Warbirds 2

wblogoQuando a internet ainda estava apenas começando no Brasil, surgiu um simulador de voo da Segunda Guerra Mundial nos EUA que fez muitos adeptos por aqui, o WarBirds.

O WarBirds tinha ainda gráficos 2D em 1996/97 e depois recebeu gráficos 3D também. O download e a instalação do WB sempre foram gratuitos, mas para voar online conectado no servidor da IEN, o usuário tinha que pagar cerca de US$2 por hora de voo. As primeiras horas online eram de graça, mas os usuários acabavam pagando, porque a experiência era viciante.

Hoje é possível voar WarBirds conectado de graça no Tabajara Host©, um servidor MMPOG (massively multiplayer online game).

O programa do servidor Tabajara Host©  foi desenvolvido no Brasil sem objetivo comercial ou intuito financeiro, e nunca ofendeu as leis brasileiras de patentes ou de copyright, por ter sido desenvolvido através do recurso de pesquisa denominado protocol sniffing, de maneira semelhante de como foi desenvolvido o sistema Samba. Foi escrito em linguagem C “from scratch” e possui atualmente mais de 37.000 linhas de código.

História

WarbirdsA Tabajara Host© (ou Tabahost©) começou em meados de 2004, quando houve o 1º encontro dos Warbirders Anônimos de Porto Alegre, RS, Brasil quando se conheceram Paulo Roberto “vibora” Pedott, José Antônio “alemao” Meira da Rocha e Francisco “franz-” Bischoff. Idealizado em 2003 por “vibora” e “alemao”, a Tabahost© era nada mais que um servidor caseiro utilizando o já existente servidor de WarBirds V2.5 feito em linguagem Java por “-itmo-“. Com a integração de “franz-” ao projeto, este voltou-se para a (então atual) versão 2.77R3 do WarBirds, a qual já possuía um servidor gratuito russo chamado FreeHost.

Após seis meses de análise do protocolo cliente-servidor utilizando a técnica “French Cafe”, (amplamente utilizada por desenvolvedores e que não é considerada Engenharia Reversa de Software e sim de Protocolos, o que não inflige leis de Copyright), iniciou-se a programação do servidor, que após outros seis meses (já em 2005) chega à versão Alpha, já permitindo batalhas online e interação com as funcionalidades dos terrenos.

Neste ponto, a Tabahost© era apenas uma brincadeira de fundo de quintal, mas com um grande potencial. Era hospedado em um servidor caseiro no Brasil e permitia que alguns pilotos brasileiros realizassem treinos táticos e de combate. Com o tempo, investimentos pessoais e crença, por parte dos brasileiros, no sucesso do projeto, conseguiu-se melhorar aos poucos as condições de hospedagem da Tabahost©, o que atraiu a atenção de jogadores do mundo todo.

Em 2007, com a boa vontade do piloto “maleti”, conseguiu-se a hospedagem da Tabahost© na Europa, em um servidor com melhor ligação à Internet, o que ajudou bastante a reduzir o “lag” globalmente e ter maior estabilidade nas conexões. Foi realizado em 15 de Junho de 2007 o primeiro “Scenario” chamado “Operation Cerberus”, contando com a presença de cerca de 40 pilotos simultâneamente.

Na virada de 2008, a Tabahost© compatibilizou-se com o WarBirds 3 versão 2007 (trabalho relativamente simples que custou apenas uma semana de empenho). Mais tarde, o servidor foi movido para os Estados Unidos.

Novamente, para não causar transtornos aos pilotos, a Tabahost© moveu-se, por gentileza do piloto “elgato”, novamente para a Europa, onde está atualmente.

Em meados de 2008, o Software da Tabahost© já se encontrava estável, e em 15 de Maio de 2008 o Software foi devidamente Registrado em “Register of Copyrights, United States of America”, obtendo o famoso Copyright.

Atualmente a Tabahost© opera em um PIII 750Mhz, 256MB RAM, dedicado 24h por dia, com ligação dedicada à Internet, com controle de QoS para assegurar a qualidade da conexão, ocupando cerca de 4% do processador e 10% da memória (carga total do servidor, contando todos os serviços instalados = 17% CPU, 30% Mem) e atende até 50 jogadores em simultâneo (limitado apenas pela ligação de rede).

