Se o F35 fosse francês o NJ levaria em consideração.
robert
Visitante
14 anos atrás
Alguem sabe pra q q serve aquela antena que fica na frente??
thiago
Visitante
14 anos atrás
provavelmente a antena deve ser parte do radar uma vez q o material usado no revestimento da nave steath absorve muita radiaçao e deve prejudiar o desempenho do mesmo.
creio q seja isso Robert.
Abraços
Edmar
Visitante
14 anos atrás
Caros Amigos.:
Era para o Brasil pelo menos estar participando num projeto como este, já que temos capacidade para isso.
Mas a “administração federal anterior” e a “administração federal atual” não fez nada, nada!!!
Abraços.
Edcreek
Visitante
14 anos atrás
Olá,
Que belo caça, imagens perfeitas!!!!
Pena que nem a Inglaterra tem acesso aos codigos fontes para integrar suas armas diretamente.
Sem duvida os EUA devem ter acertado novamente!
Abaços,
Antonio M
Visitante
14 anos atrás
Bela pintura!
E reabastecido pelo KC135.
Isso que é encontro de gerações !
Vitor
Visitante
14 anos atrás
Eles usam lentes transitions nos cockpits?
Vader
Visitante
14 anos atrás
Falar o quê? Fantástico. Mas é “demais para nós”…
Rodrigo Rauta
Visitante
14 anos atrás
Ah um desses la em casa….
Abraços!
Ricardo_Recife
Visitante
14 anos atrás
É, como disse o Jobim é muito pra nós. Este individuo para mim passou para si o título de imbecil com uma afirmação destas. Não vai demorar muito vamos ver o F-35 voando nas cores da FACH, e a FAB de Jaca francesa.
Depois da bobagem que o Molusco fez com está história do Irã duvido que a Boeing e o DoD chamem o Brasil para participar do F-35.
Nick
Visitante
14 anos atrás
Lindão mesmo!
Sonho do Saito….e por que não dizer da FAB. Caça de 5ª geração que mesmo downgraded deixaria nossa Força tranquila pelos próximos 40 anos.
[]’s
Alex Nogueira
Visitante
14 anos atrás
Lindo avião, pena que o custo de produção e operação são astrônomicos.
Vai ser interessante se no futuro, lançarem uma versão mais “pobre” para exportação para paises em “desenvolvimento” tipo “Brasil”.
Dúvida: Com motores tão potentes, o consumo deve ser grande, certo?
Alguém sabe algo sobre a possivel autonomia desse vetor?
Já disseram que não vai ter supercruise, isso será um fator limitador?
Outro, será usado como caça de superioridade aerea, ou seja, fara frente ao F-22, SU-50, F-15 e Su-35?
Lindas fotos, pena que o Jobim acha que “é muito para a FAB”… Lamentável esse tipo de atitude. Vamos de 4ª geração, pagando bilhões, enquanto o mundo se prepara para ir de F-35 e PAK-FA… Senhor, iluminai esses homens! Poderíamos encomendar 120 F-18 hoje, para recebimento até 2020, e comprar, mesmo de prateleira, uns 60/80 F-35 para entregas a partir de 2020. Não se esqueçam que, se tudo der certo com os planos de modernização das FFAA, láááá pra 2030 a Marinha deverá ter um ou dois novos navios aeródromos, e acho que o F-35 seria perfeito para acompanhá-los… Para… Read more »
Tecno (Senta a Pua)
Visitante
14 anos atrás
O que falar desses belos vetores? Uns 30 desses por aqui resolveria o nosso caso.
