Luiz Carlos Azedo

vinheta-clippingNa embaixada da França, em Brasília, causou espanto o preço atribuído aos caças Rafale. “São valores inventados. Falam em 10 bilhões de reais, depois de dólares. Agora, o preço já caiu pela metade, algo em torno de R$ 5 bi”, diz uma fonte da embaixada. O valor básico de cada aeronave será o mesmo pago pelo governo francês, segundo o presidente Nicolas Sarkozy prometeu ao presidente Lula. Porém, é um segredo de Estado.

FONTE: Correio Brasiliense, via Notimp

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Augusto

É pq o valor se refere ao imaginário relatório da FAB: ninguém viu mas todo mundo comenta……se eu fosse a jornalista da folha eu tinha escaneado o relatório e divulgado na imprensa, pensa bem isso não seria o logico já que vc tem uma suposta prova? Mas não, falam falam falam de uma coisa que NINGUÉM VIU! E ainda tomam que nem fosse uma verdade bíblica! O problema não é que o Brasil não é serio é que o pessoal aqui(A elite) não se assume que não tem projeto para defesa de nosso querido Pais. Ai, é a velha estoria… Read more »

João

Se o Rafale vencer o FX2, como parece que já levou, penso que o CTA deveria centralizar a Transferência de Tecnologia. Outra Empresa, nos moldes de Embraer, deveria ser criada pelo Governo Federal para montagem dos vetores. Hoje a Embraer é quem determina os rumos do setor aeroespacial e ela me parece um gigante lento e medroso que não tá nem aih para a industria brasileira.

casag

Isso aí. Custos, por hora, são segredo. O que se tem é especulação.
Concordo com o Augusto. Tem prova? Mostre. Factóide, mais um, não ajuda em nada o país a resolver uma questão tão crucial e muito, muito, custosa como esta.

Sds.

Bartolomeu

Para Augusto, No governo anterior – seus membros hoje são suposta oposição (que falta faz uma de verdade…) – estabeleceu o objetivo de maior presença de força terrestre na Amazônia e, também, tentou o reaparelhamento da FAB com o FX. No entanto, o FHC, numa daquelas belas mas inócuas atitudes, achou que não ficava bem gastar bilhões quando ia passar o governo para o Lula em dois meses. Deixou para este decidir, o qual, por sua vez, dentro do populismo e desinformação que o caracterizam se recusou a comprar os caças porque não ia desviar dinheiro do combate à fome.… Read more »

Felipe Cps

Augusto em 23 jan, 2010 às 9:37: Caro Augusto, vc queria que a jornalista desse a QM e a lotação do militar que lhe vazou o relatório? Ou só o RG, o CPF e a foto devidamente fardado dele já bastavam pra você? 🙂 Amigo, vc já ouviu falar em “sigilo de fonte”? Ou vc acha que se a jornalista tirasse uma cópia e publicasse o relatório (que ao que consta teria 390 páginas antes do Jobim mandar fraudar) ninguém iria descobrir quem vazou? Você acha que não haveria consequências para o militar envolvido? Quanto a sua referência à “zelite”… Read more »

Augusto

AH! Felipe cps Vc sabe e eu sei que não precisa escanear 390 paginas mas só os pontos mais importantes e sobre essa questão do sigilo da fonte, o governo já deve saber quem é(quantas pessoas são responsáveis pelo o relatório?) e pode ter certeza que SE vazou será punido, pois se vazou esse pode vazar outros tb. Na minha opinião a acusação como essa tem que ter fundamento pois se trata da defesa de um Pais e não uma fofoca qualquer: se vc acusa seu presidente e ministro da defesa de serem corruptos, está acusando tb a fab de… Read more »

Augusto

É a mesma coisa de acusar vc, Felipe cps de estar fazendo lobby aqui neste blog do SH ou Grifen pago por essas empresas mas como vou provar essa acusação? Reunindo provas, essa é a missão do jornalista e não lançar coisas no ar só para ganhar manchetes e depois de um tempo cair no esquecimento. Se ela tem prova de uma acusação tão grave tem sim a obrigação moral de mostrar para sociedade provas concretas.

grifo

“Se ela tem prova de uma acusação tão grave tem sim a obrigação moral de mostrar para sociedade provas concretas.” Augusto, eu tenho certeza que o relatório não vazou, ou pelo menos que a jornalista não teve acesso a ele. No entanto algumas informações do relatório vazaram, como a classificação dos concorrentes e alguns dos pontos que levaram ao resultado. Outros supostos vazamentos já tinham acontecido, no entanto foi este da FSP que causou toda a repercussão. Porque? PORQUE AS INFORMAÇÕES QUE ELA PUBLICOU ESTÃO CORRETAS. O fato do Gripen NG ter sido melhor avaliado e o Rafale ficado em… Read more »

Mauricio R.