Voe você também

Warbirds 4

Apesar de não ter o apelo visual que os simuladores mais recentes, como o IL-2 Sturmovik, o WarBirds tem um modelo de voo muito realista para combates aéreos da Segunda Guerra. Os modelos de voo do P-47D e do Zero, por exemplo, são muito diferentes e exigem treinamento para o domínio de cada tipo de avião, especialmente nos duelos aéreos na arena.

Para voar o WarBirds conectado ao Tabahost© siga os passos:

  • Baixe o simulador (arquivo de quase 1Gb) clicando aqui e instale no seu Windows, de preferência no XP.
  • Baixe o programinha THLauncher.
  • Baixe o set de medalhas (THWB3ImagePack.zip), descompacte e instale na pasta \offln\common, dentro da pasta do WarBirds.
  • Crie uma conta no fórum do Tabahost clicando aqui. Seu login e senha do fórum servirão para você conectar o seu WarBirds ao servidor Tabahost, utilizando o THLauncher.

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luan

Ja estou baixando 😉

[]’s

Alexandre Galante

Beleza, Luan! Vamos fazer uns duelos no final de semana?
Que joystick você usa?
Qualquer dúvida sobre o simulador pode tirar aqui nos comentários, que o pessoal do Tabahost vai responder.

Luan

Blz Galante.

Joystick? a comprar rss.

primeiro vou testar ai sim comprar o js.depois eu faço vc comer fog…quer dizer…depois agente duela.

[]’s

Alexandre Galante

Luan, tem uns modelos de joystick mais baratos e outros mais caros. Qualquer dúvida pergunte. Prepare sua blindagem porque não terei piedade…rs

Wilson Giordani de Souza

No feriado do carnaval baixei o Pacific Fighters… não consegui fazer meu Corsair decolar…

[]s

Luan

Deus.

por favor,reserve um bom lugar a este pobre caçador que em breve ficara entre sua blindagem de encosto e minhas 20mm.

heheheh.

Galante,vou dar uma procurada na net uns joysticks legais,primeiro quero ver se o jogo funciona(tenho azar com isso).outra é que eu vou sair de viajem daqui a pouquinho,só estou tomando coragem pra pegar estrada rs,

semana que vem agente se fala.

[]’s

Alexandre Galante

Boa viagem, Luan!

MA

Baixando. Só voei as primeiras horas free e partidas offline a uns 6 anos atrás. Reviver é sempre bom!

Wilson, tente tirar um pouco do armamento, coloque 110% de potência antes de tirar os calços e faça um trabalho de leme danado que dá pra decolar relativamente fácil o Corsair. (não adianta querer voar com duas bombas de 1000lb e combustível full que só AI consegue essa proeza.)

MA

PS:. Não esquecer, flaps em landing…

Wilson Giordani de Souza

MA em 19 fev, 2010 às 14:06

Obrigado pelas dicas… agora… como diabos eu faço isso?!?! 🙂

Vou ter que olhar o help pelo jeito… ó vida, ó céus, ó azar… 🙂

[]s

JZG_Pedro

Bacana.. eu não entendo como eu não conheci o warbirds no tempo em que ele fazia real sucesso, pois foi nessa época que comecei a me interessar por isso tudo. Ficava só no Combat Flight Sim. da MS.

Só que hoje em dia não dá mais p/ o WB… os gráficos também desanimam, mas o pior é a física de vôo, que é fiel mas bastante limitada pela idade do software. Eu, como formado na área de aviação, brevemente PC checado, acho que não há nada no mercado que chegue perto do realismo do IL-2.

MA

Wilson, tem que procurar no options, na seção de controles/comandos, toggle chocks (ou é Chocks On/Off) para configurar, Flaps Down, Flaps Up (acho que o padrão é V e F respectivamente) e pra aumentar a potência é = mesmo.

Para mudar o armamento é no briefing, na opção ao lado de Fly (já faz quase 1 ano que não vôo IL-2 então me esqueci exatamente o que está escrito).

Boa sorte… Mas o Zeke é mais fácil!

Wilson Giordani de Souza

MA em 19 fev, 2010 às 14:39

Valeu MA. Alguns desses comandos eu já tinha visto, mas não sabia muito bem o que fazer.

Ficava aumentando a potência do motor esperando que fosse o suficiente… aí sempre dava com os burros n’água (literalmente)… 🙂

Obrigado.

[]s

Rodrigo

Wilson, tire as travas das rodas antes de decolar do CV.

Qnto ao WB, a versão 2009 tá muito superior à versão 2.77 no quesito gráficos.

