F-14 Iran

A IRIAF (Islamic Republic of Iran Air Force) disse que seus F-14 agora possuem um radar nacional e motores melhorados. A frota de Grumman F-14 Tomcat foi comprada dos EUA na época do Xá Reza Pahlevi.

Desde a Revolução Islâmica de 1979, os EUA impuseram um embargo de armas ao Irã, que incluiu a venda de novos F-14 e peças de reposição.

Aziz Nasirzadeh, um oficial de alta patente da IRIAF, descreve a frota de F-14 como completamente revitalizada.

Ele disse também que os F-14 podem receber novas armas e que o Irã agora é capaz de produzir radares para eles e melhorar os motores das aeronaves, sem a dependência de importações.

FONTE: Tehran Times

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tiago Jeronimo

Engraçado é que os infiéis americanos não prestam, mas as suas armas sim.

Leandro

Só vou acreditar quando o ocidente desmontar um e dize: “é…eles realmente conseguiram”

Max

Traduzindo,
Pusemos um adesivo “made in Iran” sobre as plaquetas Russas do radar, motores e novos mísseis.
já que os F-14s deles foram bem estudado por especialistas Russos décadas atrás nada mais justo que o circulo se feche agora.
Abraço a todos

Max

Corrigindo, “bem estudados” não “bem estudado”

Wevellyn

Alguém sabe quantas unidades do F-14 eles possuem?

RtadeuR

O Irã é um exemplo de isolamento ideológico, tecnológico e comercial, assim como Cuba e Coréia do Norte. O Brasil tem muito mais à oferecer ao mundo em comparação ao Irã, mas o FX-2 será um grande teste sobre as responsabilidades de nossas escolhas.

Antonio M

“…agora possuem um radar nacional e motores melhorados….”

Isso basta para que continuem voando?

Se for como disseram acima, com “cooperação” russa talvez, mas em qual doutrina se encaixa essa aeronave se até mesmo os EUA já não o utiliza mais?!

Rodrigo

O tapetinho de borracha do piso do cockpit agora é made in iran.

Andre

Os EUA aposentaram o F-14 apenas por custos, e não por falta de capacidade operacional, ou fraco desempenho… contanto que os pilotos que voavam com ele, costumam dizer: Tomcats by choice, Hornets by mandate!

Andre

adcionando: o F-14 Tomcat, na minha simples opinião, é a aeronave mais bela de todos os tempos… é uma pena a Marinha Americana não ter mantido nem ao menos 1 Grupo…

Antonio M

Caro sr. Andre,

Com certeza os custos ajudaram a “derrubar” o F14 mas, oficialmente pelo que sei, foram retirados do serviço pois foram projetados principalmente para voôs a grande altitude e serem usados contra os bombardeiros estratégicos/nucleares soviéticos e que com o passar do tempo (pós queda do muro), não se justificava mais sua manutenção devido a essa doutrina.

Por isso que questionei sobre qual a doutrina iraniana para esse fantástico aparelho. Se mantê-lo custava caro para os EUA, imagine para o Irã e com muito menos unidades ainda!!!

abç…

Taz Miranda

Bom, uma coisa não podemos negar… O pessoal do Irã é criativo… Se fizerem uma busca no Google sobre imagens da IRIAF, vai aparecer F5 de tudo quanto é jeito, com dois verticais, asa alta e por aí vai… Quanto aos Tomcat, o embargo começou em 79, ou seja, esses vetores já passaram dos 30 anos faz tempo e já até entraram em combate, creio que não terão muito mais vida útil pela frente… Sem falar que os Tomcat com essa idade tão que nem “carro véio”, sempre tem coisa pra arrumar…

Abraço à todos.

robert

eu que não pagaria pra ver se isso é verdade ou não.

Andre

Pois, ele é um caça de superioridade aérea, e nos cenários atuais, não compensa para USN manter um caça desse tipo, se não há inimigos para combater… e, como eu disso, no cenário atual o Hornet/SuperHornet dá conta do recado, e é um caça multi-role, com custos bem menores… mas que rolou lágrimas nos olhos de muitos a quando do último voo, ah sim, devem ter rolado muitas… ele ainda é, até hoje, o caça mais rápido dos EUA…

Andre

Não duvido nadinha nos dias de hj..ainda mais com a Russia ali em cima
hehehe

Jorge Nunes

Os F-14 foram levados para Irã para conter as incursões dos Mig-23 soviéticos, tendo feito um bom trabalho. Depois na guerra Irã-Iraque os F-14 se destacaram novamente causando medo e baixas na força aérea iraquiana.

Um fonte militar dos EUA chegou a dizer que o Irã é capaz de clonar 90% do F-14.

Bom eu não descartaria o papel deste caça e parece que o Irã está fazendo novos caças a partir da experiência adquirida.

Só lembrarmos do desempenho do F-5M na RedFlag.

robert

gostaria de saber mais sobre o desempenho do f-14 na guerra ira – iraque… nao achei nada ainda sobre isso.

