JunitiSaitoAntonioCruz

Yara Aquino

vinheta-clipping
O comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, disse hoje (23) que até o final de março deve ser sair a decisão sobre a compra de 36 aviões caças pelo governo brasileiro. Estão na concorrência para vender os aviões ao Brasil três empresas: a francesa Dassault, com o Rafale, a americana Boeing, com o F/A-18 Super Hornet, e a sueca Saab, com o Gripen NG.

“Entregamos o relatório para o ministro [da Defesa, Nelson Jobim] e acredito que até o final de março tenha uma decisão”, disse Juniti Saito, referindo-se ao relatório da Aeronáutica com a avaliação técnica sobre qual o melhor modelo de caça. O documento foi encaminhado ao Ministério da Defesa no dia 6 de janeiro deste ano.

Saito disse que a decisão sobre a escolha agora será política e estratégica. “A decisão será política e estratégica do presidente [Lula]. Fizemos uma indicação técnica que vai ser confrontada com a parte política e estratégica do governo”, reforçou, após cerimônia de lançamento da pedra fundamental das futuras instalações do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, em Belo Horizonte (MG).

Em nota, no início deste mês, o Ministério da Defesa destacou que a escolha final envolve a análise do pacote tecnológico ofertado pelas empresas concorrentes, e não apenas o preço das aeronaves. E reafirmou que a decisão final levará em conta também os aspectos políticos, estratégicos e financeiros envolvidos na negociação.

FONTE: Agência Brasil

Subscribe
Notify of
guest

85 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
André

Será que de março não passa? Já foram tantas as datas do tal anúncio do vencedor que não convém criar expectiva.
Sds a todos.

A-Bomb

Ahaha
Era para o fim do ano passado.
Ficou para janeiro deste ano.
Adiaram para depois do carnaval.
E agora estão falando em março.

Cada dia que passa eu acredito menos que a decisão final saia ainda neste governo.
Tomara que esteja enganado.
Verdade é que o Lula esta se borrando todo de medo do que a opinião publica vai achar disso tudo em ano de eleição.

Nabil

hahaha e eu sou o Bozo

shuahsuahsuahsua

SDs

Avanê

Ei A-Bomb…

Eu ia escrever exatamente isso!!!HAiuHauiHauiHIahiHUah…
Vc chegou antes…

Só faltou um detalhe:
O Sr. Saito já admitiu que se esforcará para postergar o máximo possivel a decisão…
Parece que ele está tendo sucesso até agora…

Até…

MK

É mesmo ?
Pois é… pena que em março eu estarei de ajudante do BATMAN pra salvar Gothan City do Coringa e do Duas caras…
Ou talvez eu esteja ajudando minha falecida avó a se vestir para ir ao baile dos enxutos…

Edcreek

Olá,

Eu sei que nenhuma proposta é perfeita, mas eu prefiro ter algo bom na mão mesmo que mais caro do que não ter nada ou correr o risco num projeto, se bobear a FAB fica sem nada por criar picuinha, equanto isso a MB vai de SubNuc, bom cada força tem o que mereçe.

Abraços,

JC

Alguem avisa o japa que o relatorio tecnico vai servir como “t.p.”. Nada alem disso……..

LBacelar

Não era em Agosto de 2009?

A unica coisa que o FX2 conseguiu foi mostrar que muita gente dita responsável pela nação não tem compromisso nenhum com o povo e com a soberania nacional!

Luan

Se as folhas do relatório da FAB não fossem muito asperas,Lula e Jobim iam ter papel-higienico pro resto da vida,pois pra eles aquilo não deve ter outra serventia.

