Saab Gripen

CEO da empresa, Ake Svensson, diz que Brasil poderá vender aviões de transporte

Gabriel Mestieri

vinheta-clippingO CEO da Saab, Ake Svensson, disse nesta quinta-feira (25) em São Paulo que, caso o governo brasileiro opte pelos caças Gripen NG, da Suécia, a empresa pode construir uma fábrica no Brasil. Svensson diz que a nova instalação, que seria provavelmente localizada em São Bernardo do Campo, poderia fabricar aeronaves e carros.

De acordo com o executivo, a Suécia busca um parceiro e não um cliente. Além da Saab, disputam o contrato para a venda de 36 caças para a FAB (Força Aérea Brasileira) a francesa Dassault, com os caças Rafale, e a norte-americana Boeing, com os F-18 Super Hornet, numa transação que pode chegar a R$ 10 bilhões.

Para Svensson, mais do que transferência, a Suécia oferece uma oportunidade de desenvolvimento conjunto de tecnologia.

– Nossa melhor oferta foi feita. Oferecemos um pacote completo no qual não estamos apenas colocando um produto no Brasil, mas confiando no Brasil como um parceiro. Temos uma ótima proposta financeira, um produto que supera as necessidades brasileiras e a garantia de apoio do Estado da Suécia. Não podemos ser mais fortes do que isso.

Svensson disse ainda que a Aeronáutica sueca precisa de aviões de transporte, dando a entender que uma escolha brasileira pelos Gripen NG poderia facilitar uma escolha da Suécia por aviões da Embraer. A parceria poderia resultar ainda, diz Svensson, na venda de aeronaves para a África do Sul, que utiliza os caças suecos Gripen.

Svensson afirmou que o momento atual é ideal para que o Brasil e a Suécia façam um “acordo perfeito”.

– Nós queremos casar e ser felizes por muito tempo.

Como um antecedente que conta a favor da parceria, Svensson citou o Sivam (sistema de radares da Amazônia), que foi desenvolvido em conjunto pelos dois países.

Entre as vantagens da aeronave sueca estão seu preço, cerca de metade do Rafale, francês, e a transferência – ou desenvolvimento, conforme Svensson – de tecnologia, uma vez que, dizem os suecos, grande parte das aeronaves seria fabricada no Brasil. Já como desvantagens pesam o fato de o Gripen NG ter apenas um motor e utilizar componentes que não são fabricados no país, o que poderia resultar em limitações caso o Brasil queira comercializar o produto no futuro.

Svensson participou nesta quinta de um debate sobre interação de alta tecnologia entre o Brasil e a Suécia. Também presente ao evento, o rei do país europeu, Carl Gustaf, não falou sobre os caças. Amanhã, o rei deve visitar a fábrica da Embraer em São José dos Campos.

FONTE: R7

Subscribe
Notify of
guest

78 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Galileu

Esse país tem tradição em perder boas oportunidades, acho, acho não se fosse a russia a fazer o mesmo, o governo diria não, o que importa para o governo é o governo e não o que é melhor para o país

rober

Promessas e mais promessas,coloquem por escrito que vão construir a fábrica no Brasil,e não com essas de prometer as coisas,falam de parceria mas na proposta está 8% das peças e 40% da fuselagem,quantoa bravata,na propaganda do grippen esqueceram de falar que a Suécia não quer o grippen!

rober

Se fosse seria a proposta eles colocariam assim !

Se o Brasil comprar o Grippen NG,prometemos construir uma fábrica no Brasil,isso é um compromisso da Saab e do Governo Suéco!”

Podemos construir!,não é igual a vamos construir!

camberiu

Instalar fabrica de carros Saab no Brasil? Como?????

A Saab AB (quem fabrica o Gripen) nao tem NADA A VER com a Saab Automobile (quem fabrica os carros da marca Saab). A Saab Automobile e’ de propriedade da Spyker Cars, dos Estados Unidos e nao tem qualquer relacao comercial com a Saab A da suecia.