Humberto

Já li alguns textos no qual dizem que os Americanos fazem um controle muito mais caprichado com as peças dos F-14, pois muitas foram escamoteados para o Irã. Vendo a situação de hoje e na época da guerra Ira x Iraque, é de coçar a cabeça o por que de Israel fornecer tanta peças de reposição para o Irã..Tudo bem, dinheiro, manter o inimigo do seu inimigo muito mais ocupado, mas vendo o ódio do Irã de hoje por Israel é de se pensar se não houve mais coisas na época..
[]

Nick

Se o Iran tivesse a capacidade tecnológica da China já teria clonado o F-14 e o F-5. Aliás com certeza esses melhoramentos no F-14 tem influencia Chinesa ou Russa. Sozinhos duvido que fariam alguma coisa.

[]’s

Hugo

TRUCO!

Ivan from Russia

Jorge Nunes disse:
26 de abril de 2010 às 9:01
“Os F-14 foram levados para Irã para conter as incursões dos Mig-23 soviéticos”

Não dos Mig-23, mas dos MIG-25 FOXBAT

Jorge Nunes

Eles parecem ter clonado o F-5 que é o caça HESA Saeqeh:

Aqui texto do uso do F-14 na guerra Irã x Iraque:
http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/aam/bvr07ira.html

Ivan from Russia

robert disse: 26 de abril de 2010 às 10:03 A lista dos F-14 perdidos em combates durante a guerra entre Irão e Iraque de 1980-1988 (fontes iraquianos) 21 de Novembro de 1982. Um Mirage F.1EQ derrubou um F-14A com o missil Matra R-550 Magic. Combate na area da cidade Dehrayan. Março de 1983. Um Mig-21 derrubou um F-14A com o missil Matra R-550 Magic, adaptado para esses caças devido as fracas caratericticas do Atoll. Os pilotos iranianos foram presos. 11 de Setembro de 1983. Dois F-14A foram derubados numa tentativa de interceptar os aviões iranianos. 4 de Outubro de 1983.… Read more »

Walter

Segue informação jornalística (http://www.worldtribune.com) quanto ao suprimento de peças dos F-14 ao Irã, pela China, tratando-se de peças adquiridas de próprios fornecedores americanos (pelo que, posteriormente, toda venda de peças passíveis de utilização nos F-14 foi proibida pelos EUA). China brokered sale of F-14 spare parts to Iran WASHINGTON — The United States has learned that China was serving as a front for the illegal export of spare parts of the F-14 fighter-jet to Iran. Officials said China has brokered purchases of F-14 spare parts for Iran’s military. They said most of the components were obtained from surplus offered by… Read more »

Vader

TRUCO! (2)

Mais um blefe do Irão. De qualquer maneira, não são páreo sequer para os F-16 da IAF.

rodrigo avelar

dizem que eles ainda tem 20 f-14 operacionais, será que é verdade? não acredito nisso.

Paulo

“O Homem que diz vou não vai, o homem que diz sou não é, porque quem é mesmo não diz”
Não sei porque lembrei desse samba.
Acho que o Irã anda latindo muito.

Dalton

Só lembrando que a partir de meados da década de 90 , os EUA estavam utilizando em seus porta-avioes os F-14B e F-14D , na base de 1 ou 2 esquadrões, suplementados por 2 ou 3 esquadrões de F-18. Estas variantes eram superiores aos F-14A mais antigos e por conseguinte, superiores aos F-14A iranianos que apesar de muita engenhosidade não devem ter chegado a uma modernização a par nem com a variante B da marinha americana. Mesmo assim foi um feito notável, e acredita-se que cerca de 20 aeronaves , estejam voando das 79 originais, inclusive a lista do Ivan… Read more »

Papagaio

Para quem quer se aprofundar no assunto, recomendo o livro “Iran Iraq Air War”, escrito pelo Tom Cooper, um dos maiores especialistas em conflitos aéreos no Oriente Médio. Pode ser achado aqui: http://btobsearch.barnesandnoble.com/Iran-Iraq-War-in-the-Air-1980-1988/Tom-Cooper/e/9780764316692/?itm=10&USRI=iraq+air+war Descreve desde os preparativos da Guerra, a Invasão pelo louco do Saddam e a constante inferioridade do material Russo em uso pelo Iraque, contra as aeronaves Americanas em uso pelo Irã (F-14, F-4, F-5, AH-1 Cobra, …). Parece um Vietnam em miniatura. No final mostra a aquisição de aviões franceses pelo Iraque, notadamente o Mirage F1. Interessante como o Iraque foi cobaia de material militar Russo durante… Read more »

Brandalise

Como disse o Leandro: Só vou acreditar quando o ocidente desmontar um e dize: “é…eles realmente conseguiram”
Mas eu confio, desconfiando. Afinal, nao se subestima um F-14, neh? E eu duvido que um “ocidental” (leia-se Norte-Americano, ou Ingles) daria uma declaracao dessas (mesmo que fosse verdade).