Humberto
Visitante
14 anos atrás
Senhores, Jobim pode ser tudo, mas burro ele não é…Se ele deseja o Rafale é porque é o melhor na opinião dele (vamos assumir que ele não está levando qq jaba (vamos ser bobinhos)). Corre um boato que houve sim um boa proposta da LM sobre o F-35 (seria algo do tipo um F-16 BR (um block 52/54 BEM modificado) como tampão até 2020 (e porque não um LOW depois disto), quando a linha do f-35 teria uma folga para começar a entrega para o Brasil) mas que foi sumariamente abatido, ai não sem bem quem foi..cada um diz o… Read more »
Almeida
Visitante
14 anos atrás
Edu Nicácio, menos. Queria saber daonde você pretende arrumar tanto dinheiro para nossas forças armadas, no cenário que vivemos. A própria FAB acha que 10 esquadrões de caça com 12 aeronaves cada na linha de frente são suficentes para defesa nacional, inclusos os terceiros. Os planos atuais são: 3 esquadrões com FX-2 2 ou 3 esquadrões com F-5M 1 ou 2 esquadrões com A-1M 3 ou 4 esquadrões com A-29 Eventualmente os esquadrões com F-5M e A-1M seriam modernizados com mais FX-2 ou algum outro vetor mais moderno. 180-200 caças de primeira linha estão fora dos planos da FAB e… Read more »
Francisco AMX
Visitante
14 anos atrás
Imaginem… piloto de SH, nos anos 20, voando junto ao F-35…, no mínimo vai dar uma depressão no cara… rsrsrsrs
Só para lembrar (tenho certeza que vc sabe) que o F-35 Lightning II é da Lockheed, com a Boeing como subcontratada.
Mas o sentimento é este mesmo.
Acho que os norte-americanos, que já eram difíceis, vão ficar ainda mais desconfiados conosco.
É uma pena, pois ainda é um grande mercado e a maior fonte de produção científica e tecnológica do mundo.
Abç,
Ivan, do Recife.
Vader
Visitante
14 anos atrás
Alex Nogueira disse: 19 de maio de 2010 às 9:53 “Lindo avião, pena que o custo de produção e operação são astrônomicos.” Mas ele terá ESCALA caro Alex. Sairá caro no começo, mas a longo prazo sairá barato como hoje é o F-16. “Dúvida: Com motores tão potentes, o consumo deve ser grande, certo?” O F-35 tem a maior relação peso-potência do ocidente. Mas em compensação consta que suas turbinas, tanto a P&T quanto a GE/RR são bastante mais econômicas do que tuo que há no mercado, chegando bastante perto da F-414 que equipa o SH e o Gripen. “Já… Read more »
GENERAL
Visitante
14 anos atrás
amigos tenho uma divida a muito tempo ja tentei tira mais as pessoas não consegue dizer a duas primeiras fotos mostra um orificio como uma boca até ta certo eu vi uma vez uma mega explicação que diziz a seguite coisa a imagem mostra ele abastecedo mostra onde se encaixe no meio do avião oque vi foi esse orificio que aponte vi um avião soltado combustivel no ar e esse caça no orificio melado de combustivel e ele poderia ser abastercido sem precisa acoplar com o outro avião orifico onde poria abastecer sem acoplar avião X a minha duvida que… Read more »
Danilo
Visitante
14 anos atrás
A entrada de ar do f-35 lembra a dos thunderchiefs será que é de propósito, RCS ?
Henrique
Visitante
14 anos atrás
Só o dinheiro do mensalão, das cuecas, das negociatas, dos contratos superfaturados etc.. etc… daria para equipar a FAB com alguns esquadrões destes vetores.
Vejam o estudo da FIESP sobre a corrupção do estado no Brasil e vejam que país rico nós temos…. não quebra de tão rico que é!! http://www.fiesp.com.br/agencianoticias/2010/05/13/custo_corrupcao_br_chega_69bilhoes_ano.ntc
Abraços.
Nick
Visitante
14 anos atrás
Caro Danilo,
Tudo nele é pensado para reduzir RCS. Para reduzir RCS o principal item é Shape.
Depois materiais RAM e um tratamento com uma tinta especial 🙂
[]’s
Gutex
Visitante
14 anos atrás
Que isso gente, esse caça é monomotor…
Esqueceram que monomotor não presta??
