grifo disse: 9 de junho de 2010 às 16:27 Pois é Grifo. Esse mesmo cidadão que afirmou esse tipo de bossa foi o mesmo que disse certa feita que “a eleição de Obama era um fato histórico” para o mundo. Acho que ele achava que o Obama iria encaminhar os EUA para uma “nova era de socialismo mundial”, hehehe… Na verdade broe, chego à conclusão que existem três tipos de pessoas no mundo: aqueles que enxergam a realidade como ela é; aqueles que enxergam a realidade como gostariam que ela fosse; e aqueles que por burrice e falta de “simancol”,… Read more »

Robson Br

Indiferente as trapalhadas brasileiras em Honduras e no Irã, o fato que os EEUU não vão fornecer material de 1ª linha para o Iraque. Se eles quiserem comprar material de 1ª linha vão ter que buscar em outras fontes, pois os EEUU não fornecem material a países instáveis, pois podem ser utilizados contra eles.

Talvez os Franceses enxergaram uma oportunidade aí, principalmente para desovar os prováveis M2000-9.

Rogério

Rafale no Iraque? Ahahahahahahaha… 🙂 (3)

Luan

Rafale no Iraque? Ahahahahahahaha…:) (4)

O humor frances é impagavel.

[]’s

Wolfpack

Pessoal, com a atitude francesa pró status quo, vejo que o Brasil não terá como fechar este FX2, politicamente ficou intoleravel qualquer aliança com países do CS da ONU (China, Rússia, Estados Unidos, França, Inglaterra) e também para os que pensam no Gripen NG, um acordo com a Suécia, pois a máquina propulsora do Gripen é americana.
Se o Brasil ficará descontente com a atitude francesa nesta votação de hoje, ficará ainda mais distante dos Americanos e vice-versa.
[]s

Wolfpack

A votação de hoje no CS foi emblemática pois mostra qual caminho o Brasil deve seguir em seu desenvolvimento nuclear daqui pra diante. Ou temos uma arma nuclear como Israel, Índia e Paquistão, ou vamos se tornar este João Bobo da política internacional. Não se leva a sério países não nucleares.
Israel faz o quer no Oriente Médio, assim como Índia e Paquistão e nada de uma resolução do CS contra estas Nações.
Estamos no segundo time e nunca seremos uma Potência Econômica sem um Guarda Chuvas Nuclear.
[]s

Marcos

E assim termina a novela Rafake, pelo menos aqui no Brasil.
E agora, poderia sim NJ se rebelar e colocar os SU-35 de volta no Fx2, Lula indignado com o amigo frances, compra 50 SU e de quebra põe o Brasil no PaK Kaf.
Sonhar ainda é possivel……

Rogério

Meu caro Wolf, havia alguma dúvida sobre o posicionamento politico francês ou mesmo o chinês?

Quanto ao posicionamento russo, esse foi resolvido com o congelamento do programa antimísseis na Europa, até o Líbano, lar do Hesbollah, não foi contrário, o mundo agradece!!!

Quanto ao Rafale no Iraque, é só lembrar que a França ainda deve os Mirage F1 que foram pagos pelo Saddam.
[]s

Robson Br

O Jobim já deve estar é jogando a toalha.

zmun

Concordo com o ultimo post do Valter. Qualquer acordo com a França num momento como esse seria um tiro no pé. Talvez o grande erro do Lula foi achar que poderia jogar um pouco de realidade na diplomacia internacional. Precisamos lembrar que o que sustenta a coragem do Irã é o dinheiro americano. Afinal, quem compra o petróleo iraniano? Essas sanções sair para nostrar para o Brasil e Turquia quem manda no mundo. Lula foi feliz em dizer que as sanções sairam por pura birra americana. Que moral os americanos e a ONU têm para falar de armas nucleares? Um… Read more »

João

Nem francês, nem suéco e muito menos russo. Aposto que muito em breve os nossos caçadores estarão com um sorriso de orelha a orelha por causa da aquisição da maquina mortifera nada mais nada menos que o F/A-18-E/F. Afinal o Lula é o cara, mas o cara de bobão pois quem entende mesmo de avião é o Obama. O Rafale até hoje não venceu nenhuma concorrência e foi até dispensado pela Índia e com um preço bem mais abaixo do que oferecido ao Brasil. A França não é bem querida la pelo Oriente Médio e também o americano não vai… Read more »

João

Depois de tudo isso acho que seja uma justiça compararmos essa turma a um certo astro do ROCK que ficou conhecido como o pé frio da COPA… A seleção que recebeu sua torcida caiu no fiasco.