Agora o Iran estah anunciando misseis, novos F-14, e ateh caças stealth. pra mim, isso tem mais a ver com politica, tanto a externa quanto a interna. principalmente a interna.

Enquanto isso, a elite cultural do Iran continua sua jornada em busca a iluminaçao [atençao: modo cinico ON]:
http://news.bbc.co.uk/1/hi/world/middle_east/8631775.stm

Abs!

arlei

os nossos f-5EM e os mirage 2000c tem alguma chance contra esses f-14?

ditongo

A propaganda seria melhor produzida se o Irâ tivesse o Tom Cruise,
ao som daquela trilha sonora do filme Top Gum.

Roy Focker

Não acredito muito nessa noticia, mais de qualquer forma é bom se ter uma espereança de que essa maravilha ainda possa estar por ai no céu…

O FIM DE UMA ERA!!! Reportagem do Defesanet em 2006 por acasião da última missão de Combat do F14 Tomcat em 08 de Fevereiro de 2006.

http://www.defesanet.com.br/usa/f-14_last.htm

Papagaio

Alguns fatos sobre o F-14 no Irã: 1) Após a retirada do serviço ativo na USN, eram na grande maioria destruídos, ao invés de irem pro AMARC, em virtude do medo dos americanos de haver contrabando de peças das aeronaves aos Iranianos, como ocorreu no passado, com auxílio de empresas de Israel; 2) Em uma ocasião na Guerra, um único AIM-54 Phoenix destruíu 03 Mig-23. Era uma formação cerrada em diamante com 04 Migs, o míssil abateu o líder, outros dois colidiram com o solo e apenas uma aeronave escapou, pensando que a Esquadrilha tivesse sido abatida por mísseis SAM… Read more »

Getulio - São Paulo

Pelo que se noticiou no passado, os F-14 tiveram peças de reposição e armas dos americanos após a revolução islâmica de 1979 que derrubou o Xá, imperador do Irã. Na sequência ficaram reféns na embaixada americana que o Carter tentou resgatar mas tiveram aquele desastre conhecido de todos onde os comandos e aviões, helicópteros se chocaram no deserto e todos morreram, um vexame mundial. Posteriormente, Ronald Reagan, negociou a libertação dos reféns com os aiatolás, através da inteligência liberando peças de reposição dos caças e peças dos mísseis Phoenix para ser usado contra o Sadam Husseim, na guerra Irã x… Read more »

RatusNatus

Getúlio, o caso dos reféns nada tem a ver com os Contras. Os EUA vendiam armas para o irã, e lógico, o Iraque. Vendiam armas pros dois lados. O problema é que todo o relacionamento comercial com o irã estava embargado. Apenas o fato de vender já dava cana mas, para piorar a situação, o dinheiro da venda ia para grupos de extermínio de extrema direita na Nicarágua. Aliás esses grupos na Nicarágua continuaram a operar, com $ americano, mesmo depois do caso vir a tona. Só pararam depois que uma freira de nacionalidade norte-americana foi estuprada por um batalhão… Read more »

Renato

Se o caça está em tão bom estado, então porque aparece em solo e não voando? Os F-5 ‘clonados’ no Irã pelo menos voam (ou então dá-lhe PhotoShop…)

czarccc

Pra quem acha que a fonte de peças sobressalentes para o Irã secou:

http://www.justice.gov/opa/pr/2007/October/07_nsd_807.html

Piramboia

Mais uma prova do que eu sempre tenho afirmado sobre a vantagem de adquirir os produtos Made in USA. Mesmo “isolados” os iraquianos conseguiram manter os Tomcats operacionais durante mais de 30 anos (com as mais diversas limitações. Porém, operacionais) Se observarem, praticamente a IRIAF tem material americano predominante (aviões e helicopteros). A aviação naval iraniana tem quase 100% de material americano (inclusive o complexo helicoptero CH 53 na sua versão caça-minas). Observo que os iranianos não fazem muito esforço para substitui-los por material russo ou chinês. Eles, com experiência de combate, sabem muito bem das qualidades dos equipamentos que… Read more »

El-Huaick

Eu sinceramente não subestimaria os F-14 iranianos. Se fossem presas fáceis como a maioria acha os EUA não ficariam tão preocupados em bloquear o contrabando de peças sobressalantes.

guto

Os imperialistas dos EUA, e puxa sacos “ocidentais” não podem barar o desenvolvimento das outras nações por toda a eternidade, um país não pode fabricar um caça, submarino, satelite, etc, que eles logo reclamam estão ameaçando o ” mundo livre” , “ocidental é claro”, porque o mundo só pode ser bom se os grandes pensadores americanos ou ingleses aprovarem o conteudo e nós favorecerem com a sua benção. Por isso o irã têm de deixar de ser um menino mau e obedecer aos EUA, digo, ONU. assim como os israelitas sempre fizeram ao longo de decadas, pois é mentira pura… Read more »