Relatório final da FAB diz que proposta de caças franceses é ‘mais consistente’

164

Rafale

Brasil pretende comprar 36 caças em negócio de até US$10 bilhões. Opções são modelos da França, da Suécia e dos Estados Unidos

vinheta-clippingEstá na mesa do ministro da Defesa, Nelson Jobim, o relatório final da Força Aérea Brasileira sobre a qualidade técnica dos caças que disputam a compra pelo Brasil. Diferentemente das análises anteriores, desta vez a Aeronáutica reavalia que, considerando a Estratégia de Defesa Nacional, os caças franceses Rafale representam “a proposta mais consistente”. O Brasil pretende comprar 36 caças em um negócio que pode chegar a US$10 bilhões.

O relatório de sete páginas afirma ainda que em termos operacionais, os três jatos – os franceses, os suecos Gripen Ng e os americanos F-18 Super Hornet – satisfazem tecnicamente.

Dentro de alguns dias, o ministro da Defesa vai apresentar seu próprio relatório ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deverá escolher oficialmente o caça a ser comprado com base nos argumentos de Jobim.

Os Rafale possuem dois motores e os franceses afirmam que transferem tecnologia de forma irrestrita, além de oferecerem o mercado da América do Sul para o Brasil exportar a produção.

Preferência por franceses

A preferência do presidente Lula pelos franceses já é conhecida – foi declarada no dia 7 de setembro do ano passado durante uma visita do presidente francês, Nicolas Sarkozy, a Brasília.

Em audiência no Senado ainda em 2009, o ministro da Defesa afirmou: “há efetivamente por parte do governo uma opção pela França. Basta que a França cumpra as opções de transferência de tecnologia”.

Na época, Jobim mencionou ainda que a transferência de tecnologia por parte dos americanos já foi um problema para o Brasil: “mostrei aos americanos que a jurisprudência americana não lhes era favorável, uma vez que nós tínhamos uma série de embargos de transferência de tecnologia nos últimos anos, mostrei aos americanos que a sua tradição não os recomendava”, afirmou então o ministro.

FONTE: G1

Subscribe
Notify of
guest

164 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Edgar

Jobim tem até segunda-feira, vamos ver.

Que venham LOGO então nossos franco-afilhados bastardos.

2014, vamos ver, nessa copa brasileira de 2010 já deu França.

JOSE

Se essa transferencia for irrestrita,ao ponto de termos condições de fazer um rafale made in brasil,e como disse o Ministro da Defesa da França de termos a Co-propriedade indústrial não há o que discutir.

JOSE

Só estou esperando a confirmação do Rafale pra comprar meu Kit revel do Rafale,,rsrs,brincadeiras a parte vou postar a proposta da Dassault do ano passado que foi apresentada ao congresso,e parece que ela foi melhorada.

http://www.defesanet.com.br/01_lz/fx2/Dassault_13out09.pdf

Deivid

eu vi essa materia no jornal da globo kkk,aaa não a FAB deu para tras!!(con serteza sobre pressão do governo)bom…pelo menos os caças são ótimos!!

Deivid

mas ainda quero saBER QUE ARMAS IREMOS UTILIZAR NESSES AVIÕES?

latino

IH ,vamos ficar com os rafalecos !!

nosso amigo Thierry deve estar dando pulos .

sds

Mad Dog

Belíiiissima foto…
Essa merece ser wallpaper!!!

Rafale o Único!!!

Edgar

Interessante o que está na matéria: “além de oferecerem o mercado da América do Sul para o Brasil exportar a produção” Isto nos leva a pensar quem compraria isto aqui na AS? Chile e Colômbia compram diretamente dos EUA (aviões mono-motores), Venezuela compra diretamente com a mãe Rússia, sobram pra gente países que mal tem grana pra comprar um esquadrão de Super Tucanos, quem dirá bi-motores de alto desempenho e igual custo. A Argentina, por exemplo, teria de pedir empréstimo ao Messi caso quisesse comprar uns 12 exemplares do Rafale. 🙂 Interessante que isolando a AS, clientes como México fariam… Read more »

Robson Br

Não seria novidade o relatório da FAB ser favorável ao Caça frances. Existiu muito ti ti ti, mas contra fatos não há argumentos. Não daria para entrar em um desenvolvimento que o país de origem apoia e depois ficar com 36 colchas de retálhos com forte tendência de embargos.

