Oferta da Boeing não tem precedentes, diz embaixador

72

F-18E Super Hornet

vinheta-clippingAo entregar suas credenciais de embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon reforçou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva que a escolha do caça FX18 Super Hornet da Boeing, na concorrência aberta pela Força Aérea Brasileira (FAB), envolverá uma oferta de transferência de tecnologia “sem precedente” e a elevação do grau de confiança de Washington para com Brasília. “A oferta americana não tem paradigma. Isso demonstra a nossa confiança no Brasil”, afirmou. “Estamos dispostos a dar passos com o Brasil que, no passado, não pudemos dar.”

Shannon sustentou sua expectativa de que a Boeing ainda possa ser a escolhida baseado nas declarações dos ministros Celso Amorim, das Relações Exteriores, e de Nelson Jobim, da Defesa. Os dois negaram que a francesa Dassault tivesse vencido a concorrência por ter reduzido em US$ 2 bilhões o valor total de venda dos 36 jatos requeridos pela FAB.

Indiretamente, Shannon concordou que a “franqueza é sempre bem-vinda na diplomacia” e que essa premissa não foi observada no processo de escolha dos caças da FAB. Por duas vezes durante a entrevista, insistiu que a concorrência tem caráter estritamente comercial e que um resultado desfavorável à Boeing não afetará as relações de amizade e de aliança de seu país com a França ou a Suécia. Mas não chegou a incluir o Brasil nessa pequena lista.

Indicado para a embaixada no Brasil pelo presidente dos EUA, Barack Obama, em maio de 2009, Shannon obteve o necessário aval do Senado americano para assumir o posto somente no final de dezembro passado. Ele passou a atuar oficialmente como embaixador em Brasília a partir de hoje, ao entregar as cartas credenciais ao presidente Lula. Como seu antecessor, Clifford Sobel, deixara o País em agosto passado, boa parte do lobby americano em favor dos jatos de combate da Boeing foi prejudicada ao longo dos últimos seis meses.

“A relação Brasil-EUA é importante demais para que a ausência do embaixador americano venha a atrapalhar. Mas essa ausência não ajudou”, admitiu Shannon.

Em setembro passado, o governo brasileiro anunciou sua preferência pelo Rafale, da Dassault. No mesmo mês, o Comando da Aeronáutica entregou a Jobim um relatório no qual apontara sua preferência pelos caças Gripen, da companhia sueca Saab. Em uma escala, a FAB havia colocado o F18 Super Hornet no segundo lugar e o Rafale, no terceiro e último.

Nas próximas semanas, o governo americano promoverá uma demonstração real das habilidades do F18 no Rio Janeiro, durante uma operação conjunta das Forças Armadas dos dois países. Para tanto, o porta-aviões Carl Vinson, da Quarta Frota, se deslocará do Haiti para o Brasil.

Super Hornet por-do-sol foto-USN

FONTE: Estadão / FOTOS: U.S. Navy (Marinha dos EUA)

Subscribe
Notify of
guest

72 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tales

Certo.
E a proposta francesa de Transferência de Tecnologia é IRRESTRITA.
Nada de novo.
Segue o enterro…

João

Que foto maneira! Olha a vespa aih gente…

E Pra quem acha que o FX2 tá decidido (inclusive eu):

“O americano tem mesmo muita experiência com temas espinhosos. Em 2002, enquanto o mundo despejava desconfiança sobre o futuro do Brasil com a perspectiva da eleição de Lula, um presidente de esquerda que assumiria o governo pela primeira vez, Shannon atuava nos bastidores da Casa Branca, estabelecendo contato entre o então presidente americano, George W. Bush, e o futuro governante brasileiro”.

http://noticias.r7.com/internacional/noticias/novo-embaixador-dos-eua-no-brasil-e-especialista-em-questoes-espinhosas-20100204.html

latino

porta- aviões Carl Vinson no BRASIL .

sera um otimo exercicio estou no aguardo

ps porque os franceses não fazem o mesmo ?

candelabro

latino em 04 fev, 2010 às 18:13

porq o porta aviões dele ta bixado

lc

ps porque os franceses não fazem o mesmo ?

latino,

Porque o deles vive no conserto…

Sds.