ZE

É uma pena que o Gripen NG não irá ganhar aqui nesse jogo de cartas marcadas. Marcadas naquele 7 de setembro. Porém, é muito possível que o consórcio ganhador (e todos aqui já sabem quem é que vai ganhar) não leve, pelo menos em um primeiro momento, já que a decisão em favor do Rafale tem tudo para ser impugnada nos tribuanais. Nada impede que, em um segundo momento, e após o desfazimento da trapalhada do Governo Federal, o Rafale leve a fatura. Porém, meus caros amigos, haverá um desgaste político muito grande. A mídia vai cair em cima e… Read more »

Mad Dog

Mais uma lorota da Saab…

rober

Já está na hora de alguém chamar a atenção dos Suecos,ficar nessa de promessas vagas,jogando para o povo,não é certo os americanos e franceses estão agindo de forma correta já eles ficam só na promessa,coloquem tudo por escrito e como garantia a palavra do Rei da Suécia,o que falta mais eles prometerem,confesso que minha imaginação já não conseguem penesar em mais nada!
Dizer na propaganda que o grippen será o caça mais avançado do mundo já mostra a má fé deles!

Top Gun

O Gripen já perdeu a oportunidade que tinha. E isso foi no primeiro FX, em 1998! Se ganhar agora é perda de tempo.

Xô Gripen

Raul

Para que ter um caça que pode ser derrubado pelos F-16 chilenos e principalmente pelos Su-30 venezuelanos?

Se quisermos uma força aérea respeitável, tem que ter de Rafale para cima.

Gripen é para paizinho no meio da África, não para o Brasil.

A Saab está desesperada e fazendo propostas estranhas que nada tem a ver com a concorrência.

ComAir

Quem precisa de fábrica no Brasil? Sempre poderemos vender ferro, soja, bananas…

Por isso vamos de Rafale, pois ficaremos mais distante do mercado internacional com o passar dos anos.

[]s!

P.S.: O correto da proposta da SAAB é:
– 80% da estrutura;
– 40% do desenvolvimento;
– segundo protótipo construido no Brasil p/ testes, sonho de muitos engenheiros da FAB e da ind. civil. Uma pena perdemos isto.

humberto

Assumindo que o que foi dito seja sério, não é de todo ruim termos uma segunda empresa fabricando aviões de ponta no Brasil, não sei bem a reação da Embraer (que obviamente vai perder o seu naco neste negócio), mas creio que vá tentar bombardear de todos os lados esta proposta. Ápesar de não termos acesso as propostas dos 3 fornecedoras, a proposta é de coçar a cabeça, de repente a Embraer perdendo a participação do FX, comece a olhar com mais carinho as necessidades da FAB (não podemos esquecer que grande parte dos aviões da FAB são da Embraer,… Read more »

Fernando

Meu deussssssss,

Lula escolhe um logo para acabar com essa novela seja gripen ou rafale vamos acabar com essa novela de uma vez por todas…

ComAir

Prezado Humberto, A SAAB e a EMBRAER seriam parceiros. Os Gripen NG seriam basicamente feitos pela Embraer. “A Embraer, consultada pela Aeronáutica, declarou que, se fosse o Rafale, não teria interesse em participar do projeto, pois lucraria muito pouco em tecnologia e em negócios.” http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?datan=05/01/2010&page=mostra_notimpol “”Avaliamos as três propostas, a pedido da FAB e vimos que a oferta da empresa sueca Saab é a que vai assegurar ao Brasil o conhecimento e a agregação de tecnologia dentro da premissa ‘on the job doing’, ou seja, aprender fazendo”, disse o vice-presidente-executivo para o mercado de defesa da empresa (EMBRAER), Orlando José… Read more »

Invincible

Pois é. A Suécia não tem o NG ainda porque está buscando um parceiro para compartilhar os custos do projeto. Acho difícil dizer que um Gripen NG pode ser derrubado pelos SU30 ou F16. Primeiro que é difícil dizer algo do que não existe? Segundo que o NG vai sair com tecnologia de ponta. Acho que o NG é muito importante para o país deter a tecnologia de produção de uma aeronave como essa e para ter um avião eficiente e em grande quantidade. A Suécia sempre fez ótimos aviões, exemplos não faltam como o Draken e o Viggen. Não… Read more »

hms tireless

Lorota por lorota a da SAAB é preferível do que a “mãe do todas as lorotas” francesa: Transferência Irrestrita

Antonio M

Será o bonde da história passando de novo? E vamos perdê-lo novamente ?!?!?!?!

LBacelar

Só faltava essa, vender aviões para a Africa do Sul, a mesma que groundeou os seus gripens essa semana por falta de dinheiro!