OTV

Bom que se alguem do blog for pilotar, não esquece de passar em salvador pra eu dar uma olhada no motivo de tanta briga

Robson Br

Só para dormir tranquilo….esta enquete é mesmo temperamental…

Danilo

Pois é vamos de DASSAULT RAFALE F3, segue o interro !

OTV

“Sem contar que até que nossa nação esteja produzindo para exportação (após os 120 previstos para nossa FAB) já teremos o F-35 em alta escala industrial com um preço possivelmente compatível com o avião francês de 4ª geração.”

Caro Edgar vamos primeiro ver se o F35 vai para frente.

Danilo

BOA noticia eu estava mesmo esperando esta noticia,pelo menos a FAB,escolheu o melhor dos tres caças,e para quem perguntou que armas iremos usar neles,o diretor da Dassault confirmou que eles já viram equipados com radar Aesa,motores M 88 de 10 toneladas de empuxo e todas as armas,bombas e mísseis franceses,alem da integraçao das armas nacionais.Dá-le Rafales.Para frente Brasil,e parabens ao bolg pela organizaçao e informaçao rápida.

JOSE

Edgar vc se esquece da tradição dos caças Dassault,seus caças estiveram em conflitos grandes como o conflito entre arabes e israelenses,no qual os mirage tiveram um papel importante,só pra destacar esse conflito,a frança seguramente é a terceira grande nação fabricante de caças,o grippen é um caça que está ainda no autocad,temos nessecidade de ter um caça pronto,preparado e não um projeto,e se o caça não vingar vamos pegar grippens cd,a melhor solução é saab com seu grippen naval,e o rafale pra ontem para a FAB,agora grippen pra FAB é apostar alto,pois se os americanos estão com problemas pra desenvolver um… Read more »

Rogério

Vai ficar só nos 36 mesmo, e olha lá, mais é o que querem né!

Teremos 36 Rafales, 50 F-5M e 50 A-1 “ad eternum”.

[]s

JOSE

Volto a perguntar por que a SAAB nunca usou a palavra irrestrita, como os franceses usam,apenas projetar,custos,e fabricar parte dos componentes no brasil!

Vitor

Torço pelo Gripen mas se vier o Rafale esta bom. É um caça potente. Só espero que tenhamos “cash” para sustentar-los. Uma frota completa de Rafales com um bom orçamento seria bem legal. É só tirar dos programas sociais ou fazer um combate a corrupção, mas provavelmente vem da solução mais facil, imposto Rafale toda vez que a gente respirar vai estar pagando.

Womf

Fim da novela?

ricjam

Agora vaii

Edgar

OTV, um consórcio com 11 países, sendo que destes, 4 pertencem ao G-8, tem como primary customer a maior economia do mundo, é um projeto que só interessa a eles, 2.100 caças vendidos que podem chegar a 3.100 até 2035, imagina quantos empregos isso não irá gerar no país, como não irá movimentar a economia. Desenvolvimento de tecnologia é algo que leva tempo e gera atrasos, tanto que estamos comprando tecnologia (eu espero) e não desenvolvendo-a. Não há volta para o F-35, sem dúvidas suas versões serão concluídas e ele será o avião militar com maior sucesso na história, quer… Read more »

tônio tomei

amigos… eu estava pensando que os Gripen era melhor… mas agora que percebi que os Rafales são melhores mesmo… não é um projeto de papel e vai poder vender aos montes para o Chaves… rs… e américa do sul…