João

Agora com esse novo Embaixador, independente de quem leve o FX2, vamos ver se o Brasil manera na sua política externa.

João

Ué, trocaram a foto. A outra era mais maneira.

latino

realmente galera o porta aviões deles (franceses) vive meio digamos assim fora do padrão 100% funcional

ps alguma semelhança com o nosso saudoso a-12 são paulo ?

Dalton

apenas uma recordação aos menos familiarizados… o USS Carl Vinson não pertence a IV Frota, apenas está sob responsabilidade da IV Frota enquanto descer o Atlantico a caminho de sua nova base San Diego no Pacifico. Enquanto baseado lá, estará sob responsabilidade da III Frota, quando for enviado ao oeste do pacifico estará sob responsabilidade da VII Frota e quando entrar no Indico, será da V Frota… Caso ele resolva circunavegar o globo, ao entrar no mediterraneo atraves do canal de suez ele passará a ser responsabilidade da VI Frota e ao sair do mediterraneo e adentrar no Atlantico Norte… Read more »

MOKITI

É simples de traduzir essa atitude dos E.U.A,é que dos três o F-18,é o que tem menos chances e não duvido que logo logo,os E.U.A,vão fazer uma proposta irrecusavel,a HILLARY em marços chega ao Brasil,talvez ela traga novidades,e logo depois o próprio OBAMA vem ao Brasil.

th98

olha os americanos ai gente, se duvidar lula acerta e “levamos os caças de graça”-ou quase.

Marco Antonio Lins

Ilmo amigos.

Tenho ansiedade que o Presdente assine logo a compra dos Rafales!

Leonardo

Boa noite a todos Já falei mais de uma vez e vou voltar a falar novamente, falam isso e aquilo já ganhou Rafale, mas quem vai levar este FX-2 é o Super Hornet, já vimos este filme na época do SIVAM. No final, por debaixo dos panos rola uma ligação extra-oficial do Barack para o Lula, revendo a política bilateral deixando de lado certas questões e se comprometendo a todos custo a arrumar uma “cadeira cativa” para o Brasil no Conselho de Segurança da ONU, pronto muda tudo, quem tem maior poder de barganha que o Tio Sam principalmente no… Read more »

André Castro

Esse negocio esta mais enrolado que bom bril !

João

Valeu Nunão!

MOKITI

Leonardo duvido muito que isso aconteça,a não ser que o TIO SAM ofereça algo do outro mundo,O FHC era mais submisso,não tanto quanto o Menem com sua famosa frase de ter relações carnais com os E.U.A.

Francoorp

Dalton:

Então a 4° frota tem poderes de decisão e comanda meios e armas de guerra …. era tudo mentira então o que disseram os Yankees sobre os poderes da 4° frota, ou que não tinha poder algum, era somente para estudos da A.L.!!

Ramos

De uma hora para outra os americanos resolveram que nos somos a noiva perfeita, esta cheio de sorriso e graça. Resolveram no ultimo minuto melhorar a proposta.

Vejo com muita desconfiança, é melhor dormir com um olho aberto.

SDS

bruno luiz

“…Shannon sustentou sua expectativa de que a Boeing ainda possa ser a escolhida baseado nas declarações dos ministros [[Celso Amorim]], das Relações Exteriores, e de [[Nelson Jobim]], da Defesa. ..”

Será que a turma Amorim & Jobim desistiram de atacar os EUA?

Será que o negócio com os franceses não esta progredindo como o esperado?

Será que os EUA prometeram dar o que promete eles podem dar com garantias de que dará exatamente o que o programa F-X2 requer?

Não percam o próximo episódio de F X-II

(Somente do Poder Aéreo, não perca!)

th98

o que será que os EUA poderiam nos oferecer? tecnologia para os Subimarinos? ou uma boquinha no f35??

th98

quem sabe eles não dão uma repaginada no SP?