Giordani RS
Visitante
14 anos atrás
O que pensaríam os projetistas aeronauticos dos Anos 50 ao ver estas tomadas de ar?! Sei que o sistema REVO de sonda tem maior capacidade de transferência de combustível, mas acredito que para um caça o sistema de cesto seja mais seguro. Isso vai ser um problema se o SH for o escolhido no famigerado e desacreditado fx2(letra minuscula mesmo!). Não poderá ser utilizado e será um peso morto, assim como todo equipamento de uso naval(gancho, trem de pouso reforçado e asas dobráveis). É um belo avião. Se é e será capaz? Só o Tempo dirá… Não lembro se foi… Read more »
Elenilson
Visitante
14 anos atrás
Vou responder suas dúvidas, mas antes, vamos corrigir o texto, por que falamos português aqui. Ok? GENERAL disse: 19 de maio de 2010 às 11:44 amigos tenho uma divida a muito tempo. JÁ tentei tiraR mas as pessoas não consegueM dizer-ME. aS duas primeiras fotos mostraM um orificio como uma boca. até EStá certo, eu vi uma vez uma mega explicação que diziA a seguite coisa.(????? cadê a pergunta meu filho!) A imagem mostra ele abastecedo. Mostra onde se encaixA, no meio do avião. O que vi foi esse orificio que aponte vi um avião soltado combustivel no ar e… Read more »
Galileu
Visitante
14 anos atrás
Tem acesso a TV paga? lol
………tive uma visão, em 10 anos, terá alguns ali no Chile!!
Diego Tarses Cardoso
Visitante
14 anos atrás
Chique hein,pena q nao transferem tecnologia….
Vader
Visitante
14 anos atrás
Giordani RS disse:
19 de maio de 2010 às 13:56
“Não lembro se foi o NJ ou o Saito que disse que o avião era muito para o brasil”
Foi o NJ. Como ele não conseguiu uma desculpa no estilo “refrigerante”, “lata de cerveja”, ou qualquer coisa do gênero para desqualificá-lo, simplesmente regurgitou a pérola mencionada.
Sds.
GENERAL
Visitante
14 anos atrás
vou explicar pra você entender bem a ultima foto , viu…olho pra ela vamos dizer que a asa que tem a estrela é a direta a do orificio a esqueda onde só tem as 3 faixas eu vi ele sedo Abastecido de outra forma nas fotos mostra ele sedo Abastecido por uma avião que tem uma manguera não sei como se chama isso ao certo .eu vi que essa abertura em um filme sobre esse avião ou arenave a mesma coisa dessas fotos com detalhe o avião tanque não acoplou a manguera ele tava lançado combustivel no ar e essa… Read more »
Nadir
Visitante
14 anos atrás
Não tem pra ninguém!
Fantástico esse caça!
Show de bola!
Tremei comunas!!! 🙂
Nelson Lima
Visitante
14 anos atrás
Me parece que o sofisticado esquema de cores adotado no F35, realçando o visual, procura incrementar a capacidade steath do caça, que é um semi-steath e não um steath puro como F22.É um brinquedinho muito caro!
Tito
Visitante
14 anos atrás
GENERAL disse:
19 de maio de 2010 às 17:11
Eu tambem não entendi tudo, mas vamos lá.
Se você quer saber se é possível abastecer sem contato, não mesmo meu amigo, ou é por lança ou por mangueira com cesto.
Tente ser mais claro na próxima. 🙂
Abs
Tito
Visitante
14 anos atrás
Voltando ao tópico…
Que porcaria, só tem um motor… 🙂
Abs
Challenger
Visitante
14 anos atrás
Se o F-35 fosse Frances, por melhor que fosse o Caça, alguns estariam falando barbaridades, dizendo que não presta por é Frances e tudo mais.
A menos que tenhamos muito dinheiro pra gastar , e aceitamos nos sujeitar aos “caprichos” Americanos, o F-35 não é pra nós.
Sem acesso a tecnologia e armas do F-35 ficariamos literalmente em suas mãos, ainda mais agora que o Brasil resolveu apoiar o Irã.
Paulão
Visitante
14 anos atrás
Em todo caça que já vi há uma separação entre a tomada de ar da turbina e a fuselagem, separação esta que tem razões aerodinâmicas que estão longe da minha compreensão. No F-35 esta separação aparentemente não existe. Alguem sabe o motivo?