Eu só aceitaria a proposta caso eles garantissem pelo menos uma sueca para cada brasileiro de 21 a 40 anos e que em caso de crise a mesma poderia ser trocada por uma mais nova rsrsrs

Helder Pinto

Putz, ainda estão roendo este osso? Construir uma fábrica para fabricar 100 aeronaves? Tem engenheiro aí? Executivo? Ninguém monta uma fábrica para fabricar 100 aeronaves. Acorda. Será que nós teriamos todos os fornecedores também? Ou simplesmente importaríamos os componentes para montá-los na nova “fábrica”? Os caras estão falando em exportar Gripen para o mundo. Que mundo? O Gripen já tem mais de duas décadas e não consegui mercado expressivo fora da Suécia, nem com o apoio da Grã Bretanha. Por que o NG conseguiria? Ele foi um excelente projeto para antes da queda do mundo de Berlim. Estamos partindo para… Read more »

Alex Nogueira

Pelo motivo econômico, os Gripens são a escolha certa pois é monomotor, mas para missões o Rafale é melhor pois lava mais armas, no caso do Brasil é interessante ter o Rafale, para impormos mais respeito, se bem que a proposta da SAAB não é de tudo ruin, seria bom ver a França fazendo a mesma proposta.

marcos adriano

o brasil quer caça de verdade nao caça que nao existe!!!!!gripen tem motor que é dos eua!!para nossa extensao territorial limitado!!!!promessas…..promessas…..blá….bla…sinceramente que suecia faz caça claro que faz mas,para pais de pequeno territorio!!!o brasil quer de um parceiro de nos forneça tecnologia!!sempre torci para su35 que caça bom , barato e teriamos superioridade aerea na america do sul!!!e futuramente com entrada do brasil no programa pak-50 com transferencia de tecnologia para embraer teriamos caça de quinta geraçao!!!brasil nao teve visao extrategica descartou su35(consequentemente nos levaria pak-50).espero que em abril com vinda dos russos o brasil entre definitivamente nesse programa!!!!rafale é… Read more »

Latino

Empresários de São José insistem na tese de caça nacional Virgínia Silveira revista VALOR Desenvolver um caça de combate brasileiro de última geração não é um desafio novo para a Embraer, na avaliação de Ozires Silva, ex-presidente da companhia. Segundo ele, a fabricante brasileira de aviões, a partir de uma decisão da Força Aérea Brasileira (FAB), poderia negociar com fornecedores estrangeiros o que fosse preciso para complementar os investimentos materiais e técnicos requeridos na construção dos caças. “Em outras palavras, seria transformar as empresas brasileiras em contratantes do que realmente necessitarem, e não somente ficarem na lista de pedidos para… Read more »

bulldog

(nada off topic) Vai ter Rafale na Cruzex 2010!!!! Veremos Rafale, Su-30 e F-16 chileno. Oba!

Darkman

Pra quem não sabe a SAAB sempre cumpriu com seus contratos, são muito mas confiaveis do que os Franceses. Seria uma oportunidade impar para o Brasil entrar nesse projeto do GripenNG. Já perdemos a oportunidade dos Russos e agora vamos deixar escapar uma grande opportunidade de dar um salto tecnologico enorme. Mas o ego de muitos está atrapalhando o avanço do País. Como alguns pensam vamos de Rafale mesmo e parar por mas 30 anos e continuar na lama que estamos por mas algumas Gerações. Quem pensa pequeno fica como País de 5 Mundo eternamente. A chance é essa !!!… Read more »

EDurval

ZE em 26 mar, 2010 às 14:43

Acho que isso não vai acontecer.

Ronaldo em 26 mar, 2010 às 15:08
Onde faço a solicitação das minhas Suecas 😛

Caso fosse verdade a noticia seria uma otima opção, mais acho que vai ser Rafale mesmo.