Wolfpack

Este sistema de pontuação é a coisa mais infantil que já vi na vida.
Virou piada… e os clipping do Blog continuam…

Lobo

Do site AGRONEGÓCIOS BR; “Etanol pode ganhar mais espaço no governo Obama “O etanol brasileiro poderá ganhar estímulo e espaço no mercado americano durante o governo de Barack Obama, acredita o diretor-geral do Instituto Ícone de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (Icone), André Nassar. Entre os compromissos da campanha de Obama estavam a redução das emissões de carbono em 80% até 2050, diminuição da dependência das importações de petróleo, desenvolvimento e implementação de tecnologias de energia limpa e fazer dos Estados Unidos um líder em matéria de mudanças climáticas. Os EUA têm como meta consumir 136 bilhões de litros… Read more »

Rafael

“A oferta americana não tem paradigma. Isso demonstra a nossa confiança no Brasil”, afirmou. “Estamos dispostos a dar passos com o Brasil que, no passado, não pudemos dar.”
Explica melhor essa frase querido embaixador, agora o Brasil é confiavel. O Brasil sempre precios daquela pecinha ou daquela tecnologia americana para seus projetos, e a resposta era não. E nos sempre morriamos na praia, hoje a tecnologia se espalhou pelo mundo e os EUA perderam o trem na America do Sul.
Abs

Wilson Giordani de Souza

Só vou postar esse link aqui por causa da legenda que ilustra o post:

http://www.tijolaco.com/?p=8886&cpage=1#comment-10312

Impagável! 🙂

[]s

PS: Se o Obama está para vir ao Brasil, realmente, não ficaria admirado se fosse para anunciar um acordo militar maior do que a simples compra dos 36 vetores… quem sabe um porta-aviões DE VERDADE para eles? Espesrança é a última que morre…

Lobo

Para quem ainda não fez as contas:

Somente 50 bilhões de litros de etanol a U$0,50 custará cinco bilhões de dolares. Tá paga a fatura.

Lobo mal fica matutando, não seria melhor esperar a oferta?

Ronaldo

Eu so leio os comentários do blog na esperança de ver gente que entende falando como o wolfpack, hornet, franscisco amx, wellington, porque o resto é filosofia de boteco.

Ramos

Esta vinda do porta avioes ao Brasil nesta altura do campeonato esta me parecendo mais pressao militar que demonstraçao do aviao em si. Mostrar aviao pra quem ? pra FAB, pro Lula, pro Jobim?
Isto nao ta cheirando bem!!!!!

SDS

Dalton

Carl… depende de como vc interpretou a noticia.No meu entendimento, nunca li que a IV Frota era um zero a esquerda. Em caso de guerra sim a IV Frota seria reforçada por unidades da II Frota…mas, havia sim um congestionamento em Norfolk e assim decidiram repartir o comando no Atlantico. O que importa é que não existem navios exclusivos para uma determinada frota. Em Mayport na Florida, onde encontra-se o QG da IV há um numero pequeno de navios…e mesmo estes são rotineiramente integrados a porta-avioes que são enviados ao outro lado do mundo. No futuro, Mayport abrigará o porta-avioes… Read more »

bruno luiz

A diferença entre os EUA, França e Suécia, é que só os EUA realmente podem passar 100% (se els quiserem). Ou seja, se for mesmo da vontade deles em ser mais intimo do Brasil, eles já tem uma chance gigante de vencer o FX-2, maior até que a da França, que aos poucos se mostra uma compra cada vez mais frustrada e errada. Repito, se for da boa vontade de Washington, da transferência completa, eles podem ganhar, mas os Françes ainda tem a preferencia pessoal dos políticos. O que pode comprometa gravemente a operacionalidade da FAB. Uma pena. Se os… Read more »

Francoorp

Wilson Giordani:

“quem sabe um porta-aviões DE VERDADE para eles?”

Pra eles ou pra nós???HEHEHE

Desculpa, vacilou dançou!HEHE, brincadeirinha!!

Wilson Giordani de Souza

Francoorp em 04 fev, 2010 às 19:13

Verdade… é para nós! 🙂

[]s

casag

Não vai ter clipping da coletiva que o consórcio Rafale deu esta tarde?

Sds.