Mas quem ganha mesmo é a EMbraer… que vai pegar esse contrato…

Edgar

JOSE, seu argumento nos leva diretamente aos F/A-18E/F, que foram os únicos de fato da short list a entrarem em combate. Engraçado que em meus 8 anos como programador nunca vi um projeto de AutoCAD tão real quanto o que consta neste link: http://www.aereo.jor.br/2010/03/18/prefeito-de-sao-bernardo-do-campo-voa-o-gripen-demo/ Basta ir até São Bernardo do Campo e perguntar ao prefeito se ele andou no caça apenas na versão mais nova do Flight Simulator da sala do diretor da SAAB. Fala sério. Como disse, que venham nossos franco-afilhados bastardos, mas que caso exista honestidade nos franceses e em nossos governantes, tragam para nós um projeto realmente… Read more »

JOSE

Edgar vc como programador sabe que os software tem seus betas teste,esse grippen está no estado alfa,antes do beta test,esse grippen é o NG ou o Grippen CD,feito de demonstrador,peço a vc que me esclareça isso,acho que essa foto que vc colocou é de um grippen CD,o grippen ainda está no autocad!

tônio tomei

É verdade que o Gripen deu cano na Índia? Será que o Brasil vai poder vender Rafale pra Índia? Ou para o Irã?

ezeca

rafale por 1%

Matheusts

PS: Não sei se td mundo aki sabe mais o RAFALE F3 é considerado de 4,5 geração é o mais (stealth) entre os 3 nos exercicios ele ganhao do Eurofighter Typhoon enclusive do F/A-18 SH e dizem que deu (trabalhinho) pros famosos F-22

Sobre os F-22 n divulgaram se o Rafale engajou o F-22 por ser informção sigilosa do RED-Flag

Jorge

Tenho vergonha de ser brasileiro.
Me arrependo de cada fração de centavo que pago de imposto de renda e dos demais impostos embutidos em cascatas em todas as demais coisas.
Infelizmente estes que estão aí no governo da república das bananas (ou dos bananas ?) , conseguiram dobrar a FAB.
Lamentável, já não temos a FAB como a de antigamente.

Ronaldo

So digo uma coisa, a gente conseguindo aprender ao menos fazer a turbina ja ta bom de mais, esse é o componente mais critico embora a SAAB diga o contrario, nem a China consegue clonar direito uma turbina, tem muita tecnologia dentro.

Paulo Pedro

a fab descobriu que corria o risco de ficar a pe ,ou sera sem asas,que venha os rafales,a um recado, a briga sempre foi entre o f-18 e o rafale.

carl94fn

Mesmo quem não gosta do Rafale já espera que ele seja o caça comprado para a FAB, para os que não gostam dele fica o consolo de se um ótimo caça-bombardeiro (um dos melhores do mundo sem sombra de duvidas) que será capaz de prover segurança aos nossos mares e céus, como a própria FAB já o disse ao colocar como finalista. Quanto ao fato de te hora de vôo caro não deve se mais que de um T-50 que tanta gente defende ou o F-35, e lembremos que em questões como “defesa” o barato pode vim a sair muitíssimo… Read more »

Audaz

Pronto! A FAB já deu a deixa! Vamos Senhor Presidente! Acaba logo com este sofrimento, agora o Sr já tem o alibi que necessita, não ficara mau com a opniao pública. Qual quer coisa so jogar a culpa na analise da FAB… RS.Basta uma canetada e pronto! O que não pode acontexer é a Força Aerea ficar sem um vetor para dissuasao e adestramento de nossos pilotos, afinal ninguem sabe o dia de amanha…
Sds

Marcelo Brandão

que venha o Rafale!!!

Edgar

JOSE, existe diferenças entre um software beta e um protótipo de software, onde o Gripen Demo seria sim o software beta e o protótipo seria apenas o projeto em papel deste próprio, o Demo, para que os atores do projeto interagissem e testassem o novo software antes que o mesmo saísse do papel para a criação dos betas. Caso queira se informar, procure na internet sobre prototipagem de software. Agora, como o assunto é aviação, a história muda e a conotação de protótipo também. O NG será uma evolução do C/D, logo o Demo é sim o protótipo do NG.… Read more »

Nick

Na minha opinião a proposta do Gripen NG era melhor mas… melhor que ficar sem nada.
Que o governo agora faça sua parte e aumente o ORÇAMENTO da FAB.
E vamos agora para o… PAKFA? ou… F-35?? ou ainda um 5ª geração nacional em parceria com quem sabe a SAAB ou Dassault.