Abraços

Falken666

Tá na hora de sair esse resultado,logo, já não aguentamos mais.

humberto

Caro ComAir, A conversa da SAAB/Embraer era da época no qual a FAB estava a frente do processo, creio que HOJE a coisa esteja um tanto diferente, pelo jeito, a SAAB está tocando a flauta para encantar os aliados do nosso guia e tentar reverter a compra dos Rafales. Para mim (ouvindo alguns fontados) a Embraer tinha preferencia tb pelo F-18 (pois estaria fabricando componentes para a Boeing e quem sabe outros bons projetos que sirvam para os dois) e nem tanto pela Dassault (ficaram algumas arestas do tempo que os franceses foram acionaista da Embraer), mas são boatos..Quem sabe… Read more »

Andre

Bem colocado pelo colega camberiu. A Saab AB nao tem nenhuma relacao com com a Saab Automobile. Assim como tambem nao pega bem o executivo insinuar que o governo sueco vai comprar avioes de transporte da Embraer. A mais, venda de aeronaves para a África do Sul? Como se eles nao tem nem condicoes de colocar no ar os que eles jah tem? Pessoalmente, nao confio nos franceses nem com o contrato todo amarradinho. Eh notorio a fama do pos-venda deles, alem da arrogancia e orgulho. Nao confiaria nem se fosse a melhor proposta. Os suecos, eles tem um bom… Read more »

ComAir

Sendo o “troco” entre o Rafale e o Gripen de cerca de US$ 1.5 bi, quem sabe não seja suficiente p/ iniciar um caça de quinta ger. conjunto tb? A fábrica estaria aqui, a parceria com a Embraer e mais uma dezena de empresas importantes tb estaria ocorrendo p/ o Gripen NG em partes sensiveis, bastaria dar continuidade. Teriamos o Gripen NG e uma futura versão stealth. O Rafale, com devido respeito, é caro, perdeu momento e somente encontra compradores políticos.

http://img389.imageshack.us/img389/3665/ksaab78xp4.jpg

[]s!

ComAir

Prezado Humberto,

Concordo que a Embraer tb veria com bons olhos uma parceria com a Boeing p/ o F-18.

[]s!

Fabio

O gripen NG é um caça impossível de ser derrubado…nem os F-22 conseguem!!!

É o avião mais “INVISÍVEL” que existe!! radar nenhum ou sistema de defesa nenhum consegue “ENCHERGAR” ele!!

Porque simplesmente ele NÃO EXISTE!

ainda bem que o vencedor é o RAFALE!!!!

hms tireless

Rafale deveria se chamar Rafake pois todas as suas capacidades são mais fruto de propaganda enganosa dos franceses e repetidas à exaustão por seus fanáticos admiradores.

Ricardão

Não tem jeito Rafaletes, a melhor proposta é a da SAAB, que não vamos aceitar por causa do vinho. O Rafale não é somente caro, é uma lorota de avião.

rober

hms tireless vamos aos fatos o rafale é fake na sua opinião,então me responda por que a Suécia não acredita nesse projeto,porque só agora eles cogitam comprar o grippen,veja cogitam,me responda a essa pergunta porque os seus vizinhos não acreditam no projeto e nem seus vizinhos? O grippen deveria se chamar “Loki NG”,E NÃO GRIPPEN,segund agora vem essa de fábrica,coloquem na prosposta isso,com garantiais. Eu posso chegar pra vc e dizer: Compre meu caça,e vc vai poder: -ir a lua; – vai poder se a maior potencia aeronautica do mundo; -vai ter o melhor caça do mundo. Ai vc vem… Read more »

rober

Ricardão me mostra a proposta da Saab,não vale repetir por osmose,me mostra!

rober

mostra a proposta do loki ng

humberto

Um pouco de preciosismo..
A SAAB faz parte de uma holding (AB) Sueca, entre as empresas que ela possuia estava a SAAB automoveis e a Scania (ambas com o controle vendidas para a GM e a VW(??), mas com certeza a holding ainda possua ações das mesmas).
Tirando algumas exceções, grande parte de nós tem mais acesso a produtos da Holding AB do que da Dassault, pois é só ver que a Ericson, Eletrolux são parte do mesmo grupo que controla a SAAB.
Quem controla a SAAB é peixão….
[]

DAlmeida

Estou impressionado como os radicais governistas, só posso entender dessa forma, ficando acreditando em todas as promessas francesas e nenhuma sueca.

Alguem em sã consciência poderia me explicar isso? O histórico da FAB com os franceses é péssimo.
Alguem poderia me explicar isso?

E porque toda vez que a SAAB vem com uma boa “proposta” alguns pedem para colocar por escrito? E ninguem pede para colocar a “proposta” da DASSAULT também?

Alguem poderia me explicar?

