Mirage F1 - Tchad - formação - foto armee de lair

As belas fotos acima e abaixo são de informe do Armée de l´air (Força Aérea Francesa) publicado na última terça-feira, dia 19 de janeiro, sobre a “troca de guarda” realizada no início do mês no destacamento de Mirage F1 em N’Djamena (capital do Chade). Dois Mirage F1 CR, provenientes do Esquadrão de Caça 1/33  “Belfort”, da base aérea 112 de Reims, tiveram o apoio de um Boeing C135 FR para dois reabastecimentos em voo, no traslado que durou 5 horas e 30 minutos, realizado no dia 6 de janeiro.

O 1/33 “Belfort” tem como principal missão o reconhecimento (daí a designação CR de seus Mirage F1) e, ao contrário de outro esquadrão que utiliza o Mirage F1 (o  1/30 “Normandie-Niemen”, que emprega o F1 na versão CT, de caça / ataque), não está ainda entre os prováveis esquadrões a serem reequipados com o Rafale, no processo gradual de desativação / reequipamento de esquadrões em que, no futuro, espera-se ter o Rafale como único avião de combate, dadas as suas características “omnirole” em desenvolvimento na versão F3 (veja último link da lista abaixo).

Mirage F1 - Tchad - foto armee de lair

FONTE / FOTO: Armée de l´air (Força Aérea Francesa)

NOTA DO BLOG: na foto do alto, com quatro aeronaves em formação, percebe-se a presença de dois caças com tanques subalares e  dois sem, o que ajuda a identificar as duas aeronaves do 1/33 que fizeram o traslado a partir de Reims. As outras duas, vistas sem os tanques, provavelmente decolaram de  N’Djamena para “interceptar” os recém chegados, dando as boas vindas aos caças e pilotos que vieram lhes render na missão de garantir a presença do Armée de l´air no país do centro-norte da África.

VEJA MAIS SOBRE AS MUDANÇAS EM CURSO NO ARMÉE DE L´AIR:

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giordani RS

Alguém já disse: Este é o único Mirage que dá para respeitar. O resto é ALVO! Concordo plenamente! Este era o caça que a FAB deveria ter adquirido lá em 1972, ou como complemento, ao invés do F-5…mas falar agora…

Alexandre G.R.S.

Prezado Giordani RS,

Apesar de concordar com você quando a inquestionável eficácia do Mirage F-1, faço uma objeção quando a sua outra afirmativa: o Mirage III foi a salcação de Israel na guerra dos 6 dias bem como a do paquistão nas duas guerras que travou contra a India.
E existem também relatos que dão conta dos excelente resultados atingidos pelos Sul-Africanos na guerra aérea com Angola.
Enfim. Sejamos justos.

Sds.

Antonio M

E não será substituídos imediatamente pelos Rafale pois, por mais moderno que seja, a doutrina não se faz da noite para o dia.

O que faz a eficiência dessa aeronave/esquadrão são as horas de treinamento, estudos e interações entre aviadores, pessoal de terra onde aprendem a tirar tudo que a máquina pode disponibilizar, o que faz muita diferença na hora do combate real.

Carlito

Quanto ao comentário sobre o Mirage ser um avião respeitável ou não, creio que os pilotos israelenses mais que provaram as quailidades do Mirage III. E sejamos francos, mesmo considerdo velharia por muitos (concordo até certo ponto), o Mirage 2000 foi e ainda é um caça respeitável.

Mas não há dúvida o F1 foi uma máquina formidável.

Carlito

Aliás, ouvi dizer que a Argentina estaria muito interessada em adquirir alguns Mirage F1 para substituirem seus Mirage III.

marujo

Para a Argentina neste momento, é uma boa compra.

Alexandre G.R.S.

Prezados,

Acredito que à argentina o mais interessante seria o leasing/compra dos M-2000. De fato, já existem interesses de ambos os lados para que isso se concretize.
O maior entrave nesse momento é a fase ruim que a gestão Cristina Kichner vem enfrentando junto a sociedade Argentina.

Sds.

Marcelo Martins

Belíssimo avião!!! Na minha opinião o mais bonito da familia Mirage!

Francisco AMX

Giordani, o amigo está equivocado! não existiu Mirage, operacional, que não fosse eficiente! o mirage III, ao lado do Mig-15, Mig-21 e F-4, fez mais bonito que todos os outros caças ativos hoje, e em paridade de condições! F-16, F-15, F-18… todos estes estavam do lado do time forte, muito mais forte! eram supremos em número, tecnologia de sistemas e armas e tática. Um F-16 ou F-15 nunca enfrentou um Mig-29 ou SU-27, de mesma geração pilotado por russos, por exemplo! Os Mirages III Israelenses enfrentaram Mig 17/21/23/27 SU-22… sem prupremacia numérica e tecnológica, eram muito parelhos! foi o caça… Read more »

casag

Boa, Nunão, equilibra aí. Blog torto desgasta um lado só.
E perde metade da vida útil.

Sds.

Paulo Renato

Não gosto dos caças da França, mas tenho que admitir que esses M F1 são bonitos.

Abs.

Francoorp

Por mim o Brasil comprava uns com as Tecnologias incluídas, metia sistemas israelenses e fechava esta comedia dramática do FX2.

vergonha por todos os lados, jà estou com o saco cheio, os meios de comunicação veem somente preço, mas na hora de defender um país é sempre o equipamento mais caro que da conta do tranco!!!

Vergonha.

casag

Nunão,

É que atualmente notícia sobre aeronaves francesas aqui no blog, só negativa. Hoje você equilibrou. Não tinha notado, não? rsrsrs.

Sds.

F. Allyson

Senhores. ,
Concordo co o Franscisco AMX, eem certa parte.
È como um carro de fomrula 1, pode ser o melhor carro do momento, mas se você não tiver um piloto que possa guia-lo com perfeição…..