[]’s

Darkman

Denifiram o que já estava certo há muito tempo.
Vamos ver com o tempo o resultadod essa escolha absurda.

Abs.

tônio tomei

Amigos entendidos de avião… é verdade que o Rafale é o único avião multifunção dos 3??? O que seria multifunção???

FelipeTP

Risos.

“Carinhosamente” Nelson Jobim “pediu” para o relatório ser refeito. Aquele velho ditado: Os últimos serão os primeiros, literalmente aconteceu.

Edgar

JOSE, só espero que os primeiros Rafales cheguem realmente antes da nossa Copa.

Mas que eles cheguem armados, parceiro, e de farda preta.

tomas

Coitado do nosso bolso nos próximos 25 anos!!!

luis alberto

O Sarkozy prometeu TT irrestrita ao Lula. Soh que esqueceu de avisar o Serge Dassault.
Realmente, alguem em san conciencia acha que a Franca, gastando bilhoes de Euros em desenvolvimento de Tecnologia vai repassar a precos modicos para o Brasil? Eh acreditar em Papai Noel mesmo.
Caso venham os Rafales, serao mais 30 anos de dependencia e vassalagem a Franca e em 2040 teremos outro FX para adquirirmos de outro pais estrangeiro o vetor da moda.

egreg

Venha qualquer um desde que não fique parado no hangar!!!!!!! (em tom de quem já perdeu a paciência e está p***)

Mad Dog

Meu Deus…e ainda tem gente que teima… O Gripen Demo é uma carcaça do gripen biposto atual onde serão testados aviônicos, sensores e radar do tal sonhado NG…mas não é o New Gambiarra… O NG será mais largo, ou terá asas maiores, mudança no trem de pouso, uma estrutura totalmente diferente do Gripen atual para alojar mais combustível e aumentar o alcance…vai precisar de um protótipo e muitos $$$ pro Brasil bancar sozinho em 05 anos de testes e ensaios de vôos…por isso se tornará caro… Se insistem em dizer que o Gripen Demo é o NG…então se pegar um… Read more »

Getulio - São Paulo

O Rafale é um bom caça. Com acesso à tecnologia dele poderemos pensar num caça de 5a. geração nacional.

JOSE

luis alberto se vc acha que a promessa de um Chefe de estado de uma nação como a frança não vale,cabe lembrar que o interesse na frança pelo brasil vai muito além,vc viu a visita do segundo político do governo da alemnha,ele disse que quer uma parceria estratégica com o brasil,o brasil com suas reservas e notável poder de influência no mundo,temos que admitir nosso país é um dos que mais tem influencia no mundo,somos queridos desde o oriente ao ocidente,temos um mercado grande e em desenvolvimento,hoje as notícias que mais preocupam os economistas é uma bolha de crédito na… Read more »

Ronaldo

tônio tomei em 18 mar, 2010 às 23:49

Na verdade os 3 são multrole ou multi-função como você diz, quer dizer que podem fazer missões Ar-Ar, Ar-Terra e Ar-mar com a mesma eficiência, se bem que quanto ao Gripen NG não se pode afirmar nada, uma vez que sequer existe.

Edgar

Mad Dog, leia o link da Wikipedia em inglês que passei.

Prototipagem de software realmente não tem nada a ver com prototipagem aeronáutica.

JOSE

Getulio podemos pensar num caça junto com a Dassault,o que reduziria os custos da empreitada,poderiamos comprar tb alguns neurons,poderiamos entrar no programa do missil meteor,são grande as possilidades!

OTV

Calma pessoal, o Lula só vai tomar a decisão depois que o blog encerrar a enquete.

JOSE

Vejam como o Rafale é lindo,tb impões respeito,qualquer piloto de uma nação hostil ao brasil que for combater o nosso rafale,citará a Regina Duarte na campanha do Serra:

“Eu tenho medo!!”