Vitor

O pessoal esta esquecendo que o Rafale só transferirá tecnologia e fabricação após o 37 caça. Ou seja apenas depois de completado o primeiro lote. Aliais, todos serão assim. Então não adianta dizer que o que a Suécia diz não está no papel porque os outros também fizeram muitas ofertas que também não estão no papel. A melhor oferta documentada até agora é o dos EUA que tem tudo descrito e aprovado pelo Congresso americano.

Alex Nogueira

A proposta de um caça nacional é a melhor de todas para o país. Mesmo que motor e aviônica sejam importados ( seria interessante aviônica israelense e motor EJ200) teriamos possibilidade de desenvolver nosso caça de acordo com nossas necessidades, poderiamos colocar quantas estações de armas quisessemos e integrar nossos armamentos (MAN-1, MAR-1, Piranha, etc) isso sim seria bom para nosso país, mesmo que nossas armas tenham alcance limitado e coisas do genêro, isso ainda não seria um agravante visto que poderiamos continuar a desenvolve-las e comprar armas de fabricantes internacionais. O caça nacional de longe supera qualquer proposta, visto… Read more »

Dinho

Palavra do Rei:

“- Nós queremos casar e ser felizes por muito tempo.”

Se mandarem as Suecas de brinde eu quero o gripen pra passear com a loirinha.

LBacelar

hms tireless em 26 mar, 2010 às 16:18

Brother, fala isso p/ pilotos de typhoon que foram travados diversas vezes no HUD do Rafake e isso sem HMS integrado.

O Rafale F3++ será em 2012 um dos 5 melhores caças da atualidade, diferentemente do NG que em 2012 deve ter o primeiro prototipo construído rsrs

Braziliano

Só para constar o meu sonho de consumo:

LOW: Caças Gripen E/F BR (esqueçam o NG) fabricados aqui para substituir os A-1 e F-5EM;

HIGH: SU-50 variante BR;

INTERDIÇÃO NAVAL: SU-34;

Vou sonhando …

Vader

DAlmeida em 26 mar, 2010 às 16:44:

É porque o que a França fala não se escreve amigo. ToT irrestrita só existe em cabeça de governista, rsrsrs…

BOG

Prefiro o Gripen ao Rafale. O caça da SAAB seria construído no Brasil, e não montado.Nem é uma promessa vã. Como levar a sério um avião que no Afeganistão para bombardear alvos fixos tinha de ter apoio de outros (como os Mirage 2000) porque não tem designador laser integrado nem datalink tático.

Leandro

Esse Rafale é a maior furada, ninguém compra essa M voadora…
Ainda acho que o NG é a melhor pedida para o Brasil e não deveriamos ficar pensando em vendê-los para a África do Sul, mas sim para a Argentina, Colômbia, Peru, México…

Nick

Caro Braziliano em 26 mar, 2010 às 17:15 Composição perfeita, Sendo ambos montados aqui, com participação da nossa engenharia participando no desenvolvimento enfrentando desafios de projeto e ganhando experienciae knowhow. Posteriormente linha de produção no Brasil, tanto do Gripen , como do SU-50BR. Armas nacionais sendo integradas à ambos os caças, comprando de prateleira somente os misseis BVR, onde estamos ainda em um estágio de estudos ainda. Alguem vai criticar o Gripen para ser a composição LO da FAB?? Alguem vai criticar o SU-50BR para ser a composição HI da FAB?? Ambos repassando tecnologia e sendo montados aqui??? E a… Read more »

Galileu

Rober.
palavra mesmo tem os franceses eu tenho certeza absoluta que essa história da ToT é pra molusco, jobim e mais outros agraciados com $$ lobby da frança, o que teve de político que levou a família para passear..ahhaha

Depois dizem não saber porque o molusco tem tanta aprovação ahhaha

M1

Olha o Jó aqui….

Aguardando…

Pega uns SU35 de prateleira e vai de PAK FA

RenanZ

Nossa, acho muito lindo que as opniões aqui divergem consideravelmente.

Diversos especialistas se prontificam prontamente prepontentemente que suas preposições seram proeminentes. Porém, aliás, muitos poréns, infelizmente não somos nós autorizados nem capacitados a decidir sobre este tão difamado assunto !!

Paulo Pedro

o rafale vai estar na cruzex ,f-18 ou f-16,su-30,a saab ja avisou que ira trazer o gripen ng,primeiro de abril ,hahahahaahahaha.