[]’s

Curvo

Gozado para comprar o AeroLula foi rapidinho …

Korolev

O mínimo que se espera de líderes de estado é que respeitem a decisão técnica, e que se não escolherem a aeronave proposta, que pelo menos apresentem argumentos consistentes. Existe um documento de 35000 páginas que dá parecer favorável ao Gripen, se o governo quer Rafale, pois bem, mas eu quero argumentos técnicos consistentes. Por quê o Amorim e o Jobim não dão a cara a bater e falam sobre o preço de manutenção, do orçamento da FAB, que precisará ser revisto, ou dos centros de pesquisa que serão engajados a receber alguma tecnologia? A única que eles sabem falar… Read more »

latino

Nada de novo ,segue o enterro .

pelo texto ate o (japones )como lula o chama ;ja da sinais que a escolha vai ser política e estratégica do governo”
traduzindo vai dar RAFALE .

rodrigo avelar

esse FX2 já perdeu a graça…

Danilo

É uma pena, no mês em que completa 50 anos de FAB o Brigadeiro Saito vai ter que “engulir” esse sapo.
Coitado, ter de assistir a sua Força ser humilhada dessa maneira. Seu relatório vai para o lixo. (mas bem que eu gostaria de ler).
Vamos escolher o avião do programa do PT.
Nunca na história desse país…

Fabio Mayer

Ele não disse em março de que ano…eheheheheh

marujo

A escolha de um avião de caça é muito mais complexa que a de um jato executivo, como o A-319 que serve à presidência da República. Não me estranha que seja um processo demorado, pois envolve um sem número de aspectos, inclusive os de natureza política e estratégica. A política já foi considera por especialistas neste blog como a quarta de imensão de um caça. O prazo que me preocupa é 31 de dezembro de 2010. Deixar a decisão para o próximo governo não é desejável por retardar o reequimento da FAB. Em que pese, algumas publicações informarem que o… Read more »

Tõe Alves

Será que esta novela acaba em março?

barracuda mocambicana

ai ai ai estou esperando o fx4, tem mais duas novelas sem fim ainda fx2 e fx3.

Eleazar Moura Jr.

Eu acompanho aviação militar desde os 14 anos (desde 82)e desde esta data sonho em ver um dia o tão-esperado caça novo da FAB. Vcs. têm idéia do que é esperar 28 anos por uma coisa e ver os presidentes só postergando esta decisão/compra, em total falta de compromisso com a FAB? assim eu passo dessa para uma melhor (espero né rssss) e não vejo o bicho com as cores da FAB.Parece até o plano de cargos e salários do meu órgão que todo mundo diz que ano que vem sai, mas entra ano sai ano e nada.

emerson

De novo a comparação com o VC-01. O Marujo, e olha que é um marujo e não um piloto, colocou bem. O VC-01 é um modelo de linha, que custou 50 milhões de dólares, portanto completamente diferente do FX2, que serão agora 36 e poderão a chegar a uma cententa, portanto alguma dezenas de bilhões de dólares. Aliás, a FAB na época convidou a Embraer para fornecer o VC-01, mas ela não tinha ainda um modelo que atendesse aos requisitos, coisa que ser tornou possível ano passado quanto foram adquiridos os dois VC-99. Por fim, gostaria de lembrar que postei… Read more »

Nick

Realmente não sobraram muitos argumentos para o GF e MD senão a escolha política e estratégica. Custos, Tots, Empregos, nada disso significa.
Não sei por que a FAB se deu o trabalho de fazer um indicação técnica, se até o PT já sabia que o Rafale já havia sido escolhido(se é que não escolheu).
Agora, que a FAB com seus 30 e poucos anos engolindo sapos franceses operando o M-III, se prepare para mais 30 anos engolindo sapos com o Rafale.

[]’s

Juliano Lisboa

Por favor senhores editores, coloquem a notícia completa, não só a parte que interessa. O ultimo parágrafo revela que o Saito esta contente com todos. SÃO PAULO (Reuters) – O governo brasileiro deve anunciar até o final do mês que vem a escolha do novo modelo de caças que será comprado pela Força Aérea Brasileira, é o que acredita o comandante da Força Aérea Brasileira, brigadeiro Juniti Saito. “Nós entregamos o relatório, ele está com o ministro, e acredito que até o final de março tenha uma decisão”, disse Saito nesta terça-feira a jornalistas em Belo Horizonte, após participar do… Read more »

Juliano Lisboa
jurandir

Eu acredito em papai noel,coelho da pascóa,acredito que o bacalhal do mercado um dia teve cabeça(mesmo nunca tendo visto uma)acredito em enterro de anão mesmo que nunca tenha visto um morto,acredito até que existe politico honesto!É, mas este último vai ser um pouco difício de encontrar mas, somos Brasileiros temos que acreditar.