Paulo Rick
Visitante
14 anos atrás
Srs. O F-35 é um caça feio, não vejo qualquer beleza nele, o F-22 é um belo caça. A antena da frente dos F-35 são de sensores de ensaios, porque o F-35 das fotos são ainda para desenvolvimento. O F-35 não foi oferecido ao Brasil, e nem será, porque o caça para tal terá que ser liberada a caixa preta, e ela não está disponível, além disso, a versão de exportação não será igual a usada pelos EUA. O espaço que existe entre as tomadas de ar e a fuselagem é para o escoamento da camada limite, quer dizer é… Read more »
Lindas imagens…
Bonitão hein !!!
Belas imagens!!!
E o jobim não quer.
um só já ajudaria o Brasil…. lindo hem…
Se o F35 fosse francês o NJ levaria em consideração.
Alguem sabe pra q q serve aquela antena que fica na frente??
provavelmente a antena deve ser parte do radar uma vez q o material usado no revestimento da nave steath absorve muita radiaçao e deve prejudiar o desempenho do mesmo.
creio q seja isso Robert.
Abraços
Caros Amigos.:
Era para o Brasil pelo menos estar participando num projeto como este, já que temos capacidade para isso.
Mas a “administração federal anterior” e a “administração federal atual” não fez nada, nada!!!
Abraços.
Olá,
Que belo caça, imagens perfeitas!!!!
Pena que nem a Inglaterra tem acesso aos codigos fontes para integrar suas armas diretamente.
Sem duvida os EUA devem ter acertado novamente!
Abaços,
Bela pintura!
E reabastecido pelo KC135.
Isso que é encontro de gerações !
Eles usam lentes transitions nos cockpits?
Falar o quê? Fantástico. Mas é “demais para nós”…
Ah um desses la em casa….
Abraços!
É, como disse o Jobim é muito pra nós. Este individuo para mim passou para si o título de imbecil com uma afirmação destas. Não vai demorar muito vamos ver o F-35 voando nas cores da FACH, e a FAB de Jaca francesa.
Depois da bobagem que o Molusco fez com está história do Irã duvido que a Boeing e o DoD chamem o Brasil para participar do F-35.
Lindão mesmo!
Sonho do Saito….e por que não dizer da FAB. Caça de 5ª geração que mesmo downgraded deixaria nossa Força tranquila pelos próximos 40 anos.
[]’s
Lindo avião, pena que o custo de produção e operação são astrônomicos.
Vai ser interessante se no futuro, lançarem uma versão mais “pobre” para exportação para paises em “desenvolvimento” tipo “Brasil”.
Dúvida: Com motores tão potentes, o consumo deve ser grande, certo?
Alguém sabe algo sobre a possivel autonomia desse vetor?
Já disseram que não vai ter supercruise, isso será um fator limitador?
Outro, será usado como caça de superioridade aerea, ou seja, fara frente ao F-22, SU-50, F-15 e Su-35?
Lindas fotos, pena que o Jobim acha que “é muito para a FAB”… Lamentável esse tipo de atitude. Vamos de 4ª geração, pagando bilhões, enquanto o mundo se prepara para ir de F-35 e PAK-FA… Senhor, iluminai esses homens! Poderíamos encomendar 120 F-18 hoje, para recebimento até 2020, e comprar, mesmo de prateleira, uns 60/80 F-35 para entregas a partir de 2020. Não se esqueçam que, se tudo der certo com os planos de modernização das FFAA, láááá pra 2030 a Marinha deverá ter um ou dois novos navios aeródromos, e acho que o F-35 seria perfeito para acompanhá-los… Para… Read more »
O que falar desses belos vetores? Uns 30 desses por aqui resolveria o nosso caso.
