Na Guerra Fria USAF fez documentário para rebater o filme ‘Dr. Fantástico’

1

SAC-2

O famoso filme ‘Dr. Strangelove’ (‘Dr. Fantástico’ no Brasil) fez uma sátira da Guerra Fria, mostrando um ataque nuclear não-autorizado contra a URSS. Outro filme menos famoso, ‘Fail-Safe’, teve uma abordagem mais dramática, mas também colocou em dúvida a segurança do SAC (Comando Aéreo Estratégico) americano.

Foi disponibilizado recentemente no site da George Washington University, um filme de 18 minutos que rebate a possibilidade de um ataque nuclear não-autorizado levantada por esses filmes. A obra, de 1963, estava preservada no National Archives e nunca tinha sido revelada antes.

O filme ‘SAC Command Post’ pode ser acessado no seguinte link, em duas partes:

http://www.gwu.edu/~nsarchiv/nukevault/ebb304/film03.htm

‘SAC Command Post’ foi produzido com o objetivo de esclarecer grupos civis nos EUA sobre a complexidade e a segurança do SAC, mas acabou não sendo lançado na época. Sua desclassificação só ocorreu no final dos anos 1990. Vale a pena assistir!

SAC

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
viniciusmodolo

Dr. Strangelove é realmente um ótimo filme, mereceu até sátiro dos Simpsons. Quem não se lembra do episódio onde o Homer calvaga uma bomba lançada por um b-52 que ele lança em Hipies?

Além do que é do Kubrick….