Cristiano GR

hauahauaaahuaahhhahahaha

parece piada… mas não é.

X-nobe

Aleluia, aleluia, aleluia, aleeeluia; até um novo remarque de data hehehehe…

Joao

Todos estão querendo o fim da Novela F-X2: Quem matou Salomão Ayala/Odete Roytman? ou melhor quem levou o F-X2? Gostaria que a visita do Jobim aos EUA pudesse, de certa forma, viabilizar a escolha do F-18 ou mesmo do Gripen (suas partes). Se não isso, que o MD se digne a informar aos nossos parceiros do norte que vamos mesmo de Rafale. O que importa agora é que o Brasil saia desse embrólio de cabeça erguida e sem melindrar nenhum de nossos parceiros. Temo que a nossa política externa precise de um esforço maior na diplomacia, pois do jeito que… Read more »

Soldier

Mais do mesmo…

rober

Sugiro aos editores do blog refazer a matéria postada aqui,utilizando o texto do colega Juliano Lisboa.
O texto está completo e acresenta coisas importantes que foram deixadas de fora!
Indicaão é diferente de sugestão!

Miguel

Lembro de ouvir que a decisão seria em agosto do ano passado.Desde então esse processo tem sido adiado inúmeras vezes. Se a decisõa sairá em março eu não sei,só sei que,se ela for tomada no governo Lula,vai dar Rafale mesmo. Caso a escolha fique para o próximo presidente,acho que deveríamos comprar o F-35 mesmo e fazer uma parceria com os americanos.Não uma parceria fajuta e sim uma nos moldes das que os EUA mantém com o Japão e Coréia do Sul,só para citar exemplos,países estes que inclusive constrõem equipamentos com tecnologia do Tio Sam. O Brasil é um país importante… Read more »

Fabio

Se vier o Rafale, a FAB terá um otimo avião. Teremos depois de decadas um equipamento muito bom. E que a FAB faça bom uso dele. Afinal de contas quem paga a conta somos nós contribuintes.

Getulio - São Paulo

Que venha o Rafale, se possível ainda neste ano.

Paulo

Pessoalmente, acredito que Lula não deixará essa decisão para o seu sucessor(a), como fez FHC. Tenho para mim que a definição do FX-2 é um ponto de honra para o Presidente. Porém, como já aconteceu de tudo nesse FX-2, é ver para acreditar.

luis alberto

Os avioes que mais deram certo no inventario da FAB foram os avioes americanos e ingleses (Gloster, Avros, etc.). Os que menos deram certo foram os franceses (jato Paris, Fouga Magister, etc.). O Rafale, se for empurrado goela abaixo para a FAB, serah um daqueles avioes que nao darah certo, que serah muito trabalhoso faze-lo operar a contento e que terah uma boa dose de antipatia por parte daqueles que irao oprera-lo e mante-lo. Serah uma pena se isto acontecer. PS – Eh claro que o Brig. Saito dirah, oficialmente, que os 3 avioes servem para a FAB. Eh o… Read more »

Challenger

Segue o enterro!