“…será o mesmo pago pelo governo francês, segundo o presidente Nicolas Sarkozy prometeu ao presidente Lula.”

Entre o presidente francês prometer e a Dassault cumprir, como aliás o mesmo já foi questionado e “em casa” roeu a corda, vai uma grande distância.

Felipe Cps

Dez ou cinco bi, ainda assim o Rafale é o mais caro de todos… Pessoal, vou fazer um respeitoso desabafo, e algumas considerações, peço que os amigos que prezam meus comentários leiam com atenção, se possível (é um arrazoado um tanto longo, mas é derradeiro): O que me preocupa mais nem é tanto o preço de aquisição do vetor francês; este dá pra contornar, levando-se em consideração que “uhuuu, nós temos o pré-sal da Mulla (rsrsrs)”. O problema maior é o preço de manutenção/hora-vôo. Esse é astronômico, um verdadeiro acinte, preço de F-35 pra uma aeronave de 4a geração. Se… Read more »

Augusto

Grifo mesmo discordando de alguns pontos, vc apresenta questões interessantes. Na minha visão se o Rafale for tão caro assim o governo pula para GRifen pois ele não tomou uma posição oficial mas ai eu penso: Se o problema todo do Grifen é pq ele usa motor e alguns eletrônicos americanos não seria só trocar o motor por um Francês ou Russo? Se é um projeto é só remodelar, não é ? Uma outra questão como o brasil vai exportar se não tem escala para vender barato? Explico: O Brasil tem que fabricar uns 150 a 200 aviões para exportar… Read more »

Felipe Cps

Augusto em 23 jan, 2010 às 10:45:

Você está errado Augusto, quem tem que oferecer provas das coisas são advogados, promotores, e cientistas. Jornalismo não serve nem tem a obrigação de provar nada. Mas leia meu arrazoado acima: não vou mais dicutir isso.

Boa tarde.

Augusto

Felipe seu ultimo comentário foi perfeito e apesar de discordar politicamente de vc, tenho que admitir que expressou bem o que eu tb penso. O Grifen seria até o melhor que os 3 mas que tenha um investimento serio SEM CORTES ao longo dos anos da parte brasileira e não se repita o que foi o AMX. O certo felipe era ter fechado com os suecos o caça de quinta geração e comprar uma parte saab, vc imagina quanto que o brasil ia ganhar com isso? Eu não sou anti-americano mas se vc pode adquirir tecnologia com suecos ou franceses… Read more »

M1

Felipe Cps,

Assim é fácil inventar as coisas.

Falar mentira!

Luan

Felipe Tayson.

Tu bate forte broe rss.

Muito bom comentario.

[]’s

carl94fn

Felipe Cps em 23 jan, 2010 às 11:19
Tirando o lado político seu comentário esta perfeito, o NG tem uma ótima proposta e acredito que será mais letal que SH em combate ar-ar se o GF o escolher não seria nada mal, mas gosto do Rafale porque é muito capaz e tem uma proposta tb muito boa, nada mais que isso.

abraços

athalyba

Caro Felipe, _______ Não por causa das sua preferência, já que se alguém fizer uma pesquisa vai ver que, desde o começo, eu sempre preferí o Grifo. Mas pela carga altamente ideológica de seus argumentos. Se a sua defesa do Grifo para a FAB faz sentido, os ataques gratuitos ao vetor francês e a todas as autoridades envolvidas embota e dificulta a compreensão e aceitação de suas ponderações. Se analisarmos só pelo preço, claro que seria o Grifo. Mas se fosse um estrategista de defesa, que tem de levar em conta as implicações políticas internas e externas, os desdobramentos técnologicos… Read more »

PC

“Jornalismo não serve nem tem a obrigação de provar nada …” Prezado Felipe Cps; Discordo de vc nesta questão. O jornalista tem a obrigação de noticiar os fatos mas estes tem de ser verdadeiros. Ele até pode (e deve) proteger o sigilo da fonte mas, a notícia publicada tem de ter suporte. Se não for assim, fica muito fácil e cômodo publicar qualquer tipo de coisa (como a maioria faz, aliás), denegrir a imagem de qualquer um (como fazem) e fica tudo por isso mesmo. Dizem até que tem gente ganhando jabá para publicar coisas – há algum tempo atrás,… Read more »

A-Bomb

Tanta Discussão por nada.
A Mula ja decidiu que era o Rafales no dia 7 de setembro e pronto.
Agora tem que deixar de enrolarão e bater logo o martelo e acabar com essa novela.