G-LOC

o freehost russo me chamaram de doido por decolar de corsair carregado de bombas. o que eu fazia de diferente é colocar flap full.também notei que pouca gente voltava para o NAE. é tão dificil assim pousar?

Alexandre Galante

G-LOC é difícil sim, mas nada como o treino pra facilitar as coisas. Pousar geralmente é sempre mais difícil, tanto na vida real, quanto na simulação.

G-loco, quando vamos duelar no TabaHost?

Madvad

Ahhhhhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaáááá!!!Legal demais.

Eu sou Cmdte de dois Squads no Warbirds 3 no TabaHost.

Vôo Wb a anos, desde o Freehost,e garanto que a experiência ficou bem mlehor na nova plataforma.

O problema do FH é ser praticamente uma arena mata-mata, um Quake aéreo..enqto no TH dá para se desenvolver muitas opções táticas, incluindo veículos em terra.

Este fds estarei online, qualquer coisa, só gritar 😉

Madvad

Alexandre Galante

Que bom Madvad! 🙂

Mais um pra ajudar a arregimentar mais pilotos aqui no Poder Aéreo, para o TabaHost.

Qual horário tem mais gente no TH no final de semana?

Madvad

No período do fim de tarde e início da noite 😉

G-LOC

consegui me inscrever no fórum. virei o firkin (acho que é o codigo do mig 1.44 ou do berkut). to baixando o WB.

Teseus

E ai galera, sou o Teseus, sejam todos bem vindos ao TH, não esquentem muito com o lance de joy para os primeiros voos, eu mesmo uso o bom e velho ratão, estarei on no sabado, inicio da noite, qualquer coisa é só dar um grito.

Capitão Teseus
Esquadrilha Vermelha P-47D A4
JAMBOCK 1st Brazilian Squad (TH)
Senta a Pua!

Hotsea

Obaaaaaaaa, mais alvos…

1°/1° Gavca – JAMBOCK!

rokoeh

voo no tabhost desde dezembro
sempre to lá
espero vcs

Loboag

Olá pessoal, sejam bem vindos a TH, espero vocês lá. Check 6!!!

Madvad

ahhaah Galante virou destroços flamejantes para as armas do meu Hurricane. Belo dogfight a baixa altura!

E parabéns ao frikin (G-LOC) por voar como um bom ala e tbém ter derrubado o galante rs.

shihphu

Ola
meu jogo ta configurado no mouse,
tem como deixar nas setas?

SkyHog!

Venham todos para o Tabahost
para eu calibrar a mira do meu Bf109G6 em vcs!

-fezes

Eu estou fazendo mta propaganda no FH russo pra trazer pilotos como jah consegui como: Allpay,Flymax,positi,yesiam,scottr entre outros…. Sou o o comandante (UVITSÁ – língüa tupi) do recém formado esquadrão gold com aviões japoneses somente chamado em tup-guaraní de: Ca’isa’yju ypy – Macaco Amarelo Primeiro Referente ao apelido perjorativamente dos ocidentais aos japoneses e asiaticos ontem e sempre… Estamos aqui pra chutar os traseiros aliados no Tabahost e provar com honra e destreza que os macacos aqui sabem voar. Quem adorar aviões japoneses e quiser fazer parte desse squad basta entrar em contato comigo na arena, estou quase diáriamente on-line.… Read more »

chakal

Ola pessoal. Voei anos o WB pago e no russo… parei algum tempo e estou voltando agora, com as habituais dificuldades.Por ex, ainda não tive minha conta liberada e, querendo treinar, quando entro no modo “teste” do WB, para “avaliar minhas habilidades”, o 1o teste é decolar o plane e outras coisas. Apesar do joy estar calibrado, funcionando normalmente qdo entro na tela “Settings”, não consigo tirar o plane do chão, embora esteja com o acelerador no máximo, o nariz não levanta por mais que eu puxe o manche. Tenho um joy Cobra com acelerador e, como já disse, na… Read more »

chakal

Oi de novo.
Expliquei errado… o problema está na velocidade : com o acelerador marcando 100 a Velocidade não passa de 100/150 e eu não consigo velocidade de decolagem. Repito : que bobagem tô fazendo ?
Obrigado.

Ricardo

Pelo jeito vou ter que voltar 🙂

Quem é da velha guarda vai lembrar …

[ ]´s

Feroz
ex-Najack
ex-Jambock
ex-VF-1

E agora pra onde vou 🙂 ?

[…] partir desta sexta-feira, a Tabajara Host disponibilizará mais uma novidade estratégica: Frota […]