Iphan embarga etapa carioca do Air Race no Aterro Flamengo

27

vinheta-clippingRIO – O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) determinou, nesta terça-feira, o embargo do evento Red Bull Air Race, mundial de corrida de aviões previsto para ser realizado no próximo dia 9 no Aterro do Flamengo.

A medida foi tomada, de acordo com o instituto, porque os organizadores não comunicaram ao Iphan sobre a realização do evento, cuja estrutura estaria sendo montada no Parque do Flamengo, tombado como patrimônio cultural desde 1965.

O Iphan determinou a retirada dos tapumes metálicos já instalados no local, a apresentação de um projeto de evento que seja adequado ao parque e a assinatura de um termo de compromisso assegurando a entrega da área tombada em bom estado.

Pela manhã, o prefeito Eduardo Paes defendeu o evento. Segundo Paes, o Red Bull Air Race é importante para a cidade. O prefeito vai se reunir na quarta-feira com moradores do Flamengo que são contra a realização da corrida aérea.

Os moradores da região querem que o evento, que acontece pela segunda vez no Brasil, seja transferido de local ou mesmo proibido pela prefeitura. Como argumento, as associações pretendem mostrar que a corrida aérea parou a Zona Sul do Rio em 2007, exatamente como aconteceu no feriado do Dia de Tiradentes, quarta-feira passada, quando um evento religioso parou a cidade e reuniu mais de um milhão de pessoas e quatro mil ônibus na Enseada de Botafogo.

FONTE: O Globo

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex

engraçado que o mundo vê a cidade, pois o evento percorre o mundo, e a primeira vez que foi realizado na cidade, foi um sucesso. uma pena que tem pessoas que administram a cidade do Rio de Janeiro pensa pequeno.

Alex

OBS moderadores, agora oficial. (intuito de ajudar), caso não seja pertinente por favor deletar esse post.

Queda de avião do Corpo de Bombeiros mata piloto e copiloto em Resende

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/04/27/queda-de-aviao-do-corpo-de-bombeiros-mata-piloto-copiloto-em-resende-916443866.asp

Fabio

Com todo respeito, mas os governantes do Rio são dignos de uma boa comédia!

É uma trapalhada depois da outra…é brincadeira!

E para ajudar os governantes incompetentes, qualquer “agremiação” consegue judicialmente parar um evento que da vizibilidade comercial ao Rio de Janeiro e ao Brasil.

é brincadeira…

mas pelo menos todos sabemos a solução: “para não deixar a filha namorar, tira o sofa da sala né?” (ironia)

Goose

Parece brincadeira. Mas o Iphan tem horas que quer mesmo é aparecer. Na semana passada (21/04/2010) houve um evento da Igraje Universal no Aterro que simplesmente paralisou toda a zona sul, com milhares de ônibus estacionados nas pistas do Aterro e em diversos outros pontos, inclusive sobre canteiros e calçadas. E o quê que o Iphan fez ou falou à respeito? NADA. Agora que tem um evento com repercução internacional, marcado e divulgado há muito tempo, e que já foi realizado com enorme sucesso – recorde de público até hoje – resolve embargar o evento para “proteger” o patrimônio púbico?… Read more »

roberto

Alex,
Estranho, é um Ipanema?

Robbiate

Nós ainda vamos acabar na “idade do bronze”na mão desta gente.

Alex

achei estranho também, tem até um vídeo.

roberto

Pois é, o Ipanema é homologado só pra um piloto.
Mudaram isso, ou é outro avião.

Paulista

O rio de janeiro ja tem um circuito pronto 365 dias por ano.

_______________________

EDITADO PELO MODERADOR. COMENTÁRIO PRECONCEITUOSO

SO

Oia, tão exportando a velharada de Santos para o RJ ?

Aqui, estes elementos proibiram o EDA e quiça irão proibir a Petreobras de se instalar na cidade para o pre sal …

SO

Rodrigo Rauta

Galera, sem querer ser advogado do Diabo, mas ja sendo… Não é so o IPHAN que não quer a realização do evento. Os moradores dos bairros do Flamengo e Botafogo tb são contra, pois estão escaldados com o evento que a igreja evangelica realizou semana passada e parou a Zona Sul, fora isso, o ultimo Air Race , em 2007 , tb criou um caos no transito naquele ano. A prefeitura é a favor do evento, mas como ta com o filme queimado , ela vai ouvir os moradores.Não tiro a razão dos moradores,afinal, vc não poder sair de casa… Read more »

Sette

Sinceridade !!!!!!
Uma palhaçada!!!!!