João

E essa agora: França esconde oferta de caças ao governo brasileiro Da Agência Estado A companhia francesa Dassault preferiu manter seu compromisso de não mencionar publicamente o valor de sua oferta de venda ao governo brasileiro. Desde a divulgação da preferência da Força Aérea Brasileira (FAB) pelo caça Gripen, da sueca Saab, e da versão de que sua proposta ao Brasil seria quase o dobro da cifra apresentada à Índia, a empresa mantém uma discrição que colide com os lobbies reforçados por suas concorrentes. Hoje, o principal acionista da companhia, Serge Dassault, desconversou ao ser abordado sobre o tema pela… Read more »

Berkut

Será que nunca faremos senão confirmar?
A incompetência Da América católica
Que sempre precisará De ridículos tiranos…

Será, será, que será?
Será que esta Minha estúpida retórica
Terá que soar Terá que se ouvir
Por mais mil anos…

Enquantos os homens exercem seus podres poderes…

bruno luiz

Agora tem um problema. Se para comprar o Rafale não havia uma licitação, pois se tratava de uma compra direta.
O que vão dizer agora ser por acaso, escolherem o F-18?????????

GERSON VICTORIO

Que ironia!!!!…A USNavy, uma Marinha(e que Marinha!!) vai “mostrar” seu avião para uma Força Aérea que lutou no passado para que a Marinha de seu próprio país não tivesse aviões embarcado.

Como a vida é irônica!!

Felipe Cps

Ihhhh, agora a pouco mostrou na Band o Jobim, ao lado da Escopeta, negando que a coisa esteja decidida. Mas negou com aquela cara de quem afirma, sabem?

Bem seja conforme for, a Band, através de seu âncora Joelmir Betting, DETONOU o caça francÊs. Fez até uma boa comparação: os 18 milhões de reais a serem pagos à Dassault pelos 36 caças equivale a aumentar o bolsa-família para 18 milhões de famílias.

Isssooooooo!!! Muito bom Band!!! Deixa o povão ficar sabendo o quanto o seu torneiro mecânico vai pagar pelo caça-propinado!!!

Sds.

bruno luiz

Agora se os rançeses ficarem com raiva, vão descontar nos submarinos.

João

Boa Bruno, boa pergunta?

Caipira

tá errado o “nome” do avião nesse trecho:”…do caça FX18 Super Hornet da Boeing…”

rsrsrs

é F-X á tantos anos que o pessoal até se confundi.

Wilson Giordani de Souza

Felipe Cps em 04 fev, 2010 às 19:26

18 milhões de reais pelos 36 caças???? Compra logo! 🙂

[]s

Ramos

Entre fazer negocio com franceses ou suecos: fico com os suecos.
Entre o Rafale e o Gripen: fico com o Rafale.
Aos americanos nao confio nem a minha SOGRA.

SDS

Leonardo

Mokiti, Entendo seu ponto de vista, mas todos sabem que o Brasil almeja uma cadeira definitiva no CSO, os EUA mais do que ninguém e sempre souberam disso e por sua vez sempre foram contra, agora lhe pergunto que diferença faz o Brasil ser ou não membro permanente deste conselho? Para os EUA nada, apenas um representante cativo da América Latina, por outro lado, com uma suposta vitória dos Gauleses no FX-2, está será a possibilidade que eles têm de dar o troco, haverá alguma sanção por parte deles para com o Brasil? Podemos acreditar que não, mas se há… Read more »

Francoorp

O contrato dos subs já ta valendo, se eles perdem o FX e começam a fazer os pilantras com a ToT dos Subs, seria romper um contrato já assinado e além disso ficaria feio para futuras concorrências francesas no mundo !!

Mas vale sim a pergunta. Seriam eles capazes mesmo de retorçào assim??

Felipe Cps

Eita Giorda, vc entendeu… é a pressa… 🙂

GERSON VICTORIO

uhauhauh….esse sistema de aprovação é bem democrático…rsrsr…desde que não ofenda a corrente ideológica vigente : wink :

Itachi 001

Eu vi essa reportagem da Band,que passou agora a pouco.
realmente a Band detonou o caça Francês,alem de terem feito a comparação com o bolsa familia eles ainda falaram que nenhum pais no mundo comprou o Rafale até hoje.

só falta dar F18!!! Oh NO !!!!!!!Oh my God!!

this is not real.

Wilson Giordani de Souza

Felipe Cps em 04 fev, 2010 às 19:37

Entendi sim 🙂

Mas o cara me sacaneou lá em cima, tinha que descontar em alguém… e como tu é do lado negro da força… 🙂

[]s