Lobo

Paulo, concordo com você, até a linha de campanha da candidata do Presidente é a comparação entre os governos, logo ele não vai perder a chance de fazer algo diferente do antecessor. Pode ser adiado, a Boeing e a Saab parecem tem interesse em adiar, e jogar casca de banana no caminho do Rafale, mas creio que a decisão não passa do primeiro semestre. Até por que no segundo semestre há a campanha eleitoral. Depois haverá muita discussão sobre a escolha e o escolhido, o certo é que a aviaçao de caça da FAB entrará em outro patamar, inclusive exigindo… Read more »

Ricardo_Recife

A frase principal do texto é essa: “Saito disse que a decisão sobre a escolha agora será política e estratégica. “A decisão será política e estratégica do presidente [Lula]. Fizemos uma indicação técnica que vai ser confrontada com a parte política e estratégica do governo”, reforçou”. Destaco a palavra “confrontada”. Certamente isto confirma que a opção do governo e da FAB são diferentes, divergentes. Deve certamente dar RAFALE,um avião ultra caro, pacote de transferência tecnológica restrita (o prefixo ir é apenas uma cortina de fumaça para tolos), hora de vôo exorbitante e manutenção demasiadamente cara. Além disso vamos ficar dependentes… Read more »

Challenger

Que cheirinho de pizza, ou só eu estou sentindo?

Segue o enterro!

Patriota

PQP já adiaram novamente! não quero mais saber de fx2, vou jogar a toalha.

rafael tunes

Pizza mesmo, e que dá sono zzzz…
Será que vai ser essa novela para outras aquisições/desenvolvimentos que precisamos fazer? KCs, avião de treinamento a jato, vigilância eletrônica de maior raio que os atuais da embraer e etc?

Darkman

Pergunto a todos ???
Pra que anúncio onde todos já sabem que vai dar Rafale.
Um absurdo não pegar os caças Russos e não entrar no projeto de 5ª Geraçao PAKFA.
Fala sério qual o projeto que a França tem para um vetor de 5ª Geração.
Esse FX2 já era, caiu em descredito, agora vai somente encher o ego daqueles que participaram desse processo.
A FAB vai ter que engolir os equipamentos da França, não só como caças mas como os helis.

Esse FX2 não se pode levar a sério !!!

Abs.

Joao

Se o “japonês” falou, eu acredito!

Rui

Acho que vai dar Rafale, lotados em Manaus, Anápolis e Porto Alegre. abs.

Sirkis

Saudações!

Rui, na mosca!

Boa Noite!

Marco Antonio Lins

Ilmo Sr

O que entendo é que a MB escolheu a França para os submarinos e outros materiais. Como o soldado do Futuro “Felline”para o EB. Porque a FAB é tão complicada? Se existe um acordo militar assinado, com aprovação de todos,Porque se é contra o Rafale?Um vetor compravado a sua eficiencia, em combates simulados,ate no cenario real.Se os grupos interessado no Gripen os querem de qualquer maneira. Pode se adquirir para substituir os Xavantes!..
Deixando como ponta de lança os Rafale. Isso não implica que não podemos entrar no programa ParK-Fa !

Marcelo Martins

Só acredito vendo!!!!

Alexandre

Tá enchendo o saco, essa indecisão! em Março ele anunciam que será em Abril, e assim por diante. e na sequencia aquela nota oficial da FAB! dizendo que não foi notificada sobre a escolha do caça! prefiro nem ler mais noticias sobre o F-X2, quando aparecer algo concreto quem sabe!…

grifo

“*Fizemos uma indicação técnica* que vai ser confrontada com a parte política e estratégica do governo”

Ué, cadê o pessoal “fontado” que dizia que o relatório da FAB não fazia nenhuma indicação, somente mostrava bolinhas coloridas?

grifo

“Porque a FAB é tão complicada? Se existe um acordo militar assinado, com aprovação de todos,Porque se é contra o Rafale?” Caro Marco Antonio, a FAB tem mesmo esta mania de fazer as coisas direito, imparcialmente, seguindo a lei. Acho que vale a pena esclarecer uma coisa. A FAB não é contra o Rafale. A FAB pediu para cada concorrente apresentar a sua proposta e ocorreu que a Dasault apresentou a pior. Se ela não cobrasse o dobro do preço da outra, se ela realmente tranferisse tecnologia, se o avião fosse fabricado no Brasil, se ele tivesse um motor decente,… Read more »

Felipe Cps

Rá! Pegadinha do Malandro! 🙂

Felipe Cps apóia o ENTERRO do FX2