Senhores, Jobim pode ser tudo, mas burro ele não é…Se ele deseja o Rafale é porque é o melhor na opinião dele (vamos assumir que ele não está levando qq jaba (vamos ser bobinhos)). Corre um boato que houve sim um boa proposta da LM sobre o F-35 (seria algo do tipo um F-16 BR (um block 52/54 BEM modificado) como tampão até 2020 (e porque não um LOW depois disto), quando a linha do f-35 teria uma folga para começar a entrega para o Brasil) mas que foi sumariamente abatido, ai não sem bem quem foi..cada um diz o… Read more »
Edu Nicácio, menos. Queria saber daonde você pretende arrumar tanto dinheiro para nossas forças armadas, no cenário que vivemos. A própria FAB acha que 10 esquadrões de caça com 12 aeronaves cada na linha de frente são suficentes para defesa nacional, inclusos os terceiros. Os planos atuais são: 3 esquadrões com FX-2 2 ou 3 esquadrões com F-5M 1 ou 2 esquadrões com A-1M 3 ou 4 esquadrões com A-29 Eventualmente os esquadrões com F-5M e A-1M seriam modernizados com mais FX-2 ou algum outro vetor mais moderno. 180-200 caças de primeira linha estão fora dos planos da FAB e… Read more »
Imaginem… piloto de SH, nos anos 20, voando junto ao F-35…, no mínimo vai dar uma depressão no cara… rsrsrsrs
Ricardo,
Só para lembrar (tenho certeza que vc sabe) que o F-35 Lightning II é da Lockheed, com a Boeing como subcontratada.
Mas o sentimento é este mesmo.
Acho que os norte-americanos, que já eram difíceis, vão ficar ainda mais desconfiados conosco.
É uma pena, pois ainda é um grande mercado e a maior fonte de produção científica e tecnológica do mundo.
Abç,
Ivan, do Recife.
Alex Nogueira disse: 19 de maio de 2010 às 9:53 “Lindo avião, pena que o custo de produção e operação são astrônomicos.” Mas ele terá ESCALA caro Alex. Sairá caro no começo, mas a longo prazo sairá barato como hoje é o F-16. “Dúvida: Com motores tão potentes, o consumo deve ser grande, certo?” O F-35 tem a maior relação peso-potência do ocidente. Mas em compensação consta que suas turbinas, tanto a P&T quanto a GE/RR são bastante mais econômicas do que tuo que há no mercado, chegando bastante perto da F-414 que equipa o SH e o Gripen. “Já… Read more »
amigos tenho uma divida a muito tempo ja tentei tira mais as pessoas não consegue dizer a duas primeiras fotos mostra um orificio como uma boca até ta certo eu vi uma vez uma mega explicação que diziz a seguite coisa a imagem mostra ele abastecedo mostra onde se encaixe no meio do avião oque vi foi esse orificio que aponte vi um avião soltado combustivel no ar e esse caça no orificio melado de combustivel e ele poderia ser abastercido sem precisa acoplar com o outro avião orifico onde poria abastecer sem acoplar avião X a minha duvida que… Read more »
A entrada de ar do f-35 lembra a dos thunderchiefs será que é de propósito, RCS ?
Só o dinheiro do mensalão, das cuecas, das negociatas, dos contratos superfaturados etc.. etc… daria para equipar a FAB com alguns esquadrões destes vetores.
Vejam o estudo da FIESP sobre a corrupção do estado no Brasil e vejam que país rico nós temos…. não quebra de tão rico que é!!
http://www.fiesp.com.br/agencianoticias/2010/05/13/custo_corrupcao_br_chega_69bilhoes_ano.ntc
Abraços.
Caro Danilo,
Tudo nele é pensado para reduzir RCS. Para reduzir RCS o principal item é Shape.
Depois materiais RAM e um tratamento com uma tinta especial 🙂
[]’s
Que isso gente, esse caça é monomotor…
Esqueceram que monomotor não presta??