Daqui a pouco tem caça de Sexta Geração por ai e nós ainda estaremos discutindo sobre adquirir os de Quarta.

Acho que precisamos que algum dos nossos “amigos” Bolivarianos mande bomba nas nossas cabeças para acordarmos para a vida.

Ainda acho que não sai este ano.
Tomara que esteja enganado.

Tõe Alves

Após ler alguns comentários, acho que o governo, independente do FX-2, deveria se associar a Suécia, através da SAAB, para desenvolver um caça de 5° Geração, essa compra de 36 caças, deveria ser só pra substituir os caças que ja estão ficando inoperantes. Com o TT adquirido com essa compra, junto a tecnologia que a CTA e outros orgãos de desenvolvimento de tecnologia do País,mais a associação com os Suecos, teriamos um caça/BR. Creio que se houver vontade politica, seria uma decisão boa, não só para a FAB, como para a MB. Abraços.

Felipe Cps

athalyba em 23 jan, 2010 às 12:44:

Quanto argumento “ad hominem” não? Num sai nada que preste do seu comentário, é só pra me atacar pessoalmente? Não contesta nada? Argumento zero?

___________________

Tenha uma boa vida.

Felipe Cps

PC em 23 jan, 2010 às 12:52: PC, é lógico que o jornalista tem de noticiar a verdade, senão eles estará fazendo, no mínimo, mal jornalismo. Mas o que quero dizer é que ele não tem obrigação de exibir suas provas: até pode fazê-lo, obviamente, para isso que existem câmeras e gravadores, e para isso que todo bom jornalista mantém arquivo minucioso de suas fontes e dados. Mas é ele, e apenas ele, que tem o poder de decidir se exibe ou não suas provas. Ninguém tira essa decisão dele, nem o Poder Judiciário, pois o sigilo de fontes é… Read more »

athalyba

Garoto:

Argumento técnico é coisa de segundo escalão, nesse caso específico. Aspectos técnicos e operacionais ficaram na primeira fase do F-X2 e já são passado. Meu negócio é pensar estrategicamente e nas implicações práticas para a Força, coisa que s______________

athalyba

A edição da minha discussão com o garoto ficou muito boa.

Grato aos editores do blog por clarificar a discussão.

۞ ۩   _FLY_   ۩  ۞

Caros

A liberdade de imprensa deveria vir acompanhada de responsabilidade.

“…grandes poderes, requerem grandes responsabilidades…”
Tio do Peter Parker (Homem Aranha)

Poderia haver uma lei de punição a imprensa por “supostos” vazamentos de “fontes confiáveis” das quais na maioria nem existem (dependendo do caso) já que essas fontes são também pseudojornalistas de jornaisinhos e revistinhas de quinta.

Fly

ZE

Não é segredo de Estado, não. O Rafale é vendido por 64 milhões de Euros para a Força Aérea Francesa (é só ler o relatório do Senado da República Francesa). Recentemente, o CEO do Eurofighter, Enzo Casolini, disse que o preço do Typhoon é de 58 milhões de Euros para o novíssimo tranche 3B. O preço menor do Typhoon se deve a vários motivos: Ele tem uma ESCALA MUITO MAIOR DO QUE A DO RAFALE. Cerca de 200 Typhoon (contra 82 Rafale) já foram produzidos. O tranche 3B não tem radar AESA. Assim sendo, não há motivo para o Rafale… Read more »

ZE

Ah, sim. O maior problema do vetor gaulês não é exatamente o seu preço de aquisição, mas outro dois, quais sejam: – Seu enorme e proibitivo custo de operação/manutenção. Ele gira em torno de 10.000 Euros (possivelmente mais). Esse custo também é subsidiado por Paris. Só para se ter uma ideia, há alguns anos atrás, seu custo era de 34.000 Euros a hora de voo. É lógico, que com uma maior escala, novos protocolos, e o óbvio subsidio, esse preço “caiu” para 10.000 Euros. Quem conhece um pouco de gestão empresarial, sabe que não se pode baixar assim os custos… Read more »

JORGE TERRA NACER

LULA ENTENDE DE AVIÃO TANTO QUANTO EU, QUER DIZER NADA, NADA MESMO. O CORRETO SERIA A AERONAUTICA ESCOLHER, ELES SIM TEM COMPETENCIA, AS VEZES PENSO QUE O LULA ESTA DOENTE.