Decisão sobre compra de caças pode sair neste semestre, diz Jobim

142

F-X2 logo by www.aereo.jor.br

vinheta-clippingBrasília – O ministro da Defesa, Nelson Jobim, reiterou hoje (28/5) que espera uma decisão do governo ainda neste semestre sobre a compra de novos aviões-caça para a Força Aérea Brasileira. Depois disso é que virá o processo de licitação.

Segundo ele, a decisão será do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, depois que receber parecer do Conselho de Defesa Nacional sobre o assunto. Jobim negou que o ano de movimentação política possa atrapalhar a decisão.

Jobim afirmou que a Defesa Nacional “não é desenhada pela política, é necessidade que vem sendo adiada há 20 anos e por isso mesmo não poderia ser resolvida de uma hora para outra”.

O ministro lembrou que de 1995 para cá o processo de compra de aeronaves foi interrompido em três momentos, inclusive no ano passado, por causa da expectativa em torno da crise econômica mundial. Segundo ele, além da compra de 12 caças para a Força Aérea, o governo deve se preparar para substituir até 2015 os aviões Hercules C-130 da FAB.

Nelson Jobim falou sobre o assunto em entrevista na Base Aérea de Brasília, depois da cerimônia comemorativa do Dia Internacional dos Mantenedores da Paz da Organização das Nações Unidas (Peacekeepers).

Desde 2008, a data vem sendo festejado em 28 de maio, com a participação de contingentes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Centenas de militares que já participaram de missões de paz do Brasil em diversos países desfilaram durante a solenidade, quando foi depositada uma coroa de flores em homenagem aos soldados mortos durante essas missões.

FONTE: Agência Brasil

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

142 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jacubão

E o prazo para divulgar o vencedor só aumenta…
Brincadeira esse Brasil.

Top Gun

Se o FX-2 sair vai ser um milagre. Eu não acredito mais.

Rodrigo

Final do mês que vem e achar que não ter implicação na eleição e morar na Disneylândia.

bandeira

Desculpem, mas acho que não entendi direito, está escrito 12(DOZE)
caças?????

grifo

E o cheiro de jaca podre contamina os ares de Brasília… Procura-se um coveiro…

Cor Tau

O Brasil está devidamente errado………………………………

Cor Tau

O Brasil ta mudando…..Antes tudo acabava em pizza….Agora acaba em panetone……

http://www.youtube.com/watch?v=dBkwQqmLQlw

latino

Não da nem para acreditar + em datas .

So acredito vendo .

sds

André Castro

Os prazos só aumentam ,no começo do mês depois, no fim do mês ,dai no fim do semestre ,e ai por adiante ,fim do ano, fim da década ,fim do século …

Jakson Almeida

HAHAHAHAHAHAHAHAHA,HAHA,AH.ANUCIAR O FX-2 ,ALGUEM ACREDITA!

Rodrigo

Quantas vezes eu falei que as desculpas estão sendo formuladas para o cancelamento ?

O problema é que eu não tenho certeza se vão ser homens e cancelarem oficialmente.

Daqui a pouco começam a aparecer os representantes do MD por aqui com as suas teses pseudo intelectuais, com uma mau disfarçada ideologia PTista falando que está tudo certo.

Cor Tau

Quem acredita em psicocinése levante o meu braço………….

http://www.youtube.com/watch?v=M6c5PNDeP24

Vinicius Kober (SNAKE)

Ah quem sabe pode até talvez sair ainda neste semestre !

Esse FX-2 é uma novela mexicana mesmo…

Jakson Almeida

Eu to achando que quem vai levar o fx-2 e o treno do bom velhinho!

Lucas Luiz Maciel

Na boa!! Eu nem acompanho mais essa palhaça que virou o FX-2!
Enquanto estava só na mão dos militares estavam bom, era trabalho sério, agora quando caiu na esfera política ai virou um circo só!
Todo mês eles dizem: Olha final do mês sai!! Passa-se mais um mês e novamente: Olha final do mês sai!! Não tenho nem mais acompanhado pra não passar raiva.

FX3

Vem ai o FX 3 . A revolta dos dandis . Eu não acredito mais . Quanta novela pra somente 36 caças . Putz….

felipealberto

Eita! Como isso já, num era ate o fim desse mês.