O que pensaríam os projetistas aeronauticos dos Anos 50 ao ver estas tomadas de ar?! Sei que o sistema REVO de sonda tem maior capacidade de transferência de combustível, mas acredito que para um caça o sistema de cesto seja mais seguro. Isso vai ser um problema se o SH for o escolhido no famigerado e desacreditado fx2(letra minuscula mesmo!). Não poderá ser utilizado e será um peso morto, assim como todo equipamento de uso naval(gancho, trem de pouso reforçado e asas dobráveis). É um belo avião. Se é e será capaz? Só o Tempo dirá… Não lembro se foi… Read more »
Vou responder suas dúvidas, mas antes, vamos corrigir o texto, por que falamos português aqui. Ok? GENERAL disse: 19 de maio de 2010 às 11:44 amigos tenho uma divida a muito tempo. JÁ tentei tiraR mas as pessoas não consegueM dizer-ME. aS duas primeiras fotos mostraM um orificio como uma boca. até EStá certo, eu vi uma vez uma mega explicação que diziA a seguite coisa.(????? cadê a pergunta meu filho!) A imagem mostra ele abastecedo. Mostra onde se encaixA, no meio do avião. O que vi foi esse orificio que aponte vi um avião soltado combustivel no ar e… Read more »
Tem acesso a TV paga? lol
………tive uma visão, em 10 anos, terá alguns ali no Chile!!
Chique hein,pena q nao transferem tecnologia….
Giordani RS disse:
19 de maio de 2010 às 13:56
“Não lembro se foi o NJ ou o Saito que disse que o avião era muito para o brasil”
Foi o NJ. Como ele não conseguiu uma desculpa no estilo “refrigerante”, “lata de cerveja”, ou qualquer coisa do gênero para desqualificá-lo, simplesmente regurgitou a pérola mencionada.
Sds.
vou explicar pra você entender bem a ultima foto , viu…olho pra ela vamos dizer que a asa que tem a estrela é a direta a do orificio a esqueda onde só tem as 3 faixas eu vi ele sedo Abastecido de outra forma nas fotos mostra ele sedo Abastecido por uma avião que tem uma manguera não sei como se chama isso ao certo .eu vi que essa abertura em um filme sobre esse avião ou arenave a mesma coisa dessas fotos com detalhe o avião tanque não acoplou a manguera ele tava lançado combustivel no ar e essa… Read more »
Não tem pra ninguém!
Fantástico esse caça!
Show de bola!
Tremei comunas!!! 🙂
Me parece que o sofisticado esquema de cores adotado no F35, realçando o visual, procura incrementar a capacidade steath do caça, que é um semi-steath e não um steath puro como F22.É um brinquedinho muito caro!
GENERAL disse:
19 de maio de 2010 às 17:11
Eu tambem não entendi tudo, mas vamos lá.
Se você quer saber se é possível abastecer sem contato, não mesmo meu amigo, ou é por lança ou por mangueira com cesto.
Tente ser mais claro na próxima. 🙂
Abs
Voltando ao tópico…
Que porcaria, só tem um motor… 🙂
Abs
Se o F-35 fosse Frances, por melhor que fosse o Caça, alguns estariam falando barbaridades, dizendo que não presta por é Frances e tudo mais.
A menos que tenhamos muito dinheiro pra gastar , e aceitamos nos sujeitar aos “caprichos” Americanos, o F-35 não é pra nós.
Sem acesso a tecnologia e armas do F-35 ficariamos literalmente em suas mãos, ainda mais agora que o Brasil resolveu apoiar o Irã.
Em todo caça que já vi há uma separação entre a tomada de ar da turbina e a fuselagem, separação esta que tem razões aerodinâmicas que estão longe da minha compreensão. No F-35 esta separação aparentemente não existe. Alguem sabe o motivo?
Srs. O F-35 é um caça feio, não vejo qualquer beleza nele, o F-22 é um belo caça. A antena da frente dos F-35 são de sensores de ensaios, porque o F-35 das fotos são ainda para desenvolvimento. O F-35 não foi oferecido ao Brasil, e nem será, porque o caça para tal terá que ser liberada a caixa preta, e ela não está disponível, além disso, a versão de exportação não será igual a usada pelos EUA. O espaço que existe entre as tomadas de ar e a fuselagem é para o escoamento da camada limite, quer dizer é… Read more »