CARIOCA

Paulista,

Percebo que está com _____________

EDITADO PELO MODERADOR. COMENTÁRIO PRECONCEITUOSO

Alex
th98

não conheço a area, mas se é um conjunto arquitetonico tem mesmo que barrar, afinal se uma aeronave cai em um predio importante é um dano inreversivel a cultura.além do que tal evento deveria ser feito na bacia daquela ponte(doido pra ver eles desviando nos pilares da Rio-Niteroi)

tyrion

Na verdade, esta historia de evento evangelico ter tumultuado o bairro e coisa e tal é meio que perseguição, se tevesse sido um evento GLS ou de outra denominação ou mesmo um show de rock não teria tanta onda, mas off topic a parte, fica evidente a falta de estrutara e vontade dos moradores da aerea para apoiarem o evento….por mim se a red bull quiser fazer o evento em outro lugar nos aqui em manaus temos um otimo local a praia da ponta negra…ja pesou uma corrida aerea sobre o rio negro…no coração da amazonia….alguem sabe o email da… Read more »

Osasco

Precisa seguir o protocolo. Precisa autorização dos caras, vai lá e pega a autorização. Simples

Adrik

Sobre quem diz que é perseguição com os evangélicos as reclamações do trânsito do evento no dia 21, não estava no Rio de Janeiro. Sempre há eventos na zona sul do Rj, como show dos rolling stones e paradas GLS, e sempre o trânsito é prejudicado mas nunca foi tão afetado quanto no dia desse evento. A enseada de botafogo e o aterro do flamento são lugares lindos, com uma visão espetacular, e pela TV fica lindo ver a imagem dos aviões fazendo manobras sobre a baia de guanabara. o problema é que esses locais não tem infra-estrutura para eventos… Read more »

moyses

olá, gostaria de comentar algumas questões: em primeiro lugar, a reclamção contra o evento da universal não é preconceito contra evangélicos. outras igrejas neopetencostais realizaram eventos gigantescos e não deu esse problema todo. por acaso, faço parte da amahu, associação de moradores do bairro do humaitá, um dos bairros que ficaram “trancados” com o gigantesco engarrafamento. e nas reuniões comunitárias, sempre é discutida uma nova possibilidade de se aproveitar melhor essa região para grandes eventos. é uma região com boates, restaurantes, grandes áreas de parques e ciclovias. o turismo é fundamental para essa região onde moro. mas a região só… Read more »

Marcos S Tancara

Cara conheço o lindo Rio de Janeiro mas é uma pena que isso ocorra lá….. Se o pessoal do Rio não quer o Red Bull Air Race não é problema nenhum, pois indenpendente disso não existe só o Rio no Brasil, pois opção de lugar no país é q não falta pra fazer esse tipo de evento.. Se os caras lá não tem capacidade de organizar o evento e tem problemas e tal então q não se aventurem a passar vergonha em nome do Brasil e gerar todo esse problema ai de ultima hora… Esse evento sem duvida nenhuma lota… Read more »

Lucius Clay

A Prefeitura tem que dar o suporte adequado para a realização de um evento desses, a gente tem horas que pensa pequeno mesmo. Coloquem um administrador de respeito para acessorar a prefeitura, que saiba fazer projetos e trazer tais eventos para um ambiente adequado, pois não é porque é bonito e acontece no resto do mundo, que não existem regras e estrutura pública de apoio. Temos que ser mais profissionais se queremos estar como os países de primeiro mundo, lá tem projeto, tem gente preocupada com estacionamento, assistência médica, leis ambientais, monumentos etc… Tá faltando profissionalismo, planejamento… Tem um problema… Read more »

LBacelar

Calma pessoal, tem muita grana rolando, logo logo o IPHAN se põe no lugar deles e o evento ocorre normalmente, sempre tem uma galera que não perde a chance de aparecer!

Tomcat

Pessoal, não esquentem. O evento vai acontecer. Os organizadores e o IPHAN já entraram em acordo.

Obs.: Sou morador do Flamengo e apóio o evento. Vai ser praticamente no quintal da minha casa 🙂
Estarei nos dois dias!!!

[ ]’ s

Marcelo Tadeu

Alex, Roberto e outros,

Trata-se de um Air Tractor AT802. Mono turbo-hélice agrícola e de uso contra-incêndios. Era da Defesa Civil do Estado do RJ. Em um evento no MUSAL, na Semana da Asa em 2007, a água lançada para refrescar os espectadores provocou uma correria em que feriu fatalmente uma pessoa.

Pior que o avião que era pouco usado agora vai fazer falta pois, estamos entrando na época das queimadas.

Roberto

Obrigado pela informação,
Marcelo.

th98

bem espero que resolvam

Brandalise

O probema foi resolvdo… soh precisava assinar uns papeis. Papelada assinada, problema resolvdo!
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/04/iphan-libera-corrida-de-avioes-no-aterro-do-flamengo.html

Entendam que o IPHAN nao eh um orgao de pessoas estupidas e despreparadas, e que este orgao nao eh um mero cabide de empregos, sem funcao. A organizacao do evento precisava assumr a responsabilidade que lhe cabia. Se tivessem feito isso antes, nao haveria necessidade de nada disso.

Abs!