Brandalise

Mas eh um comediante mesmo esse Jobim! Aposto que por semestre ele entende os proximos seis meses… E olha o ato falho aih, gente! “Segundo ele, além da compra de 12 caças para a Força Aérea (…)” Ops! Vc viu certinho, Bandeira! O pior eh que ainda estah escrito “segundo ele”! Deve ter escapado… a ideia de contingenciar o projeto jah estah acertada, galera! Isso jah garante a “parte do Santo”, e jah dah para enganar que protege Brasilia. Nao soh os Franceses vao acertar um contrato bilionario, como jah estah combinado que vamos pagar uma multinha basica pra eles… Read more »

Bruno

Ja encheu o saco esse Jobim enrolando. Esse programa vai ser cancelado, não vÊ quem não quer. Já chega dessa ladainha.. Há anos que esse processo vem se desenrolando e nada da escolha.

ZE

Bem, eu vou ser do contra. Uma outra notícia postada aqui por um colega do blog dizia que o parecer do Nelson Jobim já tinha sido mandado para o Conselho de Defesa (para os ministros e comandantes que dele fazem parte). Assim sendo, creio que a decisão de comprar o Rafale irá sair. Porém, há uma diferença gritante entre a decisão de comprar o vetor francês, e a compra propriamente dita. O MPU, os particulares…terão uma ou duas palavrinhas para dar. Tudo isso fora os dossiês que irão pipocar na imprensa, internet… Aposto que tem muita gente na FAB bem… Read more »

grifo

Uma outra notícia postada aqui por um colega do blog dizia que o parecer do Nelson Jobim já tinha sido mandado para o Conselho de Defesa (para os ministros e comandantes que dele fazem parte).

Caro ZE, isso é barriga. E mesmo se fosse verdade, é irrelevante.

A decisão é do presidente. E o que esta notícia diz na verdade é que o presidente ainda não tomou nenhuma decisão.

ZE

Aliás, se a compra realmente saísse (como disse, a decisão irá sair, já a efetiva compra…), seria um grande desrespeito com a FAB e com os contribuintes. Trata-se de um contrato muito complexo. Um tipo de contrato que não se confecciona em 24 horas. Para complicar ainda mais as coisas, o próprio Jobim falou que quer atrelar o nosso cargueiro à compra do caça francês. Não haverá tempo para fazer um contrato bem costurado. A pior coisa no mundo é fazer um contrato às pressas Iremos, pois, pagar 2 vezes: Uma, pela pressa; Duas, pela escolha do pior caça entre… Read more »

vassili

Acordem pessoal……….

Voltamos ao estágio FX-1………. onde se considerava comprar 12 aeronaves de superioridade aérea……………..

Lá vamos nós adquirir mais 12 Mirages 2000 RDI de segunda mão……..

O Jobim finalmente falou a verdade……………….

Lá vem mais “quebra galho” para a FAB………

Aêdo Jr.

parece aquele filme que passa no sbt algumas vezes: ” a história sem fim”, esperamos por estes caças a mais de 10 anos e até agora não conseguiram fechar um acordo de propina para os bolsos dos políticos deste país. ou alguém aqui acha que o Jobim e o lula estão preocupados com segurança nacional, se acham vcs são muito injenuos e otimistas. este contrato, na verdade o que está por tráz dele, é a apodentadoria de uma centena de companheiros.

Cor Tau

“bandeira disse:
28 de maio de 2010 às 21:39

Desculpem, mas acho que não entendi direito, está escrito 12(DOZE)
caças?????”

Contemplem a prezepada………Caças de 4G(Mas com custos de caça de 5G) aos pingos até 2080……..Quando tudo estiver pronto e entregue……….

shungria

ÔÔÔÔ coisa boa heim seu Lobin??? Passar o resto de sua vidinha com milhões de euros, em um paraíso fiscal qualquer, somente por escolher o pior avião para o Brasil… Traidor da pátria. Tá na cara que esta palhaçada de demora do ANÚNCIO do Jaca francês é devido ao fato de que se tem que passar muito óleo de peroba na cara de pau para ESCOLHER O PIOR. Só não ver quem não quer.Já tá escolhido o jJETON FRANCÊS!

Cor Tau

Esperavam o que com/de políticos e juristas comandando as FA?!…..

http://www.youtube.com/watch?v=GtKcXghRLtw

Flick

O meu comentário para essa pouca-vergonha é:

SEM COMENTÁRIOS…Desisto disso!!

Manock

deveriam fazer o Xdata do FX-2…

RobsonMBr

O TEXTO DO GALANTE ESTA INCOMPLETO. SEGUE O TEXTO DA AGÊNCIA BRASIL QUE FALA EM 36 CAÇAS “”O ministro da Defesa, Nelson Jobim, reiterou hoje (28) que espera uma decisão do governo ainda neste semestre sobre a compra de novos aviões de caça para a Força Aérea Brasileira (FAB). Depois disso é que terá início o processo de compra. Três empresas – uma sueca, uma francesa e uma norte-americana – disputam a preferência do governo brasileiro, que pretendeai adquirir 36 aeronaves. Segundo ele, a decisão será do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, depois que receber parecer do Conselho de… Read more »

Rodrigo

O que muda sendo 36 ou 12 que não virão ?! kkkkkkk

Diego

E eu sou o papai Noel!!!

RenanZ

Abraço…..

Bartolomeu

O Ministro, vejam bem, ESPERA anunciar ainda neste semestre. E depois tem o segundo semestre… Realmente, nunca antes neste país… Ah, se tivessemos uma imprensa crítica ou oposição que, realmente, cumprisse seu papel e fizesse oposição…Tudo ficaria mais claro.

André Oliveira

Esse assunto já encheu..Só vale a pena falar disso de novo no dia que houver uma decisão de compra ou quando ocorrer o aviso de cancelamento..Gastar neurônios com isso é desperdício..

Fox Bravo

Me parece que nem ele (NJ), está mais convicto do caça francês, kkkkkkkk
Acho que é o fim do FX-2.

Fox Bravo

Isso não acaba nunca!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

jose maria

bom se for mesmo neste semestre a data maxima e 30/06, até ai são mais ou menos uns 13 anos já se passaram, depois desta data vão mais uns 6 meses em stand-by, depois vem mais 13 meses de negociação do contrato, depois vem mais uns 12 meses para começar a construir eses aviões, depois mais uns 36 meses para a entrega de todos, ai ja se passaram mais ou menos 18 ou 19 anos desde o começo do fx, ai eu pergunto quantos bilhões de dolares/euros seram gastos, e mais quanto tempo, gente, horas e todo o tipo de… Read more »

jose maria

ha, outra pergunta e os h2-sabre(mil-mi35) cade as outras 09 aero-naves, pelo que eu li foram compradas 12 e até agora só entrgaram 03. O cronograma de entrega já foi para o espaço. pergunto por favor se alguem souber respoder eu agradeço. obrigado!

RobsonMBr

André Oliveira disse:
28 de maio de 2010 às 23:21
Esse assunto já encheu..Só vale a pena falar disso de novo no dia que houver uma decisão de compra ou quando ocorrer o aviso de cancelamento..Gastar neurônios com isso é desperdício..

assino em baixo

Papagaio

FX-2
Se cobrir vira circo.
Se cercar vira hospício.
Isso é o Brasilsão.
Abs,

Marcos

kkkkkkkkkkkkkkk
Nós só podemos,
kkkkkkkkkkkkkk
Rir de toda essa palhaçada
kkkkkkkkkkkkk
Como diz o ditado
Rir para não Chorar
Pois é nós somos Barsileiros,digo palhaços, digo, a tanto faz, não é mesmo…
Depois desses caras NJ e Lulala,
Quem leva um País desse a serio ?????

Galileu
Edgar

O blog tinha que listar no “Leia Também” todos os posts que contém este mesmo assunto, ou seja, o NJ falando sobre quando vai sair a decisão sobre a compra dos caças. Começou com um FX para encomenda que ele fez à Santos Dumont em 1906, até chegar à 1945, quando, no fim da WWII, ele começou a anunciar mês-a-mês que seria anunciada 36 P-51 Mustang ou 36 Mitsubishi Zero para nós, até chegarmos agora, desde o segundo semestre de 2009, onde ele passou a anunciar semana-a-semana que poderá tomar a decisão daqui a x dias. Ainda acredito que o… Read more »

Carlos Augusto

E a falta de compromisso continua!

Tito

Esta noticia não é assim… tipo assim… de 2008 😉

Eleazar Moura Jr.

Informação prestada por um(a) jornalista desinformado (e olhe que é de uma agência oficial) . Primeiro: como é que se escolhe um caça dentre três e a seguir abre-se uma licitação? ora, tenha santa paciência, o (a) jornalista quis dizer assina-se o contrato. Quanto à quantidade (12) tentou pegar carona no texto do FX-1, lamentável.

Wilhelm Canaris

Isto só acontece com a FAB. Com a marinha tudo esta andando cfe. previsto. Até o corte das chapas do subs já está sendo feito.
Verdade seja dita, governo bom foi o passado. Este molusco só faz besteiras!

Antonio M

O FX2 não teria de ser complicado.

Com o fim da vida útil dos caças em uso então a compra passa a ser uma prioridade pois envolve segurança nacional.

Então a FAB escolheria o modelo; e escolheu de acordo com um programa de modernização da Força com TT e o governo faria sua parte até onde lhe compete na aquisição. Simples assim.

Antonio M

Nelson Jobim é um fanfarrão.

Político que pensa apenas em turbinar seu carreirismo independente de quem governe o país.